Interlagos, 1980
SÃO PAULO (bom dia) – Querem começar muito bem o dia?
OK. Assistam isso aqui.
E recitem, 1, 2, 3, Ferradura, Lago, Sol, Sargento, Laranja, S, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho, Junção, Café.
Reproduzo o teor do e-mail do blogueiro Dá-lhe Rigoni!, que nos brindou com este presente: “Sem palavras. Dá vontade de deitar na frente dos tratores e não deixarem quebrar nada!”.
Dá mesmo.
didier pirroni seria o melhor de todos os tempos se não tivesse morrido…. terminou em terceiro no campeonato mesmo quebrando as pernas numa corrida no meio do temporada
Aqui está mais um pra deitar na pista.
Contem comigo!!!
E os pilotos atuais, que estão na mídia, pq não se movimentam????
E tem estatal gastando dinheiro na F1, que poderia ter um retorno institucional enorme reformando o circuto!!
Esse filme merece um link permanente aqui no Blig (põe uma lada virtual, se lhe convém).
Essa primeira volta é especial, porque mostra de bom ângulo as Curvas 1 e 2, a entrada da Ferradura, o fim da reta oposta (Renault tentando passar Ligier), a velha Junção (no Mergulho o Gilles quase perde a traseira, que escorrega).
É especial porque mostra heróis que morreram antes de serem campeões, como Gilles e De Angelis.
Mostra os campeões que viriam a ser (Piquet, Prost, Rosberg).
Mostra campeões que iam para o ocaso (Emerson, Andretti Scheketer).
Mostra carros turbo, competindo com aspirados, concepções variadas em torno do tema ‘carro asa’.
Para quem não entende porque lembrar tanto, veja essa largada, veja essa pista, rapidíssima, com trecho travado, ampla visibilidade para o público, de qualquer ponto do autódromo, e entenda do que a gente tem saudade.
Desculpe-me mas eu só não escrevi que andava de moto 125 ,uma cg 79 amarelo correios.
E pensar que eu andei Nesse TEMPLO no final dos anos 70 começo dos 80, claro que como total anonimo, mas vi de perto , o grande Lagartixa( Marco Greco), o Tucano , Baumer, até um garotinho chamado Alexandre Barros além de um venezuelano chamado Carlos Lavado( andava muito), O comico era minha mulher nos boxes gravida da nossa primira filha,coitada sofreu pacas.Saudades…. NEm falo!!!!
Putz, a 1, 2 e 3 completamente flat foi soda……
Mais bonito que isso, só sendo feita com a Ferrari 312T…..
no que dependerem de mim, estarei lá bradando palavras de ordem contra o sistema, e tudo isso aí!!!!!
Fora K-sabe!!!!!!!
Ceregatti, precisa assinar algum papel para efetivar a participação?? Se precisar é só mandar que eu assino. Tô dentro!!! Quando assisti o vídeo não acreditei que aqui no Brasil existisse uma pista tão boa e veloz.
Hj os F-1 andam em 1:13 neste traçado atual, no traçado antigo não chegaria a 1:50, Spa é 1:44, então não venham me dizer que não cabe uma pista assim na F-1, porque na F-1 manda interesse, se eles estiverem interessados em fazer GP Brasil, fazem em qualquer traçado, até Silverstone é ameaçada todo ano! E o que que estas pistas novas tem de melhor do que este antigo traçado de interlagos ou Silverstone?
E quem traz o baralho?
Ceregatti e Brandão,
Tô dentro! Quando a gente acampa?
Deixando um pouco de lado a dor do que está acontecendo à Interlagos e tal, vamos nos prender a um fato muito interessante. Antes a F1 era muito mais bonita de ser ouvida pelos locutores, não? Ligier. Brabham. Lotus. Tyrrel. Lindos nomes. Por isso a Ferrari é tão amada. É junto com a McLaren e a Williams quem sobrou, mas que se mantém no topo.
Pessoal, para clarear:
Não há nenhum compromisso ou garantia de se preservar o circuito antigo, ou o mais próximo que se conseguiria, a idéia genial do Chico Lameirão.
O que afirmo é o seguinte:
Se o plano é transformar Interlagos em um verdadeiro centro de esportes a motor, e se ainda é um esboço de projeto, e se ninguem quer destruir tudo por pura maldade ou interesse, e se as idéias contemplam um investimento alto…
Penso o seguinte:
Dá sim pra fazer o circuito antigo, ou muito próximo em sua complexidade e desafio. A pista vai estar lá.
Então porque não racionalizar adequadamente as despesas e incluir o circuito original, mantendo óbviamente o atual?
Simples assim.
E tambem complexo assim.
Acho que pressões adequadas nos botões certos poderiam trazer essa maravilha de volta.
E fazer tudo aquilo que a Prefeitura pretende.
Pra mim, dá.
Basta querer.
Se eu fosse o prefeito, começava por aí.
Como não sou, alguém aí o conhece?
Garanto que uma numa boa apresentação, numa boa conversa, lúcida, lógica, exequível e técnicamente viável ele embarcaria.
E teria todos os méritos, até o fim de seus dias.
Vamos fazer?
O blogueiro Charles Henrique parece que ainda não entendeu nada. Ninguém quer que acabe a F-1 em Interlagos. Poderia ser feito, como o Chico Rosa demonstrou, um circuíto curto para a formula um e, manter o traçado antigo para as demais corridas.
SOU PRÓ REFORMULAÇÃO. Contem comigo para deitar no asfalto.
PS: Só acha maravilhoso o traçado atual quem nunca andou no antigo. Aquilo sim era circuito!!!!!!!
Notem como os carros contornam as curvas uns bem próximos aos outros. Hoje, a cem metros de distância, um f1 já prejudica a performance de outro. Videos assim deveriam inspirar quem faz as regras. Sobre Interlagos, experimentem virtualmente o traçado com os charutinhos do GPLegends. Confirma a fama que tem de ser um dos melhores de todos os tempos.
Alguém duvida que o YouTube é uma das coisas mais legais atualmente na internet ? Grande vídeo. Saudades do antigo interlagos. Valeu Rigoni…
Ah, eu não acredito que vão acabar de vez com o traçado antigo, tanta gente que sonha com a restauração e agora essa história de “extinção” definitiva…..é muita decepção….tomara que não aconteça
Dápena saber que fizeram um Gárgula com o Adonis que era o antigo autódromo.
Ceregatti,
Amigo Comendatore!
Sua intenção é boa, mas o verdicto já existe : Para Interlagos sobreviver, adeus traçado antigo. Esta foi a melhor negiciação dos caras do autódromo. Era o projeto do Prefeito ou o fim.
A única maneira de revetermos isto seria um GRANDE MOVIMENTO, ou acamparmos definitivamente no retão (pior do que os sem-terra).
Quanto ao Senna, que tantos idolatram : já disse e repito (a fonte é boa), ele não fez o que fez inocentemente.
Émerson havia ganho Indianápolis e a F-Indy ganhava adeptos, no Brasil. A chance de se usar o oval de Interlagos era grande. Bernie não admitia a idéia de uma concorrência na mesma pista. O projeto do Chico Rosa não dava garantias do fim da possibilidade do Oval. Senna precisava de apoio político, pois estava em guerra aberta com Ballestre, que o chantageava com a super-licença. Então, do alto do trator, Senna destruiu o traçado antigo. Simples assim.
Ninguém iria criticar um piloto da casa, ainda mais um ídolo nacional.
Só se esqueceram que Ayrton jamais havia corrido em Interlagos. Só no Kartódromo. A pista pouco significava para ele.
Então….
Ou fazemos um GRANDE MOVIMENTO ou guardemos os nossos vídeos para dizermos : éramos felizes e não sabíamos!
É de chorar esse video.
Uma volta completa com o mestre Gilles, no santuário completo abordo de una rossa…
Commendatore, suas palavras amenizam um pouco as nossas duvidas, porem se precisar, me junto aos outros blogueiros para impedir mais um crime contra o noso santuario.
Uma maravilha, não deve nada a Monza, Nurburgring ou Spa. E melhor que todo o resto. Hoje uma volta lançada ficaria abaixo de 2 minutos.
Acho que o circuito original pode ser reativado com opção de pista mais curta. Seria o ideal.
Essa corrida foi a primeira vitória de Arnoux. Gilles detonou os pneus. Em quinto chegou Prost de Mclaren, acho que foi seu segundo GP. Rosberg chegou em nono de Fittipaldi (fera). Emerson chegou em 15o. após largar em 19o. Piquet abandonou. Clay Regazzoni também. Até o Andretti veio e abandonou. Stefan Johansson não conseguiu qualificar seu carro.
Nota-se o fim de uma geração, a dos 70, e o começo da geração dos 80.
Simplesmente fantástico!
Tô sem palavras!
Claudio Ceregatti , digo , Nuvolari!
Otimas noticias!Valeu!
É um alivio , e este video é de longe o melhor até hoje que foi visto por aqui.
Aquela Brabhan que roda no fim da reta é o Zunino né?
E aquelas Ligier-cosworth eram maravilhosas.
Isso sim era uma pista de corrida! Bem diferente do traçado chato de hoje.
Realmente, eles conseguem acabar com tudo que é bom neste país. Estava no Google Earfh capitando a imagem de Interlagos e tentando entender como era antigamente e estas imagens esclarecem tudo para mim, que não conheço pessoalmente Interlagos. Como era fascinante esta pista e que saudades não deve dar em quem já andou por lá e entendo porque tanta gente sonha em ter a pista antiga de volta
Jovino
Sempre que posso procuro assistir videos da verdadeira Interlagos. Lá tenho fotos do meu filho sentado no velho pódium e no meio dos formulas ford onde corria Gil de Ferran e também dos antigos Stock car do Fabinho Souto Mayor e Paulo Gomes. Sinto muita saudades das vezes que ia assistir as aulas (de bicão e papagaio de pirata)do Inesquecível EXPEDITO MARAZZI.
Que saudades de quando ficava atrás do guard rail na curva 2 e sonhava em pisar fundo naquela imensidão do retão. Que Saudades!
Charles, existe uma solução fácil para o teu problema! É só deixar o traçado original mas com opção de encurtá-lo para a F-1, com voltas em torno de 1:30. Assim como outros circuitos pelo mundo tem várias configurações disponíveis numa pista só. Do jeito que era a pista antiga dava até pra fazer um oval, uau!
Desculpe ser do contra, mas das duas uma, ou o Interlagos fica com o traçado antigo e passa a abrigar só corridinhas de Stock, ou fica com o traçado novo (que também é um tesão… Eu pelo menos curti muito girar ali) e continua abrigando a F1… Desculpe gente mas não rola um circuito onde a volta leva 2:32 (tudo bem que era a da largada)… Foi por isso que assassinaram Hockenheim… Corrida com 40 e poucas voltas não cabe na F1 moderna…
Excelente começo de sexta feita!!!
Ceregatti, se vc diz q não precisaremos deitar na frente dos tratores, tem meu voto de confiança. Mas se alguma coisa der errado, estaremos lah, deitados, sentados, em pé, como for…
abraços!!
Você viu como o Jabouille veio babando nessa primeira volta???
Abração!
Volto, pra dizer que estou mesmo com o Marcelo Freitas, vamos fazer um farnel de kibe, aonde me escrevo????Cinto muito camarada Ceregatti mas tá difícil acreditar nos homens hoje, quem sabe??????
Nossa o povo sonha com corridas durante a noite e já acorda em 6° marcha pé cravado, alicatando o freio.
viiiichiiii
quanto a pista, sem palavras
bom dia!
obs. não assistam. isto mesmo, não assistam de jeito nenhum. vai dar uma bruta saudade de um interlagos inteiro e não aleijado como hoje.
ainda dá jeito, tem que correr antes que algum político acabe com o resto.
tem ao menos que recuperar o anel externo.
Não me conformo como o Senna emprestou seu nome e prestígio para perpretarem uma barbaridade como a que fizeram em Interlagos!
Dá para ver como o circuito antigo era um tesão.
Nem que o final do retão tivesse que ser um pouco antes e tirassem aquela arquibancada do final da reta de chegada (nos dois casos para aumentar as áreas de escape) ainda assim uma volta ao traçado original seria viável, mesmo presevando o circuito da F1. E duvido que os pilotos não fizessem pressão na FIA para poderem correr no traçado mais longo. Aquele traçado era uma delícia.
Quanta bobagem se faz nesta terra, mesmo por aqueles a quem consideramos insuspeitos e bem intencionados. O caminho do inferno está mesmo pavimentado de boas intenções!
A matuzada cansa de dizer, e agora aparecem as imagens definitivas: Falem a verdade, não era do ca.ce.te?
Pena que o replay foi bem na hora de contornar a curva do sol, quando volta a imagem já está na retinha antes do sargento…
E a traseirada da Ferrari na entrada da antiga junção? É apenas por um instante, mas tem que voltar a gravação mil vezes…
Olhem no Google Earth: Quase tudo ainda está lá, e estive por lá ontem, em reunião com o Marcello Borg, o Cupertino e depois sozinho com o Chico Rosa.
O que foi apresentado é o “ante-projeto inicial da idéia prliminar”
O material que vi traz claramente o texto “Idéias PRELIMINARES para Interlagos”.
Tudo o que vi é interessante, justificável, viável e inteligente. Não há o mínimo sinal de forças ocultas tentando destruir o traçado antigo.
Nada disso.
Breve a administração do Autódromo conversará conosco – e a pedido do Marcello Borg.
Novas idéias, alternativas e possibilidades são muito bem vindas.
Sinceramente acho que não vai ser preciso deitar na frente dos tratores. Temos plenas condições de exercer pressão muito mais eficaz e inteligente.
Negociemos. Vamos tentar?
Meus caros,
Realmente, como bem disse o ricardo, a largada foi “complicada” e foi uma bobagem igual a essa que matou o Ronnie Peterson em Monza/78.
Dequalquer forma, reparem que, como sempre, o Gilles Villeneuve fez uma largada excepcional, pulando de 3º para 1º. No ano anterior, 1979, ele havia pulado de 6º para 1º! Isso sem controle de tração, ou seja, sem o artificialismo que faz as brilhantes largadas da Renault hoje. O sujeito era bom e raçudo mesmo, tanto que a Ferrari daquele ano era uma cadeira elétrica e ele andando em 1º. O Jody Scheckter, companheiro dele, largou em 8º e perdeu duas posições na saída.
Assisti a muitas corridas nesse traçado antigo e cheguei a acampar entre as curvas 1 e 2 durante as 1000 milhas. Era maravilhoso ver a velocidade com que os carros contornavam as curvas 1, 2, 3 e 4. A 3 e a 4, que eram no final do retão, dava medo de ver comoos caras faziam. Era coisa para macho mesmo, até porque a área de escape era estreita.
Se precisar de alguém para deitar no asfalto do retão, já me ofereço como voluntário e ainda forneço o almoço dos meus companheiros de jornada: kibe com tabule.
Abraço a todos
Maurício
Largadinha complicada pois se percebermos ao fundo, os ultimos no grid ainda não haviam se colocado no grid nem mesmo tinham parado e o diretor de prova já tinha detonado os botões…Desculpem o detalhe, sobre o circuíto, no cumennts…Pobre povo em luta inglória…Interlagos nunca más, ou haverá seriedade suficiente nos políticos de hoje para que devolvam um exelente circo ao povo, mesmo sem pão????????????? Somente kibe…
Como ocorre com o circuito antigo de Nurburgring, os administradores poderiam alugar para o circuito total (apos adequação) para os amadores andarem com seus proprios veiculos. Seria uma forma de manter o circuito vivo e ainda faturar algum. Este circuito não pode morrer.
Sem dúvida nenhuma, um dos grandes Circuitos do mundo. Devia ser aquele tipo de pistas que separam pipoqueiros de pilotos de qualidade. Não é atoa que grandes pilotos se formaram em Interlagos….uma geração inteira de gênios aprenderam lá a pilotar.
Que saudade. Ferradura e Laranja: a melhor e maior arena de espetàculos do mundo. Bons tempos…