Elegância versus mau-gosto

SÃO PAULO (não, não caí da cama) – Torço um pouco o nariz para tuning. Bastante, para ser sincero. Neon, pedaleira de corrida, tapete de metal, máscara nas lanternas, som bombando, rodas de aro 200, molas cortadas…

Sei lá, posso estar ficando velho.

Meu primeiro carro, um Gol LS 1982 prateado, tinha um toca-fitas Rio de Janeiro, um amplificador Tojo, conta-giro original no painel, um console com três reloginhos, rodas de Porsche, quatro faróis redondos e forração das portas e das laterais traseiras de tecido preto. Coloquei também vidro elétrico.

Tudo muito discreto. No parte dianteira do painel colei, bem pequenininhas, as silhuetas dos quatro de Liverpool como na capa de “Help”. Eu mesmo desenhei e recortei, em papel Contact. Só. Era apenas um carrinho bonito, com alguns toques personalizados.

Hoje as coisas são mais, digamos, exageradas. Tanto que até inventaram um nome, importado, evidentemente, que virou até verbo: tunar.

Ugh.

Nos anos 60, “tunava-se” também. Mas com mais elegância. Veja o que fazia a Serv-Motor com um Belcar: volante esportivo, jacarandá no painel com estofamento, bancos individuais, teto-solar, alavanca de câmbio no chão, rodas cromadas, conta-giros…

Nossa, devia ser um negócio de doido, um Belcar desses. Um verdadeiro “fuorilinea”.

Fuorilinea. Até a palavra é bem mais bela, sonora e elegante que tuning.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Este câmbio no chão será caixa de Candango?

PS: estão falando em toca-fitas TKR por aí, né? Qdo chegarem num de cartucho me avisem. Guardei um, com vários cartuchos, por anos e anos, mas acabou perdido no final de um dos casamentos.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Não se compara o que era feito antes em termos de equipamentos com a babaquice de hoje.
As talas largas aumentavam a estabilidade dos carros, que saiam de fabrica com rodas e pneus estreitos, o acessórios que deixava os capôs de Fuscas e Gordinis mais abertos serviam para melhorar a refrigeração dos motores, principalmente os “mexidos”, faróis de milha tembem aumentavam a visibilidade e consequentemente a segurança.
Agora me respondam: Pra que serve o neon verde embaixo dos carros?
E as centenas de leds dentro e fora dos carros? E o tapete de aluminio de onibus ? (Numa possível “panca” aquilo deve machucar e muito). E aquele outro acessório ridículo, que assopra um fumacinha pra cima, toda a vez que o cara abixa e lavanta a suspensão do carro em movimento?
É melhor parar por aqui…

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Concordo IG, só que o “tunning” de hj atingiu proporções bíblicas no quesito mau gosto ! hehehe
99,9% é porcaria de mau gosto o 0,1 % restante tem coisa boa pois teve um mínino “atividade cerebral” em cima.

lg
lg
17 anos atrás

Tunning sempre existiu, só que não se usava este nome. O filme Velozes e Furiosos só serviu para divulgar a moda. Quem não se lembra dos fuscas com tala-larga, rodas pintadas de branco, um acessório que a tampa do motor ficava meio aberta, aquela entrada de ar horrorosa atraz do vidro traseiro, farol de milha no para-choque e coisas deste tipo. Tinha ate Kombi assim, toda incrementada. O pessoal sempre sonhou em ter um carro diferente dos outros, ate mesmo o FG com 4 farois redondos no seu gol, que também é de mal gosto. São coisas da moda, e quem se liga em andar assim faz isso no carro se tiver grana é claro.

1GT
1GT
17 anos atrás

Romeu…
As famosas rodas de carroça uheheuhe
pecam pelo exagero…um dia pesquisei um subwoofer…160 quilos, meio metro de diâmetro e meio de altura…
Pra megalomaniaco tá excelente…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Na minha opinião, quem gosta de taningue, não gosta de carro.
Porque a maioria não pode nem circular com essas aberrações pelas ruas.
São pneus com perfil super baixo, rodas maiores que as originais, 3.500 quilos de som, luzinhas e neons em todo o canto, e a suspensão “jogada no chão” como eles dizem. E os carros só servem para ficar parados e chacoalhando, movidos pelo ridículo som.
Ao contrario de antigamente, que se faziam melhoramentos nas
“carangas”, e a curtição era justamente rodar com o carro, desfilar e mostrar as modificações.
E cá pra nós. Os bancos reclináveis da Serv Motor eram a oitava maravilha do mundo!

Galvão
Galvão
17 anos atrás

CARRO, é alemão. O resto é um negócio parecido com carro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não sou absoluto em meus conceitos de gosto, o Subaru com motor boxer turbo, apesar de ter vários elementos do mundo tunning, é lindo.

1GT
1GT
17 anos atrás

Eu gosto de tunning…mas que seja funcional, o problema de hoje em dia é que os carros viraram verdadeiros outdoors…o cara cola adesivo até do pastel da feira no carro se deixar.
Crticar carro 1.0 tunado…convenhamos, na época dos gordinis, dkw´s personalizados era o que? V8?
O maior problema da atualidade é que pra ser o mais phodão, o rei da parada…é o que gasta mais, o que ostenta mais…então esses carros exteriorizam as aberrações que se tornaram as pessoas de hoje em dia.
Felizmente a febre do tunning alegórico tá passando…as coisas estão voltando a ser discretas novamente.
E ainda tô atrás de um Fiat 600…

Doug
Doug
17 anos atrás

Vamos com calma com os nipônicos.
Convenhamos que o Mitsubishi Lancer é um bom carro. Sem dizer à experiência que eles tiveram no WRC.
Outros exemplos como o NSX da Honda e novo Civic também, ta muito bom.
Agora, “tunagem” de bom gosto fazem o pessoal da RUF, que pegam os Porches e deixam eles ainda mais invocados.

PH
PH
17 anos atrás

Isso de tuning cheira a burguesia… Agora, dizer que Toyota Supra é legal, já cheira a falta de noção, mesmo. Sou mais um Samara bege de segunda mão que um desses “leite glória” nipônicos.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Deu no IG:

Alguem aí ja viu uma cobra “tunada”…Formato de um ovelha…:S

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2513501-

2514000/2513550/2513550_1.xml

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Ache esse lance de tuning meio auto indulgência do cidadão mesmo. Sei lá, tem-se a impressão que o sujeito materializa no carro transformado algo que ele no fundo tenta,tenta e não consegue. Nada a ver com grana, é algo existêncial mesmo. É querer demais se mostrar phodão, superior e esquecer que a princípio, como na música do Kansas, todo mundo é como poeira ao vento ( Kansas – Dust in the wind – 1977 )

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Já repararam naqueles com neon embaixo? Parecem um mouse ótico….heheheheheheehehe

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Meu Opala 3800, 4 portas, tinha teto de vinil ppreto, rodas gaúcha (6″ na frente 8″ atrás) que toquei( porque quebraram) pelas Mangels Raiadas (super cafonas), pneus Pirelli CN36, faixa cidadão Motorádio 23 canais (PX2B 01346), volante momo, bancos individuais e…. toca fitas Mecca. Ah ! ar condicionado em baixo do painel (não lembro a marca).
Lembrando dele, até que, na época, eu gostava dele.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

aposto R$ 1,00 que os reloginhos do painel foram “furtados” de algum Passat TS ….

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Adorei o ‘cinto de segurança (opcional)’!!!
Acho tudo isso de tunning um desperdício de dinheiro…
Com o que se gasta pra fazer um golzinho ficar parecendo um disco voador dá pra comprar um jaguar e impressionar qq um com muito mais classe.
O que fazem aos pobres mavericks, dodges e outros v-oitos é simplesmente sofrível… Pobres carros que um dia foram orgulho de um pai de família são transformados em aberrações por meninos que não tem idéia da história do carro.
Enfim, devo ser muito chato mesmo…

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Isso é um DKW!!! Faz um desse Flávio!!!

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

A palavra “tunar” definitivamente não significa bom gosto.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Definitivamente a palavra Fuorilinea é muito melhor que tunning… mas já pensou no verbo ???

Fuorilinear seria pior ainda que tunar…

iverson
iverson
17 anos atrás

Meu dodginho picape (feito pela agencia Dodge em Barbacena, desde zero é picape!) tem tocafitas TKR cara preta, console Zune, alto-falantes selenium e novik, rodas gauchas… no opala 70 coloquei um Roadstar e vou colocar um ar springer. Na Vemaguet não vou colocar nada, só o bagageiro (que está guardado há trinta anos, desde quando foi tirado dela da última vez) e o rádio motorádio. No opala do meu pai também tinha roadstar com aplificador infiniti mark I, e altofalentes selenium, no do meu avô tinha tkr com tojo. Na caravan que herdamos recentemente de um tio tem um alpine digital, dos primeiros, com dois botões enormes, para volume e sintonia. CD? pra que? para chamar ladrão? muito melhor comprar um MP3 player com transmissor FM, dá para ouvir no som original do carro e você leva no bolso…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Gomes, você não gosta dessas alegorias em forma de carro não é pela idade não, eu tenho 22 anos e prefiro um opalão SS.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Tô contigo Alexandre. Carro enfeitado mas com motor de geladeira é uma piada de mal gosto.

Eu não sou fã do Tunning.
Estão mais pra penteadeira de p.uta do que pra carro.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Vi um desses, pintura metálica verde-água, lindíssimo, em guarulhos uma noite dessas. O dono tava todo orgulhoso.
sobre tunning: fui numa feira levar minha filha, e o moleque com uma saveiro com 4.532 auto-falantes, neon, etc. Parecia adereço de escola de samba. E ele tentando me convencer que tava lindo. Ai perguntei – Você gosta ? ele – ADORO! – repondi : bom pra você. A cara dele murchou mais rápido que bixiga de gás.
Pra que gosta de carro esquisito( tipo FG, por exemplo) tem uma loja ao lado da padaria de Alphaville que tem um Citroen 2 CV ano 90 (minha filha disse que teria vergonha em andar naquela coisa). Para os mais normais tem um Triumph, MP Lafer, Porsche Boxter, SL 500, etc. (nota : não tô ganhando comissão. E ainda pago o café na padoca).

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Nossa! Câmbio no chão, direção de madeira e bancos individuais eram o máximo na época.
Gostei.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Carrinho de Play em Gomes. rsss
Concordo com os amigos, com o exagero vem o erro.
O pior na minha opinião é o carro todo cheio de parafernalha e o motor 1.0, ridiculo.
Tem que começar pela usina.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Que playboy…zinho esse FG.
Primeiro carro cheio de equipamentos caros (o RJ da Bosch era uma fortuna, o Tojo vinha do Paraguai mesmo)

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Já dizia um poeta latino (Virgílio, se a memória não falha) que a virtude está no equilíbrio (Virtus in medium est). Rodas grandes? Se vc não se importar com buracos, seja feliz. Aerofólios? Se forem funcionais como os do Lancer Evo, Impreza WRX STi, 3000 GT, entre outros, beleza. Pedais de competição? Se combinar com o resto do carro, por que não? Agora, arrancar banco traseiro para por 500 auto falantes, neon, luzes strobe… aí já partimos para o perigoso campo do mau gosto, que tanto tem imperado na sociedade moderna – vide a absoluta predominância de automóveis com cores que ficam no espectro entre o prata e o preto. Preto é uma ótima cor para rabecões e, como diz o Ricardo Bock (FEI), cinza é cor de rato, não de carro.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Legal esse DKW envenenado.

Eu sou totalmente contra o Tunning. Gosto de carros exatamente como vieram ao mundo. Porque?

Porque mudar demais o carro é como (tentar) dar-lhe uma personalidade que não possui; algo como tentar transformar um “nerd” num Rambo.

Abraços!

Gosto de carros originais.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ceregatti
Tunning é o túmulo do estilo.

O FG colocou duas coisas essa semana que fazem a genter pensar.
Simon and Garfunkel, e o termo ´elegancia´ deste post.

O mundo tá ficando deselegante. A xaropada de certas musicas barulhentas de hoje combina muito mesmo com o tunning dos dias atuais.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Insulfilm na indústria ? Só vi em concessionárias que os vendem como “cortesia”.
Atrapalha a visão noturna ?
Atrapalha a visão de quem está atrás ou ao lado de um destes rabecões ?
Dane-se ! É o que dizem os mesmos que adoram os engates, p. ex.
[ ]´s

Bonilha
Bonilha
17 anos atrás

Bom dia para todos!
Esse negócio de tuning é a pior idéia de todos os tempos automobilisticos. Coisa para filhinho de papai.
Até acho interessante mudanças sutis e que foram incorporadas por algumas indústrias. Como o Insulfilm e o rodão. Mas aerofólio, luzinhas que não tem nada a ver com nada, nitro, entre outras coisas, são o cúmulo do mau gosto.

Robério Lessa
17 anos atrás

Flávio!!!
No Corcel I L 76 – Motor Renault que meu pai tinha lembro do Toca-fita TKR Cara Preta com bandeja deslisante e um amplificador (precursor dos tojo) “Cash Box”. a únioca luz que acendia era a de um “lead” vermelho… Mas o som era ótimo….as viagens tinham a trilha sonora do Rei (RC) e muito Fevers e Beatles…Bons tempos.

Tuning é coisa de quem tem dinheiro sobrando e muito, mas muito mal gosto.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

O Veloz HP disse certa vez que grana não compra bom gosto.
Verdade absoluta.
Todo exagero é de mau gosto. Sempre.
Tremenda diferença do design discreto dessa Dekas da Serv-Motor, do desenho diferenciado dos Passats Dacon (By Anísio Campos – Mestre dos Mestres), dos lindíssimos Mercedes Lorintzer alemães, e por aí vai…
Tunning com sonzaço, neon, rodão e companhis é de péssimo gosto.
Poderiam organizar um desfile de carnaval. Ficava perfeito.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Need For Speed e Tunning…Isso é a história do ovo e da galinha…Ninguem sabe quem nasceu primeiro…Aliás, tambem não curto tunning exagerado….Mas o NFS Most Wanted é o que há…Recomendo…

Konrad
Konrad
17 anos atrás

“Cinto de segurança (opcional)”. Para um carro com tuning, deve ser bem perigoso andar sem cinto de segurança…

amaro - recife
amaro - recife
17 anos atrás

o melhor de tudo é o “cinto de segurança (OPCIONAL)”…

Doug
Doug
17 anos atrás

Tuning é culpa de Need for Speed e Velozes e Furiosos.
Acho incrível, o sujeito passa a vida inteira pegando ônibus, acha ruim, se mata pra comprar um carro, e qdo compra, coloca um piso de ônibus no carro.
Vai entender esta raça.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Tunning me lembra que toda vez que a minha mulher – que é filha de nordestinos – vê uma dessas aberrações, comenta “baianinho é a mãe…”

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Concordo com o Ingo. O Foose é o cara. Verdadeiro artista…

JR
JR
17 anos atrás

Grandes tempos. Toca-fitas rio de janeiro e amplificador tojo. E dá-lhe as músicas lentas do Rod Stewart pro amasso.

3=6
3=6
17 anos atrás

na foto observo que os parachoques são modificados e o escapamento , na parte trazeira tambem .
este ¨logo ¨da serv – motor era visto constantemente nos vemag , mas, um belcar como este nunca chguei a ver .agora menos ainda .
diferente e discreto .

rzuquim
rzuquim
17 anos atrás

É muito complicado mudar o câmbio para o chão?

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Esse DKW é da hora!!!

Willian
Willian
17 anos atrás

FG,

acho que esta está sendo a única vez que estou concordadndo com vc.

Tanbém acho ese negócio de tuning uma babaquice.

Se vc fizer uma análise psicológica dos caras que curtem esta bobeira, a maioria deles tem frustações represadas e contidas dentro de si., e se for mais a fundo, a maioria tem desvio de personalidade e até sexual.

Todos um bando de gente mal resolvidas.

Um outro absurdo que vi outro dia, tem uma equipe perto de casa que prepara os carros para gastar pneus. Os caras seguram o carrro no freio de mão, uns 4 caras ajudam segurar o carro na mão, e babaca do motorista fica acelerando o carro até o pneu estourarar. Tem até torcida para esta %!$&#

Gostar de carros é legal………mas as vezes chega-se ao extremo do ridículo.

Gosto de carros, mas não podemos nunca nos esquecer de que não passam de um pedaço de lata, que a ferrugem come e o poste adora mastigar.

Fabio Tust
Fabio Tust
17 anos atrás

Ae Flavio, nem todo mundo gosta de tuning como a imprensa e as revistas pregam. Como tu falou o tuning ja vem de tempos desfarçado de preparação, veneno, acessórios, etc… Eu gosto de um tuning leve e discreto. Por falar em tuning, tu assitiu ao Velozes e Furiosos 3 Tokyo Drift? Tem algumas aberrações, mas grandes manobras e um Mustang NISMO que deve ter sido considerado sacrilegio para os puristas do muscle car. Eu gostei.

jovino
jovino
17 anos atrás

Neste sentido, eu não estou ficando velho não. Tunning para mim, além de cafona como disseram abaixo, é muito espalhafatoso, carnavalesco e exagerado. Como nunca gostei de carnaval, tunning para bem longe de mim.

Jovino

Vander
Vander
17 anos atrás

Olá F.G.

Vc disse que seu Gol LS 82 tinha 4 faróis redondos, vc se lembra que tipo de faróis eram? Eram do Passat TS?
Fiquei curioso porque tenho um Gol 83………
Um abraço

Vander

Claudio R.
Claudio R.
17 anos atrás

Todo exagero esbarra no mal gosto…..

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

Bancos individuais e reclinaveis!