O paraíso de Tarumã
SÃO PAULO (os gaúchos sabiam fazer corridas) – Rogério Venturella nos indica o site do Autódromo de Tarumã, especialmente essa página de fotos.
Os Matuzas vão se esbaldar. A galeria número 5 é a melhor, na minha opinião. Foi de onde saiu isso aí embaixo.
Olá, sou acadêmica de Jornalismo e estou fazendo uma reportagem sobre automobilismo, minha intenção é falar sobre o carro Lola Avalone T222, modelo dos anos 70. Tem sido difícil resgatar conteúdo desse modelo de carro. Por isso gostaria de saber se você tem algo para me indicar.
Aguardo retorno.
Esse é um dos grandes templos do automobilismo Brasileiro, conhecia pela pista mais rápida do Brasil e pela tão temida CURVA 1.
Eu já tive o prazer de acelerar nessa pista em 2004, pela famosa 12 horas de Tarumã.
Visitem:
http://www.tributoasenna.com.br
sensacional
na galeria 1 tem uma foto com um fusca com a porta abrindo incrivel, da a impressão de ter aberto a curva
Valeu Joaquim…aquela ultrapassagem por fora é PHODA…
Valeu Joaquim,
Pô cada vez que vc responde uma pergunta minha vc conta uma história que me deixa mais curioso ainda !!!! asssim não dá !!! hehehe
Esse motor DKW de seis cilindros loucura total, pegar um motor e soldar um no outro, se funcionasse talvez tivesse dado um resultado bom, mas pegar dois motores e ligar um no outro e comanda-los para que trabalhem em uníssono deve sr tarefa das mais “dificir” hehehe mas esse é o espírito que era legal dessa época.
Muito legal,
…para que serviam aqueles pneus no lado interno da curva?
como as corridas eram mais prestigidas… tinha té o speed racer como desenho animado preferido de uma galera…
Ao J.B. Chaves:
Foto 133 – Berta-Tornado de Jorge Ternengo e Lola T-70 Mk3B de Antonio Carlos Avallone
Foto 136 – Berta Tornado do Juan Jorge Ternengo.
Abs.
O acervo colocado a disposição é maravilhoso. Gostaria de ver fotos assim de Interlagos…
Walter, naquela época vigorava o famoso decreto-lei 608 que permitia a importação de máquinas, equipamentos e veículos sem similar nacional quase sem taxas de importação. Daí o vigor desses grids. Sem contar que alguns vieram somente em comodato, sendo permitida a permanência no país só por um ano. A farra acabou quando o Avallone, utilizando uns chassis de Lola F-5000 e carrocerias primeiro T-163 e depois T-222, produziu os Avallone Div-4 alegando ser inteiramente nacionais. Daí, criaram a Div5 (ou 6), chassis importados com motor nacional – normalmente Ford V-8 – mutilando os carros , como no caso da Alta T-33 que foi do Marivaldo Fernandes, Afonso Giaffone e Angi Munhoz ou os Royale que tiveram motorizações Alfa Romeo e Opala 2500 cc.
Flávio, veja as fotos 133 e 136 na galeria 5. Elas parecem dar sequencia na aproximação e ultrapassagem por fora em curva…lindaças…quem serão os botas?
Boa, Walter: Berta Hollywood.
Lada tem o seu valor, Kombi é bacana – eu mesmo já tive uma, camping, 68 – mas nada é um Berta
Hollywood, de preferência de perfil.
Já que é pra pedir… Abraços, Fred
É irõnico que naquele tempo as importações eram proibidas e altamente taxadas. Tínhamos Lolas, Porsches e tudo o mais.
Hoje, são livres e não temos nada parecido.
As disputas com os argentinos foram boas e as parcerias também.
Daqui a dez ladas (haja saco) o Flavio podia mandar uma do Berta Hollywood com Luiz Pereira Bueno.
Filipe W, anda abusado, hein? rs rs
Pra ser honesto, não sei qual a motorização do Aragano, alguém aí poderia ajudar. Salvo engano, o piloto Dino de Leoni construiu um motor DKW de sis cilindros, ou seja, soldando um motor ao outro. Mas nunca funcionou direito. Tenho certeza que este não era o motor do Aragano. Talvez VW, não sei. Abs.
Olá F.G.
Olhei todas as galerias e fico imaginando como tudo aquilo pôde ter acontecido em Tarumã, e por quê não vemos mais competições como esta no Brasil. E aquele povo que lotava o autódromo. Cadê todo mundo?
Uma abraço
Vander
Sabia que o Joaquim não ia resistir.
Valeu Matuzenico Lampionico!
Joaquin arrasando…
Não é por nada não, mas quando essa turma que me precedeu fala, ouvidos ouvem, olhos lêem, mentes viajam.
No words, guys.
Ceregatti, obrigado pela correção! Eu, a exemplo do Ronald Reagan, tenho o péssimo hábito de trocar nomes – seja de pessoas, ruas ou curvas. Confundí com essa de Cascavel, que também é onde se separam homens de meninos. Lembrei-me também de uma curva cujo nome é Tala Larga, mas erro apenas um nome de autódromo por dia. Grazie tante!
Grande Joaquim,
Valeu pela info ! matuza bom é isso aí ! hehehe
Já abusando mais uma pergunta sobre este carro, era mecânica VW ?
Grande Veloz,
Boas dicas de leituras, quando posso, compro tudo que vem pela frente, autodesign, classic and sport cars, quattroruotte, autocar e afins, mas quando a maré está baixa, vou até a livraria letras e expressões no Leblon ou em Ipanema para dar uma folheada .
Joa, vc não existe!
Será que fui censurado quando me referi à fumaça onipresente em Tarumã ?
Bem Amigos da Rede Gomes, boa noite.
É sempre um enorme prazer para mim chegar em casa e abrir esse blog.
Linda foto, linda pista, lindos tempos.
Não tem muito mais a comentar pois o Joaquim e o Comendatore já mataram a cobra e mostraram o pau. (epa !).
Portanto para quem gosta de protótipos como eu vocês e o Caique, quero dar a minha dica cultural de hoje.
Acabo de chegar da livraria onde comprei algumas belezas e dentre elas, destaco a revista inglesa Motor Sport deste mês que tráz uma matéria enorme comemorando os 40 anos da Can-Am, com todas as histórias importantes, fotos, resultados, enfim, um delírio.
A capa da revista já começa fervendo com a foto da McLaren M8F do Hulme e depois, da pág. 34 até a 45, é só Lola, Chaparral, Porsche, Shadow, e por aí vai.
Não satisfeitos com isso os malucos ainda colocaram, da pág. 64 até a 73, um profile do Porsche 956 com direito a um poster de pág. dupla.
Tá pouco ? Enjoou de protótipos ?
Então veja da pág. 58 até a 62, um profile dos Ford Capri de competição da Alemanha dos anos de 1971 a 74, com direito a foto de um deles levantando a roda dianteira interna na curva, à la Zambello com Alfa GTA em Interlagos.
R$61,95 mas não paga nem o primeiro orgasmo dos múltiplos que virão.
Comprei também o absolutamente maravilhoso livro “DKW – A Grande História da Pequena Maravilha” do De Simone.
Não pode faltar na biblioteca de ninguém deste blog, assim como o anterior, do Sinca.
Uma pesquisa primorosa e detalhista pelo pouco que lí até agora, cheio de fotos, desenhos, histórias, um primor, além da parte de competições que é um enfarte.
382 páginas por R$120,00 – mas vale todos eles.
Um grande abraço a todos e até sábado na pista.
Filipe W,
Acho que é o protótipo Aragano, de Dino de Leoni. Abs.
Joaquim,
vc consegue identificar qual é esse carro branco (??) tipo spyder e com uma tomada de ar frontal, que está um pouco a frente e a esquerda do Puma ?
Bianchini:
A curva do Bacião é em Cascavel, no Paraná.
A curva do mergulho em Interlagos é semelhante, na descida e no desafio, mas o Bacião era apavorante… Dava pra ver a ponta das árvores, lá embaixo no barranco…
Se escapasse, era um muro de terra da terraplenagem que te segurava.
Era tão acachapante que criaram uma variante antes da curva, porque o que decolou de neguinho por lá…
Aquela primeira perna da curva, lá atrás, só os gauchos faziam de pé embaixo nos anos 70…
A reta era (ainda é) em subida, depois descia e vinha essa curva… Era só para quem sabia e podia…
Foi embaixo desse guad-rail que morreu degolado o piloto Giovanni Salvatti, tentando ultrapassar o Wilson Fittipaldi num torneio de F3… Perdeu a freada e a vida bem aí…
É uma pista aparentemente sem grandes dificuldades, mas muito traiçoeira e seletiva…
Saudades de empurrar Formula VW em 1977-78 aí, e de dormir na Kombi sem dinheiro nem pro lanche… Qualquer dia escrevo uns textos pra coluna Retrovisor… Qualquer dia, quem sabe…
Desculpem, rapazes, mas não
resisti: Tite Catapani lidera com a Lola T-210 seguido pelo Vounta-Tornado do argentino Juan Jorge Ternengo. Mais atrás, Repe 227 do Renato Peixoto à frente do Casari A-1 do Jan Balder. Ao lado a Lola T-70 MK3B do Avallone que vai à frente do Berta-Tornado de Ruben Alonso. O carro branquinho no final da fila é o Puma do J. P. Chateaubriand. Dentro da curva, lado interno, protótipo Regente de Breno Fornari e pelo lado externo o Fúria-GM de Pedro Vitor de Lamare. Façam suas apostas…
beleza de foto
O primeiro é um Lola t-210 o segundo carro é que não consigo identificar, seria um Vounta-Tornado ?
Mais atras acho que tem um Casari e uma Lola T-70 depois desses acho que tem um Puma, mais do que isso não consgo ver. hehehe
Isso é ou não é lindo?!?!?!??
Nem parece p mesmo circuito…vi uma etapa da super clio e o asfalto está bem castigado, assim como precisava de maiores áreas de escape…
Essa foto é pra colocar em uma quadro…
Não é o Tite Catapani com aquela lolinha T210, com a qual o Emerson ganhou a Copa do Brasil? E no fundo o Avallone com a Lola T70? Os outros não consigo identificar porque assim como a minha memória, a visão está batendo-pino…
Atento os blogueiros para, ao visitar o link do tópico, darem uma olhadinha nos pneus do monoposto da foto 21/216. Fazer curvas devia ser uma alegria…
Até que enfim! Após passeio da Shell, a LADAinha diária, FG defendendo PT, entre outras inutilidades, eis que aparece uma foto que vale a pena ver em um tópico que vale a pena ler!
Considero Tarumã a mais desafiadora pista brasileira dos dias atuais (o velho Interlagos era melhor, mas está morto), com a Curva do Bacião separando os “Chumbo nos Pés” dos “Manés”. Se não me engano, é o único traçado de alta velocidade existente no Brasil, se descontarmos os anéis externos de Brasília e Curitiba. Para ser melhor, só faltava ter um comprimento maior, pois é um pouco curta.
FG, parabéns pela escolha da foto, linda!!!!
JC,
Só pode ser a Déka do Patrão.
Linda foto!!!!!!!!!
Tarumã não é aquele circuito que ao final da reta tem uma curva em descida onde os brações passam reta e capotam após bater em um barranco???
Ia fazer um comentário a respeito da foto mas o Jonni’O já me bloqueou, então só posso dizer que esta prova era o GP Internacional de Tarumã, disputado em 30 de maio de 1971. Sniff, sniff…
BELAS FOTOS…LINDA PISTA.
Agora sim ,que beleza!!!
Olha só o visual da foto, época de uma bela disputa entre Brasileiros e Argentinos.
Foi em 1971.
Aquele Berta-Tornado do DiPalma andava hein?
Meu amigo Joaquim , vc não vale,estavamos trocando ideias e fotos dessa prova ainda hoje.
olhem essa foto (link quebrado, recorte e cole no seu navegador) …
http://www.autodromodetaruma.com.br/fotos/
album_arquivo/slides/060671-10-taca%20Internacional%20da%20Amizade.jpg
lá no fundão, bem lá atrás, nãoé a DKW do Flávio ????
Sabiam não, ainda sabem …. http://www.automobilismogaucho.com.br/ … avisando que dia 10 de setembro tem F-Classic gaúcha..