Não precisava

SÃO PAULO (boca grande…) – Reproduzo do Grande Prêmio:

Em entrevista ao repórter Pedro Bassan, da TV Globo, Rubens Barrichello demonstrou certo rancor ao falar de Michael Schumacher, de quem foi companheiro de equipe por seis anos, de 2000 a 2005, e onde conseguiu todas suas vitórias na F-1.

Comentando a aposentadoria anunciada do alemão, o brasileiro declarou: “Infelizmente, ele vai ser lembrado pelas coisas ruins”.

Na entrevista levada ao ar no programa “Esporte Espetacular”, Rubens não especificou quais as “coisas ruins” que Schumacher teria feito.

Comentários com vocês. Recadinho aos “novatos” (tem muito blogueiro que está conhecendo este modesto blog hoje): me poupem de comentários com letras maiúsculas, de clichês como “Dick Vigarista” e de expressões como “chupa, fulano”. Isso aqui não é arquibancada virtual de estádio.

Sim, sou chato.

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Abfabi

Perdão pela confusão de gênero advinda do pensamento machista que normalmente contamina as discussões sobre esse “esporte”, mas também influenciado pela sua alcunha tão genérica.. heheh

Mas ainda assim discordo quanto ao Rubens mostrar pequenês em seus comentários.. Ele foi perguntado por um repórter sobre uma situação e deu a resposta que podia dadas as suas convicções, qualquer outra seria uma mentira hipócrita…

Acho que agora já dei muito pitaco aqi.. hahaha

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Bernardo,

Primeiramente sou querida, não querido. Yeah, I am a girl.

Mutreta tem em toda equipe pra início de conversa. Esses caras vivem pra burlar as leis, isso meu amigo não tem como discutir. O negócio é que nos últimos anos a Ferrari dominou o cenário então é claro que o alvo mor vai ser sempre ela, a vilã suprema. Deixa uma outra equipe ter esse tipo de domínio e verás que eu tenho razão. Será a próxima a pagar o pato, porque vc sabe né? Um sucesso retumbante assim que gera uma penca de dinheiro tem que ser contestado ou minimizado de alguma maneira se não pega mal, financeiramente falando.

Quanto a atitudes anti-desportivas… novamente vc está usando 2 pesos e 2 medidas para medir a do Schumacher e a de outros. Por exemplo vc cita fechadas como se só o Schumacher as tenha dado. Casos controversos e acusações têm a rodo nesse meio. Mas as dos outros ninguém lembra… E o caso em que vc inocenta o Alonso foi sim uma bela fechada ou mesmo uma jogada de carro que ele deu no holandês ou vc não lembra? E não me pareceu coisa de momento já que os 2 tiveram uma desavença em um treino anterior…

Mas enfim, só porque um título não estava em jogo naquele momento não isenta a sua ação.

E maliciosa e com intenção de ganho foi sim aquela eventual tirada de pé na hora certa pra que o alemão ultrapassasse em bandeira vermelha e fosse punido minimizando assim a distância dos dois no grid lá na Hungria. Jogo limpo é que não foi… mas faz parte. Aposto que se fossem papéis inversos vc não teria dúvida nenhuma a respeito, não é? Quer ver só? Aposto que se ao invés do Alonso, tivesse sido o Schumacher na saída daquele pitstop em Monza dando aquela dura no ótimo Kubica teria sido mais uma canalhice do Schumacher, uma das fechadas duvidosas dele, um outro ato anti-desportivo do tedesco, mas como não foi… aliás aquele ato do Alonso não foi mesmo, foi pura briga mas se fosse o Schumacher… a polícia anti-schumi já estaria de plantão. Bom, até entendo pois são os tais joguinhos psicológicos que eu gosto tanto. É aquela velha história: se não pode batê-lo na pista, tente fazê-lo fora dela. Às vezes funciona, às vezes não. Não custa tentar.

Agora em relação a declaração do Barrichello… ele só mostrou mais uma vez a sua pequenez quando abre o bico. Mesmo porque ele não disse como foi o caso do Coulthard de que apesar da ética às vezes questionável do alemão nas pistas o Schumacher sempre será lembrado como o campeão que é. O que o Barrichello deu a entender foi que o Schumacher só seria lembrado pelas coisas ruins da sua carreira que foram o quê, uns 5%? Talvez até menos se vc usar o parâmetro que mede o Alonso, por exemplo. Em todo caso: há uma grande diferença entre esses dois tipos de declaração. E mostra muito bem quem se é também.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Abfabi

Meu querido… Perder a cabeça com alguém não é um ato anti-desportivo a não ser q se traduza para a pista prejudicando outro adversário… Já utilizar-se de táticas maliciosas para obter a vitória a qualquer custo (bater nos adversários, parar o carro em lugar perigoso [lembro de monaco e de nurburgring 2003], sem falar nas mutretas da Ferrari e inúmeras fechadas)

No entanto, o que estava em questão era a idéia de que não é verdade que Schumacher será lembrado também por suas atitudes ruins. E foi isso que Barrichello falou e também foi isso que muitos outros pilotos falaram… Qualquer outra atitude tomada é uma atitude hipócrita, de demagogos (me vem a mente um certo Felipe Massa agora…)

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Bernardo,

O Alonso também disse que o Schumacher é o melhor de todos. Ou vc não leu? Mas enfim, essa verborragia toda é puro joguinho pisicológico… Ou desabafo de quem sabe que se perder o título esse ano foi por pura responsabilidade da Renault e sua mesma pois não souberam aproveitar as chances que tiveram de já ter assegurado o campeonato deste ano. Sabe como é , né? Ele tem que preparar campo para uma eventual e necessária desculpa menos micosa caso ele não leve o título. Aí, é claro que ele vai usar o único argumento que tem para desmoralizar o alemão. E claro a desculpa de todo mau perdedor : a de que foi roubado ou impedido por forças malignas de ganhar, bem como fez o Cacá Bueno ano passado. Faz parte do jogo. pelo menos do jogo de quem perde. Aliás, isso chama-se o quê? Atitude desportiva?

E se ele considera o Schumacher o mais anti-desportivo de todos os tempos e se comparar a carreira dele com a do Schumacher… bom, só esse ano o Alonso perdeu a cabeça na pista duas vezes com o Doorbornos(ou sei lá como se escreve) por absolutamente nada. Atitude desportiva? Agora imagina o que ele não deve ser capaz de fazer quando algo mais valioso está em jogo? Até dá se considerar o que ele fez na Hungria ainda, onde deu uma de esperto pra cima do Schumacher e acabou conseguindo uma punição para o alemão “artimanhosamente”. Atitude desportiva? Veja o video e me diga. A equipe pra qual pilota teve os seus mass dumpers considerados ilegais, e se fossem estes os tempos do começo da carreira do Schumacher, talvez até o título do espanhol do ano passado tivesse sido cassado e o Kimi, sagrado-se o campeão, já que esses amortecedores estão com eles desde o ano passado. Atitude desportiva?

Sua ética dentro da equipe, logo que se sagrou campeão foi alardeada à boca pequena como de carater duvidoso pois simplesmente queria colocar o Fisico no seu devido lugar… Atitude desportiva? Para o parâmetro Schumacher… não, né? É muito fácil ver o rabo alheio e esquecer do seu próprio na hora de fazer julgamentos… é aquela história:tudo o que eu faço é legítimo, o que os outros fazem… no mínimo duvidoso. Mas ele é jovem, aprende. Já o Barrichello… não é mais. Passou da idade… tadinho!

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Eu não ia postar mais…
Depois de sábado fiquei decepcionado mais de quando o rubinho entregou a vitória naquela corrida…
Está triste ver a F1…
E esse trapaceiro ja vai tarde…
Tomara que agora as coisas entrem nos eixos.. de que nunca deveriam sair…

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Pra quem gosta da frieza dos números, aí vão alguns:

Enquanto correram juntos (de 91 a 94), Senna e Schumy, somadas, obtiveram 20 vitórias. A distribuição delas: Senna 15, Schumy 5.
A saber:
– 91
Senna 7
Schumy 0
– 92
Senna 3
Schumy 1
– 93
Senna 5
Schumy 1
– 94
Senna 0
Schumy 3

Em 94 considerei até Ímola. O alemão conquistou outras vitórias ainda nesse ano. Mas eu quis apenas comparar a peformance dos dois correndo juntos.

Fonte: Site oficial da F1.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Buenas… Hoje o Alonso disse, singelamente: “Schumacher e o piloto mais anti-desportivo”, entre outras coisitias… é, deve ser um recalcado que não ganha nada esse Alonso…

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Villeneuve, Hill e Barrichello: se juntar os 3 não dá metade do próprio Schumacher. Isso não é adversário. Aliás, no caso do Barrichello, esse nem adversário era. Era fiel escudeiro.

Paulo Lava
Paulo Lava
17 anos atrás

Dear friend Abfabi,

Greetings!

De pronto, desculpe a demora em responder. Mas não tive como voltar aqui em tempo hábil – vale ressaltar, aonde moro, internet banda larga é algo para milionários como o cidadão Rubens Barrichello e seus pares (= pessoas que podem pagar taxas exorbitantes sem pestanejar… um luxo que não tenho, em outras palavras).
In verbis, você inicia perguntando “vai ajudar em que o Barrichello comentários como esses?” Não sou a pessoa mais indicada para responder. Mas, como frisei em duas oportunidades neste tópico, ele encontra-se bem posicionado financeiramente.
O sujeito é adulto – não estamos falando de um kartista de 13, 15, 16 anos. Ele sabe muito bem como as coisas funcionam, o que é o mundo lá fora. Logo, ele deve ter cacife para falar tudo o que acha necessário. Errado ou certo, a mim pouco importa. Como frisei anteriormente, eu gostaria muito de estar em posição idêntica para poder emitir comentários ferinos para pessoas que me prejudicaram. Suponho que ele sentiu-se prejudicado dentro do time de Maranello. Uma vez fora dele, fica fácil falar mal. Simples! E tem mais: a Ferrari queira ou não, o nome de Rubens está na história do time. Schumacher, Todt, Montezemolo não possuem vida eterna – Rubens tampouco. Mas os dois vice-campeonatos e as nove vitórias que ele teve pilotando “una macchina rossa” JAMAIS sairão da história. Comentários a parte, Rubens aparece na história da equipe Ferrari como o terceiro piloto com maior número de temporadas e gps disputados; segundo lugar em número de pontos; segundo colocado no quesito pódios conquistados. E ele ainda aparece atrás de Schumacher e Lauda no quesito vitórias pelo time. Tenho para mim que ele possui uma bela história para contar. E não sei se outro piloto brasileiro poderá repetir – e superar — a trajetória dele em Maranello.
Adiante em seu comentário – por sinal interessante -, você sugere que ele “vire a página” e olhe para a frente. Penso que muitas pessoas do seu círculo familiar e/ou de amigos já devem ter endereçado semelhante recado para ele. Na boa, desculpe a insistência no já quase gasto argumento de que ele é maior de idade e bem resolvido financeiramente. Vai ver, ele sente-se bem fazendo tal tipo de coisa.
Você igualmente levanta hipótese sobre o que aconteceria se a Honda estivesse em posição melhor. É provável que tal situação aconteça, seu raciocínio é para lá de correto. O máximo que posso acrescentar é que ele está contente com a vida que leva e, por conseguinte… preciso continuar? Aliás, o que acontece com Rubens é retratado no filme Rocky III. Se você assistiu, lembrar-se-á que o treinador de Rocky diz que a acomodação é algo normal em um atleta. Primeiro, ele luta pela sobrevivência. Depois, para se destacar. Uma vez lá em cima e com o sustento garantido e momentos de glória em jornais e revistas (eu acrescentaria tv e internet), o atleta acaba se acomodando. É o caso de Rubens. Simples. Algo que não acontece comigo… ainda estou na batalha pela minha sobrevivência. Mas, você pode ter certeza, quando eu estiver bem posicionado financeiramente, agirei de forma idêntica. Pode me cobrar!
No mais, desculpe a demora em responder e, claro, peço o mesmo sobre minha prolixidade.
With kind regards,

Paulo Lava

Reinaldo
Reinaldo
17 anos atrás

O Homem de Java já disse tudo e mais um pouco. Parabéns!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Dá p’rá levar a sério alguém que ainda duvida da competência do Schumacher? Dizer que só passa no box, que não teve adversários a altura… Correu com Senna, Piquet, Prost, Hakinnen, Villeneuve, Hill e “até” com o Barrichello, que tá de beicinho até hoje.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Ai, quanto a confusão entre o alemão e o Senna que creditaram ao Senna como uma das “falcatruas” dele. Podem tirar essa “mancha” do currículo do Senna. Acabei de ver no you tube. A cena é normal e eles têm uma discusão com o Senna inclusive se mostrando muito educado ao conversar ele. E que não tivesse sido educado. Quando falo de mancha, falo de trapaça. Das mais absurdas.

Vamos deixa essa paixão de lado…

Pra quem quiser ver…
http://www.youtube.com/watch?v=bX4JsQI1yxk&mode=related&search=

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Acho o Schumy um fora de série, mas nunca o vi pegar pedreira como essa…Aos apaixonados pelo Schumy, sejamos razoáveis…Isso é fato… Ele é bom, mas nunca teve adversário…
http://www.youtube.com/watch?v=xerwtf9gCps&mode=related&search=

marcelo
marcelo
17 anos atrás

O Barrichello vai entender que o Shumacher está na categoria dos “foras de série” di esporte. É o maior piloto de todos os tempos. Portanto, será lembrado com o maior piloto de todos os tempos e as eventuais besteiras que ele tenha feito ficarão esquecidas para todo o sempre. E ponto final.

Ivo Campagnolo
Ivo Campagnolo
17 anos atrás

Daqui a dois anos quando o Rubinho avisar que vai parar??? Ué, mas ele nunca começou a correr. Fala sério.

goodbye...
goodbye...
17 anos atrás

é.. Rubinho poderia ter ficado quieto.. mas não está tão errado assim.. Alguém foi perguntar pro Alonso, Coulthard, Villeneuve, Hill o que eles pensam tbm?? Acho que a resposta não deve ter sido mto diferente…
Mas sabe o que é mais engraçado??
Daqui a um ano qdo o Sr. Rubens anunciar a aposentadoria, td mundo vai se esquecer dessa malhação e vão reverenciá-lo, fazendo tributos, e elogiando e dizendo “esse vai fazer falta”…
Querem apostar?? Qta hipocrisia meu povo.. qta hipocrisia..

Fernando de Paula
Fernando de Paula
17 anos atrás

Todos, não adianta em nada falar de santos e diabos. Já escrevi várias vezes que não existe comparação. Senna é Senna. Shumi é Shumi, e ponto. Politicagem sempre existiu e existirá . Balestre e seus seguidores em atitude. Interesses estarão acima de várias coisas inclusive do esporte. No braço, no pé e na coragem já foi o tempo. Vi corridas de F1, de ver piloto entrar de lado em curva como se faz com Kart. Isso foi F1. Poucos viveram este tempo de glória para poder apreciar uma pitolagem de verdade. Hoje vemos que qualquer maluco disposto a ficar sentado apertando botões a 300km/h é chamado de piloto. Ou então com grana de sobra para bancar a maluquice ( Que bela e maravilhosa maluquice ). Não há diferença substancial entre pilotos. Hoje só o alemão está acima. Depois separe, os que estão com coragem e os que estão com os bolsos vazios. É o fim de um tempo uma era. Shumi é o ultimo de ciclo que se fecha. Amem ou odeiem ( como eu ) Schumacher foi o ultimo dos grandes.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

São 18:31 hs do dia 11, segunda-feira.
Até agora 154 post`s de malhação no Judas.
Isto é incrivel.

Luigi Carlomagno
Luigi Carlomagno
17 anos atrás

Com esses comentários, o Barrichello mostra que é um perdedor.
Sempre torci por ele, mesmo na Ferrari. Primeiro, foi contratado para ser o segundo piloto, marcar pontos para a equipe e ajudar a estrela.
Segundo, caso tivesse alguma pretensão, o que acho natural, deveria primeiro bater o alemão no grid. Pergunta. Quantas vezes ele largou à frente do Shumy? Poucas e raras. Além de largar na frente deveria em seguida impor seu ritmo e ganhar.
Foi o que fez o Massa na Turquia, foi tão superior que não deixou espaço para a Ferrari trabalhar para o Shumy.
Rubinho, vai para casa da mãe e chora. Ascompetições exigem fibra, determinação, superação inclusive para vencer todas as adversidades nem que seja a própria equipe e sobretudo, ser um bom perdedor.
Aposenta Barrichello.
Luigi

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Marçal,

Antes de vc fazer a sua aposta dê uma pesquisada na carreira do Senna e verá que as coisas estão bastante equilibradas. O que desequilibra é que o Schumacher ganhou mais e aí a polícia da ética e dos bons costumes entra em campo na tentativa de minimizar os seus feitos com as armas que tem, esquecendo de olhar para o currículo de quem cita como bons exemplos de esportistas.

Eu gosto do Schumacher com os seus prós e contras, com os erros e acertos e saiba que vejo todos eles. Não finjo que não aconteceram ou simplesmente os apago da memória. Mesmo porque se eu fosse gostar somente dos bons moços, não me restaria opções, afinal ninguém é santo. E quem se faz de… hum, sei não, pior deve ser. Talvez se vc usasse o mesmo peso e a mesma medida que usa pra medir o Schumacher e medisse o Senna, não falaria que ele foi menos Dick do que o alemão. Dá uma calibrada na sua balança e verá que tenho razão.

Smacks!(leia-se bjs)

TALITA
TALITA
17 anos atrás

e disse ainda que o alemão não vai fazer falta !! ah , entendi , quem vai fazer falta é ele !! nossa , deu uma contribuição gigantesca pro esporte !! um tremendo idiota !! devia se preocupar com o couro que tá tomando do button !!qual é a desculpa agora ? será que o couro que tá tomando do button é culpa do alemão , o userá ordem de equipe do ross brown e do todt !!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Ser chato agente até aguenta… %!$&#mesmo é vc ser PTista.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Abfabi,

não afirmei que o Senna tenha só uma manchinha em seu currículo. Tampouco, pretendo enxergar apenas essa. Falei que não me lembrava de alguma outra atitude do Senna, além dessa, que o desabonasse. Talvez não me lembre por dois motivos: primeiro porque não sou bom de memória. Segundo porque não me debrucei em pesquisar sobre o assunto.

Concordo que existe sim uma tendência natural de nos lembrarmos mais facilmente de fatos mais próximos, como por exemplo, as mancadas do alemão que são mais recentes.

Mas ainda assim, mesmo tendo o Senna dado outras mancadas nas pistas, creio que ele perde e feio pro Schummy no quesito “Dick Vigarista”

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Paulo Lava,

Só me explica uma coisa: vai ajudar em que o Barrichello comentários como esses? Melhorar o fluxo de sangue nas artérias dele? Só se for isso pois a opinião do rapaz sobre qualquer tema aliás é pano pra chacotas e nada além disto. Ou seja talvez acabe backfiring, pois o estresse gerado vai acabar é bloqueando ainda mais.

Na minha modesta opinião, acho que faria muito melhor pra saúde mental do cidadão em questão virar a página desse capítulo na vida dele e olhar pro que está vivendo hoje em dia. Quem sabe assim ele dá uma virada de mesa pra cima do Button e quem sabe até amplie as suas vitórias na F1. Talvez esteja aí o problema dele. Talvez seja melhor olhar pra trás e desenterrar o passado onde ele era sombra de um Schumacher do que encarar o fato de que neste exato momento ele é sombra do Button. Se continuar assim, o que será que o futuro do Barrichello lhe reserva? Sombra do Sato? Ainda dá tempo de virar o jogo, basta virar a página!

E mais uma coisa: já pensou se a Honda fosse de fato aquilo tudo que se esperava dela na pré-temporada? Com os problemas “botônicos” do Barrichello e a pilotagem redonda do Button mostrada no começo da temporada, talvez nesse exato momento ele estivesse tendo que se fazer de escudeiro do inglês. Ou por algum acaso vc acha que uma equipe como a Honda e com uma possibilidade real de ter um dos seus pilotos campeão, não iria colocar o Barrichello em papel tão humilhante? Acho que o Barrichello deveria ajoelhar, erguer as mãos pro céu e agradecer por não ter sido este o caso ao invés de continuar amaldiçoando os seus antigos desafetos.

Paulo Lava
Paulo Lava
17 anos atrás

Dear friends…

Após nova leitura, fiquei com a constatação de que o cidadão Rubens Barrichello deve mesmo ter prejudicado financeiramente aqueles que destilam críticas pelo fato de que ele emitiu opinião não muito positivo sobre Michael Schumacher.
Particularmente, APLAUSOS para Rubens Barrichello… Way to go! Quisera eu ter a chance de agir de modo idêntico. Sim, sou rancoroso… mas apenas para pessoas que no passado me prejudicaram. Simples. Rubens não aparece na lista aonde tenho nomes de pessoas que um dia irão escutar poucas e boas. Ele aparece, isto sim, na lista de pessoas com ótimo saldo financeiro e um currículo esportivo interessante: quisera eu ter nove vitórias na F1; dois vice-campeonatos e a ÓTIMA sensação de guiar um automóvel de corrida — sem entrar no mérito que ele ainda é pago para isto (= ele deve ter valor. Caso contrário, porque a Honda emitiria cheques mensais para ele?).
Eu troco a vida pacata aqui de Nascarvalley pela vida de Rubens.
Tenho para mim que devemos cultivar ódio e mágoa para políticos que desviam verbas públicas, independente de partido e/ou ideologia.
Por último mas, não menos importante, podem me chamar de rancoroso… go ahead! Mas não venham aqui registrar aquela famosa frase do programa “Chaves”… aquela na qual o Meo Sadruga, whooops, Seo Madruga diz que “a inveja nunca é plena, mata a alma e a envenena”…lol. Ah, e estou ciente de que a vingança é um prato que se come frio. Tudo bem… neste exato instante, estou saboreando fatia de pizza que acabou de sair da geladeira.
With kind regards,

Paulo Lava

PS: NÃO, não sou advogado de Rubens Barrichello.

J. Oswaldo
J. Oswaldo
17 anos atrás

Pobre Barrichello! Tanto tempo na F1 e ainda não aprendeu que ficar quieto é muito melhor do que falar as bobagens que (sempre) diz. Chegar à Ferrari já foi uma coisa espetacular para um piloto como ele (bom, como tantos outros que estão na F1 também são). Schumacher é outra coisa. Está anos luz à frente do “nosso brasileirinho” chinfrim.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Como é que o Senna está passando o Mansell estando na FRENTE dele??? Meu deus! Vou ter que achar o vídeo pra mostrar o desenrolar dos acontecimentos agora… Senna estava na frente!! é só reparar que ele está na trajetória esterna, sendo rodado a partir da traseira pelo Mansell, que enfiou o carro de qualquer jeito na tomada da curva…

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Marçal,

Quem disse que o Senna só tem uma manchinha na carreira dele? Aliás essa tal manchinha a que vc se refere por muitos anos nem foi considerada por estas bandas culpa do Senna at all. A lista das apagadas dele é bem maior do que a que vc sonha ter em suas mãos. Mas enfim, se é dessa maneira que vc prefere ver as coisas…

Revelador,

Claro, então da próxima vez que eu decidir God forbid! matar alguém, eu aviso antes. Aí fica tudo, né? Não fica não amigo, porque aí seria pior ainda porque o crime se tornaria um crime premeditado e pelo que me consta, é um crime mais grave ainda do que digamos um acontecido “in the heat of the moment”.

Fernando,

Mágico também não é aquele que tira coelhos da cartola, não? E por algum acaso quem é o mestre nessa arte? E é verdade, o Schumacher com certeza tirou muito mais coelhos da cartola do que o Senna então números também é com ele.

Homem de Java,

Who are u?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Gente esquisita anda nesse blog. O assunto era mediocridade das declarações do Rubinho e descambou pra reclamações dos Sennistas. Qdo o brasileiro quebrava todos os recorde eles valiam. Agora com o alemão deixaram de valer? Até enntendo a frustração da galera, que se acostumou as vitórias do Senna e agora tem que se contentar com Rubinho (depois de tantos outros brasileiros que passaram na F1). Afinal o Schumacher simplesmente dizimou os recordes do brasileiro, assim como dizimou os do Prost, Lauda, Stewart, Fangio, Clark etc. Será que os franceses, austríacos, escoceses, argentinos etc, guardam tanto rancor do alemão por isso?

José Paulo
José Paulo
17 anos atrás

Despeito. Isso define bem o (mais um) infeliz comentário do Burrinho.
Aliás, o reporter deveria perguntar pro Burrinho como vão lembrar dele quando ele encerrar a carreira.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

Não irei entrar na discussão, por que não possuo tantos dados assim, mas qualquer comparação de Senna e Schumi e RÍDICULA. Senna, teve competidores a altura de sua época, o que não tira os méritos do alemão que correu quase sozinho, mas é impossivel compara-los. Eletrônica, politica, e tudo mais. São outros tempos diga-se. E por tudo isso, escrevo e falo sem a menor das dúvidas : Senna foi mágico, e Shumi foi números. E isso diz tudo.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Bernardo, embora o Mansell fosse um louco, realmente a sensação que a foto dá é que o Senna ultrapassando o Mansell. E nessa eles se tocam. Mas das duas uma: ou o Sena sofreu de algum lapso de direção e errou a sua trajetória ou o Mansell ficou indevidamente no meio da pista. Digo indevidamente porque pelo que estão postando, o Mansell já tinha tomado uma bandeira preta.

JÚLIO RIBEIRO DA SIL
JÚLIO RIBEIRO DA SIL
17 anos atrás

CHUPA SENNA, SCHUMMY É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!!!!!

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Bernardo,

Cometi um erro sobre a data ao escrever 91 ao invés de 89, mas só isso. A panca que o Senna deu não. O Mansell estava a frente do Ayrton.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Rapaz, eu tenho um acervo com todas as temporadas de 1979 até 1993 em VHS e DVD, além dos anuários desde 1989. Sei do que estou falando. uma fotinho pra provar: http://b.f1-facts.com/ul/a/1733

A corrida do Estoril em 1991 ficou marcada pelo maravilhoso duelo entre Senna e Mansell na chuva, onde quase tocaram roda com roda. Lindo, faíscas saindo.. fantástico.. E Mansell ganhou, por sinal.

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Com relação ao caso Schumacher, este está no You Tube e não teve nada de 3 carros e sim o Senna querendo passa-lo e depois batendo, inclusive acho que o Senna estava com a razão, mas foi uma batida de corrida.

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Bernardo,

Você está errado. O Senna bateu no Mansell e disse que não viu a bandeira Preta. Antes que você se altere, tenho a Fita e o DVD poderá ser comprado em São Paulo na Speedbox.
Com relação ao Irvine, ele foi realmente tirar satisfaçõe scom o Cara e de dedo em riste apanhou, porque não tinha o menor sentido ele achar que não poderia ser ultrapassado por um sujeito que era retardatário, mas ele não se lembra que um estava lá pelo 13º e o outro em 14º. O irvine ca…e andou para o Senna e esse ainda quis pagar geral pra ele, quando o Senna colocou as mãos no peito do Irvine e empurrou o cara este deu-lhe um soco . Isto foi mostrado pela Globo e o escudeiro mor Galvão Bueno defendia com unhas e dentes o Senna dizendo que um retardatário tem que ficar em seu devido lugar. Uma Atitude digna de um sujeito estranho.

Bernardo
Bernardo
17 anos atrás

Uma enumeração de fatos distorcidos ou errados:

Batida com Mansell no Estoril foi em 1989. O Senna estava na frente do inglês e foi batido por trás numa tentativa de ultrapassagem otimista de Mansell, a unica coisa certa é que este tinha bandeira preta. Senna até poderia ter deixado passar, mas levar uma batida de um piloto desclassificado é uma atittude errada ou anti-desportiva??

Discussão com o Schumacher: Senna de um belo sermão no estreante depois que o alemão tentou uma ultrapassagem impossível saindo de trás a uma distância de uns três carros

A do Irvine nem vale comentar…. Não sei como pode qualificar essas atitudes como de “vigarista” e pior, compará-las com tirar outro piloto da pista para ser campeão, arriscar a vida de um adversário cortando a sua frente em uma curva de alta (alonso, Silverstone em 2004), estacionar o carro em posição perigosa em um circuito sem áreas de escape…. enfim…

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Revelador,

Então qualquer um pode matar, basta avisar que vai faze-lo…hummmm…. muito bom isso, mas se for o Schumacher aí não pode né? porque aí é ser Dick Vigarista. Sa.ca.near os teinos pode né? mas se for o Alemão, aí não pode né? (ambos foram em monaco)…ter 41 vitórias pode né? mas 90…só se consegue se roubar….lamentável.

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Marçal,

Vou tentar enumerar algumas atitudes que também denotam a falta de honestidade do Senna.
0) Senna sai da Toleman de maneira escusa, rompendo o Contrato. Os caras ficaram P…os com o Brasileiro.
1) Nurburgring, 1984- Lauda e Senna se estranham porque disputando uma corrida de Mercedes, o Senna deu uma po.rra.da no Lauda para assumir o primeiro lugar. Ao final da prova o Niki disse que *…este Novato precisa ser mais calmo e saber que corrida se vence sem bater…* tenho procurado isto no You Tube para postar.
2) Senna, contratado pela Lotus trabalha para minar o De Angelis que era Lider do Campeonato já na 4ª Prova e ao final do Campeonato, mesmo terminando à frente de Senna, o De Angelis o Chama de Little Maquiavel.
3) O D. Warwick fora contratado para fazer dupla com o Senna, mas ele exige que a Lotus desfaça o Contrato. A Lotus contrata J. Dunfries.
3.2) Em Monaco, depois de fazer o Melhor tempo, volta para pista para ficar a frente de Alboretto, Prost , Mansell e Piquet, de modo a impedi-los de melhorar seus tempos. Ao Final do Treino, o Alboretto desce da Ferrari e vai até aos boxes de capacete e enfia a Po.rra.da no Senna pelo mau-caratismo.
4) Vai para a McLarem e no meio do ano já estava saindo no cacete com o Prost e o Ron Dennis não se meteu porque a McLaren foi o carro mais superior em 56 anos de F1. O Relacionamento piora e no Final do Campeonato de 89 o Prost dá uma fechada e os dois batem. O Senna se vê prejudicado pela atitude do Balestre, mas ainda assim não seria Campeão, mesmo que tivesse vencido, pois precisava vencer na Austrália, e lá quebrou.
5) Em Suzuka no final do Campeonato de 90 precisava vencer, pois em caso de vitória do Prost, esse seria o Campeão. Fez a Pole, mas na largada o Francês largou melhor e o Senna deixou de freiar para bater e ambos saírem do Campeonato,assim ele seria o Campeão e foi o que aconteceu. Isto é bom de se lembrar: Em 89 o Senna não perdeu o Campeonato por causa da FIA ou do Prost, mas em 90 o Prost perdeu por causa da panca que o Senna deu…Belo Dick Vigarista…
6)Em 91, em Suzuka, estava na liderança e o estreante Irvine, que era retardatário o passou porque ele estava demorando a passar o retardatário que estava à sua frente, mas o Irvine queria esta posição. Ao terminar a prova o Senna de dedo em riste foi até os Boxes da Jordan tirar satisfações com o Irlandês. Ameaçou dar uns tapas no cara, mas quem levou foi ele.
7) Portugal, 91. O Mansell tinha uma Bandeira preta o dsclassificando e o Senna sabedor disso ainda estava querendo ultrapassa-lo (nesta época já existia comunicação por rádio), como o Mansell era difícil o Senna bateu na reta de chegada e ainda ficou pu.to com o Mansell e trocaram empurrões
porque o Inglês não deu passagem e depois ainda argumentou que de nada sabia e nem tinha visto a Bandeira PRETA para o Mansell.
8) Em 92 na Belgica se desentendeu com ninguém menos que Michael Scumacher, mas aqui de maneira cordial.Acho que já sabia que pra este tinha que ficar calmo.

revelador
revelador
17 anos atrás

O SENNA AVISOU ANTES DA PROVA DO JAPÃO EM 1990 O QUE IRIA FAZER SE ACONTECESSE TAL SITUAÇÃO DE ULTRAPASSAGEM NA LARGADA……

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Pessoal, não dá pra comparar o Senna ao Schummy quando se fala em “Dick Vigarista”…
O Senna tem apenas um episódio que “mancha” o seu currículo. Foi quando ele se jogou sobre o Prost no Japão e foi campeão. Ok. Isso é verdade. Mas não podemos esquecer que isso foi feito em rivide do Senna pelo que o Prost fez no ano anterior. Esse também se jogou sobre o Senna na tentativa de ser campeão. E só conseguiu porque a direção da prova naquele ano desclassificou o Senna que tinha se sagrado campeão da prova, mesmo após a tentativa do Prost.

Além desse episódio, não me lembro de nenhum outro protagonizado pelo Senna.

Já o Schummy, sabemos bem de todas falcatruas dele nesses anos todos.

O triste é que o Schummy não precisva de nada disso. Ele tem braço e talento pra ganhar limpo.

Quanto ao Senna, não estou justificando o que ele fez. Um erro não justifica outro. Mas não acho justo compará-lo ao Schummy no quesito “Dick Vigarista”.

Aliás, nesse o alemão é campeão disparado. Dá de lavada no Senna.

CARONA
CARONA
17 anos atrás

Ele mais que ninguem sabe o que é ser preterido dentro de uma equipe… por que não trocou?

Ir para onde? ficou por lá sendo iludido até enquanto deu.. arrumou suas coisas e foi embora.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Esse Gomes é mesmo um piadista. A única vez que vi alguém escrever “chupa” neste blog foi o próprio Gomes. E não entendo a razão pela qual ele fica com tanto medo que alguém chame o alemão de Dick… engraçado, mas quanto ao Rubens todos podem falar o que quiserem. Ele próprio já o chamou de chofer de táxi, o comparou a uma tartaruga e outras coisas mais. QUANTO RANCOR GOMES!!! Quanto ao comentário de Rubens, não poderia ser mais verdadeiro. Que outro piloto vai ser tão lembrado por suas maracutaias? Quando falamos do Dick, estas estão sempre na ponta da língua: o que fez com Hill, o que fez com Villeneuve, Áustria 2002, Mônaco 2006, etc… quando falamos de outros pilantras da F1, como Senna, até lembramos das trapaças, mas não em igual número. O Rubens reproduziu o que muita gente disse e sente na F1. A propósito, a raiva de Rubens rendeu apenas este comentário. A de Villeneuve, por outro lado, rendeu inúmeros comentários, muito mais contundentes. E a raiva de Hill deveria ter rendido, com toda a justiça, uma BOA SURRA no queixudo. O próprio Edgard, que escreve para o Grande Prêmio, já disse que respeita “alguns títulos” do cidadão. O talento dele é inegável. É até um alento que o maior de todos os tempos seja uma pessoa comum, cheia de defeitos, e não um mártir como Senna (que não merece a imagem que hoje tem). Mas também é inegável que Schumi vai sim ser mais lembrado pelas maracutaias. Vai figurar na história ao lado de Ben Jonhson, Mike Tyson, Cantona, Edmundo. Um bad boy. Rubens não disse mais do que a verdade. Ele poderia imitar a jovem pan e simplesmente dizer: isso é fato.

Campes
Campes
17 anos atrás

Melhor ser lembrado por títulos conquistados (não importa como), recordes alcançados, que ser lembrado por ser “um brasileirinho contra esse mundão todo”, além de ser o rei das táticas furadas, analise as condições de largada e chegada dos companheiros…
Nunca fui fã de Schumacher, mas respeito seu talento e determinação.
Alguém ai embaixo disse uma coisa certíssima: “E se o Schumacher fosse brasileiro, e a RG ficasse babando no cara?”
Certamente hoje estaríamos em comoção nacional!
Boa Sorte Schumacher!
Abraço,

RC*

E.T. Só espero que os brasileiros que forem assistir ao GP Brasil sejam educados com ele.

vsouza
vsouza
17 anos atrás

Se o Shummi eh Dick Vigarista, o Senna era o que ???

Marayl
Marayl
17 anos atrás

Gente não se enganem não tem santo lá não parem com essa coisa de um é ilibado e o outro é o capeta alêm do mais piloto menos são os de rally e tenho dito !

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

Leia a declaração de novo e verá que há uma grande diferença entre o que o Barrichello disse e o que o Coulthard disse. Um disse que ele será lembrado só pelas coisas ruins, já o outro disse que apesar do questionamento de sua ética nas pistas por alguns ele será lembrado como um grande campeão. Got it?

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Acho que o que Barrichello disse não é mentira, porém ele perdeu uma ótima oportunidade de pelo menos uma vez demonstrar superioridade a Shumacher. Superioridade não técnica, pois isso nunca fez, mas moral, caso simplesmente se limitasse a reconhecer os grandes feitos daquele que por alguns anos foi seu companheiro de trabalho, mesmo não sendo “companheiro” no sentido pleno desta palavra. É feio e anti ético falar mal de ex-companheiros e empresas, mesmo que estes tenham nos prejudicado.
Todos sabem que Rubinho nunca teve chances na Ferrari devido a presença de Shumi, e ele não precisa ficar repetindo exaustivamente aquilo que o mundo já sabe. Seria muito mais nobre dizer algo simples, como “Deixa a F1 um grande campeão, polêmico muitas vezes, mas um grande campeão”. Pronto, ai ao invés de termos sites empanturrados de mensagens dizendo que ele é chorão, rancoroso e etc, teriamos mensagens dizendo o quanto ele demonstrou maturidade.

PH
PH
17 anos atrás

Triste memória… Quem foi o cara que bloqueou bons pilotos em suas equipes e massacrou os que eram segundo pilotos ? Quem foi o cara que perdeu e ganhou títulos provocando acidentes? Quem foi o cara que esbofeteou adversários por manobras em pista? Quem foi o cara que arrumou inimigos e colecionou inimizades e também recordes? Pode ser o Senna, a resposta para tudo isso? Se pensarmos em Johnny Herbert na Lotus, Berger que era amigo e capacho como segundo piloto, os acidentes do Japão, Prost que era amigo e deixou de ser, recordes todos conquistados sob as regras da época (diferentes das anteriores, portanto). A conclusão que faço é: não adianta chorar sobre a cerveja derramada! O cara que derrubou todos será lembrado pelos títulos e recordes, sim. E os brasileiros viúvos se lembrarão do esbarrão no Villeneuve… quando mesmo??