Um pouco de ternura

SÃO PAULO (o fim do caminho) – Noite que já vai alta, vejam e ouçam Elis & Tom cantando “Águas de Março”. Notem o trabalho da câmera. Uma só. Poesia pura.

Nessa mesma página do YouTube tem “Sabiá” e “Girl from Ipanema”, Tom e Sinatra numa performance memorável.

Dicas do blogueiro Guilherme Correa.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

A música de Tom Jobim é isso, se define em uma palavra: é perfeito.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Zuquim, permita-me palpitar.
Comece de trás pra frente!
Onde vai ser a corrida, será só a Classic?
Onde será o Podium?
Terá arquibancada?
Tem clubes de autos aí (claro q sim!)?
Um encontro de fuscas?
Um encontro de ladas (realize…)?
Eles gostariam de participar?
Um time-trail?
Um rally de regularidade?

Precisa ter gente…
Quem divulgaria?
Um concessionária?
Uma rádio?
Uma banda faria um show promocional?

Imagine que vinte carros vão!
Quanto custa colocar um carro num reboque de lá pra cá e de cá pra lá?

Vai desenhando de trás pra frente!!!

Grite por aqui!!!

Caca
Caca
17 anos atrás

Elis era uma chata, Maria Rita é uma chata ao quadrado.

Mas a gama vocal da Pimentinha é inegável, vale dizer.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Concordo Ceregatti, ouvir Maria Rita é mesmo emocionante, seja cantando clássicos da MPB ou no dueto que assistí recentemente com o Rappa….. de arrepiar!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Pessoal… Elis vive, de alguma forma, quase mágica…
Assisti “Falso Brilhante” duas vezes, assisti “Trem Azul”, e tenho lembranças do “Fino da Bossa”, muito antigas…
Quando ela se foi, ninguem ocupou o espaço. Impossível.
Logo que a Maria Rita surgiu, fui ver o Show no Supremo. Não acreditei no que vi e ouvi. O espaço vazio começava a ser preenchido…
Na sequencia do show, baixei o texto abaixo na Internet, sem saber o autor… Diz tudo o que os presentes sentiram ali, ao vivo e em cores…
Aí vai:

MARIA RITA VIVE
É tudo muito estranho, oblíquo, escamoteado. Primeiro você passa na bilheteria do Supremo e diz que quer comprar ingressos para o show do ‘Chico Pinheiro’. Chico Pinheiro, é bom que se esclareça, é uma revelação; um exímio violonista; um talentoso compositor. No entanto, naquele momento, e para pessoas como eu, Chico Pinheiro é uma senha, um código de acesso.
O bilheteiro provavelmente vai dizer que só existem lugares para dali a duas segundas-feiras. (O fato de o show só acontecer às segundas-feiras, mesmo sendo tão procurado, deixa tudo ainda mais misterioso.) Se você insistir, porém, talvez ele libere os lugares que ficam atrás do bar, entre o balcão e a parede, num vãozinho em que o Supremo instala umas cadeiras de lata para os que não agüentam esperar mais uma semana.
Antes de lhe vender esses lugares, o bilheteiro desce com você até o porão onde funciona o Supremo Musical e mostra onde ficam esses lugares atrás do bar. Você descobre que vai precisar passar por baixo do balcão, então desviar do barman e por fim esticar o pescoço para ver quem está tocando ou cantando atrás da pilastra.
Mas você já chegou até ali, e não é uma pilastrinha à toa que vai impedir que você finalmente testemunhe o que está por trás da senha ‘Chico Pinheiro’ e que se revela somente às segundas-feiras, para pouquíssimos privilegiados, num porão dos Jardins.
Quando você voltar na segunda-feira, vai encontrar uma platéia compenetrada, que em nenhum momento vai dar bandeira de que está ali por algum motivo que não assistir a um jovem violonista e suas duas jovens cantoras convidadas.
A platéia aplaude entusiasmadamente o primeiro número, instrumental, e recebe com carinho Luciana Alves, uma cantora tão afinada quanto delicada, que interpreta as duas ou três canções seguintes.
E só então, lá pela quarta ou quinta música, Chico Pinheiro chama sua segunda convidada, devidamente apresentada como “a irmã de um amigo” seu.

Pois muito bem: por mais que você saiba que vai ver e ouvir a filha de Elis Regina, você jamais estará preparado para a emoção de ver e ouvir Maria Rita Mariano pela primeira vez.
Quando Maria Rita começa a cantar – mesmo que você esteja, como eu, atrás da pilastra -, você deixa de assistir a um show de música e entra num transe difícil de desconstruir por escrito.
Você não imaginava que um dia sentiria essa emoção outra vez. Você não sabia que estava esperando há vinte anos por essa noite.
É impossível ver Maria Rita e não tentar buscar explicações na religião ou no sobrenatural – mesmo que a sua religião ou o seu sobrenatural se chamem DNA.
Ouvindo Maria Rita você descobre por que os vinhos excepcionais saem de vinhedos demarcados. Você repentinamente entende o que está por trás do estabelecimento de dinastias.
Não cabe a ninguém questionar os motivos que levaram Maria Rita a se revelar para o mundo num pequeno show em que seu nome quase não é creditado. Vai ver que é assim que fazem com os pequenos lamas em Lhasa e Katmandu.
A platéia se comporta até o fim como se estivesse assistindo a um show de música normal, e aplaude até solo de baterista. Atrás da minha pilastra, atordoado, eu ainda não entendi direito o que acabei de presenciar.
Obrigado, Chico Pinheiro. Bem-vinda, Maria Rita.

jovino
jovino
17 anos atrás

Flávio,

Que maravilha este encontro. MPB de alto nível numa época em que tínhamos grandes estrelas que faziam a gente viajar sem sair do lugar tal a força de interpretação que eles tinham. Devem estar fazendo os seus duos lá pelas alturas.

Jovino

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Tô mechendo os pauzinhos aqui em Floripa. Contatei o sr Jairo, da Federação(FAUESC) e vamos nos reuniur hoje. Pore´m, preciso saber quais são os pré-requisitos de logística, financeiros(patrocínios), técnicos(infra-estrutura), etc.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Elis é atual é eterna, coisa de gênio!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Tom simplesmente o melhor.
O Ivan Lins diz uma frase, que ao analisar vc conclui a verdade. Em relação a musica Tom Jobim, jamais errou ou compos algo ruim.
Espetacular este post, tá faltando palavras.

Marcos°
Marcos°
17 anos atrás

FG também é cultura.

SIMPLISMENTE

The Best

José A. Matelli
José A. Matelli
17 anos atrás

Aproveitem e busquem no YouTube por vídeos do Tom Jobim e João Gilberto tocando juntos Desafinado e Chega de Saudade. Quando João encontra alguém da sua categoria — e só pode ser o Tom — a coisa toda deixa de ser arte musical de altísiimo nível para virar êxtase místico.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Aproveitem e vejam o gênio João Gilberto em raras filmagens, a melhor para mim é “eu vim da Bahia”, nosso maior patrmônio cultural junto com Oscar Niemeyer.
” A GENTE TEM É QUE SONHAR, SENÃO AS COISAS NÃO ACONTECEM” O.Niemeyer

walter
walter
17 anos atrás

Eu nunca tinha visto vitórias do Emerson no começo da carreira.
Disputa do Fangio com o Brabham.
Acidentes ou ângulos revelados aqui no Blig.
Uma coleção de roncos de Matras.
Ou o ‘Girl From Ipanema’ com Sinatra e Tom.
Ver isso é mérito do Gomes e da digitalização.
Salve o Gomes! Salve a digitalização!

Conde
Conde
17 anos atrás

Farnel , Blogaiada & Matuzas em Floripa ? Difícil vai ser a volta …

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Ainda ha tempo FG, hoje eh o aniversario da LUSA, cade aquele torcedor ??

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Zuquim, o homem das campanhas… Se tiveres contatos na prefeitura, como montar esse circo todo, claro que vamos. Mas precisa arrumar um bom patrocinador local. Como você deve conhecer todo mundo aí, vai em frente.

Zuquim em campanha
Zuquim em campanha
17 anos atrás

Uma corrida da Classic em um circuito à beira-mar, com túnel? Mônaco?
Não: Floripa. Está lançada a campanha: Super Classic Floripa Verão 2007. Circuito de rua na Baía Sul.