Pequena charada

SÃO PAULO (tem todo jeito…) – O blogueiro Paulo Tohmé de Souza encontrou a seguinte foto fuçando atrás de coisas velhas e empoeiradas na internet (tirada em Pau, na França; como diria a “Folha”, lê-se “Pô”):

Intrigado, coçou a careca e perguntou a este humilde blogador: “Que estrovenga é essa?”. Este humilde blogador foi ao seu arquivo, na pasta Joalheria Veloz HP, e encontrou algo similar:

Na verdade, muito parecido. Quase igual. Idêntico, eu diria, não fossem algumas asas e outros badulaques.

Tratar-se-ia da mesma viatura? Tratando-se, eis que nosso patrimônio desfila na França.

Ao menos, preservado. Melhor que nada.

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17 anos atrás

Walter,
Quanto ao modelo, sem dúvida nenhuma !
A Lotus iniciou a produção da 69 no final de 1970.
E só em 1973 é que apresentou o modelo 73 para F3; e o 74 monocoque para a F2.
Mas acredito que o carro era outro !
Afinal, o Emerson já era um campeão, e deve ter ganho um carro zero-bala, não ?
Abraços,

walter
walter
17 anos atrás

Vocês têm razão, salvo por uma coisa: acho que os modelos de F2 do Emerson em 71 e 72 foram o mesmo: tô errado?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Walter,
Esta foto foi tirada em 72, em 71 o patrocínio era da Bardahl – Veja no site da obvio que tem o Lotus igual ao da Foto do post, só que com o numero 6. Quanto a carenagem diferente, esta já tinha sido usada em 71 na prova de 07/11/71.

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17 anos atrás

Walter,
Parabéns pela garimpagem !
MAS esta foto é do ano seguinte.
São categorias, anos e carros diferentes.
Apesar dos chassis serem iguais, lembre-se que o Rato já era campeão, e muito provavelmente estava com um chassis zero.
Abraços,

walter
walter
17 anos atrás

Eita: esse “.” é radical.
Para quem quiser tirar a dúvida, a Lotus F2 do Emerson está em http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*373503:f88.
É número 1, tem o bico largo, com spoiler acima.
E larga ao lado de hailwood e Pace, ambos de Surtees.

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17 anos atrás

Irapuã,
Antes de escrever estas coisas, é aconselhável ler os comentários.
Se o tivesse feito, não falaria tamanho absurdo.

Irapuã
Irapuã
17 anos atrás

Trata-se do Formula 3 com que Luis Pereira Bueno correu na Europa

Fernando Darzé
Fernando Darzé
17 anos atrás

Amigos observem o e-mail que FG me mandou…Realmente lamentável!!!! Que profissionalismo parece que ele aprendeu a lição direitinho com o alemão!!!!

Flavio Gomes – Warm Up ([email protected]) +Adicionar contato
Para: [email protected]
Assunto: favorzinho
Amigo, convido-o educadamente a não freqüentar mais meu blog, para me poupar do trabalho de ficar apagando seus comentários.

Se você não consegue conviver com as pessoas, acho que meu blog não é o lugar mais apropriado para suas horas de ócio na internet.

Obrigado

FG

Bom parece que quem não consegue conviver com pessoas e opiniões divergentes não sou eu!
E mesmo sem me conhecer ou saber o que faço, ele imagina que passo minhas horas de ocio no blog dele…ou melhor deve imaginar que todos os blogueiros são pessoas ociosas!…lamentavel!

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Prezado (.) , obrigado pela correção.

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17 anos atrás
Vitão
Vitão
17 anos atrás

No caso da Lotus o registro é fornecido pelo Clive Chapman, filho do Colin, e que tem uma empresa com o espólio da equipe . O site é http://www.classiclotus.co.uk .

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17 anos atrás

Caique,
São estas listas abertas que facilitam as picaretagens. Os malandros ficam de olho nos desaparecidos, e então milagrosamente “encontram” aquele carro perdido em algum armazém.
Como já disse, não conheço a precisão da listagem da Lotus.
Mas por outro lado, conheci várias Ferrari com o mesmo número de chassis. Assim como algumas Lola T70.
Um caso famoso é o daquela McLaren de Peeble Beach, que tinha um extenso pedigree…falso !
Maior bafafá !
Os registros da Porsche são bem diferentes. Eles só informam a vida pregressa das baratas tratadas na fábrica. Se vc consultar algum carro de destino ignorado, a única informação que vai receber é a data de fabricação e para onde foi vendido.
Se vc quiser um expertise, trate de levar a barata até Zuffenhausen, e esteja pronto para pagar caro por isto !

Caíque
Caíque
17 anos atrás

(.),

O certificado deste F2 é emitido pela Lotus Cars. Existe um Site só sobre estes Carros de Competição da Lotus dizendo onde se encontra cada um deles, desde que ainda estejam VIVOS.
A Porsche faz a mesma coisa, com avantagem de dizer toda a vida do carro e está aberto para quem quiser consultar ( basta digitar Porsche 962 ou 956 no Google que acha fácil).

Abraços.

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17 anos atrás

Pessoal,
Não se fiem nestes certificados !
A maior parte da fábricas não mantinha registros precisos, e muitos se perderam no tempo !
Já ví documentos emitidos pelas Heritage das fábricas, atestando a originalidade de 2 carros iguais.
Não sei dizer nada sobre a Lotus, mas os registros da March se perderam. A Ralt fabricou mais de 500 F3, e os registros são confusos.
Lola idem, assim como a VanDiemen.
Vejam a declaração do Ralph (pai):

( I must admit for the moment I cannot recall the car and my records for that time are not very good, however, your picture clearly indicates it is a 1974 car. The main difference being that the nose on the 1974 was raised at the ends as opposed to the 1973 car which was more square.
If you need any help to restore this car I will be very pleased to work with you.
Kind regards
Ralph )

A melhor documentação que um carro destes pode ter, são os LOG BOOKS da SCCA.
É como um diário da Mariazinha, onde estão registradas todas as provas que o carro participou.
Infelizmente, só se referem aos USA.

Uma curiosidade: Aquela frente da Brabham, com os 2 radiadores nos cantos do bico, foi a 1a. obra do Ralph Bellamy, o novo projetista contratado, após o Ron Taraunac.

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Ei Flávio, “estrovenga” tb é um popular sinônimo ao órgão sexual masculino, (que não tem pronúncia em francês que salve)

fred
fred
17 anos atrás

Cesar, você está falando do carro patrocinado pela Moonraker? Branco com umas faixas pretas, do tipo onda e com o número 1? Abraços, Fred

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Qdo começou a temporada européia este carro era branco e com a frente original. Pra temporada brasileira é que ele veio com a frente nova a que o Caíque se referiu e a pintura verde e amarela, com a bandeira brasileira estilizada no bico.

fred
fred
17 anos atrás

Caique, acabei de fazer isto na foto
e tem mesmo o certificado lá; a palavra Lotus e outra palavra maior, bem em cima de um reflexo, e que parece ser certificated. O Emerson pilotou um igual em 71, exatamente o que você falou. Abraços, Fred.
Ah, o carro foi oferecido por 100 mil euros e estava – na foto postada pelo blog – participando de uma corrida em Pau de carros antigos.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Outra coisa: Logo abaixo do Simbolo de Corte de Ignição (triangulo azul) e a frente do nº 7, tem um adesivo branco colado pela Lotus dando o certificado de originalidade e vida pregressa da Barata. A foto que o Fred me enviou dá para aumentar e ler.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Vitão e Fred,

O Mercado de Fórmulas é mais garantido, pois tem em cada venda destes colecionadores um certificado de fábrica ou de algum outro colecionador ou clube. No caso das Lotus , a própria fábrica emite estes certificados com toda a vida do carro e o Emerson pilotou um carro igualzinho a este em 71, vejam o site da obvio que está lá. A diferença está no numeral que aqui no Brasil foi nº 6.

Abraços.

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17 anos atrás

Vitão,
Vários trambiques deste tipo já foram desmascarados !
Mas a quantidade dos Air Cars (como são chamados) é grande.
E não é nada difícil fazer uma Lotus 69 a partir de um VanDiemen RF73.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Caíque, si non e vero, e bene trovato…Qual o único local que tem mais trambiqueiro que no congresso nacional? no mercado de carros antogos de competição. Se a Ferrari tivesse corrido metade dos carros ditos “oficiais” da década de 50 e começo dos 60, teria faltado aço e alumínio no planeta. A alguns anos descobriram uns caras, ex-funcionários, que desviaram antigos desenhos e reproduziam carros. A famosa 250 GTO (valor de mercado uns US$2,5 milhões) é muito parecida mecanicamente com a 250 SWB (valor de mercado – US$ 40 mil), portanto a tentaçào e os lucros são grandes.

fred
fred
17 anos atrás

Caíque, você pode estar totalmente certo: quem garante que os caras não restauraram o carro com o nome do Emerson pra ter maior valor de venda? Convenhamos que um F2 que foi pilotado por um bicampeão mundial tem mais história que outro pilotado pelo irmão dele.
Os carros sendo idênticos, tratava-se apenas de mudar um nomezinho aqui, um numerozinho ali…Não seria a primeira vez. Ainda sou mais a sua explicação. Abraços, Fred

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cometi um erro grande: O carro restaurado está com o nome do Emerson acima da Bandeira Nacional. O Fred me enviou a foto deste carro dentro da oficina e ela se tornou imediatamente Papel de Parede do meu PC. Vou posta-la pro FG.

ZANARDDI
ZANARDDI
17 anos atrás

sobre a foto só tenho um adjetivo sobre esse carro: LINDO

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Fred,
O Wilsinho correu em 71 de Lotus, numero 7, e o Pace de March 712.

O Wilsinho correu no Torneio de 72 de Brabham, bico largo e o Pace de Surtees.

O Carro do Emerso tinha um Sobre-spoiler igual ao Hesketh e ao FD 04, só que era bi-partido invés de ser integral como nestes f!.
A Evadim realmente patrocinou o Emerson, mas não me lembro se em 71 ou 72.
O carro da Foto de Pau, é o do Wilsinho restaurado – vejam que tem o nome de acima da bandeira brasileira e o numero corresponde ao usado por ele em 71, bem como o Patrocínio.

fred
fred
17 anos atrás

Gomes, tenho a foto deste mesmo carro, colorida, digital, no mesmo ângulo, sendo oferecido para venda.
Como é que mando pra você?
Abraços, Fred.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

É muito legal quando o Flavio posta umas fotos como estas, causando todo esse alvoroço entre os blogueiros Matuzas ou não, cada um achando uma “pista” e detalhes para desvendar os mistérios.
E o melhor de tudo é ler que em 1971/2 corriam de F3 e F2 nomes como Grahan Hill, Peterson, Pace, Emerson, Reutemann, pilotos que já estavam na F1 e alguns já campeões mundias.
Hoje quem chega a F1, praticamente fica proibido de correr em outra categoria.
A F1 era mais feliz?
Não sei, mas os pilotos se divertiam muito mais…

fred
fred
17 anos atrás

O Wilsinho correu em Interlagos com uma Brabham amarela de bico largo (calandra, como diriam na Europa),
modificado pelo Divila e era um carro lindo. O Pace correu com uma Surtees com motor de alumínio, e o Peterson deu um pancadão na subida da junção, acho. O Emerson correu com uma Lotus patrocinada pela Evadin, com um sobre-spoilers
(existe isto, Caique?) tipo Hesketch ou o FD04. Abraços, Fred.

fred
fred
17 anos atrás

Inclusive este F2 estava anunciado na internet há um ano atrás, como do Emerson, junto com a March F2 do Pace, a vermelha. Então compraram o carro. Aliás o March 761 que foi do alex, com pintura original Hollywood, também estava à venda. Na hora eu tava sem grana e não comprei.
Abraços, Fred.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cesar , Tohmé e Amigos,

Saí procurando e achei.Tem fotos da F2 Brasil 1971 no Site da obvio. Entrem através do Grande Premio e cliquem na poarte dedicada ao Emerson. Lá aparece o Lotus Bico Fino nº6 e o G. Hill de Brabham Bico Largo, além do March com o Peterson.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cesar,

O Emerson também correu neste torneio com o nariz igual ao da foto, só que com o numero 6. O Wilsinho era o nº 7. O carro do Wilsinho era também uma Lotus e não Brabham. Ele correu de Brabham, aliás linda, em 1972, tenho fotos dele em Hockenhein com esta Brabham. O Pace correu de March em S. Paulo, igual ao do Peterson e o Reuteman correu de Brabham de nariz fino, o Graham Hill correu com umBrabham de Nariz bem Largo.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

É bom demais ver um carrinho como esse e saber que esta rodando.
Bela sacada Tohmé!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Pelo que me lembro, a foto colorida é do Lotus F2 com a frente original.
Em 72 a frente foi modificada para o Emerson, sendo que o Wilsinho usou um Brabham todo modificado também, muito bonito por sinal.

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17 anos atrás

É isto ai !
A Lotus usava o mesmo chassis para os FF, F3 e F2.
Não sei precisar o ano – 1970 ou 1971, os chassis p/ F2 sofreram uma pequena modificação nos pickups da suspensão dianteira, um pouco mais altos por causa dos pneus.
Para acabar de fundir a sua cuca, estes chassis também eram idênticos ao VanDiemen FF.
O Ralf Firman (pai) era funcionário da Lotus e mecânico do Rato.
Em 1972 ele pegou o boné, montou a VanDiemen, copiou este chassis e vendeu milhares de carros.
Isto mesmo – milhares !

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Resumo da novela: acho que o carro em p/b é do Wilson no torneio de F3 aqui no Brasil (tanto que o Emerson está ali ao lado à paisana). Já o amarelinho acho que é o F2 usado pelo Emerson, mas com frente original.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Caíque:
É isso aí! O losango na verdade era uma bandeira do Brasil estilizada. Para o Wilson ele fez uma frente mais larga e alta. As laterais não eram bojudas como o do Emerson. Eram duas caixas largas, que acompanhavam o formato da frente. Como o Emerson ganhou, nem precisa falar qual a modificação que deu certo, né?. Agora vcs falaram um treco aí que me deixou meio na dúvida: tanto a Lotus F3, qto a F2 tinham a mesma aparência. O que mudava eram as dimensões e o uso de aerofólio (naquela época a F3 não podia usar). Vcs falaram em nova configuração. Eu acho que, apesar da aparência eram carros diferente. Ou não?

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17 anos atrás

Esta é a frente original da Lotus.
Tanto a 59 quanto 69 usavam a mesma.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cesar,

O Divila fez este carro com o nariz largo e com 2 spoilers a frente do mesmo para o Emerson. A pintura era amarela e tinha um Losango Preto e o numero 6. A corrida que vi do Wilsinho, 07 de Novembro, o carro era igual ao da foto. Teve uma prova em 31/10 mas essa eu não vi.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Tohmé:
Cá entre nós, entre ter um carro do Emerson e outro do Wilson em qual vc investiria?

adriana
adriana
17 anos atrás

O cabeludo não é o Jan Balder?

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Cesar,
Estava com a opção do Caíque, porém agora estou em dúvida.
Cadê o VELOZ HP, cacete?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Caíque:
No torneio de F3 a frente foi essa, mas no de F2 ele, para o Wilson, fez uma frente ao estilo da Brabhan, com as rodas cobertas e as laterais alargadas.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cesar, Essa frente que o Divila fez, foi para o Emerson e depois foi usada (o estilo) no FD-04 com o qual o Emerson estreou na Fittipaldi. Neste mesmo Torneio o Wilsinho corria com uma igual a esta. Estava lá e me lembro bem.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Agora que vcs falaram já estou achando que é a Lotus F2 com que o Emerson correu, mas com a frente original. Ele tb fez umas mudanças na frente…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Mas no F2 o Divilla não fez uma frente e laterais novas?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

(.),

Perfeita observação. Está com a configuração de F2.

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17 anos atrás

RENAN,
É o Ricardo Divilla, com o Rato e o PV.

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17 anos atrás

É uma Lotus 59. Mas está com a configuração da 69, para F2

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Caíque e Tohmé:
Não estou nervoso, não! Sei que o carro é do Wilsinho. É que Tio Gomes se referiu a ele como nosso patrimônio, qdo na realidade esse carro só participou do Torneio de F3 aqui. Andou mais na Europa do que aqui. Acho que ele sabe disso, mas gosta de se fazer de desentendido…