Poor Jacques

SÃO PAULO (para esse eu torci muito, em 97…) – Como, ao que parece, estamos presenciando o ocaso da carreira de Jacques Villeneuve, o canadense Torquatre Môtte envia este simpático tributo a Jacques, um sujeito que teve coragem de largar a Williams para se aventurar numa equipe quase própria.

Aqui, Emerson fez isso e hoje é tratado como herói. Foi mesmo. Mas também aqui há quem diga apenas que Villeneuve foi um babaca.

Jacques não é babaca. É um cara legal. Tomamos um porre de saquê depois do GP do Japão de 1997 em Suzuka. Tenho umas fotos que vou procurar, daquela esbórnia etílica.

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walter
walter
17 anos atrás

Compar Emerson e sua equipe com Jacques é a BAR foi uma baita forçada.
Sem querer ofender a equipe Fittipaldi, que tal parar com esses Ladas e colocar os Copersucars, desde o F1 até o F8, se possível com os segundos pilotos (onde houve)?
E pro Jacques, meus parabéns: seu pai é um herói.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Só repetindo minha teoria colocada abaixo:
Fiz uma teoria (presta atenção nessa, FG!) Acho que o Mario Theissen marcou uma reunião com os pilotos, já puto com o desempenho deles, e ouviu do empresário que o Villeneuve estava com “dores de cabeça” sem maiores explicações.
Ficou muito puto, pois a reunião seria justamente para reclamar do desempenho. Ficou talvez com a impressão que o Villa tenha fugido da raia.
Na terça feira, ele liga para o empresário e é avisado que o Villeneuve não poderia comparecer aos compromissos, pois a tal dor de cabeça continuava, ainda sem maiores explicações.
O que ele faz? Avisa a imprensa que o Kubica corre na Hungria por que o Villa está “indisposto”, num sentido irônico, para dar uma lição ao piloto.
Talvez esse papo de “profissionalismo” e “menino esforçado” que o Villeneuve tenta propagar não passe de falácia e ele continue o mesmo, precisando de puxões de orelha do chefe de equipe.

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Gilles, não tem asneira nenhuma ali. tem sim erros de digitação pela pressa, mas as idéias são aquelas mesmas. Jacques é um bom piloto, e saudosismo automobilistico tem nome: antigomobilismo. não se estressa!!!

Gilles Vlilleneuve
Gilles Vlilleneuve
17 anos atrás

Ibá ………. vc é cômico , leia o que postou para mim e reveja as asneiras que escreveu

Sergio L. Barbosa
Sergio L. Barbosa
17 anos atrás

Flavio, eu não tenho certeza se foi na corrida de SPA em 2005, mas eu assisti um video do Villeneuve no YOUTUBE em que ele faz toda aquela reta antes da Eau Rouge com
um cara encaixado dentro da trazeira dele. Pista Molhada e lá no alto, a traseira do carro da uma “estilingada” para a esquerda… ele corrigiu e foi embora. Fico imaginando o que se passou pela cabeça do outro piloto que estava ali na b…. do Villeneuve. Eu me lembro que ainda comentava com meu filho, sobre a condição dele como piloto, afinal o carro é uma m…..a
Depois dessa não tenho mais duvida: ele é o cara!!!!
Abraços

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Pergunta: se Jacques foi para então BAR por ser uma equipe na qual tinha participação (ele e o seu empresário), deve ter ganho uma boa grana para vender sua participação. Alguém sabe (mais ou menos) quanto?

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

VELOZ-HP

Voce tá correto sim no que escreveu. Eu citei o começo com o Gordini porque foi a primeira corrida de carro dele e aquela capotagem saiu em jornal. Mas eu sabia dessa estoria de carrinho de rolemã e da mondial.
Essa do 911 no poste acho que eu já ouvi tb.
Amigo, eu deixei um comentário num post anterior ´tá tudo errado´ em resposta a uma pergunta do Zuquim.
Vejo que vc não só é da época mas tem mais intimidade com o tema do que eu.
Dê uma olhada lá e mande a tua réplica. Gostaria de saber o que voce pensa. Mesmo que voce ache que estou errado. Quero ver a tua opinião

Zuquim, dá uma olhada lá tb.

Abraços a todos

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Galera, boa noite.
Zé Clemente, só complementando o que você falou do Emerson, ele me disse uma vêz que o seu início nas corridas foi de carrinho de rolemã no Circúito do Abismo nos morros do bairro do Morumbí em São Paulo.
O início nas pistas de corrida foi em Interlagos com uma motocicleta Mondial 50cc, rapidamente trocada por uma 125cc e claro, foi campeão paulista.
A estréia nos carros foi como você narrou, capotando pirotecnicamente de frente um Gordini na Ilha do Fundão.
Meses antes ele tinha detonado o Gordini verde-alface da mãe dele debaixo de um caminhão carregado de gelo em frente a uma padaria na Praça Villaboin (deve estar escrito errado) no bairro de Higienópolis, em plena madrugada, testando e mostrando para um amigo o seu primeiro volante Fórmula 1, fabricado na garagem da sua casa.
Acho que ele tinha alguma bronca do Gordini, sua paixão eram os Porsches.
Aliás, ele detonou um 911 do Wilson num poste no Morumbí também de madrugada “testando” a caranga, 2 dias antes de embarcar para a Inglaterra e fazer a história do piloto mais importante da história do automobilismo brasileiro.
Tudo o de bom que temos hoje nessa área devemos unicamente a esse maluco destruidor de Gordinis, que pavimentou as pistas do mundo para todos os outros gênios que vieram depois dele.
Todo o piloto do Brasil, seja de carros ou motos, deveria escrever o nome Emerson Fittipaldi em seu macacão e em sua máquina, como tributo a esse baita piloto, o mais importante da nossa história.
Abraços.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Temos duas mãos, cinco dedos cada pra todo mundo naturalmente, mas com linhas absolutamente distintas entre si, assim como personalidades e talentos, ninguem é perfeito,cada um com seu valor, cada héroi a seu tempo como Gilles o foi e tem seu bom credito em nossas memorias, de graça nos deu o Jacques que honrou o famoso sobrenome, e fez muito mais que o pai ,diga se de passagem, sem querer compara-los e já comparando (nosso Deus, que trocadilho) mas á vida é assim mesmo, a roda gira, gira, gira e cada um escreve seus capitulos, uns mais, outros menos, mas a roda continua a girar . Bye Bye

Villeneuve1971
Villeneuve1971
17 anos atrás

Sou Fã do pai e dele,mas dele porque brigava e( derrotava o Schumacher)

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Caro IBÁ,
Bem lembrado sobre a ex.equipe do Jacques, a Green, porem um único carro não quer dizer que seja pequena, mas que condiciona maior atenção tecnica e investimentos visando vitórias e o campeonato, objetivo este conquistado de forma brilhante. Quanto Penske, Haas,estas realmente são de maior tradição e grandes mesmo, Hahal eu diria mediana, agora Walker é brincadeira,confusa, o Cristhian estreou nesta equipe, chegou perto (2º lugar Indianapolis) mas parou por ai, ouve decerto resultados satisfatorios, mas muito baixo do que a “a pequena Green” conquistou com apenas um carro. Existem como na F1 muitas equipes com 2 carros no Grid, mas apenas um se torna vencedor, rarrissimas exceções, e depois o Cristhian ficou devendo em todas por onde passou, na Haas, com mesmo carro e equipamento de ponta e tudo q uma grande equipe dispõe levou caldo grosso do Cristiano da Matta que acabou sendo o Campeão.A Champ tá meio perdida mas é uma categoria que gosto muito, pena termos perdido as transmissões pela TV aberta, uma possivel fusão com a IRL esta sendo estudada,pode ser, muitos interesses em jogo, muita agua pra passar debaixo da ponte ainda. Vamos ver. O momento é orar e torcer pra recuperação daMatta. Um abraço

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Esse Kubica é fogo de palha vai tomar um pau do Heidfeld e na Turquia o canadense voltará pro cockpit da BMW.

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Alkimim, a equipe de Jacques na CART era a Grenn, e ele pilotava um conjunto Reynard (chassis) Ford (motor). Na época a equipe ainda nao era uma das grandes, basta dizer que tinha apenas um carro,o do Jacques. As grandes eram a Penske e a Newman-Hass. Até a Walker (onde corria o Christian. Fittipaldi) era maior que a Green. Quanto ao Emerson, assino embaixo.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Povo,
Na onda de motor disso e carro daquilo, nao sei se vcs sabem mas o Jim Clark começou de gogomobil
Eu vi apenas um carro desse até hj. Aquilo era tão fraquinho que acho que devia sair do box já em quarta. E o cara foi um dos grandes da F1
O Emerson começou capotando um gordini na ilha do fundão. Com dkw ele e o jan balder quase ganham a 1000 milhas 66.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Jacques Villeneuve é um sujeito legal,foi Campeão pilotando limpo , com uma maquina de ponta daria um caldo grosso em muitos campeões por ai. Nos tempos que correu na CART, sua equipe não era nenhuma figurante, e sim uma das grandes locais, era a Forsythe (se não me engano) com patrocinio da Player’s jorrando forte. Já passaram por lá Gregg Moore, a atualmente contam com Paul Tracy e Allmendinger, a equipe continua forte, na epoca tbm era , mas Jacques sobrou naquele ano a ponto de ir pra F1, então o cara tem crédito e pôde se dar o luxo de escolher pra onde ir, e afinal de contas o combustivel principal do mundo das corridas não é gazolina ou pneus, e sim dinheiro, muito dinheiro pra impulsionar as rodas da vida, então,elementar meu caro, quem tem pode mais. A EQUIPE COPERSUCAR é um marco à parte, esta acima de comparações pois merece detalhes que rende muitas paginas, inclusive já abordei este assunto.Emerson é meu herói.

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Para Gilles Villeneuve: pelo jeito vc sabe menos de autoobilismo do que quer demonstrar. Primeiro Jaques foi campeão da CART correndo por uma equipe média, batendo Emerson, Rahal, Andretti e Unser Jr que corriam pelas grandes. De quebra venceu as 500 milhas de indianápolis. Em 96 nao foi campeão por que tinha que usar o treino para aprender sobre o circuito, mas mesmo assim fez uma ultrapassagem por fora no alemão que até hoje ele não entendeu. Em 97 a Willians já não dispunha de um carro tão superior, e Jacques incomodou tanto que Schummy na última prova teve que apelar para suas táticas suja. Nao deu certo e o canadense levou o título. Jacques saiu da Willians para a BAR por dinheiro sim, mas também porque a equipe estava em baixa. Alguém faria diferente? Quanto ao apreço do cronista por DKW e motores à ar, e daí, o público dele incluiu quem admira Fuscas (como eu), mustangs, impalas, Jk’s, e outros clássicos. Automobilismo é mais do que modernidade, é também saudosismo pelo era bom. Se liga.

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

Sim amigo Veberlei, não quis ironizar dizendo que o cara é ruim. Ele é bom sim, eu ví a “surra” que ele deu nos meninos da F-Renaut em Interlagos.

Acontece que um dos diretores da BMW disse que ele nunca anda de tanque vazio igual aos outros pilotos de testes.

Pra mim vai ser só mais um Klien…

PS: Se for assim, o tal Doornbos é uma fera, pq pôs a Red Bull nas cabeças, mas sabemos que ele não anda nada, levou pau do companheiro na Minardi.

Veberlei
Veberlei
17 anos atrás

Cade o Kubica???
o cara guia bem e tem bom futuro, mas é igual o Jackes já falou, o cara entra na sexta feira sem compromissos e sem poupar equipamento, dá 50 voltas enquanto os titulares tem que ter o maior cuidado e dá no máximo 10 voltas, então não tem como comparar.
=
Agora veja o que ele fez hoje, decimo quinto tempo, ou seja, a realidade de um piloto titular, então o problema não está no Villeneuve, o carro é fraco.
=
Tomara que o Shumacher fique pelo menos mais uma temporada, e seria ótimo ver Jackes na Renault ou Red Bull com o novo carro de Adrian.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Recentemente li em algum lugar alguem comparar o Cel. Pontes a Senna. Aquele piloto que foi numa missão russa para o espaço. Francamente se eu estivesse no lugar dele não desperdiçaria a chance de forma alguma.
Porém o que representou para o Brasil os 10 milhoes que gastaram lá? Tecnologia, conhecimento cientifico??? De que?
Na minha bem modesta opinião o Wilsinho e o Divila fizeram muito mais no mesmo momento em que publico e imprensa sentava o pau sem dó.
Mas foi a nossa única equipe de F1 e ninguem tentou a mesma coisa. Eles foram únicos e bem corajosos

Mauro
Mauro
17 anos atrás

… sem contar que o cara larga(va) bem pra %!$&#..

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

Queremos comentar sobre os treinos… Cadê o tal Kubica???… não disseram que ele andava com tanque cheio sempre???

Cadê???

totiy
totiy
17 anos atrás

sabias palavras,hoje é tratado como heroi, porque na epoca ninguém ,mas ninguém nem mesmo a imprensa”especializada “entendeu a empreitada,foi só malho e gozação era comum ver os irmãos fittipaldi darem entrevistas explicando a importancia de um pais como o brasil ter uma equipe de formula 1etc,etc o mais ironico foi ver que no ultimo ano da equipe vimos o boesel estrear na ligier com o patrocinador principal da equipe sendo do IBC (INST BRAS do CAFE)na epoca deve ter sido motivo de piada la fora. E o pior é que quando fechou a equipe só tinham feras por lá que justificaram seus nomes em outras equipes.sem duvida acho o nosso emerson o verdadeiro campeão brasileiro,dentro das pistas e fora delas nunca vi ressentimento da parte dele por não terem reconhecido o trabalho da coopersucar,um verdadeiro gentleman.

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


ele é um cara rápido, desencanado, tem um estilão gente boa e, assim como MikaHakkinen: também nos faz falta (no seu caso: em boas equipes).
Seria ótimo vê-lo na Renault2007!

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

O Jacques entrou e ganhou logo de cara e obviamente vão dizer que ganhou pq não tinha concorrencia.
Pra ganhar campeonato tem que ganhar corridas e ganhar corrida depende de terminar a tal corrida na frente, o que pressupõe que não pode errar, bater ou sei lá o que. Enfim precisa performance.
Só que depois disso ele foi apagando devagar e hj o que a gente vê é que nao tá mais em condições, não tá dando certo mais e não parecer ser apenas o carro que contribui para isso.
Ou ele se põe em condição de ser o que era ou sai fora porque se continuar assim vai acabar se queimando.
O Emerson fez mais ou menos isso no final dele na F1 e só se recuperou porque o Andretti deu força pra ele ir para os estados unidos e lá ele mostrou quem ele era. Não fosse essa chance o que pensaríamos dele hj seria o fim de carreira dele na F1 apenas.

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

HOJE o Émerson é tratado como herói aqui. Depois de vencer na CART e faturar 2 Indy 500.
Na época do Copersucar ele era ridicularizado pela imprensa e público nacionais, que o tratavam como um otário fracassado.
Tomara que algum dia alguém resgate a verdadeira dimensão da saga dos irmãos Fittipaldi.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Coragem de sair da campeã para ir para a BAR? Coisa nenhuma. Foi apenas por dinheiro, pois foi para lá com o maior salário da categoria na época.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Quem sabe veremos Villeneuve na Renault em 2007,aí ele poderá até correr rumo ao bicampeonato.

Ele é genial,rápido,porém só dirigiu carroça de 98 em diante.

Gilles Villeneuve
Gilles Villeneuve
17 anos atrás

Voltando ao que interessa , Jaquinho é mais um piloto medíocre vindo da CART , que pegou um carro imbatível e mesmo assim levou sufuco com uma Ferrari medonha que Shummy tinha em suas mãos em 1996 . Foi campeão da mesma forma que o Hill ( outro navalha) , assim como o Mansell em 92 …….

Gilles Villeneuve
Gilles Villeneuve
17 anos atrás

Aprecias DKW , admiras Jacques , veneras Kombi e motores a ar . o que mais esperar de um cronista com tal paladar??

Conde
Conde
17 anos atrás

1ª Classe ! e sem falar da trilha …
Abraços

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Eu tenho gravada algumas corridas da temporada 97, na corrida que Schummi jogou o carro pra cima do Jacques tem varias tomadas on board da Williams onde dá pra ver claramente o Jacques jogando o carro para cima das zebras, pilotando magicamente, foi uma das poucas filmagens após a 94 que me chamaram a atenção, ele realmente é um cara muito rapido, só não foi feliz no planejamento da carreira, com toda certeza gostaria de ve-lo numa Ferrari, como seu pai, num racha contra o Schummi hehehe, não custa nada sonhar!