Doces tempos

SÃO PAULO (do Baú do Sidney, claro) – Eu estava lá, mas não vou dizer o ano. Porque alguém aqui há de ter ido, também, e vai lembrar. E vocês contam tudo muito melhor que eu.

Pois essa era a F-1 dos anos 80, isso era Jacarepaguá. Antes da corrida, uma provinha de Corcel para todo mundo! Nelson, Silvia, a torre redonda, e tem muito mais de onde vieram essas.

É, acho que tem de sair livro, mesmo. Onde mais se veria Piquet num Corcel II, na reta de largada de Jacarepaguá, num fim de semana de GP do Brasil?

Ah, Silvia mora em Mônaco, estive com ela um ou dois anos atrás, e continua lindíssima e simpaticíssima.

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Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Paulo Lava
Obrigado
Quando fui no farnel do Gomes na última Super Classic, o Antonio Ferreirinha que havia sido meu mecânico e é um grande amigo, me deu a revista. Já li a reportagem, infelizmente, está totalmente furada no que diz respeito à história do GT 40.
A Adriana Greco e sua irmã Ornella são duas queridas amigas minhas.Inclusive elas sabem destes equívocos que sairam.
Provavelmente alguém que não viveu a época deve ter passado informações equivocadas a seu irmão que as repetiu, mas, tenho certeza, sem maldade alguma.
Quanto a contactar a empresa, creia, não tenho a menor vontade, não me faz nenhuma diferença.
Não recebi seu e-mail, não entendo pq, pois o que coloco é verdadeiro, vou deixar outro alternativo pra vc. [email protected]
Ah, vc só está se enganando em um pequeno detalhe, meu irmão não correu com o GT 40, não chegou a conhecê-lo de perto.
Vou te dizer as pessoas que experimentaram ele enquanto esteve conosco : Carlos Alberto Scorzelli, eu, Heitor Peixoto de Castro, José Maria Ferreira, Giu, e quando da venda para a Ford, quem foi experimentá-lo foi Chiquinho Lameirão, acompanhado de Luiz Antonio Greco e Mariano.
Um forte abraço!

RENAN NERY
RENAN NERY
17 anos atrás

LINDO, MAIS LINDO QUE O MEU QUE É EXATAMENTE IGUAL A ESTE, L ANO 1980 , VERMELHO HORRÍVEL, MEIO LARANJA, MEIO MARRON, MAS IMPECÁVEL, ORIGINAL COM 29MKM, PAQUEI APENAS R$ 7 mil, MAS DEPOIS DESTE EVENTO AQUI , JÁ ESTÁ VALENDO R$ 9.000,00, ATÉ PARA ISTO, ESTE BLIG SERVE , VALEU GOMES VOCÊ É O CARA………
RENAN

#88 Paulo McCoy Lava
#88 Paulo McCoy Lava
17 anos atrás

Mensagem para Sidney Cardoso:

Greetings! Espero que esteja tudo OK com você.
Posto que tentei contatar você via e-mail mas as duas mensagens acabaram voltando, vou utilizar este recurso aqui do Blig.
Mas antes, OBRIGADO pela resposta abaixo postado.
E agora, o motivo deste contato: quando daquele post envolvendo o GT 40 (1969), você me solicitou que eu enviasse via e-mail cópia da matéria do Greco. Infelizmente, eu não tenho como enviar nada do tipo arquivo pesado… primeiro porque eu não tenho web do tipo adsl ou congênere — moro em cidade pequena, adsl só para Prefeitura, banco e… ponto. Ponto, mesmo! Fora o fato de que não tenho aqui em casa scanner de mesa.
Por outro lado, fica aqui a sugestão de que algum internauta deve ter a revista Motorsport Brasil com a citada matéria e, tenho certeza, alguém poderá conseguir para você cópia do artigo sobre o fantástico e saudoso Luís Greco. Aliás, a moça Adriana Greco enviou fotos do GT 40 em 1972 em tópico recente… não seria o caso de tentar contatar com ela visando conseguir a matéria?
Por último mas, nào menos importante, desculpe não poder auxiliar mais…
With kind regards,

#88 Paulo Lava

PS: Lembra do que falei sobre o link da Ford Brasil (www.ford.com.br). Você já tentou contatar eles (jornalistas da assessoria de imprensa) visando uma melhora no quesito “herança esportiva”? Poxa vida, o fabuloso GT 40 é história e eles (Ford BR) deveriam não apenas incluir dados sobre aquela corrida do seu irmão como também, agradecer você pelo empenho em divulgar a herança esportiva.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Para Paulo Lava
Paulo,
Como havia perdido o envelope com o ano e fotografei vários anos, não me lembrava mais que ano era.
Muito Obrigado!!!

#88 Paulo "McCoy"
#88 Paulo "McCoy"
17 anos atrás

Dear friends,

Greetings!

De pronto, não lembro em qual mês o Flávio Gomes postou nota sobre o Escort JPS, carro que a Ford utilizou como Pace Car do GP Brasil 1984. Na época comentei algo sobre a utilização do Corcel II como carro para provas preliminares. Mesmo assim, é sempre agradável voltar ao assunto.
Em 1982 e 1983, a citada montadora — que NADA registra sobre seu passado esportivo no Brasil na homepage oficial, registre-se — promoveu provas preliminares do GP Brasil com o modelo Corcel II e, em 1984, com o citado Escort.
Em 1983, o modelo utilizado foi o Corcel II série Campeões — produzido em poucas unidades, na cor preta.
Já sobre a foto que ilustra o blig, ela é de 1982. O evento chamava-se Prova de Economia/Troféu Ford-Ipiranga e foi realizado na tarde de sábado (20/03/1982). Todos os pilotos utilizaram o modelo Corcel II L, zero quilômetro, motor 1.6, câmbio de 5 velocidades, pneus Goodyear GPS. O evento tinha um percurso de 6 voltas no circuito de 5.031 metros; o tempo mínimo de volta seria de 22 min e o máximo de 26 minutos. Cada carro recebeu 5 litros de álcool e, completado o percurso, medição de consumo era efetuada por comissários da CBA.
Com o tempo de 25min55s e consumo de 12,08, Michele Alboreto (e não De Cesaris) sagrou-se vencedor. Richard Saunders, mecânico chefe da Arrows finalizou em segundo lugar, a frente de Nelson Piquet. Chico Serra finalizou em quinto lugar, atrás de Jean-Pierre Jarier.
Vale ressaltar que os 3 primeiros fizeram jus a troféus — salvas de prata foram ofertadas pela Souza Cruz; Estatuetas, pela Ipiranga; e medalhas, pela Ford. A premiação entre os cinco colocados ficou em torno de 16 milhões de cruzeiros, prêmio este, olhem só, oferecido pela FOCA — Formula One Constructors Association.
Espero ter sanado dúvidas dos internautas quanto ao ano, data e modelo do veículo utilizado.
With kind regards,

Paulo Lava
(Fã #1 do Piquet no RGS e, claro, Fã #1 do piloto NASCAR Dale Jarrett)

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
17 anos atrás

Me lembro que assim que esse Corcel II foi lançado, criram uma lenda que a Ford tinha roubado os planos da Volskswagen, e, que na verdde esse Corcel II seria o novo Passat.

Lendas…

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
17 anos atrás

Sim, estava nessa corrida, foi em 1983. Tava mais interessado nas gatinhas do camarote vip do propriamente na corrida do Brabham BMW Turbo que o Piquet dirigia.

Bom, acho que foi esse ano, pq o Corcel II com friso cromado era esse ano.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

po, essa aí é fácil. GP Brasil de 1982. Essa eu vi ao vivo pela TV. Comecei a ver F-1 um ano antes , com Piquet na Brabham. 82 foi fácil recordar, pois me mudei para Pirassununga neste ano, e aí me lembro claramente de quando foi. Era na verdade, uma corrida com VIPs que se interessaram, e foi uma corrida promocional da Ford pro GP. participaram Bernard ( do volei), entre outros.

1982 na cabeça. Fácil, sem medo de errar.

julio
julio
17 anos atrás

É a mãe do Nelsinho. Eu os vi juntos em 2000 lá no Kartódromo de Itu, aquele onde o Flávio vai correr este fim de semana.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Eu sempre digo, o Veloz é que sabe aproveitar a vida.

Doug
Doug
17 anos atrás

Esta Silvia é a mãe do Nelsinho ?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Veloz, Veloz…
Morar numa ilha.
Pelamordedeus, conta mais, conta…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, boa noite.
Não tenho muito a falar dessa corrida, todos já detonaram tudo, quero apenas irformá-los orgulhosamente que já ganhei um beijo no rosto da Sra. Silvia Piquet, ao qual retribui com 2 beijos no rosto dela.
Sim senhores, e foi no final do ano de 1983, na semana anterior ao Natal.
Eu morava numa ilha na Baia de Angra dos Reis e o ilustre casal, junto aos ilustríssimos Emerson e Maria Helena, mais Wilson e Suzi, passaram a semana toda lá (já contei essa história aqui) e num fim de tarde ensolarada e tranquila, como só o mar e a distância do continente humano conseguem nos dar, fiz para ela uma batida de abacaxi com hortelã e champanhe que a garota adorou.
Como ela já tinha adorado a minha seleção de músicas do Jean Luc Ponty, ganhei esse beijo em agradecimento pelo clima de paz zen budista que tudo isso produziu.
Devo informá-los, para não pensarem besteiras, que o marido dela estava ao lado e não houve nenhum mal estar por isso.
Inclusive quando fomos passear até Tarituba na lancha Bang Bang dele, ela foi ao meu lado no banco de tráz e a minha garota na época, a argentina Ciça, foi ao lado dele no banco da frente.
Sem maldade nenhuma, só relax e prazer.
Abraços a todos, também sem maldade, só amizade.

Galvão
Galvão
17 anos atrás

LG :

Não entendi ! ? ?

HARRY
HARRY
17 anos atrás

O NELSON “BRACE” perdeu a corrida de Corcel para o DE CESARIS? Tinha que ser o “BRACE mesmo!

Renato Chedid
Renato Chedid
17 anos atrás

Alguém aí falou em Del Rey, acho que foi o Vitão. No álbum abaixo, tem umas fotos do meu Ghia 90, 1.8, gasolina.
Abraços
Renato Chedid
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/rcgconsultoria

Lg
Lg
17 anos atrás

Galvão:

Se a Silvia estivesse acariciando o capacete do Senna, Piquet do jeito que é gozador estaria dando gargalhadas, afinal seria perda de tempo dela …

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Eu me lembro que a globo transmitiu essa competição de Corcel e acho que o Andrea De Cesaris ganhou se não me engano

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Cade as fotos FG??? As fotos?!

LAGO
LAGO
17 anos atrás

esse nelson, mais do que carros e corridas, entende mesmo é de aviões. uau!!!!!!!!!!!!!

fred
fred
17 anos atrás

Vi uma corrida dessas em Sampa, só com Mavecick 4 cilindros coupé, era o lançamento do carro, e todos pilotados por caras de F1. Acho que o Moco estava. O Brambilla capotou o carro. Foi um festival de batidas, uma farra. Os caras se divertiram detonando os Maverick.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Este foi o lançamento do Corcel a ácool (por isso a palquinha na lateral ) . O ano já diseeram corretamente foi 81. Jonny ‘O , o carro era escolhido em função do mercado, e o L vendia quase 3 vezes mais que o LDO, e dava uma cara de “alcançavel” para a classe média. O LDO tinha o friso baixo , o interior era diferente (monocromático marron) . Nào existia Corcel II a ácool em 78, devia ser uma adaptação. Um dia eu conto a história do desenho dele, da revisão de estilo feita na Inlgaterra (acho que pelo Ian Callun ou pelo Stevens), pelos testes feitos na fazenda do Greco em MAto Grosso, como O Gerrity (presidente da Ford na época) teve que escolher entre fazer uma fábrica de motores ou o Escort, oq ue acabou empurrando a Ford para a Autolatina ( e os Del Reys com motor VW eram bem interessantes, só que a engenharia dominada pelos -ex-VW só davam o motor 1,8, quardando o 2.0 para o Santana). etc. etc. etc. etc .etc .etc

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Tem um parecidíssimo com esse na garagem do meu prédio, veja só…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Me perdoem, mas reparem no parachoque do carro… que coisa linda!!! Isso é muito melhor que Lada! Quando eu for na casa do meu pai, vou pegar as fotos dos carros que ele teve e pedir para o FG postar aqui!

Campes
Campes
17 anos atrás

E o detalhe no capo e na lateral dos cigarros Hollywood…

RC*

Campes
Campes
17 anos atrás

Pessoal,

Pelo retrovisor externo, o carro deve ser ano 81, visto que o 82, mesmo na versão L tinha um espelho com acabamento melhorzinho e acionamento interno.

RC*

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Fala Askjao,

vou dar uma revirada para ver se acho aqui !

abraço

Galvão
Galvão
17 anos atrás

o Nelson esta bravo com a Silvia porque ela está acariciando o capacete do Senna????

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Nelson Piquet (o tricampeão), meu ídolo maior.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

O ano é 1981 moçada…..

Gustavo henrique
Gustavo henrique
17 anos atrás

1982
Minha madrinha tinha um igualzinho a esse!!

Julio
Julio
17 anos atrás

Por favor esclareçam. Ao que me consta essa Silvia é a mãe do Nelsinho Piquet que está agora na Renault.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O Felipe W… mata do coração não… tem foto, pelo menos?

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

jovino,
É verdade, o LDO tinha as borrachas laterais mais embaixo e eram mais grossas .
Pô a ford deveria colocar o top de linha né! O povo pão duro!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Piquet sempre bem acompanhado, esse é o cara! Falando sério agora, devia ser engraçado ver Corcéis originais na pista, a carroceria inclinando, inclinando, inclinando…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

O dia tava tão bom e o Gomes, vem com essa de Jacarepagua. Foi dura essa.
Desculpe, mas toda vez que vejo o autodromo me da uma raiva, só de lembrar do cesar “MALA” .
Ladrão, safado, agora deixo um pedido pra vcs, não deixem o PFL acabar com Interlagos, com oestão acabando com Jacarepagua.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Essas fotos me fizeram lembrar de quando ainda estava aprendendo a dirigir. Meu irmão me ensinava num corcel parecido com esse. Coincidentemente, numa das ruas que circundam o autódromo de JPA.

Torquato
Torquato
17 anos atrás

Que bom!!!! Eu já ia reclamar da falta do Corcel II neste blog. Sem dúvida é um carro fantástico que marcou época. Eu tenho um LDO 79 ( com motor Renault) que está na familia desde 1989. Passei minha infancia, adolescencia e hoje vou com ele a todos os lugares.

Sem dúvida é um carro FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Fala Askjao,

pra vc que gosta de Corcel recentemente eu e outro amigo vendemos um que encontramos a mais ou menos um ano e era o famoso “carro de viuva” um 78 a alcool com 7000 Km originais uma beleza, muito bom de dirigir embora quando subi a serra de petropolis o achasse um tanto molengão hehehe

abraço

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Em tempo, ainda sobre o Corcel, o seu painel era todo de ferro, com apliques de borracha para dar acabamento… era bem silencioso e não batia como nos nossos carros atuais, onde tudo é de plástico!

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Grande Nelson… aonde tinha alguma coisa com motor e quatro rodas o cara tava lá…pilotando….acho que até com carrinho de bebê o cara correu e deve ter ganhado…aonde vamos ver outro piloto desse porte aqui no Brasil ??? ( e quando ???)

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Henri, o grande problema deste carro era o peso para o seu motor, ou seria o contrário?! De qualquer forma, o motor CHT roda a vida inteira mais 100.000 km… hehehehehe… a versão alcool tinha partida elétrica com reservatório de gasolina. Depois de um tempo, a chave, que ficava a esquerda da coluna de direção por motívos óbvios, passou a ter a posição “automática”, que era acionada quando o carro era ligado! Bons tempos aquele!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Imaginem a rolagem sobre os eixos desses carros nas curvas, devia ser muito legal ver os pilotos fazendo as curvas em cima das maçanetas praticamente….aquele enorme volante – sem assitencia nehuma )voltas e mais voltas) – o carro adornando, mas não perdendo necessariamente aderência, muito legal…nas mãos certas, o carrinho devia andar bastante!

jovino
jovino
17 anos atrás

Este corcel é o modelo L, pois o LDO vinha com acabamento melhor e tinha as borrachas externas da porta bem diferentes. Até 1978 trabalhei numa revenda ford em Brasília e vendi bastente destes carrinhos, como os tive também.
Bela morena esta Silvia, que me parece ser a mãe do Nelsinho.
Inclusive, nesta época teve o lançamento das Hondas CB 400 e houve uma prova com vários pilotos de formula 1 e o Nelson deu um banho em todos vencendo a prova.

Jovino

igor
igor
17 anos atrás

O fg aonde vc leu sobre o show do BB king em sampa ??? Procurei no site oficial dele e não achei !! Já quero ficar esperto para garantir o lugarzinho !!

Valeu !

roger
roger
17 anos atrás

Reparem a plaquinha do ‘alcool’ emcima do 1.6!!!!
Mataram o ano agora?!??!?!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Bom Sérgio… me lembro que o modelo 82 do Corcel tinha o encosto de cabeça vazado… o carro é modelo L, pois o LDO que era o mais luxuoso tinha o volante diferente. Se não for então 80, é 81!

Sérgio
Sérgio
17 anos atrás

Deve ser um pouco mais novo, pois em 1980 a corrida ainda era em Interlagos.

roger
roger
17 anos atrás

Putz…estava lá.
Ouveram várias destas corridas promocionais…..
Com este Corcel, com um preto com faixas douradas, com uns Unos turbo italianos se não me engano com Escort também….sem falar dos Chevettes GP em 78, quando o Emerson fez o SEGUNDÂO da Copersucar!!!! Mais duas voltas era primeiro pois o J.C. Reuttman estava com o escapamento quebrado (Ferrari)…..

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Essa eu mato… meu pai teve uma penca de Ford Corcel e eu aprendi a dirigir com um desses. Bom, o modelo provavelmente era um 1980, pois já tinha o filete prateado no aro do farol e por conta da ausencia do encosto de cabeça tbm. Belíssimo carro para se colocar na SuperClassic!