Que delícia

SÃO PAULO (arranca tudo!) – Vejam que belíssima notícia nos envia o blogueiro Renato Campestrini:

CONTRAN REGULAMENTA O USO DE ENGATE

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no último dia 25 de julho normas que regulamentam o uso do dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate traseiro). O uso do engate tem se tornado comum, porém não seguia critérios de fabricação e instalação. Publicada nesta segunda-feira, a Resolução 197 tem o objetivo de disciplinar o uso e a fabricação do engate. A Resolução disciplina o uso do engate em veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500kg e com capacidade de tracionar reboques, declarada pelo fabricante ou importador do veículo.

Os fabricantes e instaladores de engate terão que seguir normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O prazo para cumprimento dessa medida é de 180 dias. Na estrutura do engate deverá constar uma plaqueta inviolável com as seguintes informações: nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo e capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina e referência a Resolução 197. Neste caso, o prazo de adequação é de até 730 dias.

Os fabricantes e os importadores de veículos deverão informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em até 365 dias, os modelos dos veículos que possuem capacidade para tracionar reboque. No manual do proprietário será obrigatório constar à capacidade máxima de tração do veículo, juntamente com a especificação do local onde deve ser fixado o engate.

Quanto aos veículos que já possuem engate, o dispositivo dever ter as seguintes características: esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados. Os donos dos veículos que possuem engate em desacordo com as normas terão prazo de 180 dias para a retirada ou regularização do dispositivo. Quem estiver em desacordo com as regras estabelecidas cometerá infração grave, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

Portanto, o cretino em cujo engate quase furei meu pára-choque ontem é um fora-da-lei com aquela porcaria no rabo de seu Golf mequetrefe.

Cumpra-se, como dizem os juízes em suas sentenças. Será que vão cumprir?

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Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

E para deixar bem claro, eu não agrido nunca ninguém que não tente me agredir primeiro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Por isso mesmo, para os outros poderem chegar perto que você não pode colocar um equipamento para fora da linha do parachoques, entendeu?
Ainda mais se estiver fora da vista no momento que a gente chega perto.
Lógico que quando eu manobro, se eu vejo o engate em mantenho distância, asm as vezes é impossível ver mesmo, e crau, aquele prejuízo.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

e de corajoso e brigão o cemitério tá cheio e eu quero viver bastante… blz?

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Pedro,
como postei anteriormente, não agrido ninguém, deixo apenas que os kamikases encontrem algo mais duro que suas próprias cabeças… chegar pertinho não é bater…

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Pedro,
desde o começo disse que não agrido ninguém, apenas uns e outros kamikases cruzam meu caminho, aliás, nem carteira merecem ter… e pra chegar pertinho, é só encher o carro de espelhos, afinal, chegar pertinho não é encostar ou bater…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Mauro, a solução é a mesma:
Propus agredir todo mundo que danificar meu parachoques, assim como você propõe agredir todo mundo que chegar perto, inocente ou não.
Pensando bem, não é a mesma solução, afinal eu proponho apenas que se agrida os culpados, você agride todos usando como desculpa alguns. E a lei não lhe dá respaldo, ela apenas carece de regularização, é bem diferente.

E o Dono do Golf, se mordeu, foi? Cara, tenho 1,90 m e 115 kg, o que faz ser bem difícil quem se proponha a tentar falar mais grosso. Mas realmente as vezes acontece, mas nunca aconteceu, pelo menos até hoje, de uns dois tapinhas já não afinarem a voz do galinho de briga.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Quase esqueço do corajoso zezinho:
Não dá, sua mãe insiste em ficar sentada nele seu filho de rá…

Dono do Golf
Dono do Golf
17 anos atrás

esse Pedro Jungbluth é macho prá cacete, hein?
Cuidado prá não encontrar um mais macho que você, você pode sair machucado.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Pedro,
Se eu fizer %!$&#ao chegar no ´limite do seu carro´ pode ter certeza que o primeiro carro que consertarei é o seu, pois como escrevi anteriormente, respeito a propriedade alheia e também a sua opinião. Só pra completar, quem mora em São Luís-MA, como eu, sabe dos totós na traseira que acontecem aqui todo ano na época das chuvas. Você para na faixa para pedestres, sinal, etc., com o carrinho, que vc luta para pagar, e vem um mané, olhando pra num sei aonde e pimba… Ele que fique com seu prejuízo, pois o meu tenho certeza que ele não vai pagar, aliás, como já me aconteceu. Enquanto eu estiver respaldado pela lei continuarei usando e ponto final. Abraços…

Ric del Moro
Ric del Moro
17 anos atrás

Sem entrar no mérito da questão: Brasileiro é muito trouxa mesmo ( a maioria,quero dizer ).Voces não percebem que por trás de leis aparentemente bem intencionadas sempre tem mutreta !!! Foi assim com o estojo de primeiros socorros,é assim com o tal curso de direção defensiva para otários…Abram os olhos,trouxas,é muito simples : Quem tem força financeira faz lobby com os safados legisladores,eles aprovam leis que ” alguém sempre sai ganhando ” ,no caso quem vai ganhar são as fábricas de reboque,pois quem quiser ter vai trocar por um modelo novo.Além disso lucrará a indústria de multas e os guardas corruptos,pois sendo infração ” não de condução do veículo ” e sim de equipamento,o CET não pode multar,somente a PM e os guardas rodoviários.Como nas cidades a PM está mais ocupada com os bandidos,o pessoal vai tirar só na estrada e tudo fica quase na mesma.E como sempre pune-se o usuário sério por causa de alguns babacas.

zezinho
zezinho
17 anos atrás

Mauro, por que você não enfia o engate no seu rabo?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Mauro, coloque seu engate bem alto, para que eu possa ver do lugar do motorista.
Manobrando, eu chego bem perto dos limites do seu carro, seu parachoque. Se você colocar qualquer coisa para fora para danificar o meu, num lugar que não posso enxergar no momento da manobra, vai ter que pagar qualquer prejuízo.
Ou no meu carro, ou se preferir, no seu.
Boa sorte, vai precisar ao defender agressão aos demais.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Ah, em tempo, respeito a propriedade alheia, não encosto o engate do meu carro em carro algum… e o resto é tudo baboseira e blá, blá, blá… e quem quiser `enfeitar o rabo´ sinta-se a vontade, agredir é mais fácil do q ponderar e respeitar a opinião dos outros… e prestem atenção no carro da frente, manobristas de autorama…

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Uso o engate, não tenho barco e muito menos Jet Ski. Uso exclusivamente para me livrar de certos “motoristas” que gostam de colar seu carro atrás do meu. Se alguns não tem dó do seu pára-choques dianteiro, danem-se eles, o dinheiro e carro são seus, pois da pintura dos meus dois pára-choques cuido eu e por acaso estão intactas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pois é Thiago, mas ainda acho que você teve muita sorte. Se o cara bate à 30 km/h garanto que seu engate te mandava para um hospital. Já se levasse a porrada no parachoques, poderia levar cacetada à uns 50 km/h sem precisar de nada além de um checkup.
Quanto ao prejuízo financeiro, se a gente fingir que não existe risco à vida ou à saúde, ainda assim uma trinca no chassis causada por um pequeno impacto direcionado direto ao chassis, como aconteceu com você pode servir de desculpa para uma seguradora inutilizar a apólice num problema futuro…

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Não preciso dizer nada.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Pedro Jungbluth
Realmente a batida não foi tão forte, pois se fosse, deformaria o corsa até chegar no meu carro. Mas que eu deixei de gastar uns mil reais por causa do engate, isto eu não tenho dúvida. Quanto à função de deformação do pára-choque, você tem toda razão. O engate não deve ser usado para substituí-lo. Mas que em alguns casos (batidinhas mais fracas) ele evita dores de cabeça, isso ele evita. De qualquer forma, não tenho mais o Vectra, o único carro com engate que tenho é o Jipe, que uso de vez em quando. E este, todo mundo respeita! E ele tem o dom de acabar com as distrações.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ao Thiago Azevedo, cuidado, engate é perigoso para os ocupantes do seu carro. Numa batida como a sua, em que algum distraído enche sua traseira, o parachoques serve mesmo para absorver o impacto. Posso te garantir, sem sombra de dúvida, que o impacto foi em baixa velocidade, você sentiu forte por culpa do engate que inibe a função do parachoques de proteger. Cuidado mesmo, o impacto vai direto para o chassis, onde está parafusado seu banco e a chance de você se machucar muito num impacto deverdade é muito maior.
Use engate retrátil, é um pouco mais caro mas mais barato que anos de médico para tratar lesão na coluna.

Sobre manobrar, muitas vezesé impossível enxergar o engate do carro da frente, que fica 15 cm para fora do carro, invadindo espaço alheio.
Ora, se alguém invade meu espaço e eu tomo prejuízo, eu cobro. Se não pagar, pego meu macaco e dou um prejuízo 30 vezes maior no carro alheio, garanto.

Então, que sorte do dono do Golf que foi o Gomes, um sujeito civilizado e culto que perdeu o parachoques alí, não um cara desequilibrado que nem eu.
Tem que tomar muito cuidado quando sai com equipamento que agride um monte de gente por aí, as vezes se obriga a arcar com as consequências.
Pra complementar, só existe dosi tipos de pessoa que andam com engate para se “proteger”: os que estão se lixando com o alheio ou os que são ignorantes do perigo.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Dot,
a lei que vc fala não existir é o entendimento da lei da distância de seguimento.
Você tem sim que manter determinada distância do carro a sua frente.
Quando tiver tempo de ver o código de trânsito, transcrevo com todas as linhas.
A distância é impraticavel, mas é ela que dá a entender que quem bate atrás, é SIM sempre o culpado.

Para abusar de vocês, a distância legal é daquelas marcações que tem na Rod. Ayrton Senna, onde seu carro deve estar no máximo sobre uma marca quando o da frente também estiver na marca semelhante a seguir, à 120 Km/h.

Alguém lembra dessas marcas?
Algum engenheiro que já viu essas marcas consegue dizer a distância?
E se esse engenheiro for capaz, consegue determinar a quantos segundos um carro está do outro, na distância determinada à 120 Km/h.?

Gastei agora…

848.201. Faltam 151 e uns chorões!

Dot
Dot
17 anos atrás

Marcelo

Realmente não existe Lei dizendo que o motorista que bate na trazeira de outro é sempre o culpado, mas veja bem, se o carro que esta na sua frente freia e você não consegue parar a tempo e acerta ele a pericia vai dizer o seguinte: percepção tardia do condutor, que significa demorou muito para freiar. A lógica é a seguinte, sempre se deve guardar uma distância segura do carro que esta na sua frente pois se ele fizer uma freiada de emergência você pode parar a tempo. Lógico que muitas vezes tem um idiota que entra em um retorno bem na sua frente e você é obrigado a fritar pneus mas paciência, faz parte do trânsito.

Quanto a machucar os pedestres em estacionamento os parachoques do dfusca e alguns canos de escapamento também faziam isso e nunca foram proibidos.

Gil
Gil
17 anos atrás

Qual a culpa do cara do Golf , se vc é um barbeiro?

Leonardo Araujo
Leonardo Araujo
17 anos atrás

Esse último comentário foi o máximo!!!

Sei não ainda
Sei não ainda
17 anos atrás

Patrão, vc parou num estacionamento e ao manobrar ‘encostou’ nele e a anta é piloto do Golf?
Não acredito que tem gente a favor e contra engate!
O que diabos ele pode fazer a alguém que não encosta/abalroa num outro carro?
Nada?

Aliás, vindo da praia, vi um biquinho passar que me desviou o olhar e ao passar por entre dois carros, para melhorar a visão, dei-lhe uma canelada num engate!!!

Pronto, isso mesmo!!! Fora com os engates e que se preservem as canelas!!!

Puts…

Pra não perder, 847.362, faltam 152 e mais uns…

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

O Contran deveria se preocupar em habilitar somente pessoas capazes de dirigir ao invés de dar carta para qualquer um.
Deveria sim, fiscalizar as pessoas que se distraem no uso do celular ao volante e invariavelmente colidem na traseira dos outros carros.
Infelizmente, aquilo que o nosso escriba tanto alardeia como objeto feio e inútil, se transformou, para que não usa reboque, num ítem de segurança. Algo que ameniza os prejuízos de se conviver com tantos imbecís no trânsito. (Alguém aí já dirigiu um carro em Campinas?)
E, como pregam os costumes (porque não existe nenhuma lei afirmando isso), quem bate atrás está errado. Portanto, se errou, que tenha prejuízo dobrado.
Abraços

Marcelo.

Charles
Charles
17 anos atrás

Isso está tão confuso quanto quando nos obrigaram a ter um kit de primeiros socorros no porta-luvas…

Sou triatleta e uso engate para poder fixar o meu porta-bikes… Eu tenho a tomada elétrica, porque o meu porta-bikes tem sinalização de freio e de pisca…

Eu só não consigo entender se estou em desacordo com alguma coisa… Que palhaçada…

O Mr. Gomes… Se você quase arrebentou seu carro no engate de um Golf, dirija menos colado no carro da frente… Lembre-se que em 99,99% dos casos quem bate atrás tá errado… Hahahahaha!

Dono do Golf
Dono do Golf
17 anos atrás

Então foi você o irresponsável que estava falando no telefone celular e quase entupiu na trazeira do meu carro.

Dono do Golf
Dono do Golf
17 anos atrás

Então foi você o irresponsável que estava falando no telefone celular e quase entupiu na trazeira do meu carro.

Fulano
Fulano
17 anos atrás

Gomes, Não preciso dizer mais nada. À propósito, não acho que eu seja cretino.Também não acho que nem você, nem quem não usa engate o seja.Apenas acho que se você não usa determinado objeto no seu carro (por razões pessoais que só cabem a você julgar), não significa que todas as pessoas que usam tal objeto sejam mal-intencionadas.Existem aqueles que puxam jet-sky, os que puxam carrinhos, etc. Mas também, existem os que não puxam nada. E que usam o engate por achar bonito e também por medida de proteção.Eu apenas pertenço ao segundo grupo.Não me julgo cretino por isso.

Dani Colt
Dani Colt
17 anos atrás

Ilmo. Sr. RC
Dentro desse seu extremo zelo automobilístico, que tal instalar em seu meio de transporte borrachões laterais no melhor estilo “carrinho bate-bate”, santantonio, um belíssimo engate frontal, e quem sabe, embrulhar seu carro com plástico bolha, sempre lembrando do uso do capacete e cinto de segurança 5 pontos. E por favor, ao entrar de ré em uma vaga, cuidado para que seu gancho de rabeta não bata no carro previamente estacionado. Afinal pessoas como eu (que não preciso de adornos no rabo) não temos nada a ver com o que as pessoas colocam na parte posterior de sua anatomia.

RC
RC
17 anos atrás

Ilmo. Flávio Gomes, se vc quase furou seu pára-choque, aconselho-te a procurar uma auto-escola para fazer aulas de baliza, visto que seria bem provável que vc tocaria o para-choque o tal Golf mequetrefe se não tivesse com engate. Por motoristas como vc que, com regulamentação ou não, que não tirarei o engate do meu carro.

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

discussão estéril, os dois lados nunca chegarão a conclusão alguma.
o fato é que num país como o Brasil, onde a esmagadora maioria da população jamais irá guiar um carro e só anda de carro em emergências, dirigir não é um direito, é um privilégio.
cabe às autoridades fazerem o que quiserem para deixar isso bem claro e exercer o poder coercitivo do estado e as respectivas chibatadas nos privilegiados.
no entanto, o que se vê são autoridades inibidas que preferem negociar ou mesmo ceder a pressões. não entenderam que o principal poder é o da burocracia, muito mais poderoso que os fuzis.
as corridas do parque ibirapuera do final dos anos 60 foram exterminadas pelo exército e não pela PM. adorávamos a PM que tentava perseguir com seus fusquinhas e multava adoidado, mas ficava nisso e em alguns sopapos de vez em quando.
o exército ao contrário, não encostou em ninguém, apenas promoveu um recolhimento de todos os documentos, até carteirinha de clube. queimou todos. nunca mais teve corrida.
só por dar o prazo de 180 dias já demonstra a fraqueza. implanta imediatamente, proibe, multa, recolhe e acabou.
quero ver os valentes com o carro recolhido no pátio do detran não se enquadrarem um dia antes.
o estado não sabe o poder que tem e não exerce minimamente o que deveria, falta-lhe capacidade e competência.
o resultado é claro, campeonato de mortos e feridos, mas como a maioria é pedestre e pobre, está tudo bem, afinal, devem seguir a máxima de mantenha a cidade limpa matando um pobre por dia.

Jayme Fonseca
Jayme Fonseca
17 anos atrás

%!$&#Flavio além de comunista que gosta de Lada, voce é barbeiro? Vai aprender a guiar. Pois saiba que tive meu carro salvo de maiores danos quando um idiota com um carro caindo aos pedaços sem pagar licenciamento desde 1986, se acabou no meu engate. No meu carro só troquei o parachoque e o engate. A carroça ficou destroçada, não por causa do engate, mas porque não tinha manutenção nenhuma. A propósito esta triste por El Comandante? Espero que no inferno tenha “Paredon” .

alevandro
alevandro
17 anos atrás

é acirrada essa questão, vejamos desde o principio.

Começaram a colocar esse acessório para que não tirassem a “tinta” dos parachoques pintados, uma proteção contra os desatentos e folgados de plantão.

O problema é que os folgados também começaram a usa-los, consequentemente a furar os parachoques alheios.

Acho que a lei só vai servir para os guardas pedirem uma cerveja, não vai pegar.

Não uso esse acessório mas não tenho nada contra (sou contra as pessoas sem educação que os utilizam), muito pior são os quebra-matos.

RAP
RAP
17 anos atrás

É FG, dessa vez vc não foi feliz ! Você sabe qual foi a verdadeira razão de terem aprovado esta lei? A justificativa foi que, por ser um equipamento “cortante” que fica além do parachoque, poderia causar danos a pedestres….só por isso! Nada relacionado a perdas materiais, amassados em parachoques, grades, etc, etc……Se fosse assim deveriam proibir a circulação do carro todo, concorda?Segundo o Denatran, o número de pedestres que “esbarram” naquele acessório é muito grande, causando escoriações, etc.

Concomitantemente há o abuso de proprietários que se utilizavam da falta de legislação a respeito e instalavam verdadeiros monumentos de engates, totalmente desproporcionais.
Mas aí eu pergunto, e como ficam os suportes de estepe na traseira, os quebra-matos em pick-ups e jeeps, que num possível atropelamento causaraiam o mesmo tipo de dano ao pedestre? Percebe como não tem sentido a coisa?
Vamos pegar o exemplo dos EUA, lá tudo é permitido, grades, pneus gigantes, quebra-matos e toda a sorte de engates possíveis e imagináveis, e nem por isso o motorista americano é delinquente ou idiota (como alguns disseram aqui) ou as estatísticas de acidentes relacionados com estes acessórios mereçam uma atenção ao ponto de se proibirem os mesmos. Lá as leis são compridas, é diferente! Se um cara dirigi bêbado e é parado por um policial, ele vai preso e julgado imediatamente (vide recentemente o ator Mel Gibson). Percebe que não é por aí a coisa? Se proibir o engate, vão arrumar outro item pra colocar, e assim vai, percebe? Entendo que a educação no trânsito deve ser maior e não a proibição deste tipo de coisa. São assim teremos condutores e pedestres mais educados e cuidadosos.

Esta lei simplesmente tem conotação política e interesses de certos legisladores para ganhar dinheiro de alguma forma, seria igual ao caso dos kits de primeiros socorros nos carros, lembra?

Percebe como essa discussão não vai traser nenhum benefício? Pra ninguém…..

Tenho um jeep militar, e o mesmo possui um engate tipo G, animal! O mesmo veio de fábrica, e portanto, segundo a legislação, não serie obrigado a mudar e a fazer nada, portanto vai continuar lá, onde está, e se alguém “esbarrar” nele paciência!

Gomes, faça uma reflexão mais ponderada, antes de chamar as pessoas de cretinas……Eduação é o segredo!
Fui!

Juncker
Juncker
17 anos atrás

Eu tenho… nao gostaria de tirar.. pois sempre tenho que puxar carreta de jet.. moto.. lancha de amigos…

A galera que usa so por “moda” esses tem que tirar… pq compram o mais barato… que qualquer coisa ja amassa…

FG, desculpa meu velho, mais se vc bateu atras quem é o culpado?

OK OK OK, o cara poderia estar anoite sem luz…

Enquanto isso vou continuar com meu engate, nao tenho dinheiro para comprar um carro com engate retratil….

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Vejam vocês, caros blogueiros, a edificante mensagem de “Fulano” (que naturalmente não tem coragem de dizer o nome, ou de dar o email) logo abaixo.
T %!$&# exemplar, de quem usas essas coisas no carro. Incrível como a cretinice grassa no Brasil. Obrigado, Fulano, por se propor (e cumprir com afinco) a resumir em um único comentário o perfil mais bem-acabado que se poderia exigir de um portador de engate. E faça como sugeriu outro blogueiro, uma vez que a função é furar pára-choques: coloque um engate na frente, vamos, seja coerente!
Ai, ai, ai…

Dani Colt
Dani Colt
17 anos atrás

Golf mequetrefe sim! Nada mais ridículo que um carro com engate sem necessidade. São como os falecidos racks dos anos 80. Normalmente o cara que “engateia” é o mesmo que para na vaga de deficiente físico, anda com o “som nos bagos”, passa pelo acostamento, joga lixo nas ruas… E aos babacas do “estou protegendo meu carro” digo que já fui vítima de muitos engateiros que na hora de colocar o carro na vaga simplesmente dão ré e aceleram, pensando: dane-se.

Fulano
Fulano
17 anos atrás

Qual o problema com os engates afinal? Que dizer dos faróis de milha que jogam na sua cara e te deixam cego? Acho que essa história de transformar o engate em vilão de para-choques é pura balela. Se eu tenho um carro e quero por um engate, porque não poderia? Se for assim, deveriam tirar todos os fuscas das cidades brasileiras de circulação, pois aquilo que chamam de “para-choque” certamente é pior que um engate. Se um bração vem por trás e encosta no seu carro, porque o prejuízo tem que ser seu? O engate é, como disseram alguns sensatos blogueiros aqui, uma medida de proteção ao carro tanto de quem tem, quanto de quem vêm atrás, pois certamente vai “maneirar”. Além disso, se o cara tem uma garagem estreita e tem dificuldades de estacionar, ele não pode ter um engate pra evitar bater o próprio para-choque na parede? Se manca, cara. Você quer ser o dono da razão porque não usa engate… Eu uso. E vou continuar usando, exceto se as “autoridades brasileiras” mandarem tirar.

Sidnei
Sidnei
17 anos atrás

Caros,
Para quem defende o uso do engate como proteção do próprio para-choque, deixo a pergunta: por que vocês não instalam um engate na frente também? “Proteção” total!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

RL, gosto da idéia do engate retrátil, que só pode ser usado para puxar alguma coisa. Nada contra, claro, quem tem o que rebocar. Tudo contra quem puxa vento. E não bati em ninguém. Foi num estacionamento. Na manobra, espetei o pára-choque no carro da anta que parou na minha frente. E que nunca puxou nada na vida.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

A mais nova mania do Paulistano, ligar a luz de Neblina à noite em dias sem Neblina!

Quero ver um cidadão fazer isso em uma Autobahn, vai levar tanto farol na cabeça e ainda pode ser parado por um guarda!

Farol de Neblina é para Neblina e não para Chuva, Lua Cheia, Minguante. Isso server para farol de milha também! Bando de Jacú!

RLinhares
RLinhares
17 anos atrás

FG,
Vou ter que discordar! Tenho engate no meu carro e uso para puxar carreta na obra de casa e para puxar carreta com os carros, nao dah pra ficar colocando e tirando.
Com relacao ao Golf que tu bateu ontem, poxa se nao tivesse batido, nao tnha furado teu parachoques. Aqui em Bsb o povo eh mal educado e pra manobrar bate no teu carro mesmo, acaba portanto tal item virando acessorio de seguranca pra nao baterem no teu carro nos estacionamentos.
Se tiver que tirar, vou ter que arranjar um retratil como das Cherokee.
[]´s
RL

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Braçãããããããoo…. hahaha.

Leonardo Araujo
Leonardo Araujo
17 anos atrás

Como são engraçadas as leis Brasileiras, multa por excesso de velocidade é infração média, uso de engate, infração grave. Sem comentários… Viva o Brasil.
Também sou contra essa porcaria, só resta saber se essa lei entrará para o hall das leis virtuais que ninguem sabe que existe.

ilias
ilias
17 anos atrás

Comprei um carro com engate mas tirei pois não possui nenhuma utilidade pra mim. Mas tem muito fdp que para estacionar encosta literalmente no seu parachoque. Logo que tirei, encostaram no meu e conseq

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Existe engate retrátil, devia ser obrigatório, ponto. Se não estiver retraído quando estiver sem carreta, multa.
Pronto, resolvido, não entendo a confusão!

kinho
kinho
17 anos atrás

como já falaram aí em baixo, seria mais justo obrigar o dono do carro apresentar o documento da “provável” carreta. Lógico em seu nome e devidamente regularizada. Como ficam as pessoas que levam motos para fazer trilha??
Quanto ao insul film, não tenho nada contra. Pergunte p/ qualquer taxista de Congonhas o que eles acham???

jcesar
jcesar
17 anos atrás

tomarem que não regulamentem o aparelho para medir a transmissão luminosa das peliculas (insul film)

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Não sei não, muito prazo muita regulamentação.

Seria mais fácil exigir documento do reboque para se ter engate.

Quem não tem reboque não precisa de engate e ponto final.

E quem tiver reboque que se adeque à lei.

André Amaral
André Amaral
17 anos atrás

A verdade e que a maioria coloca o reboque para ficar na moda.

Furar o fundo do carro para por o reboque e uma agressão ao seu proprio carro e não ao carro de quem bate na sua traseira.

Está na hora de também proibir o uso de quebra mato nos carros,pois o mesmo em um atropelamento poderia almentar o risco de vida do pedestre. E sem falar que é muito feio e de pessimo gosto.