Corrida de ovo

SÃO PAULO (está sendo uma semana daquelas…) – Ah, o dia só acaba à meia-noite, então vamos blogar.

Falaram aí embaixo de corridas de Romi-Isettas (posso escrever Romiseta?), e o Jason Kruger, nosso homem nos pântanos, imediatamente encontrou a foto abaixo no livro do Paulo Scali sobre Interlagos.

Como se vê, no Brasil corria-se de tudo.

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LAGO
LAGO
17 anos atrás

fg, desculpe aí! só depois vi, posts abaixo, que vc não deixou tão importante efeméride relegada ao esquecimento. parabéns, então, a romi-isetta e a você, que aos poucos, sem delongas, torna-se, de ofício, “curador” da memória automobilistica nacional. grande fg!

LAGO
LAGO
17 anos atrás

fg, neste domingo, 10 de setembro, deveriamos ter comemorado, o que não fizemos, cinquenta anos da instalação/inauguração da linha de produção da romi-isetta em santa barbara d’óeste, interior de sp. deixamos de comemorar porquê mataram-na? ou mataram-na porquê não comemoramos o bastante ó que é nosso e não gera envio de royalties ao exterior?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

E como é que media o tempo? com relógio-calendario ou com ampulheta ?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Duas observações: se a foto for de 1958, adivinhem quem está largando aí? Ciro Cayres.
Segundo, em 58 ainda não existia a CBA. Quem dava as cartas no automobilismo brasileiro era o Automóvel Clube do Brasil. A CBA apareceu somente em 64, salvo engano.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Essa foto caracteriza a tutela da CBA sobre todos nós.
Corrida de Romi-Isetta…
Cadê a parafernália de segurança? Onde?
É uma excelente desculpa para poucos correrem, e desses poucos cobrar uma fortuna de inscrição…
Pseudo-segurança, eu diria.
Assim como os carros de hoje andam e freiam muito mais, tambem são infinitamente mais seguros.
A verdade é que não interessa a ninguem que uma multidão vá pra Interlagos correr. Não é para popularizar, senão se perde o controle total do todo…
Iriam invadir o feudo da CBA, da Federação e dos Clubes… Feudo porque automobilismo no Brasil permanece na idade média.

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Se um carro desses entrava chutado na curva, não era ponta cabeça na certa?

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

1GT
1GT
17 anos atrás

Falando no aniversário desses carrinhos simpáticos, achei esse vídeo no youtube de um desfile comemorativo dos 50 anos, uma mais linda que a outra:
Nome do vídeo:
50 Anos da Romisetta
Link:
http://www.youtube.com/watch?
v=y9nXTxyLQGI&mode=
related&search=

1GT
1GT
17 anos atrás

Valeu Filipe W !
Porra…essa é o legítimo lobo em pele de cordeiro!
Que berro lindo heuheuhe

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Acho elas charmosas, mas corridas?
Se são ruins e instáveis paradas, imaginem correndo…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

1GT,

taí o vídeo dá bichinha que vc falou.

http://www.youtube.com/watch?
v=pZ2XhD0trNM&NR

parece até um f1 ! hehehe

1GT
1GT
17 anos atrás

Jcesar…um dia vi num autoesporte, um doido que colocou um motor de honda 750cc numa dessas…teve que trocar as rodas e pneus pelos do minicooper…chegava a 170km/h de final..mas haja coragem.
Hoje uma categoria novatos seria viável, com carros de rua atendendo um mínimo de quesitos de segurança?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Meus agradecimentos ao amigo Romeu e ao Jason pelas explicações. Esse blog é pho..a, com ph de pharmácia e dois dd de Toddy!!!

Jason
Jason
17 anos atrás

P.S.: Com bitola dianteira muito mais larga que a traseira, esse bichinho é bom de curva pra caramba! Como o Romi-Isetta tem muito mais chassi do que motor, você entra na curva de qualquer jeito, sem reduzir, nem tirar o pé. Parece uma cadeira giratória: é engraçadíssimo!

Jason
Jason
17 anos atrás

Vamulá: as primeiras Romi-Isetta (1956-1958) tinham um pífio motorzinho italiano Iso dois tempos, de dois cilindros geminados e uma câmara só. Eram 236cm³, com potência máxima de 9,5cv. Aí pelo início de 1959, a Romi passou a comprar um motor BMW , monocilíndrico, quatro tempos, de 298cm³ e 13cv. Foi um mundo de diferença: ganhou-se em torque, confiabilidade e simplicidade de usao. O som e o jeito de guiar o ovinho de Fenemê mudaram. Não é à toa que a maioria das Romi-Isetta remanscentes tem motor BMW (sem falar no montão de BMW-Isetta alemãs que têm sido muambadas do Uruguai). Ah… o motor BMW era irmão dos usados nas motos R25 da marca da Baviera e, para a Romi, custava o mesmo que a mecânica Iso!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Caro Joaquim:
A Romi Isetta foi lançada em 1956 e até 1958 usou motor e cambio Iso, italianos, de dois tempos, e com cilindrada de exatos 236 centimetros cúbicos. A alimentação era por gravidade e usava um carburador Dell’Orto.
Tinha 9,5 HPs.
A partir de 1959 até 1961 passou a usar o cambio e o motor BMW 300 (exatos 298 cc). Alimentado por gravidade com um carbirador Bing.
Esse motor era de 4 tempos e desenvolvia 13 HPs.
Abraço.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Não estou bem certo, mas acho que os primeiros motores das Romi eram BMW 500 cc oriundos de motocicletas. Com a palavra, Romeu, meu consultor para carros antigos…

jcesar
jcesar
17 anos atrás

será que são boas de curva ??? Já penso em contrabandear uma dessas do lá do Uruguai, colocar um motor de ninja 1.100 e mandar para SP para correr na classic quando tiver promoção da Gol, com viagem de volta por R$ 1,00 …

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

É esse espírito que precisa voltar aos brasileiros. Neguinho corria de tudo, improvisava, se virara fora e dentro da pista. Hoje é um outro tempo, existem exigências de segurança e o próprio desempenho das máquinas e pilotos são outros.
Mas tem alguns caras que começam a se coçar e pensar em deixar para as novas gerações de brasileiros um legado de muita velocidade e arrojo. O Gomes e a Matuzada são exemplo disso. Portanto, ainda há esperança.
Mas e a CBA ? Poderíamos até lançar a campanha: ACORDA CBA !
O que acham as citadas autoridades e a desgringolada Blogaiada?

adonis
adonis
17 anos atrás

Caramba Flávio, ninguém comentou ainda…

Acho que os caras já estão na praia…