Interlagos: morto e enterrado

SÃO PAULO (a platéia, agradecida, manda uma sonora vaia) – Não fui à feijoada de sábado em Interlagos, evento com “otoridades” e organizadores do GP do Brasil, porque marcaram para um fim de semana de F-1. Mas, se tivesse ido, levantar-me-ia no meio, sem comer a couve e o paio.

Explico.

Soube que o prefeito-tampão com nome de comida árabe (não se ofenda, prefeito-tampão: jamais cito nomes de políticos aqui, com raras exceções, entre outras coisas para não ferir a legislação eleitoral) apresentou um projeto de “modernização” de Interlagos.

Vou resumir, porque não tenho muita paciência com essa gente. O cara quer gastar alegados 50 milhões de reais para fazer: 1) uma arena multiuso para 60 mil pessoas (não sei bem onde, parece que é onde tem o estacionamento do Sol); 2) uma pista de arrancada (a CBA adora arrancada; dá dinheiro e nenhum trabalho); 3) uma pista de off road; 4) arquibancadas fixas que serão construídas sobre o antigo Retão, com escolas embaixo.

Ao final de sua exposição, ele deve ter sido aplaudido pela patuléia, inclusive o presidente da CBA. Ninguém deve ter dito ao prefeito-quibe que suas idéias matam de vez o circuito antigo de Interlagos.

Este, para os que gostam de automobilismo e têm noção de sua história, deveria ser defendido até o último dos dias. Do jeito que está, ainda é viável sua recuperação, com uma ou outra mudança, e talvez por isso ninguém saia por aí berrando “queremos a pista antiga!”, na esperança de que algum dia surja do Além uma alma com mais de dois neurônios nesta cidade capaz de abraçar a causa e levá-la a cabo. E tal alma só poderá ser um outro prefeito, sabe-se lá quando.

Enquanto isso, a pista está lá, exceção feita ao Sargento, que foi detonado, mas não é das coisas mais difíceis do mundo refazê-lo.

Só que a idéia do prefeito-esfiha mata de vez qualquer possibilidade de recuperação do antigo traçado. Se construírem arquibancadas fixas (que viverão às moscas) sobre o Retão, bye.

Tudo porque em 1989 resolveram assassinar um dos melhores traçados do mundo, para trazer a F-1 de volta a SP. O projeto inicial, do Chico Rosa, preservava quase tudo. Era esse aí embaixo. A esse respeito, leiam a coluna do Marcelo Borg, um dos diretores do autódromo.

Desse jeito, ninguém pensaria em construir arquibancadas sobre o Retão. Ele continuaria servindo ao que sempre serviu: corridas. Aliás, é para isso que devem servir autódromos.

Minha esperança é que o prefeito-kebab seja como todos os outros. Apresenta um projeto, a gente finge que acredita, ele finge que vai fazer e não faz picas.

Por fim, uma sonora vaia para a CBA, que acha tudo bonitinho e não defende a razão de sua existência.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fred
fred
17 anos atrás

A idéia do parque é boa.
O Ibirapuera é de quem? Não é bem cuidado? A prefeitura ou o Estado não mantém o parque? Pois. Lembram de Montjuich, um autódromo dentro de um parque, em Barcelona?
Resumindo: trata-se de juntar a idéia do Caique de manter o traçado antigo (com 50 metros a menos de fim do retão), mais a transformacão num parque mantido pelo governo municipal/estadual, e quem sabe pela iniciativa privada. É simples. Difícil é a tal da vontade política.

walter
walter
17 anos atrás

Tô com Caíque: volta a velha pista e ponto final.
Se a Prefeitura quer dar mais uso ao seu bem (aliás obrigação dela), implante o necessário para torná – lo num parque (não será primeiro nem único autódromo-parque do mundo).

Caíque
Caíque
17 anos atrás

André, Confortme trocamos e-mails, as coisass vão acontecer, pode ter certeza, mas temos que cuidar para que o louco do C. Maia fique só pensando no Pan do roubo. Mas aquela idéia está andando.

André Buriti
17 anos atrás

Amigos, antes de tudo queria pedir desculpas.
Desculpa pela minha ignorância que, ao saber da notícia da “reforma” de Interlagos tasquei lá no blog que em São Paulo haviam homens de visão, ao contrário do Rio.
Me enganei redondamente, inclusive por que desconhecia, ou melhor, esqueci, da briga monstruosa que os AUTOMOBILISTAS, em maiúsculas mesmo, estão tendo para preservar o antigo traçado de Interlagos.
Além disso, peço que todos lembrem que a legislação ambiental do bairro de Interlagos, tombou toda a região com uma legislação restritiva quanto à altura das edificações, MENOS A ÁREA DO AUTÓDROMO.
Logo, tem que ser feito, urgentemente, um tombamento do terreno do autódromo, para que nenhuma edificação possa ser feita no local, e assim impedir a sanha assassina das construtoras.
Quanto à Cabreúva, que o Roberto Brandão citou, não creio que fique pronto, o único jeito do autódromo sair é mesmo se Interlagos for morto e enterrado debaixo de espigões.
No mais continuo minha luta, solitária (cada dia mais solitária) contra a malta de ladrões do patrimônio público do Rio de Janeiro.
Força amigos, o SOS Autódromo RJ está apoiando a luta contra mais esse crime contra o automobilismo brasileiro.
Ah, a CBA e a FAERJ? Esqueçam, eu já desisti.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Fred,

Só bastaria diminuir o Retão….MAIS NADA, MAIS NADA, MAIS NADA.
Aterra 100 m2 do lago e nivela, mantém a Curva 4 e NUNCA destruam a FERRADURA E A SUBIDA DO LAGO, TERMINANDO NO SOL, que era uma curva espetacular. Se um Bernie vier com churumelas, manda ele plantar Batatas e traz uma Le Mans Series, que combina com Interlagos e é MUITO , mas MUITO mais bonita que qualquer Fórmula.
Não gosto do projeto que está no post, pra mim tão ruim quanto o atual. Interlagos Antigo, como era, DE VOLTA.

fred
fred
17 anos atrás

Caique, a idéia de adiantar dezenas de metros a freada da três e, assim,
aumentar a área de escape, que era o calcanhar de aquiles da história toda,é muito, muito boa! O único senão que fiquei pensando era o desnível existente pra engatar na retinha da Ferradura, mas isto é problema simples de engenharia. Daria inclusive pra continuar usando o circuito atual com o S, certo? Abraços, Fred

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Caro Fernando Darzé,
Para seu desapontamento sou obrigado a fazer minhas as palavras que o FG lhe dirigiu. Me dói fazer isto, pois sempre fui um defensor do livre-pensar e da liberdade de expressão.
Porém, quando alguém surge, não para discordar, mas para atacar, às vezes irrazoavelmente, então o direito de se expressar livremente já foi ferido.
Desta forma, faço coro com o FG.
Frequente outro blog, despeje sua raiva em outro lugar.
Queremos opiniões dissonantes, sim! Não queremos ataques e baixarias sem motivo.
Tá descontente, arranje alguém que lhe queira, ou procure uma ajuda terapêutica.
Nos prive (ou liberte) de suas grosseirias.

Fernando Darze
Fernando Darze
17 anos atrás

Amigos observem o e-mail que FG me mandou…Realmente lamentável!!!! Que profissionalismo parece que ele aprendeu a lição direitinho com o alemão!!!!

Flavio Gomes – Warm Up ([email protected]) +Adicionar contato
Para: [email protected]
Assunto: favorzinho
Amigo, convido-o educadamente a não freqüentar mais meu blog, para me poupar do trabalho de ficar apagando seus comentários.

Se você não consegue conviver com as pessoas, acho que meu blog não é o lugar mais apropriado para suas horas de ócio na internet.

Obrigado

FG

Bom parece que quem não consegue conviver com pessoas e opiniões divergentes não sou eu!
E mesmo sem me conhecer ou saber o que faço, ele imagina que passo minhas horas de ocio no blog dele…ou melhor deve imaginar que todos os blogueiros são pessoas ociosas!…lamentavel!

MARCOS ANDRÉ
MARCOS ANDRÉ
17 anos atrás

CONCORDO COM O MORCEGO!!!

SE EU FOSSE VCS FICARIA BEM QUIETINHOS…PQ ESSA RAÇA DE POLÍTICOS FAZEM O QUE QUEREM E O QUE BEM ENTENDEM….VIDE O CASO DO AUTÓDROMO DO RIO, O PREFEITO QUEBROU UM ACORDO FEITO NA JUSTIÇA…PERA AÍ ??? RSS “JUSTIÇA??” CADÊ A JUSTIÇA? CADÊ A Drª JAQUELINE? VCS TEM SORTE DE AINDA TER UM AUTÓDROMO. NÓS AQUI DO RIO ESTAMOS A VER NAVIOS…LITERALMENTE. SURGIU AGORA UM TAL DE TERRÓDROMO, PARECE QUE UM TORCEDOR FEZ UMA PISTA DE TERRA, NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, NAS MARGENS DA DUTRA, VOU LÁ VER O QUE É.

Alfredo
Alfredo
17 anos atrás

Gomes, coloca ai de novo aquele vídeo do Fiti correndo de maverick no antigo traçado, muuuito bom!!!!!

Carlos Ferrari Vieir
Carlos Ferrari Vieir
17 anos atrás

Flavinho, vamos iniçiar uma campanha para refazer oantigo traçado, o mais seletivo do mundo.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Se apressar o tombamento e ele sair antes de uma possível reforma do circuito antigo, não mais se poderá fazê-lo…

Mauro Vibo
Mauro Vibo
17 anos atrás

Por que não um oval de terra e um de asfalto por fora, no Jóquei, antes que tudo aquilo vire um CIngapura. Daria um belo Saturday Night Thunder!!!

Vitão
Vitão
17 anos atrás

FG, você poderia abrir um post fixo para receber assinaturas de um abaixo-assinado (aqui e no Grande Premio) para salvar e reconstruir o autodromo, solicitando inclusive o tombamento da pista.
Caio de Santos, que tal criar uma comnuidade no orkut ?

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Sorte de vocês não terem um prefeito como o Sr. Cesar Maia. Na certa já haveria um condomínio do luxo lá dentro com o nome da mãe dele…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Spagnolo, sabe quando vão chamar pilotos e/ou seus representantes?
NUNCA!
Quando muito, vão fazer como da outra vez.
Chamaram o Senna para desenhar o “S”, depois que a khda já estava feita…

Paulo S. de Castro
Paulo S. de Castro
17 anos atrás

Uma pena que nosso esporte seja dirigido por um bando de imbecís, mentecaptos e idiotas.
Por esse motivo recuso-me, e já faz tempo, ( desde a ultima reforma que MATOU o autodromo mais lindo do mundo ) a ir à Interlagos.
Vivenciei, nesse autodromo, coisas, fatos, pessoas que jamais esquecerei . Pilotos espetaculares, corridas maravilhosas. Fui até LIMPADOR de parabrisa de carros da Vemag. ( com muito orgulho! ).
Será que não vai surgir alguém, conciente, que perceba as burradas que estão fazendo, que tenha os pés no chão e que, sem pensar em VANTAGENS, FAMA, APARECER NA IMPRENSA E TV, resolva, finalmente restaurar o autodromo de uma forma correta tornando-o, novamente o que era?

Luiz Carlos
Luiz Carlos
17 anos atrás

Desculpe Flavio Gomes, não estava conseguindo copiar o link. Agora vai…!
http://www.youtube.com/user/justafriend3br

Luiz Carlos
Luiz Carlos
17 anos atrás

Olá Flavio Gomes, veja este vídeo, é muito, mas muito interessante.

LAGO
LAGO
17 anos atrás

fg, se esperarmos para ver, repetir-se-á por aqui o caso jacarépagua x pan 2007. quem, além de vc, que pelos poderes a mim investidos pelos deuses das pistas, nomeio curador vitalício da história do automobilismo nacional, poderia deflagar, com seus contatos e influências, próprias e alheias, um movimento popular capaz de resgatar o traçado antigo de interlagos e, por conseqüência, salvar definitivamente o autódromo. grana de empresas mecenas, tenho certeza, haverá, pois tratando-se de memória, poder-se-ia tombar o autódromo (primeiro e urgente passo) pelo condephat, garantindo recursos pela renúncia fiscal de leis de incentivo a cultura, preservação de patrimônio histório, e a (no forno) de incentivo ao esporte. fg, por favor, lança o movimento e acredite, não faltará solidariedade e luta a seu lado. fg, não esquece, amanhã pode ser tarde. fg, embora insignificante, farei o que estiver a meu alcance. força!!!!!

Luiz Carlos
Luiz Carlos
17 anos atrás

Já que o Flavio Gomes gosta de postar vídeos, tomo a liberdade de mandar este, http://www.youtube.com/watch?v=fpvBuvtR1h é muito interessante

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Pára tudo, nem pensem em mexer em nada, porque pode piorar.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Como Carioca, vou dar o meu pitaco:

Interlagos poderia ficar 98% igual ao traçado original. A única modificação que eu, como fã do autódromo faria, seria a diminuição do retão em cerca de 75 metrtos, mudando o angulo da Curva 3 e com isso tendo uma área de escape maior para não acontecer igual a 78, na unica corrida de F1 que vi lá no retão. MAIS NADA. Interlagos Antigo é o melhor traçado de Autódromo, só autódromo, do Mundo. Spa é Mezzo Pista, mezzo strada.

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Esqueci de comentar:

A CBA não gosta de Arrancada não. Senão teria JUNTO COM A FAERJ E DEZENAS DE PILOTOS E EQUIPES PRONTOS PRÁ ARREGAÇAR AS MANGAS, viabilizado a realização de provas em pistas alternativas.

Francamente…

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Pelamordedeus, não deixem a CBA tomar a frente disso !!!! A incompetencia com que trataram Jacarepagua é mais que motivo prá NÃO CONFIAR NA CAPACIDADE DE GERIREM ESSE TIPO DE SITUAÇÃO, essa nova tentativa de ver autódromo como “terreno” improdutivo. Daqui a pouco nego vai querer abrigar MST dentro de autodromo.

Não esperem a CBA cuidar disso. Proibam e pronto. Se deixar a CBA vai “ficar indignada” “ficar em duvidas quanto à veracidade” “blablablablablabla” e quando verem, lá se foi Interlagos.

Agora então… no Rio todo mundo esperando uma resposta, e sabe o que a CBA e FAERJ fazem ? Mistério… Não podemos falar o que está acontecendo… Foi deito um trato com a prefeitura… Estão limpando a pista…

Tudo CAÔ. Estão dando é festa pelos 45 anos de CBA, dando premios a si mesmo…

Blablablablablabla.

Cuidado Interlagos.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

É uma m.e.r.d.a em cima da outra…

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

Tomara que não acabe com um triste filme que tenho acompanhado aqui no Rio: “Como destruir um autódromo”
Nota 0 para CBA mesmo!
Aqui no Rio já não temos mais pista pq ela e a FAERJ não fizeram nada antes, e depois do leite derramado…..
Grande abraço e tomara que isso fique no papel mesmo.
Maurício Carvalho.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

1- A erundina, quando fez a reforma, comprometeu-se a manter o traçado original, mas faltou grana.
2- Se esta é a soluçào para resolver problemas dos pobres ( de dinheiro e de espírito) vamos aterrar a represa de Guarapiranga para fazer conjuntinhos da CDHU(afinal velejar é coisa de rico; danem-se a medalhas olímpicas); vamos também desapropriar o estadio do morumbi e fazer um Cingapura; vamos acabar com os shoppings centers e transformar em habitações populares (afinal só rico compra em xopin center); vamos fechar Congonhas e transformar em escola; será que indo pelo absurdo consegui expor que matar o autódromo é acabar com a história?

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Com tanta gente envolvida nas corridas, eu constantemente me pergunto pq os movimentos de recuperção do traçado antigo de interlagos nunca vingam?

Tudo bem que para aprovar o traçado antigo para as corridas de F1, a reforma teria de ser conduzida pela empresa de recapeamento de Bernie Ecclestone, mas mesmo assim… nunca esse movimento sai do campo das idéias de churrasco/feijoadas e afins.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Só prá complementar: acho que é mais um daqueles casos de ônus e bônus: todos querem o bônus de freqüentar e/ou usar o autódromo, mas ninguem fala do ônus de sua manutenção. Acho que o Roberto já disse aí embaixo que é função do poder público manter os espaços … públicos !. Concordo, porem: quando que Interlagos é público ? Digo, no sentido de livre acesso e tudo o mais.
[ ]´s

Spagnolo
Spagnolo
17 anos atrás

Caros Amigos,
Embora ache que isso tudo não sairá do papel e palavras se perderão no tempo, tenho acompanhado de perto o trabalho do pessoal da SP Turismo, na defesa do automobilismo e de Interlagos. A dura tarefa de fazer Interlagos dar lucro, surtiu efeito numa movimentação institucional sem precedentes. Palmas pra eles, e bom para todos os amantes de velocidade.
Realmente, o traçado antigo sempre separou os homens dos meninos…acho que devia voltar….mas uma coisa não entendi….os representantes dos pilotos não foram chamados…porque??? Se é a gente que sustenta a brincadeira.

L.Mazzoni - UK
L.Mazzoni - UK
17 anos atrás

Nao entendo esses tecnocratas, que nao entendem picas de nada e se metem a refazer autodromos.

So diria duas coisas sobre isso tudo:
1)Mataram mais um ponto historico do nosso Brasil.
2) Os frequentadores deveriam boicotar com a “nao ida” as corridas se o tracado for ser modificado…….simples solucao!

revelador
revelador
17 anos atrás

viúvas do traçado antigo…..

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

mantovanelli ,
Concordo com vc , Interlagos atual é uma das poucas na atualidade em que tem ultrapassagens.
O fato de se refazer o traçado antigo em nada tem haver com o novo.
Um não atrapalha o outro.

mantovanelli
mantovanelli
17 anos atrás

O traçado atual é muito bom sim. È a pista do calendário de F1 em q mais vemos ultrapassagens, estou errado?? A freada do S do Senna é sensacional!! Talves seja o melhor ponto de ultrapassangem de todas as pistas do mundo. A freada do lago ídem. O traçaco antigo era muito bom também, mas inviável para a F1 atual. Imagina com os carros de hoje como seria um acidente na curva 1, 2 ou 3?? Aquilo é roleta russa, impossível nos dias de hoje. Mas defendo sim a possibilidade de podermos contar com os 2 traçados para não perdemos a F1 aqui em SP.

Marcio
Marcio
17 anos atrás

E outra, não adianta montar uma pista de arrancada e continuar combrando o absurdo que é de inscrição…não resolve em nada!

Marcio
Marcio
17 anos atrás

Gomes, se candidata a deputado estadual ou federal sei lá….e ai defende essa parada…com certeza vc seria eleito!!

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Olha, sem querer cutucar ninguem, mas aquela história de colocar o S no final da reta, pra registrar o nome do piloto, na minha opinião, foi a cartada final para o assassinato do autódromo…

Helder
Helder
17 anos atrás

O circuito antigo, apesar de muito interessante, é inviável à F-1 atualmente, principalmente devido à sua enorme extensão. No entanto, acho que seria viável uma restauração do traçado antigo para outras categorias, como F-Renault, Stock Car ou até F-Truck.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Será que não estão pensando em se defender por causa do projeto lá de Cabreúva? Se não se modernizar, aí é que não vai ter mais nada para Interlagos mesmo.
É uma pena, mas fazer o quê? Sem contar a acessibilidade que é um caos, seja na F1, Stock ou Truck.
Com arquibancadas permanentes e uma boa infra-estrutura, não vou sentir nem um pouco de falta das arquibancadas do setor G.

Abs

jovino
jovino
17 anos atrás

Tudo isto é muito triste. Não gosto nem de pensar na hipótese deste absurdo dar certo.Que os Deuses da velocidade protejam Interlagos. Aliás, aqui em Brasília, com a entrega do autódromo do Piquet para o GDF tenho medo que eles comecem a ter idéias mirabolantes como esta, pois antes do Piquet assumir o arrendamento do autódromo, o GDF na época, acabou com uma passarela que ligava a arquibancada coberta aos Boxes para a realização de desfile de carnaval. Para quem não sabe, o autódromo de Brasília fica em uma área super privilegiada no centro da cidade.

Jovino

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

O problema é nosso!!!
Nós é que gostamos , nós (ricos ou não) é que somos a minoria apaixonada por automobilismo.
Seremos cordeiros ou não?

Chega de Saudade
Chega de Saudade
17 anos atrás

Vamos aos tópicos : 1) Arena multiuso :pode servir p/shows de X-motocross e eventos como shows comuns,traria alguma verba p/ financiar o custo do autódromo.2) Pista de arrancada: é uma vergonha SP não ter ainda,desde que seja quarto de milha mesmo,qual o problema ? 3) Pista off-road:voces esqueceram que já teve muita corrida de motocross no passado lá naquele miolo do Circuito ?Eu sei que o dono do blog não gosta de motos ,e eu acho o seguinte:quem não gosta de BIKE é braço duro e/ou cagão…4)Arquibancadas fixas: a chance do traçado velho voltar é igual a zero,então…chega de saudade gente.Mas é claro que não defendo pilhagens como as do Sr.César”Louco” Maia.

walter
walter
17 anos atrás

1 – A pista antiga é uma unanimidade de qualidade. Tem revistas estrangeiras e livros que apontam interlagos como um dos melhores traçados do mundo;
2 – O patrimônio da prefeitura pode ser bem (ou mal) explorado, independentemente de sua localização ou entorno: Pacaembu, Ibirapuera e Interlagos estão encravados na Cidade e são todos igualmente mal aproveitados.
3. Para os paulistanos desfrutarem de seu patromônio, bastava para o Poder Público, no caso, a Prefeitura, organizar esse uso, o que não requer desmanchar o retão, evidentemente.
4. a proposta de reconstruir, construir, desmanchar e refazer é t %!$&#articulação de corrupção: mais licitação, mais obra, mais propina, mais ‘bola’. Não tem nada a ver com o melhor uso do patrimônio público.
5. a CBA não fazer nada é demais!

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Enquanto isso o nosso transporte público esta ótimo, nossos anéis viários estão ótimos (são quantos mesmo? 3!), a fiscalização funciona que é uma beleza (CET x Palm x horas pagas de trabalho), sinalizações ótimas, manutenção de pontes, viadutos também… Flávio, fica tranquilo, não vai acontecer nada dentro e nem fora do autódromo.

Zeca
Zeca
17 anos atrás

Gostei da idéia do prefeito. Eu acrescentaria algumas alterações no traçado atual, com o objetivo de tornar o circuito menos travado. O maravilhoso traçado antigo, de cerca de 8 quilômetros, seria inviável hoje, devido aos altos custos de manutenção e impossibilidade de abrigar a Fórmula 1.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Acabar com Interlagos é o mesmo que demolir o Maracanã. E se eu pudesse escolher preferiria demolir o Maracanã.

1GT
1GT
17 anos atrás

Enquanto no RJ e SP os caras vão matando os templos históricos de nosso automobilismo por pura especulação imobiliária…
Por sorte os alcaides daqui dessas bandas resolvem fazer autódromos ao invés de matar eles.
As vezes penso no pq de não termos sido colonizados por holandeses ou até ingleses.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Realmente é um absurdo. Apesar que histórico por histórico, o traçado novo já decidiu campeonato de F1, etc… Outra coisa, eu gosto do S do Senna.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Eu já havia postado este assunto no Sábado, quando fiquei sabendo.
A causa vem de uma ideologia neo-liberalista de que até o Estado tem de ser lucrativo. Se é assim qual o verdadeiro papel do Estado?
Saúde pública dá lucro? Não!
Educação pública dá lucro? Não!
Museu, dá lucro? Não!
Em nenhum lugar do mundo. Mas é papel do Estado, mantê-los para o bem público!
O Serra, homem ligado à economia e contrário ao automobilismo, pois é um esporte de e para as elites (no seu ponto de vista), havia colocado uma espada sobre a cabeça do Marcelo Borg : Ou Interlagos dava lucro ou seria loteado (é isso aí, loteamento imobiliário).
A administração pegou o autódromo com uma receita de R$ 70 mil por ano contra uma despesa de quase R$ 5 milhões. Conseguiu baixar as despesas para R$ 4 milhões e elevar as receitas para R$ 2,7 milhões. Mas ainda estava no vermelho. E fizeram isto em menos de dois anos.
Mas, não foi suficiente.
Do ponto de vista neo-liberal, sai uma despesa de R$ 400 mil mensais e, logo, logo, vem uma receita de mais de R$ 200 mil mensais em IPTU. Conta fácil, decisão mais fácil ainda.
Esquecem-se do real papel do Estado. Que é prover e manter espaços públicos.
Quando anunciaram a construção do autódromo de Cabreúva, eu já sabia : adeus Interlagos!
Foi por tudo isso que me envolvi em todo o tipo de promoção de nosso autódromo. Para mostrar a eles que ainda existiam pessoas que veneravam aquele lugar, parcialmente destruído pelo Senna, em troca de favores políticos de Mr. Ecclestone, em sua luta contra Ballestre.
O projeto anunciado pelo atual prefeito é o começo do fim.
Mas, precisa passar pela Câmara etc etc.
Ainda há tempo para revertermos esta estupidez.
Só que, do outro lado, um poderoso grupo de empresários que está aportando uma significativa quantia de dinheiro em Cabreúva, também quer seu Lucro.
E ele só virá se Interlagos estiver morto ou moribundo, justificando a transferência da F-1 para um local onde terá hotéis, garagens, oficinas especializadas, pequenas fábricas de auto-peças etc. Enfim, um Centro do automobilismo.
Estou disposto a entrar em qualquer luta, mas já afirmo : Adeus, Interlagos!