Rio, 40 graus
SÃO PAULO (KG forever, diria Spagnolo) – Vira e mexe os azuis da Dacon aparecem por aqui. Essas fotos coloridas, de época, mexem com a gente. Alexandre Bisolotti é o blogueiro que achou esas duas, no fundo de seus baús.
Acho que tudo que tinha para ser dito dos Dacon, ao menos aqui, já foi falado. Ou não?
Na dúvida, admiremos essas coisinhas lindas…
…e lembremos do Rio, claro.
Só para lembrar quem é apaixonado pelos KG DACON como eu, eu faço as miniaturas, entre no site http://www.fuscacride.com.br e se DIVIRTA! Aprovado Pelo SIDNEY CARDOSO que correu com o KG, e pelo meu PILOTO PREFERIDO DA ATUALIDADE, Flávio Gomes Shuma!
Pequena correção, senão ficará parecendo samba do crioulo doido.
Quando disse Melhor tempo Lorena Porsche, treino de classificação para o Primeiro Torneio Internacional BUA de Fórmula Ford do Rio de Janeiro, 1969, 1minuto, 37segundos 6/10.
Leia-se, treino para preliminar desta prova.
Para Fred
Desculpe-me só responder agora, acontece que fiquei a tarde toda na casa da cunhada do meu ex-mecânico que dei aquele Karman-Ghia Porsche 1600, carroceria de lata.
Vcs não sabem de outra (coincidência?)
Uma sobrinha dela que, estava lá, é parente do Chico Landi e tem inclusive o sobrenome Landi.
A coisa está esquentando cada vez mais.
Acho que FG irá usar alguns dias mais adiante, aquele chapéu de Indiana Jones e vai apresentar esta preciosidade: o Karman-Ghia que Chico Landi venceu a corrida na Barra.
Respondendo sua pergunta, a tocada do Lorena era parecida com a dos Karman-Ghias Porsches, usava todos componentes dele.
Agora, como vc bem observou, a aerodinâmica do Lorena era melhor, ele não saía de frente como os KMP.
Os tempos que obtive com ele tb foram melhores.
Exemplo: melhor tempo com Karman-Ghia Porsche – 1m 40segundos, 1/10 décimo.
Melhor tempo Lorena Porsche, treino de classificação para o Primeiro Torneio Internacional BUA de Fórmula Ford do Rio de Janeiro, 1969, 1minuto, 37segundos 6/10.
Parabéns Fred pelas perguntas, se não me engano, noutro dia vc acertou tb que o caminhão era uma unidade externa de TV.
A foto do KGP do Landi é no Circuito da Barra, certo? Deve ser uma das poucas fotos que eu vi dessa pista. Uma vez fiz uma reconstituição desse traçado para contribuir com o falecido site Circuit Data Base, mas nunca tive certeza do que desenhei.
Aliás, acabo de fazer uma visita arqueológico-automobilística à pista de Monsanto, em Lisboa. UAU!
Cadê o Joaquim?
Sidney, boa tarde. Tocar o KGP era como tocar o Lorena Porsche? A aerodinâmico do Lorena ajudava o motor a empurrar o carro, ou era mais ou menos como no KGP? ´
Muito obrigado e um abraço. Fred.
jonny\\’O
Sim, jonny\\’O, serpenteava bastante.Era muito legal.
Grande Sidney Cardoso,
Aproveitando sua ilustre presença me diga:
Olhando esses KG , dá impressão de ter entre eixos um pouco curto.Ai a turma colocou motor Porsche, como ficou? Em curvas de alta ,ele serpentiava?
FG
Olha, está ficando quente, fui dar uma olhada na página do obvio.ind.br, onde tem esta foto e… Tcham, Tcham,Tcham! Reparei que no karman-Ghia do Landi está escrito Rampson.
Voltei a olhar o recibo do Karman-Ghia de lata e está escrito : Res. de Domínio de RAMPSON S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA.
Sei não… quando o vendedor nos falou que havia sido o do Landi pensamos que era lenda.
Agora minha visão está mudando.
Nunca é demais rever as fotos desses lendários KGs da Dacon.
Quem os viu correr sabe bem o que eles representaram.
Interessante é ver tambem esse outro KG-Porsche do Chico Landi na Barra.
Era praticamente um carro original, de lata, com os frisos, parachoques, e vidros. E…vencedor.
Fg
Quem viu estes carros correndo não se esquece jamais.
Todas duas fotos foram tiradas no Rio.
A primeira no autódromo, o número 2 que corria com Moco, depois adqüirimos e o 77 com Wilson Fittipaldi, depois adqürido por Ailton Varanda, de Petrópolis.
A segunda, com Chico Landi no circuito da Barra da Tijuca, onde ele ganhou a corrida com este Karman-Ghia Porsche 1600, carroceria de lata.
Tive a sorte de estar nas duas ocasiões e, imaginem a emoção, garoto ainda, foi a segunda corrida que assisti na Barra, tive a sorte de apertar a mão de Chico Landi.
Agora, um assunto sério pra vc, os blogueiros matuzas e restauradores que estão ajudando a reconstruir a história de nosso automobilismo.
Vejam o que é sincronia, parece que os deuses do automobilismo estão nos dando uma força.
Quando corria com este Karman-Ghia número 2, da Dacon, me foi oferecido e adqüri um Karman-Ghia Porsche 1600, de lata, que segundo o proprietário, um argentino chamado Angelo de Luca, que morava próximo a mim, disse-me que ele havia sido o mesmo que Chico Landi havia ganho a corrida na Barra.
Compramo-os, não por isso, naquela época estávamos fazendo parte da história e não sabíamos, mas pq gostávamos do Porsche.
Andei com ele um bom tempo e depois presentei um de meus mecânicos.
Após um tempo, ele não tendo com importar peças, mudou o motor e colocou um VW.
Bem, tenho o recibo aqui comigo, com número de chassi, etc.
Não vou colocar aqui, por motivos óbvios, agora, se alguém estiver a fim de restaurá-lo,souber o número do chassi deste carro do Chico Landi, postar o número aí e bater com o que tenho, ficará muito fácil encontrá-lo, pois apesar do mecânico já haver falecido, me dou com sua esposa e filha.
Fico aguardando a resposta sobre o número do chassi.
Otimo!
É sempre bom ver essas maravilhas, e melhor ainda é saber que temos agora na classic ,replicas de nossa historia.
mais sobre o karmann-ghia no FNVA – http://www.fnva.com.com
especialmente aqui: (links quebrados)
http://www.topmark.com.br/forum/
viewtopic.php?t=177&highlight=dacon
http://www.topmark.com.br/forum/
viewtopic.php?t=215&highlight=dacon
No site da Óbvio tem mais dessas fotos coloridas. Confiram:
http://www.obvio.ind.br