O primeiro #96
SÃO PAULO (um pouco de arqueologia) – A data é 1º de maio de 1989. Está no verso da fotografia. Eu tinha 24 anos, a mocinha ao meu lado tinha 20. A pista é Interlagos. A antiga.
Esse aí é o antecessor do #96 e merece nossas homenagens. Em 1988, quando comprei meu primeiro DKW, comecei a correr em provas de regularidade. Existia uma associação, a APCAH (Associação dos Pilotos de Carros Antigos e Históricos), com planos de fazer corridas de verdade.
Aí saímos, eu e Salomão, atrás de uma carcaça de DKW. Encontramos esse aí. Se não me engano, era 1960. Achamos largado na garagem de um doido na Vila Mariana.
Levamos para o Crispim, desmontamos tudo, pintamos de branco, e ele fez um motor. O número foi feito com papel Contact com uma balde servindo de gabarito para a bolota preta. Meu capacete era um Bell todo vermelho. Macacão, sapatilhas e luvas eu as tenho até hoje. E ainda uso.
Acho que durou umas duas corridas a história da APCAH, porque logo depois fecharam o autódromo para as reformas, a turma se dispersou, e acabou. Não lembro meu desempenho. Lembro de ter aberto a porta no antigo Laranja.
O #11 ficou anos encostado na casa da minha avó, depois numa oficina, depois na rua. Até que me cansei, arranquei o motor, as rodas e pneus, e dei a carcaça. Como eu fazia merda quando era mais jovem…
Ah, a mocinha se casou comigo e somos felizes para sempre.
Infelizmente há pouquíssimos registros iconográficos dessa minha primeira aventura nas pistas, que desembocou no que é hoje o #96 e sua trupe. Aliás, acho que só tem esses dois, mesmo. Abaixo, eu passando uma Berlineta Interlagos, depois de deixar o Gordini para trás.
Ou será que estava todo mundo me passando? Mais provável. Pelo menos no que diz respeito à Berlineta, já que, salvo engano, esse era o carro do Walter Moreira Salles. O Gordini estava para trás, mesmo. Gordini nunca foi páreo para DKW!
André e Lawrence:
Este terreno da av. Brasil virou agora uma agência de carcaças. Tem Vemaguete, Gordini, SP2, Karman-Ghia etc. Passei lá outro dia pra ver um Malibu 68 (tenho um e queria saber se o cara venderia algumas peças) Tomou uma porrada de frente e só serve pra peças, mas mesmo assim o cara quer quase R$ 6 mil (e olha que o motor não é V8, além de estar quase na diagonal tal a batida). Uma sucata de Gordini está por R$2,3 mil. Alguém disse ao cara que carro antigo dá dinheiro, mas ele perdeu a noção dos valores.
Está explicada a paixão de Tio Gomes pelas Kombis. Olha a altura da Deka…
Mario, o Norman morreu no fim do ano passado.
Gomes, sabe quem tem um DKW, guardado , bem acho que ainda tem. É o Norma Cassari, foi um grande corredor de DKW, inclusive dava umas mexidinhas no meu, lá na oficina dele. Ele era fera.
Ela é mais alta, mas teve a bondade de se encolher toda para a foto.
Veja só, qtas histórias de amor Interlagos proporciona!!!!
Brandão e Ceregatti, contra fatos, não há argumentos… eheheh
Legal Flávio!
O 96 é bem mais bonito, mas esse aí tambem tinha sua graça.
Abraço!
Tudo bem Flávio?
Pois é, em 1.988, se não me falha a memória no feriado de 7 de setembro, levei minha namorada para nosso primeiro passeio juntos: uma viagem a São Paulo para ver os carros antigos em Interlagos.
Chegou a hora das provas de velocidade com os carros que lá estavam. Grid formado, podiamos ficar perto dos carros antes da partida. Acabei ficando próximo a um DKW verde e creme pilotado por um rapaz loiro de estatura média que fritou a embreagem na largada, com muita fumaça e pouca arrancada… Por coincidência, a mocinha que me acompanhava também se casou comigo, um abraço!
Quanto era a volta do #11 na pista antiga?
aé, em 89, eu na 3ª série, a única coisa que pilotava era meu autorama…
Faz tempo isto em chefe!!! eheheh
Belíssima essa segunda foto.
E convenhamos, o 96 é bem mais legal que esse 11.
Abraço!
%!@$&@#!!!!! dezessete anos e ainda não aprendeu a dirigir!!!! hé! hé! hé!
Bons tempos…pneu diagonal na frente e radial atrás Goodyear, gasolina Shell …o Alpine era do WMS e o Gordini estava perdido por ali…
Afinal quem é que pilotava? Sim !!! Pois a jovem tem mais pinta de piloto . Com todas as disculpas que voce merece, meu caro FG.
Me desculpem, por abusar do espaço aqui também, mas é nós que temos q lhe agradecer Comendatore.
Primeiro, por ser esta pessoa incrível, que agradeço a Deus, ter me permitido a oportunidade de conhecer.
E por compartilhar conosco, sua alegria.
Pessoal:
Nada a ver com o Post mas, acabei o livro.
Desculpe, Flavio. Usei mesmo seu espaço.
Tinha que colocar tudo pra fora, e voce pediu: Desembucha !
Então, desembuchei.
Se quiserem, leiam.
Está no Post “Parla, Comendatore” de 31/07/2006 21:58Hs.
Estou inteiro lá.
Feliz como nunca.
Obrigado
Quem dera um dia poder acelerar uma DKW em pista, pois nas ruas já o fiz no final da década de 70.
Gomes, foi com esta idade que dei as minhas primeiras aceleradas num autódromo em 1981 e a sua paixão pelas Dekas já vem de longa data.
Jovino
Legal mesmo a sua paixao por DKW vem de longo tempo… Nessa epoca eu ainda estava no Pré escolar :)
Vida longa ao #96
Lawrence, acho que sei onde ficam essas carcaças! Por acaso é no mesmo terreno onde ficam outros antigos em estado não muito bom?
Tinha outro DKW abandonado na Av. Brasil, quase na esquina de uma rua mais ou menos na altura de Bonsucesso (pista de quem vem do Centro). Tinha uma lona azul cobrindo o carro, mas deixava a frente toda de fora. O estado também era ruim, mas eu não me atreveria a parar ali e perguntar se o dono doava o carro pra mim, hehehe… Agora tem pouco mais de 1 mês que o carro sumiu dali.
Parabéns a Sª Gomes pela paciência. O carro era bem original em relação ao 96 atual. A altura do é impressionate. Pra curvar, já viu. Sobre o motor feito pelo Crispim ter feito o motor eu ia justamente perguntar se não era possível ele fazer o motor novo. Agora fico mais em dúvida, pois tu já eras amigo dele naquela época. Assim pergunto. Os motores atuais são feitos por ele.? Por favor, alguém diga alguma coisa, pois como sabemos. esse é o Mago e merece também uma estátua e muitas homenagens.
Carro maneiro FG, como eu já disse a (leve) simpatia que tenho pelos DKW deve-se unica e exclusivamente a vc…
Estou com o Brandão na parte sobre a sua senhora, ela merece uma estátua!!!! Espero que continue tudo nos conformes!!!
Aliás, eu tb mandava o carro pro ferro-velho e levava a moça pra casa!!! Com todo respeito!! Rs…
Aliás, gostei do patrocinador petrolífero… :o)
Se alguém quiser carcaças de DKW, tinha uma ou duas em um terreno na Av.Brasil na altura do Bairro Penha na pista em direção ao centro da cidade, não tem como errar isso aqui no Rio de Janeiro. O estado não estava lá essas coisas da última vez q vi e isso faz tempo… Parece uma espécie de leilão, tinha outros carros antigos (velhos mesmo) por lá…
Tb vi uma faltando algumas peças, um para-lamas dianteiro acho… Aqui perto de casa… Dá até pena do carro que aparentemente não tem nada no interior ou motor…
Abraços
Sim, rodas de Variant. As da frente eram do meu 62… Não lembro por que, não tinha a menor noção do que deveria ser um carro de corrida. Eu estava em Imola quando ficou pronto, meu irmão foi quem testou o motor na Ricardo Jaffet…
Putz, parece outra vida…
Que história fantástica, que coragem, só posso dar os parabéns pois pessoas com este tipo de qualidade o céu será um prêmio singelo!
Minhas congratulações para a MOCINHA ao lado do Gomes na foto, pessoa de muita fibra. Imagine casar-se com um rapaz que fica falando de Kombi, Lada, Gordine, DKW todo dia em casa? O amor é lindo!!!!
po Gomes, eres baixo hein
sua dignissma (e então) namorada, atual esposa esta ligeiramente abaixada enquanto que voce esta ereto
Conde, a roda traseira é mesmo de Variant II! O que você fez na época no seu Passat (e atualmente o Flávio tem no dele) é a vonta de muita gente. Mas essas rodas de Variant II estão ficando raras e mais raras ainda é encontrar alguém usando sobre-aros no Passat. Eu mesmo pensei em comprar (pra usar nas rodas originais, só pra mudar o visual de vez em quando), mas achei o preço exagerado. Mais caro do que eu paguei pelas próprias rodas…
Flávio, pena você não ter muitas fotos desse antecessor do #96. Não sei se a foto engana, mas até que a carroceria parecia boa.
Ah, se você tiver uma carcaça de DKW (pode ser de outro antigo também) sobrando aí pela sua garagem, eu aceito a doação. ;-)
Pré história…era mezozóica do DKW…pré #96…
Quem dera minha patroa ser assim…ela vê perigo até em corrida de autorama…ueheuheueh
FG,
Aquela minha filha linda, que você conheceu e até ofereceu o volante do 96, nasceria ao final do mês desta foto.
Faz tempo, hein?
E olha que ela é a caçulinha da casa!
Agora que vimos a Sra. Gomes, mas muito ao longe e quase sem foco, que tal apresentá-la ao distinto público?
Quem aguenta um DKW por tanto tempo, merece uma homenagem! E um Lada, então? Merece 2 estátuas, uma dela e outra de Lênin! Dá para pegar no ferro-velho moscovita!
Continuo preocupado com notícias de nosso Comandante Supremo : agora o irmão e atual presidente disse que o estado de saúde dele é segredo de Estado!
Ficaremos sem líderes???
Quem nos conduzirá ao Éden do Marxismo Tropical?? Quem??
FG : as Rodas traseiras eram de Variantão ? Naquela época , tinha delas num Passat com arinho e calotinha central . Iqual o teu beginho . Coisa Fina , que saudade ; )
Quem aqui mantem o mesmo manequim a 17 anos ??
Parabéns .
Ah, bom…já entendi.
Ceregatti: E você ainda casou com ela? É muito amor, então.
Tio FG: Por essa foto dá pra pensar que você tem um metro e meio!
E eu que fazia o Jardim 2 na época…
Claudião
Vais a Big Itú domingo?
Sim, Flavio, sobre os feitos da Super Classic não thá o que discutir, eu quis uma categoria permanente de regularidade para pessoas menos abonadas, pague lá seus 200 reais e corra, como quiser, sei lá, como é feito nas arrancas hoje.
Muito legal, FG…
Sua esposa te acompanhava, isso é muito bom.
A minha, ao contrário, não gosta de velocidade…
O primeiro programa que fiz com ela foi assistir uma Mil Milhas, em 1982…
Logo depois da largada, quando os carros todos passaram, virou-se para mim e perguntou:
— Demora muito para acabar?
Sem comentários… Não é a dela, sem chance…
Voltar a APCAH para quê? Hoje temos a APTA, a Superclassic, estamos fazendo o que nunca ninguém fez antes. Temos um campeonato de 30 carros, é uma realidade…
G, não força… 89, juro.
Joaquim, não procure pêlo em ovo! Apenas achei as fotos meio sem querer, achei legal mostrar meu primeiro carrinho de corrida aqui…
Flavio
Só pra constar, meu capacete é um Bell Vermelho(tabajara), macacão vermelho, luvas vermelhas tudo a lá Senna, se alguem me vir usando esses equipamentos não vão me chamar de puxa saco !!
Agora, seria uma boa essa APCAH voltar, joga a ideia para o Claudio C. e para o Brandão, acho que daria mais publico que prova de arrancadas, que ao meu ver não tem graça nenhuma.
olhando bem a qualidade da foto, e o tamanho dos seus óculos, diria, quase com certeza, que ela foi tirada no final dos anos 70, portanto 79. acho que você tentou ganhar uns aninhos aí…
Sei não, Flávio,
Esse papo tá muito recorrente. Está me cheirando a “Um Perigoso Adeus”. Vejo um F-Speed no horizonte?
hahaha legal Gomes cara vc é velho hein rsrsrs ai eu tinha 2 semanas de vida rsrs