Renault desce a ladeira

SÃO PAULO (vai ser uma semana daquelas…) – Fim de papo, e meu palpite sobre Raikkonen estava, evidentemente, errado. A Renault confirmou hoje sua dupla titular para 2007: Fisichella, que já tinha renovado, e Heikki Kovalainen, o finlandês que correu na GP2 no ano passado e que há tempos faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da montadora. Uma dupla fraca, que deve levar os franceses a descerem a ladeira sem um substituto à altura de Alonso.

De quebra, a Renault anunciou oficialmente também sua dupla de piloto de testes, os brasileiros Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet. Para cada um, objetivos obviamente diferentes. Zonta se especializou na função na Toyota e na Jordan e vem para fazer isso mesmo: testar e desenvolver. Nelsinho chega com chances muito grandes de ser titular em 2008 no lugar de Fisico. Portanto, não vai testar, será testado.

Zonta é piloto de teste, Nelsinho é teste de piloto, em resumo. Por enquanto, as credenciais que lhe garantiram a vaga têm muito mais a ver com o pai do que com suas performances na GP2 (que têm sido boas, diga-se, embora não excepcionais).

E, claro, Raikkonen será anunciado pela Ferrari neste fim de semana. E no “schumacômetro”, hoje eu diria que o alemão pára. Palpite que mudo a cada dez minutos. Do que decidir Michael (que já deve ter decidido, na verdade) depende o futuro de Massa.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baygon
Baygon
17 anos atrás

Nelsinho já deu entrevistas falando que será titular da Renault em 2008. Segundo ele consta em contrato. Parabens pra ele que vai ter que esperar mais um ano só que vai estrear numa equipe de ponta e não vai ter que se arrastar pelas pistas em carros que lutam pelas últimas posições no grid.

Marcos de Foz
Marcos de Foz
17 anos atrás

Gomes,

Besta é você eu já disse.

Ombdsman,

Obrigado por avisar. Mas todo idiota tem sua opinião, eu tenho a minha.

Não suporto esse tal de Gomes, que tem como principal foco, que eu acho inclusive ser proposital, criticar os pilotos brasileiros e “babar o ovo” de outros quaisquer.

Quanto aos amigos dele, eu não tenho nada contra. Inclusive a maioria das opiniões são infinitamente mais lúcidas que a do Gomes.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

“Schumacher está sendo superado pelo Alonso e não pela Renault.
A Ferrari já tem carro igual ou melhor que Renault hoje. ”

Concordo em gênero, número e grau. Chegou a hora de parar, Schummi … acho que ele devia ter parado há dois anos, mas ainda tá em tempo …

Luiz Fernando

Ingo
Ingo
17 anos atrás

O único esportista que teve a sabedoria de para no auge foi Pelé e assim ele é lembrado , como aquele que nunca foi superado.

Já Schumacher passou do ponto. Hoje Alonso é o melhor do mundo. Atual campeão e líder.

Schumacher está sendo superado pelo Alonso e não pela Renault
A Ferrari já tem carro igual ou melhor que Renault hoje.

Mãe Diná
Mãe Diná
17 anos atrás

Pilotos para 2007

Ferrari
2-Luca Badoer
0-Marc Gené

Renault
3-Ricardo Zonta
4-Alex Yoong

McLaren
5-Gary Paffett
6-Lewis Hamilton

Honda

7-Alan van de Merwe
8-Iujy Ide

Toyota

9-Ryan Briscoe
10-Ralph Firman

BMW-Sauber

11-Zsolt Baumgartner
12-Neel Jani

Red Bull

14-Takuma Sato
15-Nicolas Kiesa

Williams-Lexus

16-Bruno Senna
17-Giorgio Pantano

Toro Rosso

18-Gianmaria Bruni
19-Gaston Mazzacane

Midland

20-Alexandre Premát
21-Nicky Pastorelli

Super Aguri

22-Michael Schumacher
23-Juan Pablo Montoya

Luiz Felipe
Luiz Felipe
17 anos atrás

ñ entendo d ond saiu essa implicância com o Kovalainen….só pq o cara perdeu o título da GP2?
do mesmo jeito q ñ entendo essa mania d pilotos quererem i pra ferrari, será só pela tradição? pq d uma equipe q ficou 20 anos sem titulos………

renato(japao)
renato(japao)
17 anos atrás

e ai pessoal dp blig….tudo na paz?pelo anuncio da renault acho que o massa dancou,nao creio que o alemao va deixar passar a chance de no ano proximo ter um campeonato onde so a ferrari vai ter pneus de primeira linha.penso que era a chance que ele queria pra derrotar algum piloto mais jovem e com o mesmo carro.pelo menos na teoria….pois mesmo que o alonso e a mclaren comecem bem a bridgestone vai favorecer a ferrari como sempre o fez.entao massa na minha opiniao vai testar em 2007 e volta em 2008

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Também vou dar meus palpites:

Ferrari – Badoer e Gené.
Renault – Monteiro e Kovalainnen.
Super Aguri – Fisichella e Sato.
MidLand – Albers e Jos Verstapen.
McLaren – Alonso e Paffet.
BMW – Kubica e Vettel com Chupetas e fraldas.
Williams – Nico e Narain Carthikeian.
HONDA – Button e Alex Yoong, digo, Barrichello.
Toyota – Trulli e Scott Speed.
Red Bull – Coulthard e Tutankamom.
Toro Rosso – Felipe Massa e Bruno Senna.
Jonnie Walker PRODRIVE – KIMI RAIKKONEM e Mika Hakkinem.

Podem escrever, não errarei mais que 1%, porque sou F….oda.

jung
jung
17 anos atrás

maravilha alberto!!

piloto de teste X teste de piloto
poesia concreta?

Ombdsman avisando
Ombdsman avisando
17 anos atrás

Cumprindo o rito, aviso ao Marcos da Foz que o risco de blasmefar aqui neste espaço é ser bombardeado com as mais diversas, fundamentadas, origais, procedentes e totalmente antagônicas opiniões deste exército de loucos e amigos do Gomes.
Dormientibus non sucurit jus.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Digo, esse Marcos da Foz…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Quem será essa besta?

Cacthos
Cacthos
17 anos atrás

Se os posts do Flávio geram o chamado schumacômetro, os comentários desse blog são o maior especulômetro da F-1 em todo o mundo!!! Simplesmente, não há nenhuma combinação de pilotos x equipes que não tenha sido especulada aqui. Então, para me integrar à comunidade, vai meu “palpite”:
Ferrari: Massa/Badoer
RBR: Schumi/Coulthard
Renault: Kimi/Fisico
SAguri: Flávio Gomes/Algum japonês

O Flávio na Super Aguri, é porque ele gosta de carros antigos… :)

Fui!

Marcos de Foz
Marcos de Foz
17 anos atrás

Ehhh Flávio Gomes!!!

Você é o cara para odiar pilotos brasileiros!!! Cara, tem certeza que vc não é alemão???? ou alemoa????

Vai se catar meu amigo….vc só sabe falar de carro velho, criticar pilotos brasileiros e babar o saco dos pilotos estrangeiros…. vá pra p…q %!$&#..vai morar na Alemanhã fdp….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O interessante é observar nos comentários como a análise sobre o ALONSO mudou … antes um piloto bem questionado, hoje quase uma unanimidade. Querem saber minha opinião ? Atualmente o espanhol é o melhor piloto do mundo.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

A McLaren já definiu seus pilotos par o ano que vem ? Quem sabe o Kimi não continua por lá junto com o Alonso.

Acho o Kimi um bom piloto mas discordo da fama de azarado. Na verdade ele não sabe poupar o equipamento que tem nas mãos. Emerson e Piquet eram mestres nisso, por isso foram campeões e tiveram uma grande carreira.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

É…não existem mais pilotos como antes!!!Qdo teremos uma leva boa novamente? A maioria hj é bem mais ou menos…isso é duro…são tantos interesses que quem manda bem mesmo acaba ficando pra trás…só pode ser!!!

1GT
1GT
17 anos atrás

A estranheza é que 2007 pelo que se desenrola poderá ser o título mais fácil da Ferrari se o Schumacher ficar.
Só resta aguardar, ficar só na teoria do SE…não dá.
Nelson Angelo na Renault, ótima notícia, ganha experiência e quilometragem com os F1, podendo entrar afiado no ano seguinte, oq ue importa na vitrine da F1 é ser visto, e não ficar como eterna promessa.

revelador
revelador
17 anos atrás

caraca FG, na boa, mas vc errou todos os palpites até agora!!! Tô começando a acreditar que o Kimi se aposenta e Miguel continua mais umas temporadas…..

Ingo
Ingo
17 anos atrás

caramba , o cara cai de paraquedas no melhor carro da formula 1. já foi tempo que nossos brazucas tinham prestigio na f1.. achei muito arriscado a escolha da Renault. mas tomara que tenham acertado , quero ver os mercenários comendo poeira

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Discordo radicalmente de opiniões como Kimi “De Cesaris”. Azarado (como Chris Amon) sim, incompetente não! O De Cesaris só corria pois o pai dele era um dos maiores fornecedores de tabaco para a Marlboro da Itália, daí a convencer a empresa a patrocinar o “pimpolho” dele foi um pulo. Para quem não se lembra, o De Cesaris foi demitido da equipe Ligier após capotar DE FRENTE no antigo e velocíssimo Österreichring. Depois, obvio, arrumou uma equipe endividada, seduziu-a com os dólares da Marlboro e continuou correndo. O Kimi não tem nenhuma passagem vagamente parecida em seu currículo!

Vitão
Vitão
17 anos atrás

A Ford tentou contratar o Carlos Goshn, mas não acertou o tutu nem a multa. E entre morar em Paris e Detroit, quanta diferença!. Os problemas da Ford são americanos (ok, a divisão européia não é nenhuma maravilha, mas é bem menor que a North America) e precisa de alguém que entenda a cultura , e bata de frente com o UAW- os metaleiros de lá. Já colocaram a Aston Martin à venda (Rumor – Peugeout !?) , e a Jaguar vai na baciada. Ficar só com o Volvo não é interessante, a menos que possa usar a plataforma comum com a Ford Europa. A chamada Premier Division foi pro vinagre.

Piki
Piki
17 anos atrás

Edgar,

o nem do fundador já espirrou!!! Não conseguiu nada de util no comando da Ford.
Quem assumiu foi um ex-executivo da Boeing.
O brasileiro não sai da Renault enquanto não colocar ela no prumo.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Concordo com o Bianchini…ou Bianchi…
O presidente da Renault é p..uto com essa história de F1… sem a fórmula 1 dizem ele ja teria conseguido a reestruturação na empresa a mais de ano… por isso ele vai tirar fora a renault e ponto final… há uma esperança porque dizem (no mundo dos mega executivos) que a Ford quer o brasileiro… até o atual presidente que é neto do fundador Ford ja disse que se fosse pro bem da empresa ele cederia seu lugar para o brasileiro… Ou seja, quem sabe não entra outro presidente que goste da coisa ou seja mais parcimônio com o negócio das corridas…

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Eduardo Torres

carro “veio” é aqui:> http://www.fnva.com.br … entre e participe conosco…. todos os amigos do blig do gomes serão bem vindos ao Fórum Nacional de Veículos Antigos – http://www.fnva.com.br

Inclusive temos um tópico especial mostrando a coleção de carros antigos do piloto oficial da equipe DKW-Blig do Gomes….
http://forum.topmark.com.br/viewtopic.php?t=4965

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Eduardo Torres

carro “veio” é aqui:> http://www.fnva.com.br … entre e participe conosco…. todos os amigos do blig do gomes serão bem vindos ao Fórum Nacional de Veículos Antigos – http://www.fnva.com.br

Inclusive temos um tópico especial mostrando a coleção de carros antigos do piloto oficial da equipe DKW-Blig do Gomes….
http://forum.topmark.com.br/viewtopic.php?t=4965

Juncker
Juncker
17 anos atrás

Como sonhar é bom…

Ano que vem
Shummy e Kimi na Ferrari
Fisico e Zonta na Renault…
Pq o Heikki … nao nao conseguir acompanhar o Zonta nos treinos.

E o massa? RBR para ele….

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Quem tá do lado de fora que é o nosso caso pode apenas especular sobre o tema.
Então continuemos com o especulometro ligado.

Se a Ferrari já armou um evento para o anuncio do alemão, não seria com a finalidade dele dizer que continua porque isso ele poderia dizer sozinho na coletiva.
O que é interessante saber sobre o alemão é o que ele vai fazer depois de parar. Que ele para um dia para sim, isso é inevitavel. Mas depois disso ele ficaria na Ferrari??? Ou teria algo com a Mercedes que o colocou na F1??? Equipe ele nao montará, isso eu nao acredito. Então, o que afinal ele vai fazer depois??

Essa estória da Renault estar de malas prontas de volta pra casa é uma coisa que nao tinha me ocorrido. Lembram da Mercedes no mundial de marcas? Parou porque nao justificava mais. Simplesmente detonou o mundial sozinha. A Renault estaria mal arrumada se no ano de 2007 andasse para tras. E os custos de equipe nao teriam justificativa. Comparando com a Ferrari, faria muita diferença no marketing da Ferrari se retirar da F1. A imagem do carro e da empresa está muito ligada às competições de carro. Mas no caso da Renault não é assim. Alem disso o Alonso assinar com a McLaren ainda campeão e isso ser anunciado com tanta antecipação é algo esquisito. E queira ou não isso não foi muito bom para a imagem da Renault.
Aí eu pergunto.
O que isso representa para o Nelsinho??? Se a Renault vai mesmo parar então para o Nelsinho fica como trampolim para outra?

Se o Kimi entrar na Ferrari junto com o Massa vai disputar posição com ele sim. Essa de escudeiro deu pé porque a Ferrari tinha um piloto fora do comum. E embora o Kimi seja muito rápido ele não é e nem será o Schumi. Eu acho que nessa situação falta um Emerson para dizer ao Massa “olha, faz assim assim assado e na hora que o cara quebrar, bater ou sei lá o que a corrida é tua”
Imagine se o Massa como escudeiro ficar encaixado no cambio do Kimi. Será que o Kimi não poderia errar numa dessa e o Massa levar a corrida???
O Peterson já fez algo semelhante com o Emerson.

Enfim, especulações que vão começar a serem esclarcidas quando o alemão pegar o microfone e “Well, as you know bla bla bla bla”

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Gomes,
Nada a ver com a tua nota, porém, não podia deixar de te enviar a nota abaixo.
Abraços

Gomes,

Leia s[o o que foi publicado no jornal “Diário Catarinense” no dia 03/09/2006 na coluna do Cacau Menezes (grande manézinho da ilha).

EPÍLOGO

Não é a toa que o comunismo acabou em Lada, aquele carrinho de fabricação russa que virou sucata nas ruas. Até mesmo o nosso maior poeta vivo, Ferreira Gullar, acaba de exorcizá-lo.

Em declaração transcrita pelo jornalista Moacir Loth, no caderno “Idéias”, de “A.Notícia”, sexta feira, Gullar jogou uma pá e cal na teoria de Karl Marx:

“O comunismo cumpriu o seu papel, ajudou a mudar a sociedade e esgotou seu caminho. Mas, advertiu, com a experiência dos seus 76 anos de idade: ” Isso não significa que o capitalismo se tornou bonzinho nem que devemos mudar a sociedade. A busca de justiça social e da igualdade é inextirpável da condição humana e, por isso, continuará”

Eduardo Torres
Eduardo Torres
17 anos atrás

Fala Flavio!
Tenho um Karmann Ghia e um Puma em “sociedade” com meu pai.
Conheci seu blog hj. Mto bom.
Parabens

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Boa, Nick.
Sua intervenção interrompeu a onda de mau humor espalhada pelo João, que deveria experimentar a tal terapia hare krishna do Velz-HP.

Nick
Nick
17 anos atrás

Pô, João. Quarta-feira com cara de sexta, véspera de feriado, tira esse ódio do coração. Não gosta de blog que tenha carros velhos, procure no google que tem uma tonelada de sites de carros novos. Há para todos os gostos. Afaste os móveis da sala ou quarto, ligue o som no volume máximo e dance a “Macarena”. Ou também tente imitar o Michael Jackson, com seu famoso passinho “MoonWalker”. E não se esqueça: “Você é chocolate com licor de cereja, torta de morango com creme de chatilly”.

João
João
17 anos atrás

Quem tá descendo a ladeira é o Sr. Flávio Gomes. Depois de tantos anos de jornalismo se presta a ficar postando fotos de carros velhos. O golpe final veio com a destruição daquela m.e.r.d.a de DKW.

Ainda tem coragem de acusar a Renault…

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Uma questão levantada, seria excelente ver o michael em outra equipe e com o mesmo equipamento do companheiro, michael X alonso na maclaren seria o ápice da F-1 nos últimos tempos!! o Massa e kimi com carros canhões como estão os da Ferrari…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Eu acho que de 2007 o alemão não passa, vai aproveitar as maiores mudanças de regulamento e pronto.
Então a questão é se ele anuncia que para no final desse ano ou no final de 2007.

Sobre a Renault, já se especulou que a montadora não iria sumir da F1, mas sim economizar uma grana colocando a equipe Nissan com orçamento mais baixo.

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Desculpem-me se eu escrever errado, mas este para-não para do Dick também me lembra algo: a música Or Should I Stay or Should I Go, do Clash.

A Renault anuncia que é carta fora do baralho em 2007. Fis-Aquilo e um estreante?

Então, se Raikkonen vai acabar mesmo na Ferrari e Brawn já caiu fora, é sinal de que o Dick para. Ou será que em 2007 Raikkonen aceitaria o papel que já foi de Barrichello, Irvine e Massa? Duvido, como duvido também que Dick dividiria a equipe em igualdade de condições com o cachaceiro finlandês. A garrafa talvez dividisse, a atenção da equipe, nunca.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

discordo do comentário sobre o Nelsinho, o cara que tá disputando o título do campeonato conta o “garoto de ouro” de McLaren e ainda de quebra faturou 100% dos pontos naquele corrida na Hungria (feito inédito na GP2, se não me engano), não pode ser apenas “bom”

Brunão
Brunão
17 anos atrás

Quantas teorias sobre o futuro da F1. Tanta coisa pode acontecer. O que eu acho? Schumacher não pára por enquanto. Ele continua na Ferrari por mais 1 ou 2 anos. E se ele continuar na Ferrari, o beberrão do Kimi vai sofrer. Primeiro porque Schmmy conhece tudo e mais um pouco da Ferrari. Segundo porque o alemão é um Ídolo na escuderia italiana e todos farão de tudo para que ele continue ganhando. Terceiro porque Schumacher é disparado melhor piloto que Raikkonen. Quarto porque o Miguel é fominha por recordes e a Ferrari tem tudo para ganhar um caminhão de corridas na próxima temporada. A Mc Laren, mesmo com Alonso, ainda tem muito a desenvolver para chegar em nível da equipe italiana. A Renault vai com uma dupla meia-boca e não deve ser páreo. Assim, Michael Schumacher pode prolongar um pouc mais a sua carreira e chegar a inacreditável marca de 100 vitórias na Fórmula 1. E aí, Gomes? Falei bobagem ou minha tese tem alguma procedência. Abraços a todos da torcida 96.

Vitor
Vitor
17 anos atrás

Ah, Flávio, mas que eu torci para que sua aposta no Kimi na Renaut desse certo, torci. Ia ser mesmo sensacional a disputa entre Alonso/Mclaren, Schumacher/Ferrari e Kimi/Renault.

Vitor
Vitor
17 anos atrás

Fisichella/Kovallainen; pra mim é um replay de Coulthard/Raikkonen; o escocês ensaiou uma disputa ao título com o alemão, depois caiu e começou a tomar tempo do finlandês.
Fisichella, assim como o Coulthard, é um bom piloto na CNTP (lembram das suas aulas de química, amigos?). Nada demais, mas bons pilotos. Só que, quando a pressão aumenta, ou seja, quando estão em um time de ponta, que disputa o título, e ainda por cima tem um companheiro mais talentoso, caem de produção; começam a errar e tomar tempo dos seus parceiros sucessivamente.

Uma pena que o alemão, do jeito que vão as coisas, vai embora. Ficarei sem ter um “arqui-inimigo” nas manhãs de domingo. Mesmo os que não gostam dele, vão sentir a sua falta, com certeza.

Massa e Kimi; não sei o que vai sair desta disputa, mas imagino que estejam errados aqueles que acham que vai haver uma “lavada” de qualquer uma das partes. Confesso que duvidei do talento do Felipe, principalmente depois daquela corrida horrível, mas a recuperação – e que recuperação – na Turquia deu ânimo. Se houver, finalmente, uma disputa justa na Ferrari, vai ser uma briga interessante.

Enfim, se as principais equipes do campeonato acertarem os seus carros, vai ser um “ano de transição” da nova “era” interessante.

Kako
Kako
17 anos atrás

Sempre coloquei minhas fichas no Kovalainen, por um fato que já citei um monte de vezes (até aqui, acho): foi o primeiro piloto que não era de rally a vencer a Race of Champions, derrotando na final o Sebastién Loeb (que se encaminha para virar o Schumacher do rally). E ambos utilizavam na final o carro que o Loeb era campeão, o Xsara WRC.

Não vale lembrar que a Race Of Champions daquele ano foi somente asfalto (dentro do Stade de Paris, ao invés na pista mista das Canárias), pois asfalto é a especialidade do Loeb – que, aliás, andou feito um capeta em LeMans.

Seria mais ou menos como alguém que nunca andou de F1, ir pra um duelo com o Schumacher na Ferrari hoje e dar um couro no alemão, logo na primeira tentativa.

Olho no guri.

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

acho que o Schumacher para mesmo, seria melhor para ele parar enquanto ainda está competitivo, ao contrário de outros, como o Villeneuve.
Se não parar, acho q o Massa não deve aceitar ser piloto de teste. O menino tem muito talento.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Não sei não… tenho minhas dúvidas de que o Kovalainen é fraco, não se esqueçam que o Briatore sempre revela bons pilotos, raramente erra.

Prefiro esperar para ver o finlandês em ação. É bom nos lembrarmos que os finlandeses costumam fazer boa figura. Todos se saíram bem, à exceção do Salo.

André Arrais
André Arrais
17 anos atrás

Ainda não entendo como a Renault mantém Fisichella como titular. Não apresenta bons resultados e não tem cooperado com a equipe para ajudar nos títulos de pilotos nem no de construtores. Briatore sempre teve fama de arrojo e inovação, portanto, seguindo essa lógica, seria correto arriscar Piquet no lugar de Fisichella. Porque não?

João Eduardo
João Eduardo
17 anos atrás

Renault 2007 – O começo do fim?
por João Eduardo

Prezados amigos,
começo este texto recorrendo à frase cheia de “ironia adolescente” que pensei, ao ler a notícia sobre os pilotos da Renault para a temporada 2007:

“Estará bem de pilotos a Renault em 2007 hein?!”

E essa “ironia” me levou a refletir por alguns segundos e a fazer uma pergunta muito séria sobre os “novos rumos” da F1:
“2007 será o ano que marcará o começo do fim da Renault na Fórmula 1?”

Bem, vamos aos fatos e as justificativas do porque dessa pergunta.

Em primeiro lugar, há tempos o presidente da Renault, Carlos Ghosn (como se pronuncia Ghosn?), demonstra que, além de não ser muito fã de F1, é menos fã ainda dos custos gerados pela categoria à empresa. E mais além, ele já chegou a afirmar que a Renault só “vai permanecendo” na categoria enquanto tiver sucesso (isto é, vitórias).
E, talvez, até que com bastante boa vontade, para que isso continue acontecendo em 2007, ele deu um jeito de renovar o contrato da “velha raposa”, Flávio Briatore, até 2008, visto ser este o responsável por grande parte do sucesso da equipe.

Só que é sabido por todos que o próprio Flávio Briatore já deu indícios de estar “cansado” da F1, chegando até mesmo a levantar dúvidas com relação ao seu futuro na categoria, visto que seus objetivos (ao menos os esportivos), já foram todos alcançados. Afinal, o que ele fez na categoria não é pra qualquer um, pois já revelou dois campeões (ambos vindos de países que antes jamais haviam tido campeões na F1) e também já fez duas equipes campeãs, ambas pela primeira vez.

Porém, ao que parece, esse “cansaço” se refletiu um pouco na “ausência de complicações” encontrada na escolha de pilotos para 2007, usando “pilotos de casa”.
Então, com essa solução caseira e sem brilho (vide a carreira de ambos), talvez Flávio tenha decretado o início da decadência da equipe na Fórmula 1.
E, com essa decadência, viria o fim da equipe.

Claro que isto é uma suposição. Mas se recorrermos ao ano de 2004, TODOS (inclusive o próprio Briatore) têm a certeza de que, o maior fator que causou a perda do vice-campeonato de construtores naquele ano, foi o fato de a equipe, nas corridas decisivas, dispensar um piloto (Jarno Trulli) e trazer de volta um piloto que, embora seja talentoso e campeão mundial, ficou praticamente um ano parado, no caso, Jaques Villeneuve.

E agora, para uma temporada cheia de ânimo e gás, como a que será a de 2007, onde mais do que nunca o título estará em aberto sem a presença de Schumacher (caso ele realmente decida parar), colocarão um piloto mediano, como Giangarlo Fisichella, para “liderar” a equipe em busca do título e promoverão o piloto de testes para titular, sem nunca este ter participado de um final de semana de corrida.

Novamente, afirmo que posso muito bem “queimar a língua” e a equpe pode ser campeã tanto de pilotos e construtores em 2007 e em 2008, e ainda ficar por muitos anos mais na categoria.

Mas, analisando francamente, duvido disso.
E duvido, baseado nas seguintes expectativas para a próxima temporada:

1) A gana de Fernando Alonso.
Alonso chegará “babando” à Mclaren.
Além de já ter provado ao mundo que é um grande piloto e campeão, chegará na equipe com o status de, no mínimo, ter sido um dos únicos a encarar Schumacher de igual pra igual. Isso se não for bicampeão esse ano, o que aumentará – e muito – sua moral na casa nova.

“Ah, mas a Mclaren já há algum tempo não tem demonstrado capacidade técnica e/ou confiabilidade suficiente para ser campeã” poderá dizer alguns.

Sim, mas embora sejam pilotos, épocas, equipes, enfim, tudo diferente, acho interessante citar um fato curioso:
Lembram do que disse Senna, em 1984 (seu ano de estréia na F1) a Alex Hawkridge, seu patrão na Toleman, após conquistar seu primeiro ponto, em sua segunda corrida?
“Eu já estou pronto para o pódio, arranje carro para isso”.
Creio que Alonso terá exatamente essa mesma atitude com relação à Mclaren em 2007: “Eu sou um campeão. Me dêem carro para continuar sendo.”

2) O duelo de Kimi Raikkonen e Felipe Massa.
Conforme já mencionei no texto anterior, minha expectativa (claro, se Schumacher parar ao término desse ano) é que 2007 será o ano de um grande duelo interno na Ferrari.
De um lado, Kimi Raikkonen. Duas vezes vice-campeão mundial (2003 e 2005), sendo que, assim como Fernando Alonso, derrotou Michael Schumacher em 2005.
Do outro, Felipe Massa, que após a primeira vitória na categoria, conseguiu provar que pode sim ser um campeão. Tanto que até mesmo Jean Todt, que é fã declarado de Kimi, rendeu-se ao talento de Massa, ao afirmar que ele é um futuro campeão.
Além disso (baseando-se novamente em meu texto anterior), o vencedor do duelo terá o status de primeiro piloto da equipe em 2008. E quer maneira melhor de conquistar esse status do que sendo campeão em 2007?

3) Fator Honda.
Embora tenha conseguido sua primeira vitória na era moderna, a equipe teve suas expectativas em relação a temporada 2006 frustradas.
Isso leva a crer que a equipe trabalhará duro, visando repetir o sucesso alcançado em 2004 (quando ainda era BAR), onde foi vice-campeã.
E também, trabalhará para que a vitória não seja apenas um fato isolado, ocorrido por fatores externos como chuva, etc, mas sim, uma constante na temporada 2007.
E para isso, contará novamente com Jenson Button, que, assim como Massa, provou que tem capacidade para ganhar corridas e, se tiver carro, ser campeão.

4) A incógnita Red Bull.
Esta terá o mesmo problema que a Renault: provavelmente terá um bom carro, com participação total de Adrian Newey em seu desenvolvimento, um bom motor (Ferrari), mas uma dupla de pilotos não tão forte assim. É séria candidata a estar no mesmo nível que a Renault (se esta, de fato, tiver suas performances diminuídas devido a dupla de pilotos).

5) Williams e Toyota
Nunca se sabe bem o que esperar destas duas equipes. Ainda mais agora que a Williams terá motores Toyota…
E se “juntarmos” os quatro pilotos titulares destas duas equipes, certamente, “não dá um” Alonso, Raikkonen…

Então, baseado nestes fatos, só resta torcer.
Aos que não gostam da Renault, torcer para que tudo isso seja verdade.
E aos que gostam da Renault, torcer para que este tenha sido o texto mais sem-pé-nem-cabeça que já leram.

Grande abraço a todos!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Também acho que a Renault vai dar uma caída…..acho que o Kovalainen tem muito talento, mas vai estar em seu primeiro ano….acho o Fisichella muito melhor do que se convencionou dizer no Brasil, muito provavelmente será o número um da equipe, mas a Renault, além de sofrer um baque pela perda de seu piloto n° 1, o Alonso, vai andar de Bridgestone…..e a Renault sempre foi projetada em cima dos Michelin…desenvolvimento combinado com os pneus franceses….quando tiraram os amortecedores de massa o rendimento caiu um monte, imagina na troca de pneus.
Quanto ao Zonta….acho um tremendo piloto, infelizmente não deu certo como piloto titular…mas vai desempenhar um trabalho importante.
E ao Piquet, torço muito por ele, grande talento, precisa se desenvolver mais….é muito bom que ele já tenha entrado pela porta da frente, acho que pode se tornar um grande piloto de F1 no futuro, tomara que as coisas dêem certo pra ele.

Giulio
Giulio
17 anos atrás

Uma opinião :
-Schumacher e Massa continuam na Ferrari
-Raikonem faz dupla com Alonso na McLaren:Já conhece carro e equipe,e não seria TÃO vergonhoso tomar pau do asturiano…
Na Ferrari,não conhece nem carro,nem equipe, e seria o fim apanhar do Massa..
Por fim,essa composição seria o sonho de Ecclestone..

Sam
Sam
17 anos atrás

Só sei que nada sei!
ter Kimi como companheiro é mole. Pra quem já teve a experiencia de ter Schummy, o finlândes é fichinha!

O próprio Montoya o ano passado foi mais rápido que o KImi em algumas corridas.

Só espero que o Massa começe o ano fazendo mais pontos que o Sr. Vodka.
Será que já está definido o 1º piloto, ou se definirá durante o campeonato?

Juro, se deixarem mais uma fez um brasileiro como 2º piloto – farei um atentado terrorista em Maranelo.
Capici?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Existe uma outra hipótese: O Schumacher continua e o Raikonen se aposenta no fim do ano, hehe

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Não sei não hein….acredito que o Kovalainen vai sentar a bota no ano que vem.

Dupla fraca? A desse ano também é.
Afinal não existe uma dupla, apenas um monólogo.

Acho que a Renault tomou a decisão acertada contratando o Finlandês.

Mas manter o Fisichella…humm….deve ter patrocinador pressionando, pq o menino é muito fraco.