Saudades dela…
SÃO PAULO (restaura, Camillinho!) – Faz tempo que não prestamos nossas homenagens à maior das carreteras, a 18 do Camillo. Muitos meses atrás o blogueiro Ingo Hofmann (o verdadeiro, não o piloto da Stock!) mandou um lote de fotos dela, do qual selecionei essa aí embaixo.
Gozado esse carro, parece que tem vida própria.
O retrato é de 1971, e pelo que Ingo lembra, não foi feita em autódromo, não. Será que não?
(.), vc chegou exatamente onde eu queria…
Só para quem gosta !!!
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Ele só vende peças da NASCAR.
Sou freguês-de-caderneta do UNIT9.
Divirtam-se !
E vou mais longe !
Tire o limitador, e dê uma conferida para ver ser os 650 burricos aparecem MESMO !
Eu acho que vc vai ter uma desagradável surpresa !
é a republiqueta das bananas !
Venda casada. Entendeu ?
E já que os idiotas pagam…
Pablo, Pablo…
Onde vc pensa que está vivendo ?
Suiça ? Suécia ? Dinamarca ?
NÃO, NÃO & NÃO !!!
Só algumas considerações finais sobre a Stock…
Os motores são todos iguais.
Só existe um fornecedor deles.
Os motores vêm prontos dos EUA.
Os motores são preparados para mais de 650cv, por isso são caros.
Logo que chegam aqui, é colocada uma placa debaixo daquela aberração que chamam de carburador pra amarrar 200 cavalos, sobrando 450. Porquê? Por que sem essa limitação o torque do motor compromete a integridade do chassi…
Porque então um motor tão caro, sendo que um originalzinho de Corvette faz o mesmo serviço?
Mistééééério…
Walter !
É lógico !
MAS ainda acho que a bagaça deveria voltar a andar com o motor original.
O Camilo tinha vários blocos de 4 prisioneiros – isto é coisa para quem conhece – e alguns virabrequins forjados.
Grande Pablo !
Acho que já quase esgotamos o assunto !
Não conheço todas as especificações da Stock Brasil.
E, se vc quer mesmo saber, estou me lixando prá elas !
Hahahahahhh…
Mas acredito que usem os cabeçotes GM. Não teria sentido usarem outra coisa !
Os motores GM de 1990 já tem várias melhorias. Começando pelo peso.
São quase 50 kg a menos !
E os internos tb são inteiramente novos. Belo motor !
MAS o novo – veja especificações da Corvette C6 e Pontiac Grad-Prix.
Este sim ! É uma jóia !
São 400 burros, em um carro de rua !
Abraços
Dá pra botar pra funcionar do jeitinho que era.
Seria bom vocês explicarem também para quem não entende: dá ou não dá para fazer uma Carretera Século XXI (número 18, claro), com o velho chassis, mas um motor Stock, zero bala?
Ou ainda melhor: pegar a Carretera e colocar para andar?
Corrigindo: coletores e carburadores não são os originais…
Concordo perfeitamente!
Tanto os 302 como os 350 compartilham os pistões de 4”. Os motores da nova geração são completamente diferentes sim, mas a Stock não os usa… Se são 383 mesmo, são Gen3 350, mas com 3 13/16” de curso, dando as 383cid, mas sempre achei que usavam a configuração 350. A carretera usa um Gen2 283, que é visualmente igual ao Gen2. O grande salto ocorreu do Gen3 para o Gen4, certo? O que sim é que os cabeçotes usados pela Stock não são os originais, dando margem de erro para interpretações… Existem pelo menos 10 fabricantes diferentes de cabeçotes de alumínio ‘racing specification’ para os Small Block Gen3, e mesmo os Corvettes já saiam com cabeçotes de alumínio nessa geração.
Coletores e cabeçotes nenhum dos dois usa o original, então não acusam nem um nem outro modelo…
Vamos discutir mais, adoro falar com quem entende…
Pablo,
Além dos motores que vc citou, a GM ainda fabricou o 273 e o 307. O motor 302 era um 273 com os pistões de 101 mm, usado nos esporte protótipo e F5000.
Os motores da nova geração são completamente diferentes.
É um outro projeto !
Não é preciso abrir para ver !
Para começar tem bloco e cabeçotes de alumínio e o motor da Stock é um 383.
A carreteira 18 usava 4 carburadores Weber 48 IDA.
E a Stock usa 1 Holley 4BBL.
(.), posso estar muito enganado, mas concordo com o Jason… Ambos usam o Chevy Small Block, embora de gerações, cilindradas e preparações diferentes. Já li que a 18 usa um 283 (4500cc), que nada mais é que uma configuração diferente de small block, assim como os motores 350, 327 e 302 (sim, a GM também teve um 302). Vendo de fora, só dá pra saber a diferença pelos coletores e carburadores, que na 18 não são os originais… Então, só abrindo pra ver.
Jason,
A única semelhança do motor deste carro com o motor da Stock, são os 8 cilindros em V.
E a única coisa que eles usam em comum, é a água da refrigeração.
E pensar que seria tão fácil pôr essa carretera pra andar novamente… As mecânicas da Stock estão aí pra isso mesmo: Chevy small block, brabo e confiável – igualzinho era na 18.
Devo ter passado alguma informação errada ao Flavio.
Está foto da carretera do Camilo foi feita no autódromo de Interlagos, na última vez em que Camilo alinhou a sua amarelinha 18 para uma corrida. Isto foi em 1971, mês de setembro se a memória não estiver me traindo.
Sim é verdade Romeu, eles foram replantados logo acima.
Esqueci desse “detalhe”.
Abraços.
Restaura ou não restaura. O problema, até onde já fiquei sabendo, é que o Camilinho quer restaurar e a irmã não. Verdadeira briga de família, enquanto isso a carreteira fica jogada na oficina de Camilinho.
Amigos observem o e-mail que FG me mandou…Realmente lamentável!!!! Que profissionalismo parece que ele aprendeu a lição direitinho com o alemão!!!!
Flavio Gomes – Warm Up ([email protected]) +Adicionar contato
Para: [email protected]
Assunto: favorzinho
Amigo, convido-o educadamente a não freqüentar mais meu blog, para me poupar do trabalho de ficar apagando seus comentários.
Se você não consegue conviver com as pessoas, acho que meu blog não é o lugar mais apropriado para suas horas de ócio na internet.
Obrigado
FG
Bom parece que quem não consegue conviver com pessoas e opiniões divergentes não sou eu!
E mesmo sem me conhecer ou saber o que faço, ele imagina que passo minhas horas de ocio no blog dele…ou melhor deve imaginar que todos os blogueiros são pessoas ociosas!…lamentavel!
Perfeito Veloz HP.
Só ujm detalhe dentre detalhes.
Os pinheirinhos não foram cortados.
Ainda resistem (pelo menos isso!)
Foram removidos e replantados na parte de cima da curva e hoje são dois pinheirões.
Só mais um comentário,
essa foto acho que foi tirada no final de 1969 ou início de 70 porque esses guard rails rentes à pista logo foram afastados e duplicados a pedido dos pilotos para a Temporada Internacional de F-Ford na qual vieram várias equipes internacionais e o campeão foi o grande Emerson Fittipaldi, já piloto de F3 e tendo testado o F1 da Lotus.
Notem também que na Curva do Pinheirinho está lá o próprio, junto ao seu irmãozinho que nasceu depois e foram mantidos ali até cortarem por causa da segurança na área de escape.
Notem também que o dormente de fixação dos guard rails já previa a instalação de uma segunda lâmina.
Detalhes, detalhes, lembro mais dessa pista que da minha casa pois vou para lá desde 1963 com 7 aninhos, é mole ?
Acho que já postei antes, mas um amigo tocou a carretera com o Camilo do lado: disse que o bicho andava uma barbaridade, tremia tudo, freio, volante, embreagem, banco, capô, era um barulho infernal
de lata e motor, não fazia curva de jeito nenhum, o freio era pisar e rezar pra parar, mas disse que foi uma experiência poderosa, e olha que o cara já tocou um monte de carro com muito cavalo no motor. Abracos, Fred.
Romeu, nada disso ! o Comendattore foi fazer uma “colheita” na “horta” que ficava atrás do Sargento. Daí a referência, entendeu ? Acho que nesse dia teve apresentaçào da esquadrilha da fumaça.
Homem de Java Senior,
realmente, acho que vc tem razão, a que está com o Trevisan é a antiga carretara do Camilo, que o proprio vendeu para o Andreatta …
Curiosidade que eu aprendi recentemente sobre esse carro que apenas o povo da velha guarda deve saber.
Antes de virar carreteira foi o carro no qual o Lobo viajou em lua de mel com a esposa Wilma (acho que deve ser com W).
O numero 18 é o dia do aniversário dela.
Askjao
Impossível. Nessa época não se ´projetava´. Apenas era feito. Não há registros alem de fotos.
O Commendatore alem chacoalhar muito a cabeça pulando alambrados, deve ter tambem levado alguma “trombada” de cavalo da Força Pública …
aushaushaushaush!
Brandão:
Concordo com tudo, menos na idade.. Não fiz 50 ainda, e pretendo não fazer aniversário nunca mais. O tempo vai passar e fico com a mesma idade sempre…
Veloz:
Tem razão, meu amigo. Ao fundo a curva do pinheirinho e seu barranco.
Desta vez falhei… Não iam pintar faixas para largada Le Mans no retão…
Comendatore Ceregatti, pela prima volta voi contestare tu.
A carreteira está mesmo na reta de largada/chegada de Interlagos porém, a curva que aparece ao fundo não é a do Sargento e sim a do Pinheirinho.
Escusa-me, amico mio.
Um forte abraço.
Essa carreteira merece ser restaurada…em vários grandes momentos importantes do automobilismo nacional ela estava lá…nada mais justo ser restaurada a sua antiga glória.
Me lembro dela descendo o retão de Interlagos e na reta do autódromo antigo aqui no Rio. Tirando o ronco de V8 a impressão é a que a frente chegava a levantar qdo era acelerada.
jcesar,
A carreteira do Camilo está com o Camilinho, junto com o Avallone.
não tenho certeza… tenho que conferir, mas acho que a carretara #18 do Camilo está com o Paulo Trevian no Museu do Automobilismo em Passo Fundo – RS
Essa deve ser uma das últimas corridas da carretera #18 pois está equipada com as rodas de magnésio scorro. tenho certeza. abraço a todos.
por que o cara de vermelho está fazendo xixi na carreteira ?
Por
Meus caros: ao fundo temos o Pinheirinho…
Ceregatti,
de tanto pular alambrado, acho que sua cabeça falhou.
Nunca se pode ter esta vista da Curva do sargento, olhando-se do retão. Havia desnível, uma série de árvores no meio etc e a distância é muito maior.
Talvez por isso, você dirija desta maneira. Não diferencia Sargento de Cabo, de Tenente etc, só aperta o da direita, hahahaha
Olha a idade denunciando!. Não é Interlagos e muito menos o retão com o Sargento ao fundo!
O FG, será que não seria possível juntar os projetos desses carros ai não?! Pelo menos poderíamos reconstruir um igual!
É Interlagos, sim.
A carretera está no retão. Ao fundo, a curva do Sargento e seu barranco…
não parece ser um autódromo, a marcação parece que foi feita à mão…
Parece mais uma pista subindo uma serra ou algo parecido.
Sei lá, mas não me parece ser num autodromo não…. ao fundo parece ser acesso a algum viaduto….
Não tenho dúvidas que esta foto foi tirada em Interlagos. Camilo foi muito amigo de meu pai e eu tive o grande prazer de dar uma volta neste carro em Interlagos. Apenas uma volta… mas uma glória.
Realmente esse carro tem um algo mais, que outras carreteras famosas não tem.
Um carisma muito grande, que chega a emocionar quem olha pra ela.
Essa versão é um pouco mais antiga, antes e ter o teto rebaixado e algumas modificações aerodinamicas.
Infelizmente parece que as tentativas de restaurá-la não deram certo, e ela se econtra abandonada atualmente.
Triste, muito triste.
Foi feita em Auitódromo ou arremedo de um. Reparem que o carro está alinhado sobre um local demarcado para isso, e ao fundo tem uma marcação para corridas com largada do tipo das antigas Le Mans. Tarumã tinha ou tem isso ainda e Interlagos também Tinha. Tarumã é do lado do público e a desta foto era igual a de Interlagos.
Parece que o carro está numa prova de arrancada.
Abraços
Falou tudo Gomes,
Esse carro está gravado na memoria de todos que gostam de automobilismo.