Sopraelevate
SÃO PAULO (verão, de novo?) – Breve, mas simpático vídeo sobre o GP da Itália de 1955, vitória de Fangio, mas que vale pelas imagens das curvas inclinadas.
Não tão breve, mas igualmente simpática, aqui está uma antiga coluna Warm Up sobre Monza. Nem tão antiga assim, do ano passado…
Essas curvas, remanescentes, têm defensores ferrenhos na Itália. Ninguém pensou em fazer arquibancadas ou escolas debaixo ou sobre elas.
Flávio, está sem dúvida foi a melhor coluna sua que já li. Nela você consegue expressar o que realmente os tarados por corridas de carros sente. Enquanto eu lia a coluna podia me ver lá ao seu lado apreciando os bankings e reverenciando os fantasmas.
Com as explicações do Veloz-HP e olhando no Google Earth com a dica do Marçal, dá para entender muito bem como é a pista de Monza. Assim como Interlagos, quem dera eles voltassem a correr no circuito antigo. Seria demais.
Valeu, Faria…Vou conferir…
Abs
Marçal e Rafael Lucas:
Brianza v1.0
By: ISI
Origin: Scratch | Real World
Initial release: 05-Sep-06
Current release: 1.0, on 05-Sep-06
Autodromo Nazionale della Brianza by ISI features six layouts:
– Oval
– Florio
– Junior
– Grand Prix
– Pirello
– Full
Baixe essa obra de arte em:
http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Brianza
Para instalar no rFactor (PC)
(faria)
Acarloz, seguem algumas pistas que tenho…
-Monza
45°37’27.73″N
9°17’4.03″E
-Malásia
2°45’39.76″N
101°44’13.29″E
– Japão (Suzuka)
34°50’39.40″N
136°31’52.21″E
(a primeira coisa que procurei nessa pista foi a roda gigante que fica ao lado do circuito…sempre via essa roda gigante pela tv…rsss)
-Sampa
23°42’6.78″S
46°41’48.31″W
Ratificando:
Tinha tomada 3 RedBulls. Ô bebinha boa!!!
Ha,ha,ha,ha…
Askjao,
Juro, não tinha tomado nada.
Ha,ha,ha,ha..!!!
BLZ MArçal, manda ai…
Ok Arthur… agora na pilha, quantas vc tinha tomado??? hehehehehe
Arcaloz, tenho a pista de Monza marcada no Google em casa. Posso passar à noite. Mas já adianto que a foto, pelo menos na versão que tenho, não é boa.
Flávio, sempre achei esta a sua melhor coluna.
Alguém sabe as coordenadas de Monza para o Google earth?
Abraço!
Pessoal, a cena do filme Grand Prix, onde um piloto com uma Ferrari decola na Curva Inclinada e literalmente cai em outra parte do circuito é totalmente possivel, visto que ele “cai” na reta que antecede a variante Ascari ( na transmissão da TV dá pra ver que eles passam embaixo de uma “ponte”. É neste ponto que ocorre a cena. Agora, cá entre nós : pra correr ali acho que tem que ter muita coragem., ainda mais quando se pensa na “segurança” que existia na época….Se bobear, hoje em dia tem piloto que quer por seta, para choque, air bag etc nos carros….
Askjao,
Na hora eu não reconheci, mas sabia que era um piloto. No dia seguinte ao GP, procurei um computador urgente, atrás de fotos e saber quem realmente era. Depois de várias visualizações, para surpresa era o Ascari.
Arthur, como sabe que era o Ascari??? Estou perguntando sem ironia, certo?!
FG, que tal uns pots hoje só pra variar… E já que o negócio é recuperar os traçados antigos, que tal hockenhheim com aquelas retas incríveis!!!???
Nurburgring existe até hoje, claro que não tem mais corridas oficiais mas está lá.
Olá Flavio.
Não sei se recorda, mas em 2005 quando saía do autódromo de Monza eu encontrei você e se não me engano junto com o Fábio Seixas. Naquela noite que mais tarde se tornou chuvosa prá caramba, eu acabei dormindo no autódromo e bem na curva Parabólica. Pois bem, falo de boca cheia e com todas as letras, eu vi o Ascari. Estava usando um capacete de couro com um óculos sobre ele.
Claro, quando falo todos acham que sou maluco. Mas só quem viu sabe.
Amigos, após assistir a esse video, tive a noção exata da palavra: Coragem.
Meu Deus, como eram bons esses pilotos
Caio, o de Santos, já discutimos mesmo muitas vezes sobre recompor o traçado antigo.
E tambem já vimos que para voltar 100% realmente não dá.
Mas 80 ou 85% dá.
Sem saudosismo, isso seria bem melhor do que essas idéias de creche, arquibancada fixa, ginasio e outras baboseiras que nós estamos cansados de saber que só vão servir para uns e outros se locupletarem, com comissões, desvio de verba, superfaturamento de obras ” otras cositas mas.”..
FG,
realmente muito legal a sua coluna. E o vídeo também. Você tem alguma idéia de como mobilizar, organizadamente, as pessoas para dar um “cacete” nessa idéias da destruição de Interlagos. Acho que você deveria dar início a uma campanha, ou algo que o valha.
Abraços
Amigos,
Sempre que vamos ao Farnel discutimos isso a recomposição do antigo traçado.
E sempre é a mesma coisa que ouço. “Dá não!”
O Sargento já era.
O final da curva do lago não tem espaço para escape.
Deixando o saudosismo de lado, se o antigo não “serve” mais, porquê não aproveitá-lo de outra forma?
Acho uma boa iniciativa uma arquibancada fixa ali.
É o ponto G (no bom sentido) no GP de F1.
Onde fica o ‘povão’ .
Se vê quase tudo.
Lembro da saída do S, quando o Barrichello tentava passar o Alesi (ou o Prost?) e tomava um X.
Foi um atrás do outro.
Parecia ‘gol’ quando víamos a ultrapassagem.
Pronto, ó eu sendo saudosista!
Imagino as forças geradas que atuam sobre o piloto numa curvas dessas….parece a pista de testes da Mercedes – essas muito radicais – onde é possível andar com uma SPRINTER em uma inclinação totalmente absurda acima de certa velocidade. Tudo isso para submeter os componentes da suspensão e da estrutura a uma massa equivalente sobre o teto do veículo. Nas velocidades muito maiores de Monza, calcule-se o desgaste da suspensão e dos pneus, os pilotos, sentiam-se como nas evoluções dos primeiros caças pós-guerra….muito radical, hoje, esse tipo de curva seria impráticavel para um fórmula modero…motivo? desmaio dos pilotos devido a pressão que os novos carros proporcionam!
Video legal , pena que é curto mesmo.
Talvez a gente possa aprender com quem está mais avançado, digo , os Italianos, que não ficam calados, se até hoje existe as curvas inclinadas em Monza é porque tem gente que luta por isso.
Acho que poderiamos por exemplo criar ‘ o dia de Interlagos’, só um passeio com carros comuns , no traçado antigo, quem sabe ……..
Flávio, não sei dizer se foi A melhor coluna sua que já li. Mas que ela tá %!@$&@#a, tá.
Ao Rafael e a quem mais se interessar, encontrei essa página cheia de coisa pro GP3.
http://www.velocidadevirtual.com/gpcl
assic/downloads.htm
Mais um vídeo com as Mercedes W196, na configuração para pistas de alta velocidade, o carro estava indo bem em seu desenvolvimento, sendo que estav anos planos até tração 4×4 como o Jensen f1 (acho que é esse o modelo), mas o acidente em Lemans 1955 fez a Mercedes sair da F1.
Rafael, valeu pela dica. Vou dar uma pesquisada.
Obrigado
Marçal
Para o GP3 existe na internet praticamente todas as pistas que a F-1 já correu. Os próprios jogadores fazem e colocam por aí, é só procurar no google. Um dos meus preferidos é claro o antigo traçado de Interlagos.
E tem os carros antigos também. Tenho quase todas as temporadas de 1967 até hoje, com pistas, carros, pilotos e seus capacetes.
Esta pista com as curvas inclinadas não é mais utilizada por outra categoria ?
Oi FG,
incrivel o videozinho com os Ladanhas (porque se ladinha e’ diminutivo, Ladanha e’ aumentativo) —brincadeira – segue o link:
http://www.metacafe.com/watch/89255/lada_stunts/
Olá Veloz-Hp.
Com a sua explicação, mais o desenho do circuito que está no Site que o Flávio Gomes indicou aí no Post deu para entender perfeitamente.
Muito obrigado.
acho que os defensores do circuito antigo estão exagerando um pouco. Alguém ai já pensou como seria Indianápolis se ainda fosse com tijolos ???? Acredito que uma solução boa seria restaurar o traçado antigo de Interlagos e utiliza-lo nas corridas da classic, por exemplo… ou nas 1000 mihas… Não teria como deixar o circuito atual juntamente com o antigo ???
a pensar que estão querendo construir em cima do retão….eta povinho sem memória sô!!!!
Só mais uma coisa que esqueci de comentar.
Essa é a razão para a Reta dos Boxes de Monza ser tão larga, pois a utilização das Curvas Inclinadas exigia ao longo dela dois fluxos de carros, mesmo que no mesmo sentido de rolamento.
Entenderam ?
Acho que não.
Sem desenho é muito dificil.
Boa noite amigos.
Milton Bona, acho que posso te ajudar a entender essas lindas curvas inclinadas de Monza.
Falei “essas” no plural porque são duas.
A primeira começa quase no fim da Reta dos Boxes à direita, e possui um raio de 180°, ao final desse tem uma reta paralela à Reta Oposta onde ao final dessa tem outra curva inclinada com raio de 180° que retorna à Reta dos Boxes ao lado da saida da Curva Parabólica, formando então um enorme circuito “oval”, à la Indy, só que com as curvas à direita.
O interessante desse traçado é que ele une o circúito misto que todos nós conhecemos a esse enorme anel de velocidade.
Para isso ser possivel a Reta dos Boxes tem de ser dividida ao meio com cones de borracha pois durante a corrida formam-se dois fluxos de carros, no mesmo sentido, o primeiro quando se passa ao lado dos Boxes vira à direita na primeira Curva Inclinada e o outro fluxo que vem da saida da segunda Curva Inclinada e segue reto até a primeira chicane no final da Reta dos Boxes.
Aquela cena que você comentou do filme Grand Prix é totalmente factivel pois a Ferrari decola no meio da primeira Curva Inclinada e cai ao lado da pista do circúito misto, que fica naquela ponte que vemos quando os carros saem da Curva de Lesmo e descem pela reta, passam embaixo daquela ponte e sobem para a freada da Chicane Ascari.
Na verdade Monza tem 3 retas paralelas, nós só vemos normalmente 2.
Nos anos 50 tentou-se fazer uma categoria chamada Monzanápolis onde se usariam os carros de F1 da época adaptados para os anéis de velocidade de Monza e Montlery na França, tendo o charme, e diferença dos norte americanos, de serem curvas à direita.
Por problemas de custo isso não foi à frente, o que é uma pena, pois seria algo sensassional se desse certo na Europa, e tenho certeza que os circúitos de Avus na Alemanha e Brooklands na Inglaterra também seriam usados.
Bem Milton, espero ter te explicado à contento mas, creio que só com um desenho seria possivel mostrar tudo isso que falei de uma forma mais clara.
Abraços,
LE SOPRAELEVATE
NON SI TOCCANO
Cara, sou fã de jogos de corrida pra pc. Tenho o NFS Most Wanted, o GP3 e um de moto. No GP3, gosto muito da pista de Monza.
Só que nesse jogo não exist curva inclinada. E olha que o jogo é bastante verocímel.
Essa curva não existe mais hoje?
Aliás, aproveitando, se alguém souber de algum jogo bom de corrida onde vc possa desenhar um circuito, me indique, por favor…Mas so serve se for pra PC.
Que eu saiba a curva inclinada ficava no início da reta dos boxes. (Antigamente nas transmissões de F-1. a gente conseguia vê-la.)
Mas no filme Grand Prix na hora que o Ives Montand decola na curva inclinada ele cai na pista onde os carros passam hoje e que é do outro lado do circuito. Alguém sabe se realmente são duas as curvas inclinadas? Flávio Gomes você que esteve lá, pode explicar?
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11547412
FG, Itália… outra cultura… outro nível… deixa pra lá, vai!?