Vai fechar o pau

SÃO PAULO (briguinha boa) – Aguardem. As “calotas” nas rodas traseiras que a Ferrari usou hoje em Istambul vão dar o que falar. Elas reduzem a turbulência no miolo das rodas. A Renault alega que têm efeito aerodinâmico, e que se movem. Portanto…

O link que colocaram nos comentários estava muito grande, mas uma breve análise técnica está aqui.

Comentários

  • Joaquim,

    O Lameirão correu todo o campeonato da Super-Vê com estas calotas.

    Todos,

    Os Porsche 935, 956 e 962 também usaram estas calotas no Mundial de Marcas e Le Mans. O Penske já foi falado e usou na Indy e se a Ferrari Solicitasse à BBS para fazer uma Roda já com as calotas ninguém poderia fazer nada, não tem nada de ilegal nisso, pois se é para melhorar a aerodinâmica e isso não pode, então os carros deveriam voltar a Forma de Charuto de 1965, sem asas e sem nada de eletrônica a bordo.
    Quando o Chapman fez o carro com dois chassis, ele estava burlando o regulamento, quando a Ferrari no início deste campeonato teve que mudar as asas, estava burlando o Reguylamento , quando a Brabham, a Tyrrel e a BAR colocaram um reservatório a mais no carro estavam burlando o regulamento, e se a FIA proibiu este amortecedor no chassi/bico da Renault é porque está burlando o regulamento. Tem pessaos que ficam procurando p-elo em ovo para justificar derrotas ou vitórias.

  • Alguém acertou na mosca. Anos 70, talvez inicio dos oitenta, o Chiquinho Lameirão aplicou no seu Polar de Super Vê – estreando o patrocínio Marlboro, no Rio -, calotas com a mesma estética e utilização da “novidade” da Ferrari. E o Chquinho sempre jurou que não nasceu em Portugal…

  • Corrigindo. Talvez tenha minha confusão foi em virtude do carro da Toro Rosso ter nas rodas traseiras uma espécie de aba, que dá a impressão de ser semelhante as da Ferrari. Acho que foi esse carro que vi na Hungria e não uma das Ferrari. Mas quem tem o vídeo da corrida, dá uma conferida.

  • A Calota não se mexe em relação a roda…

    Aliás, se continuarem com essa viadagem de peça aerodinâmica móvel os carros serão chumbados no chão, e a competição será de quem grita mais alto…

  • As calotas mais simples já são usadas faz algum tempo, até pela Toyota e acho que por outros times também.
    O caso é que nessa etapa a Ferrari tem um túnel na calota, que faz o ar quente do freio ser sugado.

  • Tenho a impressão que vi essa calota já na prova da Hungria, no carro do Massa ou do Schumacher. Quem gravou a corrida, por favor dê uma checada pra mim. Acho que foi depois de algum pit stop.

  • A Ferrari pode tudo, não se esqueçam disso. Particularmente falando, já estou de saco cheio dessa palhaçada que virou a F1. Os homens de Maranello podem fazer o que bem entendem que tá tudo certo, e a FIA sempre os protege.

    Ah, como eu queria que as demais equipes boicotassem a prova e deixassem apenas a Ferrari alinhar… queria ver a FIA punir todo mundo.

  • ë os anos 80 estão com a bola toda. A Ferrari tá pareendo aquele Penske com as cores da Malboro do Emerson na extinta,e xistente, ou sei lá o quê CART ( excelentes pegas e ultrapassagens… bons tempos).

  • Grande joaquim,

    Tambem havia falado do Lameirão ter usado essa tal calota num post meu mais abaixo e tava procurando nas revistas para confirmar.

    Agora então vc confirmou, valeu !