Gira mondo, gira (segunda)

SÃO PAULO (vejo fumaça, vejo pessoas) – A VW suspendeu as 1.800 demissões, os trabalhadores suspenderam a greve. Trabalho 1 x Capital 0.

Tenho ganhado alguns colegas ilustres na lista de blogs do iG. Hoje estreou o de Mino Carta, talvez o principal jornalista vivo do país. E é italiano. Seguramente, o melhor texto.

Escrevi para a “CartaCapital” uma vez. Logo que saí da “Folha” me chamaram para um “frila”. Era uma matéria babaca, sobre a “explosão do golfe no Brasil”. Acho que o Mino mesmo percebeu a babaquice da pauta.

Fui a um campo de golfe chique na zona sul decrépita da cidade. Estávamos em 1994, ano de eleição para presidência, governo, Senado, Câmara (aliás, se quiser lembrar o que deu naquela eleição, vá ao ótimo Guia do Eleitor, clique em “Resultados”, depois vá ao seu Estado). Na porta do clube chiquérrimo havia um pequeno comício de algum candidato do PC do B, ou do PT, ou do PCB. Nada que combinasse muito com a “explosão do golfe no país”.

Fiz a matéria partindo do comício e mostrando que não havia explosão nenhuma. Pauta para cair. Caiu nada, Mino publicou.

Grande Mino. Criou “Quatro Rodas”, “Jornal da Tarde”, “Veja”, “IstoÉ”. Estou em ótima companhia.

Falando em blogs, cada vez melhor o de Xico Sá no “no mínimo”, que há anos é a melhor coisa da internet brasileira.

E falando em blogs, parece que o Diogo Mainardi, em sua chiliquenta coluna na “Veja”, andou descendo a lenha no iG. Não li, mas li a resposta do portal, que está aqui.

Já comprei, li e gostei de um livro do Mainardi, mas como diz o fim da resposta do iG, ele é meio bobinho.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rapidinho
rapidinho
17 anos atrás

Caro Flavio, desconfiava, mas agora tenho certeza vc é da turma do PT, José de Abreu, Paolo Betti, Wagner Tiso e do famoso Ali Babá e os 40 puxa-sacos que mamam nos cofres públicos.
Meu, não fala de política que vc só entende de DKW e um pouco de F1 , vc quer dar uma de politicamente correto, mas já esta fora de moda.

Grassi
Grassi
17 anos atrás

Mainardi não existe, embora faça muito barulho para ser notado.
Mino Carta é diferente. Jornalista de estirpe com participação importante na redemocratização do país, ao lado de Raymundo Faoro e outros. Só pode ser genial a pessoa que cria Quatro Rodas sem nunca ter dirigido um automóvel.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Caro VELOZ

Convite pro campo de golf aceito com prazer
Gostaria sim de ir lá conhecer e apreciar umas derrapadas tuas no carrinhos elétricos
Sem dúvida a parte que eu mais vou gostar é das ´donzelas´ que voce menciona

Além disso há outra coisa que eu gostaria de conhecer
A sua biblioteca. Gosto de livros e por isso curto um passeio em sebo de vez em quando

Aqui tem o meu email, me escreva e quando puder a gente se encontra

Abraços

Christian S
Christian S
17 anos atrás

O Mainardi é um babaca! me lembra uma MAD em que o cara nasce, vai para escola e apos o primeiro grau recebe um diploma de Ignorabus Qualquer Coisa… e assim vai indo quando recebe o diploma de Doutorado se transfoma no Ignorabus Completus – era algo assim – mas com certeza é o Mainairdi, maior reacionário, safado…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Mayara,

O fato de uma pessoa ser culta não a distingue, se apesar disso vier a ser leviana. Este é o problema do Diogo Mainardi, pode ser culto, mas também é leviano e inconsequente.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Aí Mayara, é este o problema com muitas pessoas: cultura demais assusta.
[ ]´s

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Conheço muitos membros da familia Mainardi, todos muito cultos, muito acima da média . Não conheço o Diogo, mas de bobinho ele não tem nada.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Zé Clemente, desculpe a demora para te responder.
Cara, pode vir a hora que quiser e iremos até esse campo para você ver como é legal.
É o tipo do esporte que emociona mais quem participa do que quem assiste, apesar de que quem entende, quando só assiste, vibra muito também.
Eu prefiro ficar andando com aqueles bugs elétricos e azarando as meninas e aí sim, o melhor da festa, as mulheres, uma mais linda do que a outra.
Abraços.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ou eu passei rápido demais pelos comments ou de fato ninguem falou da Volks.
A decisão de suspender é para negociar as condições dos futuros ´ajustes´ que prevêm a saíde de 3600.
Dia 12 tem uma nova assembleia do sindicato para se discutir a situação.
Não vejo vitoria do trabalho nisso. Vejo sim uma queda futura na produção das empresas que são dependentes das montadoras.
A realidade só o tempo vai mostrar.

VELOZ, não somos exatamente vizinhos, mas com um pouco de vontade de caminhar dá para ir a pé até a tua casa.
Voce tem razão em relação ao crescimento do golf. O esporte tem se popularizado na ultima década.
Nunca entrei nesse campo. Fui algumas vezes no São Fernando lá perto da granja. Não gosto de golf mas o passeio era legal.

vinivga
vinivga
17 anos atrás

Desculpe FG, mas bobinho é você que ainda acredita nesta baboseira dessa falsa esquerda que só quer mamar nas tetas do estado quando chega ao poder (vide pt e seus aliados psb e pc do b). Volte ao assunto automobilismo que é o você conhece e é o que a gente gosta.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Diogo Mainard é o colunista mais ridículo que já li algum dia. Digo algum dia pois só um lí realmente num determinado dia. E nessa coluna ele falava algo do tipo “estou assistindo de camarote o fracasso do Lula. Eu avisei…”. Ora, amigos, divergências políticas à parte, ninguem de bom senso deve estar aqui no Brasil torcendo pro presidente se F… pra depois posar de menino esperto dizendo que avisou.

Tem que ser babaca demais pra pensarr assim.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Grande Caique , ontem no lançamento do livro do Habara falamos muito de você . Concordo com você : leia, reflita, analise. É a mesma coisa. Se o cara chuta muito a fonte não é boa. Ou então, qual a intenção dele?
O pessoal que ver um certo V-8 berrando de novo em Interlagos. abraços

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Vitão,

Concordo que ninguém tem a verdade absoluta ou a mentira absoluta, mas trabalhar sem nenhuma base de dados ou indices e se meter a dar opinião, não dá eesta é a especialidade do Mainardi: ACHISMOS.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Esse guia do eleitor é sensacional. Não sabia que existiam estes resultados para consulta.
Acho importante estas informações, principalmente para os mais jovens.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Pluralidade, gente, diversificaçào. Já ouviram falar? Ninguém está totalmente errado nem totalmente certo . Leia, analise, pense e conclua de acordo com as suas convicções . jornalismo não é religião, embora tem gente que gostaria que fosse. Se até a bíbila precisa de revisão e atualização, por que não uma simples coluna em uma revista, que torna-se desatualizada em uma semana?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Não acho o Mainardi bobinho. Qualquer um, jornalistas inclusive podem e têm direito a seguir uma idéia ou corrente, afinal também são humanos, mas existe uma única coisa que um jornalista não pode fazer: Mentir e/ou divulgar notícias e julgamentos baseados em ACHISMOS, por isso o Mainardi não é bobinho, independente de sua tendência de direita, que é um direito constitucional seu, é na realidade um péssimo profissional, pois não está casado com a VERDADE…na realidade é um ba.ba.cão.

Marayl
Marayl
17 anos atrás

Cruz, falar mal por falar mal de nada vale, se o cara é jornalista e escreve numa revista, queiram o unão, importante ele dev wser mais embasado, histrionismo e gritaria só engana quem tem QI igual ou menor que 2, critico tem de ser embasado e inteligente, gritar pra mim não dá credibilidade a ninguem argumentos bem estruturados sim.

Quanto ao Francis, que alguem falou que era superior ao Mainardi, bem isso é óbvio tanto que o chamei de xerox paraguaia, uma versão malfeita do original, que já era ruim, só tinham um verniz um pouco mais bem acabado, mas era outro balão de ar quente.

fred
fred
17 anos atrás

Flavio, claro que é questão de opinião, mas na minha não dá pra dizer que o Mino tem o melhor texto do Brasil enquanto o José Hamilton Ribeiro estiver escrevendo. Abs, fred

fred
fred
17 anos atrás

Não li e não gostei foi uma frase inventada pelo Oswald de Andrade.
Não que isso tenha importância.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Deixe eu ver se entendi bem:

Não li e não gostei…

Então tá…

[ ]´s

ninguem não
ninguem não
17 anos atrás

criticar o Mainardi é um esporte mais praticado do que o golf, “neste país”.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Bobinho com certeza é um elogio para o Mainard, ele um tremendo babaca.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
17 anos atrás

Ao Tiago.
Tiago, apesar de respeitar as diferentes opiniões, acredito que voce não saiba o que está falando, pois voce está instigando o assassinato por haver divergências de opiniões políticas. Imagine só hoje uma ditadura de esquerda, que resolvesse matar todo mundo que discordasse de sua ideologia, voce nesse momento estaria correndo o risco de estar em uma boa limpeza…. Então tome muito cuidado com o que se diz, pode virar realidade….mas nem sempre a realidade está do lado que queremos…

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Blog do Zé Dirceu é bem anti democrático, censura comentários, mesmo os não ofensivos, porem discordantes. Mas, tambem, vai querer o que, o homem foi criado em Cuba, terra da censura, lá não se pode nem viajar de uma cidade prá outra sem autorização, lá não daria prá ver exposição de coleção de carros ou fazer etapa da Superclassic em outra cidade !!! Esse blog é legal, mas meio hipócrita às vezes, bem PT, finge que não vê, é mais conveniente, tipo Mino Carta mesmo, espinafra a classe média mas vive dela, mistura PT e FHC, extrai o pior dos dois.

walter
walter
17 anos atrás

Entendi porque um traste como o mainardi fica numa revista traste como a veja: eles têm público.
Achar o Maisnada ruim não é por apreço aos que ele critica (aliás, criticar o Zé Dirceu é empurrar bêbado na ladeira: não requer prática nem tampouco habilidade).
Achar o Maisnada bobinho, ruinzinho é apenas constatar que tem bons críticos e críticos de quinta categoria: o Mainardi é um deles.
Histriônico, inconsistente, pirotécnico, ele nem investiga nem propõe reflexões: só xinga xinga, xinga, como, diga – se, a patuléia petista sempre vez.
Mainardi é mais deles.

Bola
Bola
17 anos atrás

Essa é a melhor resposta para o Mainardi, lembrar a todos que ele é “bobinho”!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
17 anos atrás

pois é: o Mino Carta estava presente em todas as melhores fases das revistas semanais de informação.

…e o Mainardi está presente na Veja, que, convenhamos, tá um lixo. Concordo com quem disse que o cara é um arremedo de Paulo Francis (que, além de ter tido muuuuito mais bagagem, era ainda por cima divertido).

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Tudo bem, mainardi fala mierda pracas, mas ……

tecer loas a zé dirceu…..

vai um abismo de distância…..

pena q o exército não fez uma limpeza correta nos anos 70..

Raphael Simoes
Raphael Simoes
17 anos atrás

sinceramente o maisnada e um babaca… a melhor frase pra mim da resposta foi essa :
A coluna de Mainardi pode ser lida no iG. A se acreditar em Diogo Mainardi, então, ele próprio é petista. Quem sabe, tenha sido contratado pelo PT para falar mal do próprio Lula num diabólico papel de bobo da corte……depois disso nao e necessario nem mais comentarios
ae flavio gomes cada dia melhor esse blog e acerta logo o 96

Zeca
Zeca
17 anos atrás

Diogo Mainardi é necessário.
Flávio Gomes não é necessário.

O melhor texto é Dora Kramer.

O José Dirceu tem blog no IG.
Mainardi está certo.

cruz
cruz
17 anos atrás

enquanto isso a turma do pt-planalto vão metendo o dinheirinho na cueca, e nós aqui achando feio quando alguém fala mal disso!!!! putz, acorda galera!!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Marayl, o Paulo Francis tinha senso de humor e, embora sarcástico, suas palavras sempre tinham fundamento, gostássemos ou não. O Mainardi não serviria nem para limpar seus sapatos…

Lula
Lula
17 anos atrás

FG você é tão bobo quanto o Mainardi. Só que do outro lado.

Renato
Renato
17 anos atrás

O Xico Sá é que é o melhor texto, pra mim. O homem é fera.

Neno Zona Leste
Neno Zona Leste
17 anos atrás

mainardi? nova marca de absorvente geriátrico? que fede bossta, fede.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

A liturgia do cargo me obriga a observar aos eventuais incautos blogueiros que o Ombudsman não é empregado do Gomes. Trata-se de apenas um insignificante blogueiro.
O termo patrão nunca foi utilizado por esta pseudo-autarquia. Qualquer referência ao termo anglo ‘boss’ é meramente automobilística, já que o referido chefe, boss, ou o que seja, é pessoa nacional de conhecimento público. E bota público nisso.

Lula
Lula
17 anos atrás

Companheiros,

Defender o patrão, lindo.

Vida longa ao Mainarde e gente como ele, pelo menos nos leva a pensar e tirar as conclusões. Alguns as certas , outros não.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Equilíbrio, moçada; equilíbrio também nas opiniões. Internet. IP.
Alvo de investigação? Veja?

totiy
totiy
17 anos atrás

putz flavio! falar desse cara no mesmo texto que o xico sá ,mino carta é elogio pra ele, assista ao manhatam conection e veja como a lucia guimaraes se diverte com a ignorancia do rapaz e ele nem se manca…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, boa noite.
Flávio, meu querido amigo kamarada, moro quase ao lado do São Paulo Golf Club na vila São Francisco e notei que de uns 2 ou 3 anos para cá o esporte cresceu muito. Até lojas com artigos específicos já abriram por aqui.
Se você quiser fazer essa matéria novamente, 12 anos depois, estou à disposição para apresentá-lo aos meus amigos que frequentam o campo.
O que mais gosto desse jogo é passear com os carrinhos elétricos, subindo e descendo derrapando de lado as colinas imaculadamente gramadas, para desespero e ódio dos golfistas.
Aqui nunca teve nenhuma reunião do “partidão”, só uma vez a uns 10 anos atráz quando os funcionários da sede do Bradesco que fica ao lado do campo fizeram uma greve geral, e o banco disponibilizou uma verddeira frota de helicópteros para buscar os não grevistas e colocá-los para dentro da Cidade de Deus, nome do lugar, e então usaram o campo de golfe para aterrissar as naves.
Parecia o Vietnã, um helicóptero atráz do outro fazendo fila no céu para pousar e os sindicalistas, que tinham fechado todas as ruas das entradas da sede, jogando pedras neles e levando borrachada da polícia, que botou todos para correr.
Minha mãe olhando isso tudo da janela só falava que parecia os anos de chumbo voltando. Logo ela, que era professora de faculdade naqueles tempos.
É, quantas emoções…
Abraços.

Baitola!!!
Baitola!!!
17 anos atrás

O Mainardi é um colunista %!$&# e chiliquento na revista semanal do PSDB, nada mais que isso. Dar crédito ao que ele fala é a mesma coisa que comer %!$&#

Marayl
Marayl
17 anos atrás

O Mainardi é uma espécie de xerox paraguaia do Paulo Francis, outro ser detestável, que quando a petrobras caiu em cima dele entrando na justiça exigindo que comprovasse o que tinha acusado a empresa na época, não aguentou o rojão e empacotou, e o Mainardi vai pela mesma linha, um zé arruela para niguem botar defeito, grita muito, faz muita verborragia mas é só ir um pouquinho mais fundo para ver que tudo não passa de “ar quente”, ele deve ser assim provavelmente pq falaram que ele era esperto e o bobo acreditou.

Léo Engelmann
17 anos atrás

FG, Mino Carta também escreveu para o Diário do Grande ABC

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

É verdade… o Mainardi é bobinho…
Ótima definicao….
Pobre homem…. Pegou gosto em falar mau dos outros a torto e a direito…. Infelizemente nao é responsavel… Vira e mexe, escreve bobagens e como toda pessoa irresponsavel, toma respostas a altura de suas babaquices…

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


Mainardi tem alguma razão no que escrevi, sim: há uma grande ‘padronização’ nos ‘contratados’ do iG; para o bem ou para o mal!

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Cacthos
Cacthos
17 anos atrás

Melhor resposta impossível. O Mainardi é o tipo de colunista que ainda sobrevivi no Brasil porque as pessoas pensam “ele escreve na Veja, deve ser bom, deve estar certo”. O homem fala coisas até interessantes quando está inspirado, mas as bobagens se sobressaem.
Fui!