Plantão do blog (atualização)

SÃO PAULO – Militares da FAB dizem que são muito remotas as chances de haver sobreviventes da queda do vôo 1907 da Gol no norte do Mato Grosso. O Boeing 737-800 levava 149 passageiros e 6 tripulantes. São as primeiras informações que chegam do pessoal que, por terra, já alcançou o local onde estão os destroços.

Confirmadas as 155 mortes, esta passa a ser a maior tragédia da história da aviação civil brasileira, superando os 137 mortos na queda de um avião da Vasp no Ceará em 1982.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago
Thiago
17 anos atrás

Caro Baygon…

existe uma premissa que , nós como elos SIPAER , e tambem nas instrucoes do comando da aeronautica, que diz que, num acidente aeronautico, a investigacao é realizada visando apenas enumerar os FATORES CONTRIBUINTES que se sucederam, associaram, e estabeleceram um acidente. CULPA é uma palavra que, na investigacao, nao é sequer citada. Existe sim, vamos supor neste caso, uma atitude deliberada do piloto em desligar o transponder, para trocar de nível. Ok. Mas o que causou isso? Na investigacao, isso é denominado como FATOR HUMANO, falha de supervisao, deficiente instrucao. Aponta-se o erro, diz-se onde e o que fazer para que isso nao se repita, e pronto. A culpabilidade de um acidente é restrita apenas á esfera civil. Quem define isso é a policia atraves do inquerito. No ambito da investigacao, aprendemos (nos cursos SIPAER) que nao existe culpa. Culpa quem define é a policia.

Espero ter esclarecido.

Forte abraco

desculpa a acentuacao, pontuacao. Estou com teclado desconfigurado.

Guilherme Correa
Guilherme Correa
17 anos atrás

Acabou a esperança. O medo venceu a esperança.. Que M.

Fada=se a F1 . %!$&#se tudo

Guilherme Corrêa

.
.
17 anos atrás

pior foi aguentar um candidato aí que usuou esse trsite acontecido para dar uma demonstração de demagogia em pleno JN, em rede nacional, fosse outro estariam chamando de oportunista

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Marcelo Costa, esse bebê de 11 meses não estava no avião. A Gol já corrigiu o engano.

Hélio Rheinfranck
Hélio Rheinfranck
17 anos atrás

Alô Flávio , Boa noite !!! parabéns pelo plantão , coisa de gente que sabe das coisas . Você viu a coletiva da Gol e reação do Barioni quando preguntaram se “A COLISÃO ESTAVA CONFIRMADA “??? Houve a colisão ??? É algum absurdo se falar em algum tipo de outra ocorrência – e partes do Boeing atingiram o Legacy??? COMO dois jatos se chocam EM PLENO VÔO DE CRUZEIRO, e um deles ainda consegue voar e pousar ??? Creio que estamos vivendo a maior “barriga da imprensa brasileira nos últimos anos . Até aonde isso vai chegar e porquê ?Você com a palavra !

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

Acho que estão confundindo culpa com intenção.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Thiago:

Poderia explicar melhor a frase: Não existe CULPA em acidente aeronáutico…

Se o piloto erra ele não é culpado ? Se o piloto ou outro tripulante desliga algum aparelho como se comentou ele não teria culpa ? Um avião é feito para decolar e aterrizar em segurança correto, desde que não seja um japa na 2ª guerra. Se isso não acontece tem alguma razão. Se alguém faz algo errado portanto é culpado …

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Flavio e Amigos

Peço a Deus um conforto para os familiares.

Mas, se existe um acidente que me incomoda muito são os acidentes com aviões, todos os outros possiveis acidentes juntos me incomodam um pouco, mas avioes é meio complicado. Não saberia descrever o que sinto.

E eu voo quase sempre devido ao fato de ser consultor técnico comercial.

Não tenho nenhum medo de aviões, mas seus acidentes me incomodam.

Parabens pela cobertura

Pedro Sartório
Pedro Sartório
17 anos atrás

Flávio, entre os 155 mortos na queda, 10 eram aqui da minha cidade, Cachoeiro de Itapemirim-ES. Eram empresários e alguns profissionais liberais que foram ao amazonas pescar, coisa que faziam todo ano. eram pessoas muito conhecidas na cidade, que tem só 200 mil habitantes. Um deles é dono da concessionária VW da região, e tinha uma coleção de carros antigos da Volks, que ficava exposta no hall da empresa. Se chamava Luiz Rogério Bernardino Lobato.

A população da cidade está muito abalada, pois nunca havia acontecido algo assim com tantas pessoas conhecidas na região.

Uma pena.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

O mais importante de tudo, é não elaborarmos teses infundadas sobre o que aconteceu, se houve culpa de alguém, etc e tal. Como aviador, fico enlutado , primeiramente pelos tripulantes, principalmente pela natureza do acidente ( perderam o controle da aeronave , chocando-se verticalmente contra o solo), e pelos passageiros. Só que a mídia só dá enfase aos passageiros, pouco se lixando aos tripulantes. Até agora, salvo UMA lista, não vi sequer qualquer menção a eles. Enfim, que estejam junto ao Pai.

Tive a oportunidade e o privilégio de poder fazer o curso de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, no CENIPA, e , a primeira coisa que nos ensinaram foi: Em caso de acidente, orientar a imprensa a não escrever/falar/transmitir informações infundadas. Nesse acidente, a imprensa até que está mantendo um nível, salvo um ou outro escorregão. Duro é aguentar a quantidade de perguntas tendenciosas, querendo vorazmente colocar a culpa em alguém. Não existe CULPA em acidente aeronáutico! vou repetir: Não existe CULPA em acidente aeronáutico.

Agora, by the way, o Cabrini ADORA espezinhar o Garcez, pelo acidente do RG 254, em 89. Nunca vi ser tão CHATO com determinada pessoa. Tá certo, o cara errou, e pagou com a licença de piloto ( cassada ) pagou com a dignidade ( é a geni da aviação brasileira: todo mundo taca pedra) e foi induzido (até determinado ponto) ao erro, excetuando sua arrogancia no cockpit. Mas há que se preservar pelo menos alguma coisa da dignidade do cara, ou vamos trata-lo como um criminoso. Afinal, fica assim o raciocinio da imprensa: Ele errou, vamos esculhambá-lo, não importa o resto.

Cabrini é muito mal-intencionado quando quer linchar moralmente o Garcez, não pensa 2 X em exibir sua reportagem. Porque não fizeram as indagações primeiro ao Zille, e depois colocaram o Garcez rebatendo (mesmo que ele tivesse um fiapo de razão)…..imprensa tendenciosa é isso aí.

Sem mais. Congratulo-me com quem faz um jornalismo sério, austero, e equilibrado, não buscando , na desgraça, saciar a vontade jornalística de ” dar o furo”.

PR-GTD; Rest in peace…..

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Correção:
Há algo de podre no ar.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Este silêncio sobre depoimentos dos tripulantes do Legacy está muito estranho….
Há algo de poder no ar que estão encobrindo.

André Buriti
17 anos atrás

Segundo a Band existe uma informação extra-oficial de que o piloto do Legacy teria desligado o transponder para mudar de altitude, numa tentativa de economizar combustível, sem pedir autorização do controle de tráfego, e que nessa manobra teria atingido o avião da Gol.
Isso só será provado quando analisarem o conteúdo da caixa-preta dos dois aviões.
Quanto ao Boeing, parece que não houve chance, o avião caiu completamente descontrolado, aparentemente o choque danificou os sistemas hidráulicos de controle da cauda, o avião teria sido visto descendo rapidamente em espiral, uma informação de que índios teriam resgatado alguns sobreviventes ainda não foi confirmada, mas dado a forma como o avião caiu devem estar em estado gravíssimo com traumas mútiplos, dificilmente conseguiriam sobreviver em condições precárias como as encontradas em uma aldeia indígena.
Naquela região caem muitos aviões de pequeno porte, não se passa um mês em um registro de acidente, o que é praticamente ignorado pela grande imprensa, o “deserto verde” é um grande Triângulo das Bermudas tupiniquim.
O grande problema é: o que adianta termos aeronaves sofisticadas com equipamentos de útlima geração se de um momento para outro o piloto faz uma coisa estúpida como desligar os sistemas de segurança em vôo?
É a mesma história do comandante Garcez que colocou rumo 270 em vez de 027 no transponder do avião e caiu na selva, falhas humanas acontecem.
Resta a nós prestar solidariedade com a dor das famílias das vítimas e que a ANAC redobre a atenção sobre os procedimentos de vôo das aeronaves.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Ando muito de avião, e infelizmente isso pode acontecer com qualquer um. “Equipamentos de segurança estão aí para minimizar acidentes desse tipo. Me parece que não são tão confiáveis assim…” Ótimo meu comentário né?
melhor ainda se não estivesse cheio de dúvidas. Como um avião se choca com outro seja lá como for e ainda voa por uma boa distância? Ao que vi, se chocaram a uma base de duzentos e tralalá de kilômetros de onde o 737 caiu. Com velocidade de cruzeiro, essa distância convertida em tempo deve ser de 10 a 15 minutos mais ou menos… ou será que estou enganado? Não é possível que o comandante não tenha entrado em contato com torres de comando. E o comandante do legacy? O que tem a dizer? Com certeza ele disse, mas não querem contar… Poderia ter um parente lá no avião… ou até eu mesmo. Coisas desse tipo tem que estar muito bem esclarecidas… Já ouvi falar que a Varig por exemplo fazia de tudo para que alguns incidentes nunca fossem divulgados. Será que as outras cias aéreas não fazem o mesmo?? É muita pergunta de uma vez só. O negócio então é fazer orações pra que essas almas que estavam no avião, repousem em paz. E que as famílias tenham muita força para diminuir esse trauma.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
17 anos atrás

Estou muito chateado por esse ocorrido, li em algum lugar que tinha um bebe de 11 meses.( Claro lamento pelas outras vítimas e muito) Mas lembro da minha filha com 11 meses… Hoje minha filha tem 10 anos. Acho que o pai e a mãe dessa criança …foram juntos. Imagina o desespero dessa familia e das outras. Muito triste! Mas o que me deixa indignado é o pq isso acontece…E ACONTECE MUUITA COISA “CABELUDA” NESSE PAÍS! É UM PAÍS DE “CASO PERDIDO MESMO”…

dú
17 anos atrás

Como é frisado; Sem Comentários.
Sivan? Base Aérea de Cachimbo, vide buraco para prospecção atômica! Então quer dizer que estas vidas perdidas numa imbecilidade sem igual seriam frutos de não serem feitos up-grades no Sivan? Quer dizer que monomotores estão a solta em plena rota do deus dará com quem sabe cargas transportadas? Me poupe. Mas se de uma m.e.r.d.a. de iridiun ou globalstar falo com a China, tem coisa nisso. Viva Schumi, afinal temos eleição nesta madrugada. Vamos torcer para o terceiro turno.

torcedor brasileiro
torcedor brasileiro
17 anos atrás

Flavio
Em outros posts você comenta a respeito do descaso de emissoras sobre o acidente.
Quero parabenizar você, pois lendo os teus posts tive muito mais informações do que em qualquer site disponível. Parece que eles estão divulgando o mesmo release, não muda nada.
Gostei muito inclusive da tua informação sobre a velocidade de cruzamento das aeronaves, acho que nenhum orgão de imprensa pensou em esclarecer isso aos telespectadores.
Parabéns.
Ainda em tempo, faz tempo que eu digo, quer saber sobre um assunto, aprender, procure um bom blog, pois é neles que se aprende alguma coisa.
Boa noite.
Espero novas notícias, quiça mais alviçareiras.
Torcedor.