Reminiscências – II

SÃO PAULO (…e estala…) – Mais três, encontradas dentro de um livro, que provavelmente eu estava lendo na época (“Cem Anos de Solidão”). Não preciso dizer que em 1994 não existiam câmeras digitais, ao menos para consumo popular. Lembro da primeira que vi, o japonês enfiando um disquete no corpo da máquina. Achei o máximo.

A série poderia ser intitulada “Antes, durante e depois”. Antes, a primeira foto no estacionamento do credenciamento de Imola, na porta do autódromo. Eu e Alex Ruffo, hoje dono da revista “Speedway”, fotógrafo de mão-cheia. Pose de felizes e contentes do lado do Fiat Punto que aluguei naquele fim de semana. A data no cantinho: 27 de abril de 1994. Antes.

A segunda é de dois dias depois, sexta-feira à noite na pensão merreca de Riolo Terme (a única vez que não fiquei no Albergo Franca). Já em clima de tragédia, escrevendo sobre o acidente de Barrichello. A sala de imprensa fechara, escrevemos no hotel. O cabra da foto é Mario Andrada e Silva, à época no “Jornal do Brasil”, hoje “capo” da Reuters para a América Latina. Secamos uma garrafa de vinho e um maço de Marlboro Menthol Lights. Lá no fundo, em cima da cama, meu laptop atropelado por uma van da Williams, que passou a funcionar só se eu retirasse a bateria.

Foi nele que escrevi meus últimos textos para a “Folha”. O de domingo começava “O brasileiro Ayrton Senna…”. A única vez que usei “brasileiro” junto de “Ayrton Senna”. Detalhe irrelevante, não sei por que me lembro disso.

29 de abril de 1994. Durante.

Finalmente, manhã de segunda-feira, Tamburello, o dia nascendo. Lá no fundo, não sei se dá para ver, marcas no muro, bandeiras e flores. Perícia? Nada. É um parque, estava aberto.

2 de maio de 1994. Depois.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Simplezinha, sei. Você é que sabe aproveitar a vida.

Felicidades

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Rafa, desculpe demorar para responder mas é que só chego à noite por aqui.
A CBR é uma 1.0, mais econômica, popular, IPVA mais barato, simplezinha……
Abraços.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Veloz.

Qual CBR? 600?

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
17 anos atrás

Pessoal, já que um dos assuntos são livros, sugiro a minha favorita :
http://www.libreriadellautomobile.it/
Tem em Milão, em Roma e agora vendem pelo site. Uma visita às lojas é uma experiência absolutamente fantástica. Mas como o caixa anda em baixa, dá para “babar” olhando as dezenas de opções que existem no site. Acabei de trazer um livro sobre Carlo Abarth que é excelente. E não enfartei. só tive taquicardia…….

Claudio
Claudio
17 anos atrás

Não sei se é verdade mas diz a lenda que o jornalista que fez as tais fotos é da revista autosprit e que ele mesmo as revelou as fotos,nem mesmo sua esposa chegou a velas.
Se é verdade não sei mas lembro bem desta história,dizem ainda que o tal jornalista recusou $1milhão de doletas pelas fotos.

Anselmo SBC
Anselmo SBC
17 anos atrás

Isto é história viva, vivida, por quem estava lá.
Parabéns FG, por mais uma vez, nos trazer estas emoções.

Kiko Mendes
Kiko Mendes
17 anos atrás

“o brasileiro” detalhe irrelevante… mas tenho certeza que todos que viveram o dia 1º de maio de 94 se lembram de todos os “detalhes” irrelevantes…
Essas fotos ilustram a sua coluna sobre o dia 1 de maio de 94.

Achados.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Pericia ??? Num tá mais que sabido que a Willians fez um serviçinho de fundo de quintal, e não de alta tecnologia q a F1 aparentar ter, na coluna de diração do carro ????

Vitão
Vitão
17 anos atrás

No livro do GT-40, na lista dos chassis , ao lado do 1.083 consta o nome do amigo do Caíque, o Sidney CArdoso. Eu comprei o meu em Londres, numa história que conto no próximo farnel. ë capaz de dar coluna do Brandão .
Ah, na loja do Shopping Market Place também tem um exemplar, vi no sábado (tava escolhendo o meu presente de dia dos pais).
Quem gosta de carro tá sempre na mesma sintonia.

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

VELOZ,
Adorei saber do Livro do GT 40, mas pelo preço citado acho que dá para juntar mais um pouco e comprar o ford GT de Verdade.
Abraço.

gabriel
gabriel
17 anos atrás

Po flavio pois mais fotos do genero ai !!!

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Veloz…como sempre!!!
Bem sei que o novo palacio do nosso chefe(?) deve ser algo parecido com TAJ…
Bem obrigado pela indicações amigo Veloz.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Malucos Amigos, boa noite.
O Fabio Edo pediu para o Flávio citar mais dicas de leitura no blog.
Como o Chefe deve estar ocupado com a mudança de palácio e certamente deve também estar de saco cheio de esvaziar caixas e encher armários no meio do caos e bagunça que é uma mudança, vou ajudá-lo nessa e dar minha dica cultural para a galera.
Acabei de chegar da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo onde encomendei e fui buscar o DVD do filme Grand Prix em Edição Especial (não sei o que é esse especial) R$ 34,90 mas vale mais.
Quando olhei a seção de livros automobilísticos encontrei duas preciosidades absolutamente imperdíveis para todos nesse blog :
–“The Unser Legacy, Four Generations of Speed”.
Bem, pelo título acho que não preciso falar muito, apenas que é a história completa da família de feras desde 1923 com as corridas de Pikes Peak. As fotos são enlouquecedoras, com todas as categorias do automobilismo Norte Americano até a Indy 2005. Prefácio de Parnelli Jones. 256 páginas do mais puro êxtase.
R$ 124,40 mas vale o triplo.
Agora é prá matar :
–“A Racing History of The GT-40.
The Ford That Beat Ferrari”
É amigos, é isso mesmo, a história completa do maravilhoso Ford GT-40, o único carro que nunca ouvi alguém dizer que não gosta.
Milhões de fotos, desde o primeiro protótipo de 1962, passando por todas as corridas importantes do mundo em fotos de época esclusivas, e também atuais, com os carros dos colecionadores e museus.
É de infartar qualquer fanático, até já estou meio grogue. 480 páginas de tentativas de assassinato.
R$ 453,75 mas vale mais, muito mais.
Para me acalmar um pouco, comprei também o livro “Almanaque do Fusca” do Fábio Kataoka e Portuga Tavares.
Eu não sou fusca-maníaco, adoro apenas os envenenados e de competição, mas ele é o mais importante carro na história da formação automobilística brasileira, sendo a base de tudo o que temos hoje nessa área, por isso o respeito muito.
R$ 39,90 preço justo.
Bom, amanhã irei buscar logo cedo na Livraria Siciliano da Av. Cidade Jardim a pilha de revistas importadas da semana que são reservadas para mim, e o gerente de lá já me telefonou avisando. A maioria é de motos, competição e clássicas japonesas, mas tem de carros também, competição e clássicos velozes.
Sábado vou fazer um ajuste fino no motor da minha CBR e mergulhar nessa literatura toda.
Acho que será um fim de semana legal, bem diferente do que foi o dessa última foto, apesar dos assuntos e paixões serem os mesmos.
Abraços a todos

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Muita gente lembra mesmo onde estava quando Senna morreu … eu estava chegando no meu sítio e ligando correndo a TV quando vi uma Williams parada, após bater no muro ….

Luiz Fernando

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Dias difíceis!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Flavio, depois ler seu relato na pagina do Grande Premio, Imola 1994, e vendo as fotos agora, fico tentando materializar como foi sua experiência, acho que todo mundo sempre vai lembrar onde estava quando esses tristes dias aconteceram, porem pra você a alguns poucos do circo da F1 viveram a coisa lá, na pele…olha, só você sabe, nós apenas imaginamos.

emerson
emerson
17 anos atrás

deixa o cara descansar em paz, pô.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Um final de semana que deixou marcas profundas…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Esse domingo foi muito triste.
Devido ao acidente, tenho guardado em minha memoria um momento que eu acho que nunca mais acontecerá.
Maracanã, FLAMENGO x VASCO, antes do jogo as duas torcidas cantando o nome do Senna juntas e o povo chorando.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Dias horríveis…

Rodrigo Aguiar Ruiz
Rodrigo Aguiar Ruiz
17 anos atrás

Nunca fui muito fã do Senna, mas esse domingo foi difícil conter as lágrimas.

Com certeza a máquina era uma Mavica… show de tecnologia e objeto de desejo. Usei uma por muitos anos numa agência de publicidade que trabalhei…

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Sem comentários.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Lembrei do livro seu.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Alias Sr. FG poderia citar um pouco mais de leitura e livros neste blog que passou a ser um mar de diversidades

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Culto esse menino heim
Grabiel Garcia Marques e a saga da Sra Buendia…isso sim é algo bom de se ler

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Em tempo, a máquina que vc viu o japa colocando o disquete provavelmente era uma Mavica da Sony…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Muito legal ver essas fotos… Me lembro que na época do acidente, acho que um tempo depois, havia um papo de um jornalista ter conseguido tirar fotos do atendimento médico que o Senna sofreu na pista… sabe de algo, FG?