Pistas bélicas

SÃO PAULO (bum) – Já faz algum tempo que competições americanas de esporte a motor são patrocinados pelo Exército, pela Guarda Nacional, pela Marinha, pela Aeronáutica. Eles estão na Nascar, nos dragsters, nas superbikes, em todos os cantos. Onde houver jovens para cooptar.

Sempre achei uma aberração usar o esporte para chamar gente para a guerra. A equipe de corridas do Exército tem site, claro, para quem se interessar. Na Nascar, quem corre é Joe Nemechek.

Nos dragsters, tinha um cara que se chamava Schumacher e corria patrocinado pelo Exército, também. O carro da Guarda Nacional é pilotado pelo glorioso Greg Biffle. A Marinha ainda está na Busch Series, pelo que sei.

Mas aqui no Brasil já tivemos carros “armados”, também. Só que estamos falando de algo muito mais amador, coisa dos anos 70. O blogueiro Jonny’Ô’Meu! encontrou no site Motos Clássicas 70 a história do coronel Pedro Melo, hoje dirigindo a revista “Moto & Técnica”. Nos anos 70, ele correu com uns protótipos bem malucos, como esse Kinko, aí embaixo. E como era da PM, meteu um “Polícia Militar” na carenagem.

Hoje, em tempos de PCC, não recomendo. Mas a história do coronel Melo, essa eu recomendo.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AndersonTS
AndersonTS
17 anos atrás

Só faltava o piloto do carro da Guarda Nacional ser o Capitão América…

1GT
1GT
17 anos atrás

Só faltou o giroflex..

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Caique,
tem outra foto do Kinko no site Motos Classicas 70, eu também estava procurando essa foto faz um tempão, e olha que sempre visito o MC 70 , um belo site.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

É muito nojento isso…. por essas e outras que odeio aquele lixo da Nascar (falei que nem o Gomes agora, mas penso assim mesmo)….só de ver aqueles desfiles militares antes das corridas, tratando os milicos deles como heróis, e ver aqueles carros de corrida com pintura (que “layout” que nada…)militar…blarghhhh…carro de corrida camuflado não combina!!!

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Outra coisa muito diferente é a opinião do público sobre estas instituições. Aqui muita gente detesta as Forças Armadas, mas lá o povo se orgulha.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Discordo dos blogueiros. Automobilismo é marketing, com o produto mostrado em todos os tipos de mídia.
E nos EUA, diferentemente daqui, com o o serviço militar não obrigatório, as forças necessitam chamar novos soldados…e o fazem muito bem através dos esportes a motor, incluindo drag bike.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

No Brasil dos anos 60/70, eu até respeito os que pintaram suas máquinas com este motivo, só pela dedicação ao automobilismo. Mas, hoje em dia, a melhor propaganda de instituições como as citadas é o bom serviço. Marketing não. No mais é um duto, ou chamem lá como quiserem, onde quiserem.

.
.
17 anos atrás

O Tony Schumacher continua forte na categoria Top Fuel da NHRA.

.
.
17 anos atrás

Paulo S. Castro,
O Takeo virou fazendeiro, e o Shiro está lá em Cotia dando um trato nos carros do Flávio Marx.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Grande Pedrão, esse é das antigas.
E o cara pilotava muito bem, podem acreditar.
Se vocês quiserem deixá-lo encabulado é só fazer como eu, quando o encontro por aí, chamem-no de John Surtes.
O Surtes foi fera em motos e carros como ele, só que era filho de família rica e ele não, daí toda a diferença nas carreiras.
Grande Pedrão, e o seu filho Leandro Mello, meu chará, é do ramo também, acelera muito.

Sam
Sam
17 anos atrás

Por isso que o Montoya vai pra Nascar.
Ele vai ser patrocinado pelas FARC. rs!

Airton
Airton
17 anos atrás

As bolhas de lá são mais bonitas do que as daqui!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O FG, coloca uma inscrição contra o PCC no #96…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Pelo jeito aqueles que criticam os norte americanos por se acharem o umbigo do mundo não conhecem o povo brasileiro… Como lá, a terra dos imperialistas ianques, o serviço militar não é obrigatório, as Forças Armadas tem de arrumar algum jeito de conseguir novos recrutas. O fazem através de propaganda em jornais, revistas e competições. Quem entrou no site viu que eles patrocinam justamente aquelas categorias com maior público: NASCAR e arrancada. It’s nothing but business, my friends!

Dú
17 anos atrás

Flávio, além do Cel. Melo, a ADPM, Associação Desportiva da Policia Militar, que fica ali na marginal antes do Pq. São Jorge e não depois do Canindé, (entendeu) mantinha duas Yamaha Tr e depois TZ 350 com o Pedro Esquerro e outro PM, que corriam junro com Tucano, Denísiom Jacaré, Adé e cia. Naquela época nos com 12, 13 anos iamos para Interlagos e nos comandos com as Suzuki 350, os famosos Bem Te Vi fingiam que não viam, pois depois todos iam para o autódromo. Interlagos de 7.960 mts., polícia boazinha, corridas de verdade. Falando em Canindé, qual é esta de novos talentos na Lusa que está na Globo com chamadas em horários nada baratinhos…… Pagaram a família do Denner já? Lança um concurso para o capacete do sr. rubens, daí fazemos um monte de bandeirolas e enchemos a Arquibancada e o saco dele hahahahaha. Abçs.

paulo S. Castro
paulo S. Castro
17 anos atrás

Aproveitando a oportunidade, alguém pode informar por onde andam os Kinko? ( Lucas e Shiro )

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Se alguem tiver uma outra foto deste carro , por favor me enviem. Isto é que era legal, pena que acabou.

Herik
Herik
17 anos atrás

Curioso e deprimente isso Flávio. Misturar competição esportiva com militarismo. Mas o que vale mesmo é mudar o rumo da prosa nesse blog, pois está de lascar o nível de comentários sobre o Schumacher nos outros posts. Manda brasa – essa é velha – na Joalheria do Veloz HP para ver se o pessoal para de encher o saco. Grande abraço.