Vai fechar o pau

SÃO PAULO (briguinha boa) – Aguardem. As “calotas” nas rodas traseiras que a Ferrari usou hoje em Istambul vão dar o que falar. Elas reduzem a turbulência no miolo das rodas. A Renault alega que têm efeito aerodinâmico, e que se movem. Portanto…

O link que colocaram nos comentários estava muito grande, mas uma breve análise técnica está aqui.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Otaner
Renato Otaner
17 anos atrás

Já havia visto esta calota na equipe Toro Rosso(?!) numa corrida anterior e ninguém falou nada!!!! Dêem uma pesquisada!!

LAP 1
LAP 1
17 anos atrás

Tem que amarrar com arame ou fio de lylon na roda para não soltar com calor ou qdo bate na guia, ou Alonso não roubar!!!!!!!!!

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Joaquim,

O Lameirão correu todo o campeonato da Super-Vê com estas calotas.

Todos,

Os Porsche 935, 956 e 962 também usaram estas calotas no Mundial de Marcas e Le Mans. O Penske já foi falado e usou na Indy e se a Ferrari Solicitasse à BBS para fazer uma Roda já com as calotas ninguém poderia fazer nada, não tem nada de ilegal nisso, pois se é para melhorar a aerodinâmica e isso não pode, então os carros deveriam voltar a Forma de Charuto de 1965, sem asas e sem nada de eletrônica a bordo.
Quando o Chapman fez o carro com dois chassis, ele estava burlando o regulamento, quando a Ferrari no início deste campeonato teve que mudar as asas, estava burlando o Reguylamento , quando a Brabham, a Tyrrel e a BAR colocaram um reservatório a mais no carro estavam burlando o regulamento, e se a FIA proibiu este amortecedor no chassi/bico da Renault é porque está burlando o regulamento. Tem pessaos que ficam procurando p-elo em ovo para justificar derrotas ou vitórias.

Zampa
Zampa
17 anos atrás

Alguém acertou na mosca. Anos 70, talvez inicio dos oitenta, o Chiquinho Lameirão aplicou no seu Polar de Super Vê – estreando o patrocínio Marlboro, no Rio -, calotas com a mesma estética e utilização da “novidade” da Ferrari. E o Chquinho sempre jurou que não nasceu em Portugal…

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Corrigindo. Talvez tenha minha confusão foi em virtude do carro da Toro Rosso ter nas rodas traseiras uma espécie de aba, que dá a impressão de ser semelhante as da Ferrari. Acho que foi esse carro que vi na Hungria e não uma das Ferrari. Mas quem tem o vídeo da corrida, dá uma conferida.

Cabral
Cabral
17 anos atrás

A Calota não se mexe em relação a roda…

Aliás, se continuarem com essa viadagem de peça aerodinâmica móvel os carros serão chumbados no chão, e a competição será de quem grita mais alto…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

As calotas mais simples já são usadas faz algum tempo, até pela Toyota e acho que por outros times também.
O caso é que nessa etapa a Ferrari tem um túnel na calota, que faz o ar quente do freio ser sugado.

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Tenho a impressão que vi essa calota já na prova da Hungria, no carro do Massa ou do Schumacher. Quem gravou a corrida, por favor dê uma checada pra mim. Acho que foi depois de algum pit stop.

Pois é
Pois é
17 anos atrás

A Ferrari pode tudo, não se esqueçam disso. Particularmente falando, já estou de saco cheio dessa palhaçada que virou a F1. Os homens de Maranello podem fazer o que bem entendem que tá tudo certo, e a FIA sempre os protege.

Ah, como eu queria que as demais equipes boicotassem a prova e deixassem apenas a Ferrari alinhar… queria ver a FIA punir todo mundo.

Kenola
Kenola
17 anos atrás

>> It also slightly improves aerodynamic efficiency in this area.

Acho q isso ja diz tudo..

zanarddi
zanarddi
17 anos atrás

ë os anos 80 estão com a bola toda. A Ferrari tá pareendo aquele Penske com as cores da Malboro do Emerson na extinta,e xistente, ou sei lá o quê CART ( excelentes pegas e ultrapassagens… bons tempos).

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Será que não é um sibterfúgio pra desviar a atenção de outro recurso?
Esta “calota” funcionou em pistas ovais.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande joaquim,

Tambem havia falado do Lameirão ter usado essa tal calota num post meu mais abaixo e tava procurando nas revistas para confirmar.

Agora então vc confirmou, valeu !

ilias
ilias
17 anos atrás

A F-1 não possui regras, é uma desgraça que muda as regras do jogo no meio do jogo visando o interesse econômico. Já está no limite, está uma palhaçada para buscar competitividade entre as equipes. No fim da década de 80 e começo de 90 tinham plotos que faziam o show, mesmo com o domínio da Maclaren e Willians.
É triste, está se nivelando ao automobilismo dos EUA.

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

A calota diminui a turbulência do ar nas rodas, já que se nivela com a lateral do pneu. Cria portanto efeito aérodinâmico. Se refrigera ou não os freios (pura mentira) é outra história. A calota pode ser considerada um artefato pra melhorar a aerodinâmica, está presa na roda do carro, que por sua gira. Portanto a tal calota é um apêndice aerodinâmico movel. Ponto final: é trapaça! Coisa mais que normal em se tratando de Dick e da Ferrari. O campeonato está em sua fase decisiva. A Ferrari Internacional de Automobilismo se faz de besta e mais uma vez dá sua mãozinha ao Dick Vigarista e a Ferrari. Quanto tempo ela melhora a performance do carro? Bastaria alguém obrigar as Ferraris a andar sem este trambique e comparar.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Mais uma vez esses carcamos da ferrari tentam levar vantagem, sabem que são protegidos da Fia e fazem oque querem na categoria.

E o Michael Schumacher já está se borrando todo de medo do bebado Kimmi.

Michael farçante!!!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ei, se tudo é como dizem, e isso serve de euxastor para os freios, então tem que ser retirado sim, pois fere de maneira clara o regulamento.
Se o dispositivo da Renault foi proibido por ter a possibilidade, por mais remota que fosse, de influenciar a aerodinâmica, esse dispositivo não pode passar, seria um crime.
A FIA vai ter que dar denovo mais uma daquelas punições do tipo “OK, viu, não apoiamos tanto assim a Ferrari, viu?”

Se esse dipositivo passar, então na próxima xorrida os times vão poder se sentir liberados para colocar, por exemplo, ventiladores elétricos em cada disco de freio.

Roberto Zuchine
Roberto Zuchine
17 anos atrás

Maranello e suas admiráveis tacadas de marketing.
Ah, Maranello, como és poderosa.
E.F., o mito, deve estar por trás disso, tenham certeza.

1GT
1GT
17 anos atrás

Não é bem uma calota…é a roda toda que é assim…tanto que no JN da RG apareceu uma imagem bem melhor da bendita…e o miolo é tipo um exaustor, com pás presas no aro da roda…
A única coisa ruim do treino de sábado vai ser aturar o GB falando a cada cinco segundos sobre essa bendita roda…

Cacthos
Cacthos
17 anos atrás

Sabe o que acho? Esse é o que costumo chamar de “avião azul” na área de desenvolvimento de sistemas. Por conta da natureza humana, é quase impossível uma pessoa analisar o trabalho de outra, e não achar “problemas”, “discordâncias”, pois é como se essa análise fosse primordialmente isso: achar defeitos. Bom, a técnica do “avião azul” é simples: colocar algo absurdo, grosseiro, um erro craso no sistema. Assim, quando o cliente for analisar o sistema, ele já terá pelo menos o “avião azul” p/ descartar, e provavelmente os outros problemas que achar serão realmente vaĺidos, e não apenas forçados para que a análise não fique no 0x0. Resumindo: a Ferrari colocou essas calotas idiotas para que a FIA proiba e fiquemos todos com a sensação de compensação…
Fui!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Gozado, lá por 1975 o Chiquinho Lameirão andou usando umas calotas no seu Polar Super Vê vermelho- patrocinio Motoradio, creio- e os “técnicos” e críticos de plantão baixaram a lenha no Português. Não é que o homem aparentemente estava certo?

Christian S
17 anos atrás

Bem se usavam na indy era pré que? Não precisa usar e aquecer os freios naqueles ovais idiotas…. E mesmo em circuitos mistos duvido que um indy tenha o mesmo poder de frenagem que um F1 (tô apostando minha XLX nisto alguem se habilita?) . E como todos sabem freio transfoma energia cinética em energia térmica (colaborando com o aquecimento global… heheh) e energia luminosa (quando ficam em brasa). E, por sua vez, por estarem muito próximos aos pneus influenciam na temperatura e consequentemente pressão dos mesmos. Assim a bagaça funciona sim. Para carros de rua existia uma roda que fazia o contrário utilizada pela VW nos Passats e posteriormente na linha Gol. O miolo saia um peteleco pra fora da linha do pneu e os orifícios (retangulares) jogaval o or fresco para refrigerar os freios. Inclusive estas rodas montada com pneus não param em pé sozinhas (me refiro as da WV)

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Os Porsches 956 e 962 usavam isso nas 4 rodas em pistas de alta

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pelo visto, o Gomes tá recebendo um jabazinho básico desse tal de Vettel, nao pára de falar nele! Aliás, o sujeito é a cara do Vinny, lembram dele? Sobre essa estória da Ferrari, nao sei se foi impressao minha, mas o comentário sobre a “inovaçao” vermelha me pareceu bastante entusiasmado… Sinceramente, um a mais ou a menos, quero mais é que o Dartadly (ou Vigarista, para alguns) se aposente de uma vez.

revelador
revelador
17 anos atrás

Olha…. a Indy lá pelo fim dos anos 80 usou essa gambiarra…. pelo jeito não dava muito resultado….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bianchini, desculpe, mas se não fizesse diferença, não seria usado. Na verdade as rodas e os pneus geram uma enorme turbulência, que faz sim muita diferença no arrasto dos carros.
Os pneus, a cada ano, são mais polidos na parte que não encosta no chão, e as rodas receberam esse dispositivo (usado já por diversas equipes) que não interfere no fluxo de ar da refrigeração dos freios, ar esse que é muito bem calculado, eu garanto.
A redução de turbulência com melhora no arrasto é um desafio na F1 que se constrói sim de milésimos em milésimos.
Uma coisa que foi moda ano passado e que agora já é padrão na F1 são as ranhuras para passagem de ar em forma de respiro de tubarão nas pontas das laterais das asas, para reduzir um pouquinho o arrasto e a turbulência.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Daqui à pouco Tio Gomes deve colocar aqui a notícia dando conta que o Schumacher vetou o Kimi e o anúncio da equipe Ferrari para o ano que vem deve ficar mais para adiante. Na notícia ele fala que o alemão deu um ultimato ao Luca de Montezemollo: se o Massa sair eu saio tb. Acho um pouco de exagero do redator. O Schumacher não precisaria usar o Massa para vetar o Kimi. Eu, pessoalmente, nunca acreditei que ele aceitaria diviidir as atenções da equipe, que ele formou.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Até acho que em Spa e Monza essa calota deve reduzir o tempo de volta em 2 milésimos de segundo, mas na Turquia parece mais guia de onde o animal que troca pneu tem de enfiar a pistola (no bom sentido, por favor, não deturpem a frase!!!!!!). Se bobear isso até prejudica a exaustão do ar quente dos freios. Funciona em superspeedways (Indianapolis, Michigan, Fontana, Talladega), mas não acredito em resultado prático na F-1.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O pessoal já andou com esta calota na f3 sulamericana.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Soh tem piadista aqui…

3=6
3=6
17 anos atrás

já tem na duque de caxias prá vender ?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

calotas integrais assim, já apareceram até na Super -Vê, acho que no carro do Lameirão, a confirmar.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

será que a F-1 ficou com inveja da Indy? essa roda é totalmente anos 80.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Se isso dá resultado, eu não sei…tão pouco se a Renault vai chiar…mas que tornou a roda mais agressiva isso sim…Pelo menos nessa fot, dá a impressão da traseira ser maior que a dianteiro, como nos carros antigos de F1…

Doug
Doug
17 anos atrás

Se pegar uma zebra mais alta, a calota avoa?

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Bom pra mim a Ferrari ta dando uma de João sem braço…
A Renault acabou de levar uma enrrabada com esses amortecedores… A Ferrari também não é santa e deve ter alguma coisa por de baixo do pano e resolveu bota essa coisa feia bem agora que a Renault tá mordida…
E logo uma joça dessa que todo mundo vê???
Pra mim isso aí é boi de piranha… Desviar a atenção de algo maior e bem mais cabeludo…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Thomé ,

essa “calota” realmente já não é nenhuma novidade, mas o “mass damper” tb não era.

essa calota deve ter um efeito mínimo, essa reclamação da renault é politicagem pura.

chico lang
chico lang
17 anos atrás

Deviam colocar umas rodas gaúchas, essas sim tem um efeito aerodinâmico fantástico…..

OSKART 13
OSKART 13
17 anos atrás

Povo a melhor frase pra explicar é: “Isso é de mil novecentos e guaraná com rolha….!!!!”

Quanto as calotas, trapaças e etc… se não tivesse não tinha graça…

No MEU modo de ver automobilismo raramente se ganha no braço, normalmente se ganha nas descobertas inovadoras, desenvolvimento do carro e em alguns casos no poder político…

Desde o KART até a F1 …

Cowboy
Cowboy
17 anos atrás

Calota legal…
Eh espelhada?
Essas cairiam bem no #96!!!!

Rodrigo H. Vicente
Rodrigo H. Vicente
17 anos atrás

By the way, my friend is bordoada…

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

“”é do tempo que o mar morto tava doente”” fica melhor.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

o provérbio é “mais velho que andar prá FRENTE”.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Essa roda é mais velha que andar pra trás…(quem será que inventou esse provérbio idiota)?
A Renault agora quer interferir nos desenhos das rodas? O Sr. Briatore não passa de um mafioso fdp. E ainda vai comandar a FOA…

Alcindo BH
Alcindo BH
17 anos atrás

Osvaldo tá parecendo “widow”.

Xumi nunca foi nenhum seminarista, mas a era das trapaças na F1 começou bem antes dele, mais precisamente com os dois santos angelicais da McLaren em 88.
Aliás, juntando os títulos dos dois dá UM heptacampeão.

totiy
totiy
17 anos atrás

peço desculpa ao sr nonato pelo meu senso de humor corrosivo, mas não deixa de ser engraçado que depois de colocarem a roda,no carro do alonso,e apertarem-na posição incorreta danificando o veiculo a ponto de tira-lo da prova,a ferrari venha com uma calota com um buraco no meio,achei que fosse gozação…realmente o burro sou eu.

flávio
flávio
17 anos atrás

oswaldo . vai cuidar do cotovelo !! que tá doendo !!

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Por quê será que este alemão ficou conhecido mundialmente como Dick Vigarista? Perde a corrida não perde a trapaça! Incrível, qualquer trambique que a equipe propõe ele topa! Impressão minha ou o recorde de poles foi igualado com aerofolio flexível?

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Aos amigos, tudo.
Aos inimigos, o rigor da lei.

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

ok, antes de serem usadas por qualquer categoria de automobilismo, elas já eram usadas em provas individuais de velocidade no ciclismo. são conhecidas como Disc-wheels ou rodas lenticulares. o principio é o mesmo da dessa ferrari ai.