Pensata II

SÃO PAULO (picanha a 12,90 o kg, comprei 5) – Algo que eu não sabia, e é interessante. Toyota e Honda têm uma altíssima rotatividade de mecânicos na F-1 (não necessariamente em funções vitais). Mandam os funcionários de suas fábricas para trabalhar um ou dois anos nas corridas, e depois os trazem de volta para as linhas de montagem.

O objetivo não é fazer com que aprendam nada em especial sobre controle de tração ou amortecedores de massa, mas sim inseri-los num ambiente hostil e competitivo para que ao voltar apliquem conceitos de competitividade nas suas atividades do dia-a-dia.

Para que apertem um parafuso na fábrica com a mesma gana, responsa e tensão com que trocam um pneu num pit stop, em resumo.

Na visão japonesa, a F-1 não serve só para fazer propaganda e vender mais carros. Serve para aperfeiçoar seus operários, também.

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lagarto
lagarto
17 anos atrás

Picanha a 9,80 – EXTRA ANHANGUERA ! ! ! Comprei Cinco ! ! !

Doug
Doug
17 anos atrás

Maravilha pessoal!!!
O dia que eu sair do inferninho da mensalidade da minha faculdade, vou ler todos estes livros.

Zuquim, nacionalista
Zuquim, nacionalista
17 anos atrás

Enquanto ficarmos à reboque das montadoras multinacionais pra fazer automobilismo, seremos apenas consumidores. Pagaremos à elas. Elas ganharão. Nós tomamos no.. ( você sabem, não sabem?)
Eu, por mim, gostaria muito de pisar fundo, amadoristicamente.
Hoje, isso não existe.
Ou és rico (pai/filho/neto), ou é da mídia (sem aleivosias qto ao FG, claro), ou ralas na moeda corrente, ou fica como eu, com gosto de quem tem fome e não pode comer. Fome. Entendes-me, coriolano ?

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Infelizmente o G fica ao lado do H.
Mea culpa.

Zuquim-Procon
Zuquim-Procon
17 anos atrás

Blogaiada: UTILIDADE PÚBLICA:
cuidado com as picanhas em promoção. Vocês as reconhecem apenas pelo formato e embalagem? Certeza? Hummmm… Cuidado, podem estar comprando contra-filé (R$7,00) a peso de picanga (R$9 a 12). Abram os olhos.

Daniel Antunes
Daniel Antunes
17 anos atrás

Olá pessoal! FG ou alguém daqui pode me dizer qual a fonte desse comentário? Não é nenhuma dúvida não, é que se tivesse algo mais completo, eu queria usar em aulas de Administração. Abraços.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Parabens Veloz

Carros, motos, filosofia, arte, ciencia.
Eclético.
Qualidade muito interessante
Gosto de ler mas admito que leio muito menos que voce
Hábito que eu preciso rever com urgencia

Ahhh, e preciso um cartão de crédito mais gordinho tambem…..hahahah

Bom fim de semana

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Caros Amigos, boa noite.
Zé Clemente acho que você não somou tudo.
O que eu disse neste post foi só o dia seguinte ao que eu escrevi no post das fotos do Flávio, portanto é bem mais que isso.
Além do que, você perguntou se compro livros com a mesma voracidade e respondo que livros fora do tema carros e motos não preciso comprar pois tenho 2 bibliotecas em casa, a minha com os assuntos que amo e a que herdei dos meus pais, com livros de filosofia, história, arte, ciência, etc, que somam aproximadamente 5 mil volumes.
Mesmo assim ainda compro livros de assuntos variados que me atraem bastante, como na quinta feira passada quando comprei vários livros que já descrevi no outro post e dentre eles não disse nada pois não fazia parte do assunto mas tem um de nome “Lampião o Rei dos Cangaceiros” de Billy Jaynes Chandler, antropólogo e professor doutorado da State University of New York, que realizou o melhor estudo sobre o tema no Brasil.
O cangaço foi um movimento que moveu o pais de Norte a Sul e é fascinante historicamente.
Vou começar a lê-lo assim que terminar o livro do Paulo Francis “Certezas da Dúvida”, o último da série completa que relí integralmente nos últimos meses.
Ao terminar o do cangaço vou reler o livro do Roberto Campos.
Enfim, não é só de carros e motos que vivo mas, certamente eles ocupam a maior parte de minha existência.
Como hoje, ao passar em frente à livraria Nobel no Shopping das Motos no Centro de São Paulo quando fui almoçar no restaurante do Claudio Girotto “Fuê Brasil”, entrei e comprei o livro “Nova Enciclopédia dos Motociclos”, uma bíblia de 559 páginas contendo todas as motos do mundo desde 1833 até hoje.
Fantástico, por R$ 270,00.
De lambuja levei também a revista norte americana Motor Cyclist que tráz como atração principal uma incrivel moto criada por Michael Czysz para competir no campeonato de Moto GP do ano que vem e trata-se de uma V4 com motor longitudinal !!!! e com 2 virabrequins dispostos numa bancada de cilindros à esquerda e à frente e uma bancada de cilindros à direita e atráz num ângulo bem fechado, quase a 90 °, fora inovações incríveis no chassis e suspenções.
Foi testada por Alan Cathcart e pelos comentários dele, adorou.
Não falaram em potência mas o motor tem 998cc, V4 a 15°, diâmetro e curso de 73mm x 59mm, chassis em liga de fibra de carbono com 2 !!! amortecedores fazendo parte dele na trazeira integrado à balança.
Uma maravilhosa loucura, que se andar o que aparenta que pode, meu Deus do céu.
Quando o Girotto viu essa moto quase engasgou com a feijoada e disse que a mão direita começou a coçar de novo, e isso é sinal de perigo.
R$ 27,30 com 146 páginas e um mar de propagandas, mas vale só por essa reportagem.
Portanto meu caro Zé Clemente, acho que já gastei umas 6 vezes o valor que voce mencionou desde quinta feira.
Passarei então toda essa semana em ótima companhia de mim mesmo e meus livros e revistas.
Abraços.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Veloz,
Se eu não somei errado aqui vc ´queimou´ exatos $253,65.
Para o seu deleite e enriquecimento cultural. Ótimo.
Mas me diga uma coisa. Voce compra tambem livros com a mesma voracidade????? rssssss

Renato,

“Podem chamar-me de alienado, mas esse mundo de %!$&#que existe fora de casa, não me dá muita alternativa.”
Acho muito interessante esse teu enfoque. O que voce escreveu aí já foi palco de algumas discussões acidas que eu tive sobre o que fazer num final de semana ou determinado horario durante a semana.

Os japoneses já fizeram um estardalhaço no mercado mundial de carros. E se eles se metessem a fazer o mesmo na aviação???
A coisa ficaria complicada.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Renato Portuga,
Você tem a foto do Austin Healey que correu sebring em 1957?
O carro é lindo e não existe mais nenhum, parece que só fizeram 3.

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

Bem já dormi das 7 da manhã as 13:00.
Retomando. Uma coisa boa que me aconteceu em vir para Portugal, foi exatamente isto. Aqui eu não penso muito nos gastos com revistas de carros. Acho os preços razoáves e nas revistas normais, achoãs baratas mesmo, com o Veloz. Claro que ele compra a metro e tudo, do barato e do carro. Eu não tenho condições , mas em relaçºao ao tempo que vivia no Brasil, é piada. Aqui compro quaze a vontade. Compro todas as semanas o Jornal Autosport inglês versão portuguesa. Como o nome diz a base é autobilismo esportivo, mas tem 35% de comércio indústria.
Quinzenalmente, compro a revista Auto Foco espanhola versão portuguesa que tem um enfoque oposto do Autosport. Essas duas publicações não são apenas traduções. Tem matérias próprias.
Bem. Estes são fixos. Mas. . . aí vem a loucura , pois eu não consigo ler letra por letra essas duas publicações e invento de comprar de forma avulsa qulquer outra revista que tenha matéria sobre a MG-Rover , Triumph, Austin, Morris, Woseley , Austin Healey e claro alguma coisa que me chame a atenção. Ou seja não tem fim . Não tenho espaço – não coloco nada fora – nem tempo pra isso tudo, ainda mais com Blig do Gomes que a um ano tem tomado meu tempo todo.
Abraço a todos

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Bonito Mr.Pensata….
Mas voltando ao assunto, o César Costa matou de segunda… As fábricas podem ir super bem, mas os pit-stops…
Saindo novamente do assunto e tentando o héculeo trabalho de pegar um vácuo do Veloz-HP; mesmo que eu tivesse essa grana toda, vida de estudante em tempo integral não é moleza, aqui no rio eu nunca vi essas preciosidades para vender…
Mas além dessas, eu recomendo a Classic and Sportar e a Automobiles Classiques; faz tempo q não veja a primeira aqui pelas bandas da Cidade Maravilhosa, a segunda volta e meia aparece em espanhol em uma edição menos caprichada q a original…
Abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Se tivessem lançado o Corolla aqui em 1975, como a 4R na época anunciou, teríamos corridas interessantes para os matuzas lembrarem.

1GT
1GT
17 anos atrás

E por aqui os japas aos poucos estão invadindo…
Veloz-HP e suas dicas culturais…pelo menos eu venho usando o que tenho ao meu alcance…a internet pra procurar maiores informações sobre os campeonatos de Fórumla vê na Austrália, Canadá…

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

Veloz Hp. Gosto do teu estilo de vida. Não mude uma vírgula. Leia-as todas. É o que faço em menor escala. Podem chamar-me de alienado, mas esse mundo de %!$&#que existe fora de casa, não me dá muita alternativa.
Quanto ao tema do post a postura japonesa não tem nada a ver com a latina e brasileira então. É religião em tudo que fazem. è uma força que vem de dentro, é passional. Até pra falar. E a Toyota esta neste momento desbancando a ex toda poderosa GM. O sonho acabou. Pra eles americanos. O comércio automóvel pertence aos japoneses. Os carros japoneses por aqui, são grande número e pega-se um Corolla dos anos 70 com 300 mil Km e está impecável sem fazer motor. É outra postura.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Esse japas são brilhantes.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Putz, a picanha é cara aí, hein?

Seginte: faço a melhor do mundo, sem brincadeira. Só que tenho que cortar tudo antes da primeira latinha de cerveja, senão não dá!

Sobre isso que você citou da Honda e da Toyota, concordo, mas infelizmente é um dos aspectos que o Mosley tenta a todo o custo acabar na F1.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Veloz-HP, sentí inveja (boa inveja) de seu poderio econômico para mensalmente se abastecer com publicações culturalmente tão edificantes… Um dia chegarei lá! De qualquer maneira, muito obrigado pelas dicas, vou ver se consigo dar um pulo na banca do Aeroporto de Congonhas ao menos para as folhear.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Boa noite meus malucos amigos.
Não é à toa que essas fábricas vão avançando paulatina, porém, constantemente rumo a liderança mundial no comércio de automóveis.
Essa é a mentalidade japonesa de crescimento em qualquer setor industrial.
Nas motos eles já dominam tudo a mais de 35 anos, nos carros é só questão de tempo.
E se lembrarmos o que sobrou do Japão após a II Guerra a coisa fica mais impressionante ainda, pois não creio que só o Plano Marshall poderia por si só fazer tudo isso. Tem acima de tudo uma obstinação e ambição que beira o fanatismo religioso.
Nenhum sucesso vem de graça ou à toa e o Japão é a prova maior disso.
Sucesso que já não foi o caso do adorado carro do nosso amigo Flávio, a Lada, xerox mal acabado do Fiat 124, esse sim, um produto de outra empresa vitoriosa como a Fiat.
Aliás, quero dar a minha dica cultural de hoje a todos que gostam da Lada.
Ontem, para quem leu o post das fotos do Flávio onde descrevi os livros que comprei, falei que hoje eu iria buscar a “pilha” de revistas da semana na outra livraria.
Pois bem, assim o fiz, e dentre várias maravilhas que comprei está a revista italiana Ruoteclassiche, especializada em carros clássicos e competição, que tráz no nº 211 desse mês, cuja capa tem um Thunderbird vermelho 1956, a história completa do irmão mais velho e genuino de pai e mãe da Lada, o Fiat 124.
Vai da página 52 até a 77, ricamente ilustradas com fotos de época, desenhos, testes, propagandas, análises de estilo, enfim, um belíssimo documento histórico para quem gosta do modelo.
A revista toda é sensacional, portanto mesmo quem não gosta desse carro encontrará centenas de outros para se deleitar, inclusive a história do Tatraplan, que dizem que o Ferdinand Porsche o copiou para fazer o Fusca.
Vale a pena gastar os R$ 59,90.
Aproveitem e levem por esse mesmo preço a edição do mês passado que tem a foto do primeiro Fusca na capa e tráz da página 66 até a 79 a história dos primeiros anos e primeiros modelos pós II Guerra da marca como Kombi, Karmann Ghia, TL, Bugs, Schwimmwagen, etc.
Essa revista ainda está nas bancas e eu gostei mais desse número pois tem a história do Jaguar D-Type 1956 e sua participação em Le Mans, além de uma matéria de 6 páginas sobre as motos italianas Benelli, Ducati, Laverda, MV Agusta e MV Agusta dos anos 70 e 80 que são, como já falei aqui, as únicas motos do mundo a competir em qualidade e performance com as japonesas.
Ainda nesse tema, comprei a Classic Mechanics Motorcycle, revista inglesa especializada em motos dos anos 70 e 80, preferencialmente japonesas, e que é um espetáculo pois tráz matérias mecânicas ricamente ilustradas com fotos e desenhos além de vasto material histórico, porém o enfoque principal é a mecânica e restauração.
Imperdivel, por apenas R$ 41,95.
E para quem gosta das motos inglesas como eu, comprem a Classic Bike deste mês, pois tráz uma matéria linda do Festival de Googwood das motos além, é claro, de muitas matérias de competição com muitas motos japonesas, inclusive.
Custa R$ 42,95 e tá barato pelo que mostra.
Comprei também a Octane deste mês que tráz a Bugatti Veyron na capa e um comparativo sensacional entre ela, a Bugatti Atlantic dos anos 30 e a Bugatti EB110 dos anos 90.
Esses 3 carros juntos somam 34 cilindros, 14.750 cc e 1822 Hp.
Preciso falar mais ?
E o pior é que o melhor da revista nem é isso e sim 7 páginas de êxtase seguido de orgásmos duplos numa Ferrari 412 S 1958 de competição em estado imaculado de conservação e que sozinha detém 4023 cc, 447 bhp e 12 cilindros.
Além disso tudo, colunas do Carrol Shelby, Jay Leno, Nick Mason e por aí vai.
R$ 48,95 e tá quase de graça pelo conteudo.
Eu coloco sempre os preços das revistas e livros para vocês terem uma idéia do quanto podem gastar e em qual gastar.
Sei que nesse caso em particular o único doido por aqui sou eu, mas se vocês pensarem bem, gastar dinheiro com cultura é muito bom e duradouro e evita a gente gastar com remédios e tranquilizantes no futuro além do que, todos morreremos um dia e nesse dia levaremos para onde formos apenas nossa bagagem cultural na alma, aquela que formamos por nossa vivência e aprendizado nesse mundinho canalha, injusto e medíocre, onde os momentos de prazer humano são os mais raros e poucos vividos nessa jornada.
Abraços e aproveitem enquanto é tempo.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Vê se essa %!$&#não tá vencida.

1GT
1GT
17 anos atrás

R$12,95 o quilo…isso é promoção?
Outro dia fui no super e estava a 9 reais…
O jeito japa de fazer as coisas é interessante…um dia ainda pretendo ir pra lá…nem que seja só pra visitar…
A Toyota pelo menos na época dos esporte protótipos, lá pelo meio da década de 80 até meio da de 90 investia forte…
Quanto a política de entrar quando moleque e sair quando matusa…deu uma mudada…principalmente quando a Nissan quase afundou…não estão tão paternalistas…

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Os japoneses anos atrás iniciaram programas de ginástica antes do início da jornada de trabalho, de modo forçar o corpo a produzir endorfina e fazer com que seus operários sentissem bem-estar durante a labuta.
Agora criam essa, ao invés de palestras de motivação e livrinhos de auto-ajuda, tiram o cara da fábrica, jogam no esmeril da F-1, e o deixam afiado para produzir mais e melhor.
Deve funconar, pois os nipônicos vão bem das pernas no mundo econômico. Já na F-1, a coisa vai meio capenga…
Abç FG

Renato
Renato
17 anos atrás

Eu sempre li que essa era uma tradição da Honda… é comum que o presidente/CEO/seja-lá-o-que-for da empresa seja um cara vindo das divisões de competição da empresa.

Já a história da Toyota, pra mim, é novidade. Segundo o que já li eles vez por outra entram no automobilismo, fazem o seu marketing e somem.

A diferença de tradição entre as duas nas principais categorias do esporte a motor fala por si.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Daria pra fazer pelo menos 3 kg no box 21 nesse sábado???

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

O que fascina japan way of life é que o carinha entra garotão na fabrica e só sai de lá morto, e mesmo assim, ao longo do trajeto se dedica PRA VALER na sua obrigação…lá funcina a máxima do Piquet…”ser segundo é ser o primeiro dos perdedores”….e japones não é chegado a perder não….eles até admitem um melhor, poremvão se empenhar MUITO MAIS, para supera-los…isso é bom, mas tem um problema…o indice de suicídios juvenis por lá, é dos mais altos do mundo…a garotada não está aguentando a pressão e pula fora. Mas, fica a lição…o q tem de neguinho por aqui precisando dar uma reciclada não está no gibi….de cima abaixo…..

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Está explicado então porque dão dois passos pra frente e um para atrás. Qdo os caras começam a pegar amnha do negócio voltam pra fábrica. Ou alguém acha que essa vitória da Honda teria sido possível com Ranaults, Ferraris e McLarens em condições normais?

Eduardo Augusto Cost
Eduardo Augusto Cost
17 anos atrás

É Gomes, fim de semana regado a picanha…
Apareço nesse blog todo dia, mas não comenta, pq não conheço mto pouco dessas relíquias…Estrou aprendendo com os grandes mestres..Esqueceu de fazer m,enção ao dia dos advogados..Parabéns à todos os advogados que honram nossa profissão..Bom Fim de semana a todos…