Tá tudo errado

SÃO PAULO (e quem corrige?) – Andre Jung reflete sobre a onda de mudanças de regulamento na F-1, nem sempre na direção certa, em sua coluna Apex de hoje no Grande Prêmio.

Como sempre, sensatez acertando o alvo.

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Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Zuquim,
A resposta pra tua pergunta dá um livro, e com muitas paginas
Portanto qualquer opinião aki precisa tocar em fundamentos apenas
Vou opinar como publico assistente, não sou piloto nem jornalista.
Acho que tem dois pontos principais.

O formato da F1 e qualquer outra categoria profissional depende de quem banca
E acho que isso explica porque a F1 é assim tão tecnologica, extremo da tecnologia
Imagine que vc vai comprar um carrinho novo e ao sair de casa vê um outdoor Renault
Aí vc vai numa concessionaria Renault e lá vc vê uma foto do mesmo F1 que vc viu no outdoor
Então vc tá no mesmo lugar onde há um utensilio de alta tecnologia como aquele que vc viu no caminho
Bom, se faz um F1 é claro que faz um carrinho com muita tecnologia tb, certo……
Mas olhe para tras e veja a F1 a partir do Chapman. Quem pagava a conta eram os fabricantes de cigarro
No mundial de marcas na mesma época tb tinha Martini e Cinzano
Pois bem, eu acho que (me corrijam os marqueteiros) num momento o que se queria frisar era comportamental, e no nosso de hj é objeto com determinada qualificação
Em outras palavras, antes os interessados na veiculação do evento percisavam mostrar a supremacia do ser humano aliada a comportamento, e hj que se pretende é mostrar a supremacia daquele que detém o conhecimento de criar algo sofisticado.
Enfim, os interesses das montadoras (que têm verbais incalculaveis) são tb o interesse dos dirigentes da F1 e que isso dita o formato.

Outro ponto que eu penso ser importante vem antes da F1
O Nelson deu uma entrevista na Cultura no dia em que o Senna faleceu
E lembro que ele disse que na epoca dele uma temporada de F Ford custava US$30000 e em 94 US$300000
Convenhamos, tem muita gente que nao tem US$30000 e portanto US$300000 menos ainda
Ainda estamos F Ford. Dali até a F1 tem outras etapas e mais caras. Quanto isso vai custar????
Aí o sujeito chega na F1 e vai ter que pagar pra correr. Mais grana.
Enfim acho que o que vem antes da F1 nao é formador de pilotos e sim de jovens homens de negocios que andam em velocidade alta.
E esses são os pilotos que depois vão pilotar carros de F1.

A F1 muda se os cartolas se reunirem e questionarem, como eu disse aí embaixo
“Qual será o objetivo?” “O que queremos fazer” “Que imagem passar”

É a minha opinião como publico assistente, como disse no começo

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Valeu Cássio,

Ano que vem, iremos aguentar esse mau humorado do Webber na Renault então?

Mais tarde, sai o Capo Bernie e entra o Briatore?

[ ] s

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Gosh… li a coluna antes d eler os comentários. Fiquei feliz em, mais uma vez, poder ler uma das raras opiniões imparciais e coerentes a respeito da F-1. Mas conseguem fazer de uma discussão sobre os regulamentos e flahas da FIA, uma discussão quase pessoal sobre pilotos e equipes. Q/ canseira isso! Um mínimo de bom senso e isenção nunca fez mal a ninguém…

ricardo
ricardo
17 anos atrás

calma viúvada !! vcs só tem que aturar o alemão por mais 6 corridas !! como octa campeão ele se aposenta !!

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Zé Clemente e Caio:
boa discussão, essa.
O que fazer para revitalizar a F1?
Na minha modesta opinião, os carros deveriam voltar a ser carros, exigindo que os pilotos voltem a ser pilotos. Joystick não é volante! Tecnologia em excesso desumaniza a competição. Hackers não são pilotos.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás


Se a largada fosse invertida o alem]ao faria justinho o ultimo tempo da classificação
Mas……como o bicho toca um monte, o resultado nao precisa prever
Aliás, tem corridas de recuperação dele. Fantástico.
Sorry, não é a solução

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Senhores, já pensou como seria a corrida se a largada fosse inversa, ou a ultima prova, ou o campeonato?
Será que melhoraria?

Pra quem usaria o argumento lembre-se ou relembre-se de que posição o Miguel largou em Mônaco e em que posição chegou…

Cássio Gripp
Cássio Gripp
17 anos atrás

Traballi,
o segredo do weber não é o pai, é o empresário.
seu manager é o briatore, capiche?!

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Thiago
Vc tocou num ponto fundamental
A F1 não faz nada pra ser aplicado na rua
O chassi antigamente era aluminio estrutural aeronautico e depois friba de carbono. Nos dois casos coisa da aeronautica.
Freio abs que foi abolido, se eu me lembro bem foi a mercedez-benz que começou a desenvolver na decada de 70
Freios a disco foi invenção usada no seculo passado pela aviação militar para fazer os aviões pararem no pouso qdo chovia
Turbo foi inventado tb para aumentar a altitude maxima dos aviões
Os aerofolios nada mais são que asa de avião de cabeça pra baixo
Telemetria teve o ponta-pé de desenvolvimento mais importante com o sputnik na decada de 55. O que vem depois é avanço em cima de avanço.
A eletronica digital é como é hj principalmente em função das necessidades da NASA.
Os tanques de gasolina ha muitos anos são de padrão aeronautico
Injeção eletronica francamente nao sei quem inventou, mas aí tem uma colaboração grande da F1 que nao sei se foi aproveitada pelas montadoras.

Enfim, F1 tem que voltar a ser ESPORTE. Competição entre pessoas dirigindo carros.

Villeneuve
Saiu o Montoya. Se sair o Villeneuve são dois. Se sair o sapateiro, são tres.
Será que se isso tudo acontecer mesmo, alguem vai querer ressussitar o Valentino Rossi????
O sujeito disse que nao queria saber de F1 por enquanto……….

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Alguém pode me dizer o que esse Mark Webber tem?

O pai dele é dono da empresa de:

Empresa Telefonica da Austrália?
Empresa área do Pacífico?
Empresa de gelo da Antarctida?
NDA?

O cara consegue cada bocada…

[ ] s

Um blog de verdade
Um blog de verdade
17 anos atrás

Gomes, sabe a última do Villeneuve?
Veja no link abaixo

http://teojose.zip.net/

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Ricardo, eu tento ficar de fora dessas discussoezinhas idiotas tipo Senna x Schumacher, mas nao posso deixar de me manifestar depois da grosseria que vc disse agora sobre a Williams que nao sabe fazer curva… foi uma falta de respeito tremenda de sua parte. Pense antes de falar, cara. E mais uma coisa: nao precisa gritar (tantas exclamaçoes sugerem gritos).

John Locke.
John Locke.
17 anos atrás

O melhor de tudo é que este blog já nem necessita tanto assim do criador (brincadeirinha FG)…
Tal qual o #96, já se transformou em uma instituição autônoma bancada pelo Gomes!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

oswaldo , vc anda de preto até hj ? vc é uma viúva muito engraçada !! me divirto com vc !! tem uma williams renault que não sabe fazer curvas , e prega no muro!! vc vai fazer o recall tb?

ricardo
ricardo
17 anos atrás

Zuquim , eu tb sou super fã do piquet !! acho que ele foi muito melhor que o senna !! só que não fez média com a globo e o galvão bueno !! até a música da vitória que era dele deram pro outro !! masi em termo de carater e personalidade o nelson dá de 10 x0 no senna !! e como foi melhor tb !! prá quem falaou do ross brawn , o amiguinho do senna ron dennis é um santo né? como fã do alemão , quero que ele conquiste o octa e se aposente !!quero ver do que o povo vai falar !!

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Correndo contra este bando de bananas com uma super Ferrari, até o Nigel Mansell seria heptadodecamultipentacampeão…

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Atenção: a FIAT está chamando os proprietários do Stillu Schumacher para um recall de emergência, ele apresenta tendência a estacionar em curvas lentas. Anteriormente foi relatada a tendência do veículo a abalroar outros carros…

ricardo
ricardo
17 anos atrás

e isso de falarem que o schumacher não teve adversários a altura tb não se sustenta !! será que não é pq ele é tão superior aos demais , que fica essa impressão? ele tem culpa de ser o melhor de todos os tempos ?senna tomou pau de alesi nos eua com tyrrel e de irvine com jordan em suzuka !! e mansell nunca foi essas coisas ? qual é a diferença de mansell prá damon hill ?nenhuma !! quem daquela época pode ser considerado melhor do que kimi raikonnen?o alemão seria o melhor em qq época !!

Marçal
Marçal
17 anos atrás

AI, kd o FG, hein? O cara só postou isso hoje?

Marçal
Marçal
17 anos atrás

AI, kd o FG, hein? O cara só postou isso hoje?

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Ricardo primeiro quem começou com as agressões foi vc chamando o outro de idiota, de viuva, e o cara nem falou do senna, quem inventou essa história toda foi vc , agora vem falar que foi incompreendido, a faz favor !

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Ross “Muttley” Brawn se vai… É mais um dos meliantes da Benetton que se aposenta da vida de crimes…

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Ricardo e Pensata:
Não tô nem aí pro Senna e pro Schummy. Sou Piquesista de primeira hora! Não generalizem.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Eu acho que antes de tudo, a F1 é um esporte. O objetivo principal não é melhorar criar tecnologia para os carros de rua. O objetivo é vencer o principal campeonato do mundo. As inovações tecnológicas são consequências. A F1 já não é tratada como esporte pela fia há muito tempo. Precisam parar de inventar moda e tentar melhorar o que está atrapalhando o espetáculo. Quando eu vou a um autódromo, eu não vou para ver uma bateria ser carregada nas freadas, eu vou para ver pilotos guiando, fazendo ultrapassagens. O comentário do Daniel Nishikawa foi muito bom (devia mandar para as equipes de F1 e para a FIA).
Acho que o caminho é diminuir a aerodinâmica e a eletrônica e deixar as equipes trabalharem em cima do motor e suspensão (sem este negócio de congelar – a F1 é o extremo do automobilismo, o topo, por isso os carros devem ser os mais fortes, além disso devem ter uma maior participação dos pilotos para andar na frente). Como disse o Zé Clemente, a F1 esqueceu que homens também fazem parte das corridas, e que um dos principais motivos que nos leva a assistir uma corrida é vê-los guiar.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

pensata , vlw pela força !! não quero ofender ng !! só expor minhas opiniões !!acho que é prá isso queserve esse espaço !! só digo que se o schumacher fosse brasileiro , ng estaria reclamando e falando que falta emoção as corridas !! assim como faziam nos tempos distantes qdo senna tinha o melhor carro disparado !! pq o senna só ganhou campeonato qdo tinha o melhor carro !! qdo o senna ganhava era ele que ganhava !! qdo é o schummy que ganha , é por causa do carro !! não entendo o pq de não aceitar a realidade !! o alemão é o maior da história !!esse fato não diminui em nada o senna , que tb foi um grande piloto !! um dos maiores , mais grande parte do talento dele vem do ufanismo da globo e do galvão bueno !!

pensata
pensata
17 anos atrás

o ricardo pode até estar exagerando, ams há que se concordar com ele que o fanatismo dos senistas é insuportavel, é chato, e acima de tudo, é irracional e vazio, se ele fosse gringo seria taxado de arrogantes, metido, sujo, desonesto, e por aí vai

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Ricardo: vê se te manca. Este blog não foi feito para dar vazão aos seus instintos, sejam eles quais forem. Aqui se discute automobilismo, com humor e RESPEITO a todos os visitantes. A opinião de cada um é válida e respeitada.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

eu sou gay !!!!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

como era um brasileiro que tava ganhando , aí não tem problema! uma equipe ganhar todas as corridas tava ótimo !!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

que campeonatão !! que competitividade né? uma equipe ganhar 15 das 16 corridas !! realmente era emocionante !!

pensata
pensata
17 anos atrás

do que adianta o Massa se privar de vencer se ele vai tomar um pé no traseiro e vai parar lá na Red Bull (iso se não fo pra Toro, pior ainda) me respondam isso
O Rubens ainda tinha a desculpa de que se ajudadasse ficaria mais tempo na equipe, e assim foi, ficou 6 temporadas, bem ou mal, mas ganhou corridas lá, e o Massa ? Porque se assujeitar tanto assim ? Será, então, que ele vai mesmo permancer lá ?

Fausto C Marques
Fausto C Marques
17 anos atrás

adapta logo um VW AP

admirado
admirado
17 anos atrás

cruzes que baixaria! Essa viúva com certeza não é veuve clicquot.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Comendattore, você tá mais feliz que porcada solta no milharal !!

Marcato
Marcato
17 anos atrás

jisus tinha que aparecer um mala como esse ricardo para descer o nível !
O rapaz vai chupar o dedão do pé !

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Tem muito tempo que eu venho dizendo: vai acabar tendo um fim o Campeonato Mundial de Formula 1, que será substituido pelo Campeonato Mundial de Regulamentos…
Sou absolutamente contra a perda de 10 posições por troca de motor ! Aí você diz: “eles fariam um motor apenas para os treinos”. Fácil resolver: ara cada carro, 3 motores lacrados e sorteio de qual vai ser usado; outro absurdo é a quantidade de combustível, dá margem àquela ridícula “rodagem para queimar gasolina”.
Teria que ser é velocidade pura, para ver quem é, realmente, o mais rápido! Estratégias e táticas ficam para a corrida!
Por falar nisso, alguém contou ao Bundão, opss, Galvão Bueno – nossa infeliz única opção – que quem gosta de Formula 1 prefere ouvir o motor, ao invés de propagandas de novelas, mini séries, Faustão, Fantástico, Campeonato Brasileiro ou local de futebol, a insuportável matraca dele…

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Quando a F1 era o que nós gostavamos, não tinha um elemento presente hj em todas as equipes.
O rádio.
Esse sim deveria ser abolido. O sujeito tem que olhar no box qdo passa, olhar a placa certa, interpretar o que leu e tomar decisão. Ah, e de quebrar fazer algumas ´continhas´ de cabeça ao mesmo tempo que tá contornando uma curva a 200.
Aí o homem volta para a estratégia.

O que precisa acontecer é aquele povo todo poderoso lá, sentar numa mesa de reunião e dizerem uns aos outros assim:
´Qual será o objetivo? O que queremos fazer?´
A principal materia prima do espetaculo é o homem e ele precisa voltar a participar.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Já viram o Blog do Teo José?
Afinal, não basta ser inteligente. Simpatia e simplicidade são fundamentais!

http://teojose.zip.net/

ricardo
ricardo
17 anos atrás

não adianta !! a viuvada está se rasgando de inveja pq o alemão vai ser octa !! sempre existiu 2º piloto !! qdo era o berger , aí era escudeiro !! agora que é o massa , é capacho !! tenho dó da viúvada !! agora tão falando mal da f1 , mais a viúvada gostava qdo a mc laren ganhou 15 das 16 corridas , e só não ganhou todas pq o grande piloto fez uma barbeiragem em monza , aí a f1 era ótima !!competitividade máxima !!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

oswaldo
vc é muito idiota !! não fala nada que preste !! idiota !! tb o que se pode esperar de uma viuva !!

marta
marta
17 anos atrás

Não se contém a evolução com regulamentos. Sei que falar assim pode parecer simplista mas acho, que a tecnologia das pesquisas automobilistas avançam mais que a engenharia e a evolução dos autodromos. O ideal seria que a medidas que os motores se tornassem mais possantes, os pneus mais rápidos, os pilotos melhores atletas , os autódromos fossem sendo adaptados para possibilitarem esse desenvolvimento

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Não tem duvida que o que está matando a F-1 são os cartolas comandados pelo tio Max.
O campeonato se encerra em Setembro e recomeça em Março.
Não é possivel que nesse período de 6 meses, eles não consigam consertar o que estava errado e regulamentar o cameonato que se inicia.
Mexem em tudo, estão feito baratas tontas, e mexem errado.
O sistema de treinos é uma bagunça, onde o carro mais rapido do fim de semana nem sempre larga na pole.
No meio do ano, resolvem que 5 minutos são dispensáveis para efeito de classificação e os pilotos ficam passeando na pista gastando combustivel.
A preocupação bichistica (como já disseram aqui) com a segurança, engessou pilotos e aleijou os autódromos.
São incompetentes para julgar se determinado equipamento eletronico está burlando o regulamento ou não.
Até hoje não chegaram a conclusão se o sistema de largada da Renault é legal ou não. (Que tem mutreta alí, tem).
E quando proibem alguma coisa (caso do amortecedor macarronico do Don Briatore), não o fazem com convicção, dando margem a varias interpretações e desconfiaças.
Enquanto isso os carros com suas mirabolantes soluções de frenagem e aerodinamica não permitem mais o uso do vacuo, impedindo as ultrapassagens nas pistas, e sim nos reabastecimentos.
E influenciam e pasteurizan tanto os carros de um ano para o outro, que o carro e o piloto campeão deste ano, pode ser o lixo do ano que vem.
E com tudo isso, a Formula 1 fica tão chata ao ponto do aficcionado por automobilismo achar que corridas boas são as Nascar, Indy Car, Formula Mundial ou sei lá como chamam aqueles convescotes do Tio San…

alevandro
alevandro
17 anos atrás

muito bom o comentário do Nishikawa. Sou contra um fabricante de pneus, mas sem dúvida economizará, também sou contra o congelamento dos motores, mas economizará. Agora se for para economizar vai ficar tudo igual a Cart ou a Indy. A F1 foi feita para desenvolver a tecnologia automobilistica, e não para congelá-la. Temos é sim que criar regras para a aerodinâmica, ficam os carros mais quadrados e isso facilitaria as ultrapassagens. A muito tempo vence o campeonato quem tem o melhor carro, com a falta de ultrapassagens os pilotos não são mais ousados como antigamente e são obrigados (vide JPM).

Roberto
Roberto
17 anos atrás

Parece que é consenso: a F1 tá chata e quem manda nela não tá nem aí ou não tá sabendo consertar. Então…do mesmo jeito que esse blog nosso de cada dia vai com um milhão de acessos, do mesmo jeito que o #96 já é um ícone do automobilismo nacional…Ô Flávio, já que vc conhece uma porção de gente pelo mundo afora que vive de automobilismo, que tal começar um movimento internacional pela mudança das regras da F1….um blog, um site, um abaixo assinado virtual, sei lá…Tá bom, sei que é uma idéia meio romântica mas, de repente, fazia-se algum barulho.

antonio augusto purr
antonio augusto purr
17 anos atrás

O marçal tá cetinho : que coisa mais ecologicamente incorreta esta historia de dar voltas pra quimar petróleo …
Dói ver como andam as coisas na F1 . Eu sempre fui fanatico por velocidade ( carros , motos , formulas …) . A F-1 é o máximo , o cream de la cream , mas tá feia a coisa . Inicialmente eu defendia meu fanatismo criticando os que só sabiam torcer por brasileiros ( antes de gostar de brasileiros eu gosto é de corridas …) ; depois eu o defendia criticando os que só sabiam ver corridas interessando-se exclusivamente pelo 1º lugar ( existem grandes pegas no pelotão intermediário ; talvez até melhores que os pegas pela ponta …) ; mas está se acabando meu estoque de justificativas para continuar a ver F-1 moderna . Minha família inteira detesta , não entendem o que eu vejo nesta ‘bobagem’ , ficam fulos comigo porque atraso o passeio de domingo ( ás vezes chego a não ter programa no domingo em função do hrário da F-1 ) … O pior é que sei que meu vício é incurável , mas sem novos viciados a audiencia cai o dinheiro dos patrocinadores se vai e a F-1 ficará cada vez pior … Que venha o salvador , e rápido …

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Belo texto, porém um tanto utópico. Nada mudará. As corridas continuarão chatas e sem emoções. Pra piorar, só falta Schumacher para no fim ano. Aí sim, veremos somente robozinhos conduzindo os carros até a bandeirada final.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Jung tá certíssimo. As corridas estão cada vez mais chatas e nada é feito para mudar isso.
Gostei também do que ele disse sobre o treino oficial. Aquela palhaçada de ficar 5 minutos rodando, queimando gasolina é o fim. O mundo inteiro se preocupa com o fim dos combustíveis fósseis e procura outras fontes de energia. Enquanto isso a F1, a cada quize dias coloca seus carros para ficarem dando voltas na pista simplesmente queimando combustível. Isso é uma agressão ao meio ambiente e totalmente incompatível com esporte.

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Até a chuva conseguiram eliminar das corridas!! Vamos ser sinceros: alguém conhece alguma moleque de uns 10 a 12 anos q curta a F1?? Eu não consigo fazer meu irmão de 11 anos assistir uma corrida até o fim… ultimamente nem eu consigo assistir!!
A verdade é q o interesse está diminuindo, e acredito q no mundo todo, embora não tenha números para comprovar…
Fiquei feliz ao ler a coluna do Jung, estou plenamente de acordo com ela… algo raro…

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Essa conversa toda sobre os amortecedores que a Renault vem usando há tempos terem sido repentinamente colocados na ilegalidade me lembra vagamente aquela história toda que envolveu os pneus Michelin em 2003 e a suspeitíssima punição aplicada a Montoya no GP dos EUA daquele ano. É a FIA (Ferrari Immediate Aid) dando sua mãzosinha de novo. Alonso acusou o golpe? O golpe que Alonso acusou foi a mãozinha que a FIA deu para que o campeonato não se encerrasse em agosto. Aguarda-se para breve que a Renault seja proibida de continuar utilizando pneus redondos…

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
17 anos atrás

A imbecilidade da FIA

O grande problema dos custos na F1 não está nos testes de pneus, nos motores que duram 1 GP (+1 motor de classificação), ou no desenvolvimento dos ECUs. O que aumenta os gastos em progressão exponencial é exatamente a reiterada ação da FIA em modificar o regulamento técnico a cada ano, exigindo que as equipes desenvolvam carros novos a cada temporada (vide o fiasco da Ferrari em 2005 ao adaptar o modelo 2004 à nova regulamentação sobre os aerofólios, lembrando que o modelo 2004 ganhou tudo o que tinha direito). Assim, a cada alteração no regulamento técnico, inicia-se todo o processo de concepção do carro. Por isso, a maior medida para a contenção dos custos não é o “congelamento” dos motores, dos pneus ou de qualquer outra coisa, mas sim o “congelamento” do regulamento técnico.

Não é possível impedir o progresso técnico dos carros. Assim, creio que a melhor solução para acrescentar competição à F1 seria reduzir ao máximo a influência que elementos como a aerodinâmica e os freios exercem no carro, aumentando a importância do binômio motor-suspensão. Isso é simples de ser feito. Basta reduzir drásticamente as dimensões das asas, eliminando também qualquer elemento fixo ao carro entre seus eixos. Quanto aos freios, basta aumentar o peso mínimo dos carros, mantendo as dimensões dos freios.

Por questões de segurança, seria necessário reduzir a velocidade em reta dos carros, o que poderia ser feito limitando a potência dos carros. Não modificando o deslocamento volumétrico dos motores, mas estabelecenco limites de consumo. Acredito que o consumo deveria ser a única limitação em relação aos motores. Ou seja, indpendente de sua construção, nº de cilindros, deslocamento volumétrico, forma de alimentação, cada carro deveria ter um nº determinado de litros de combustível para completar a corrida. p. ex.: os motores podem ser de 3, 4, 5, 6, 8 ou até 230 cilindros, 1000cc, 2400cc, 3500cc, 7000cc, turbo, wankel, o que quiser. Mas teriam que completar um GP (aprox. 300km), com 100 litros de gasolina. Isso estimularia as equipes a pensar em economia ao invés de pensar unicamente em potência. Como ocorria no extinto campeonato mundial de marcas.

Sobre a discussão sobre o “golpe” que Alonso sentiu ou não, não falo porque não vi as últimas 4 corridas. A F1 anda um saco ultimamente.