United (tyre) colors
SÃO PAULO (grafite de luxo) – E tome cor nos pneus! Depois da lembrança do Benetton arco-íris, eis que o blogueiro F/W acha a foto dos mecas da equipe pintando os pneus no Rio em 1986.
Ah, vale pela curiosidade, e como vale!
E como estava calor, depois da tarefa era só ir à geladeira lá atrás e pegar um Chikabon.
Veloz-HP dessa vez vc atravessou na curva e não conseguiu, controlar no contra-esterço. Tinta não!!!!
Como falaram aí em baixo, o pneu fica com coloração próximo ao negro devido ao processo de vulcanização, que utiliza o popularmente conhecido, negro-de-fumo. Os pneus são vulcanizados, para que sejam mais duráveis. quando o pneumático foi inventado (Dunlop foi a primeirona), a borracha não era vulcanizada, e os pneus eram brancos (devido ao látex, matéria prima base, utilizada na fabricação de borracha). por não serem vulcanizados, os pneus se desgastavam muito rápido e eram muito mais sucetíveis a danos, por isso que nos primórdios carros, tanto de passeio como de corrida, possuiam dois ou mais pneus sobressalentes, ás vezes muitos.É lógico que a cor dos pneus ajuda a esconder a sujeira, proveniente do uso.
Os pneus que tinham sua banda de rodagem nas cores verde e amarelo, eram os Michelin Artilheiros.
E pnues coloridos, são mais corriqueiros do que se pensa, lembro de caloi cross, com pneu vermelho ou azul…. aí sim corante utilizado durante a fabricação.
Gostaria de ver uma foto dos pneus da Benetton após a corrida, para ver de que modo as cores do talão do pneu ficavam marcadas…pois assim daria para outras equipes, na época, saberem o quanto o pneu apoiava o talão durante as curvas, informação importante para desenvolver e acertar suspensão de qualquer tipo de carro.
Abs.
Já vi na rua carros com pneus enfeitados de verde-amarelo (coisa de época de copa). E era borracha, mesmo. A marca eu não lembro.
Saudades da Formula 1 rudimentar… quem pensava que esses pneus eram feitos em uma “Câmara especial” ou algo assim, caiu do cavalo. Era na base do Spray, comprado no mercadinho da esquina mesmo!
Abraços!
Os pneus são marrons, ou ligeiramente beges, em sua produção. Mas alguns produtos são acrescidos na fórmula para endurecer a borracha (vulcanização) e protegê-la, e é isso que os deixa pretos.
Olha! Fiz isso uma vez nos pneus da minha bicicleta com a lata de colorgin dourada que peguei do meu pai. Lógico, sem ele saber.
Precisei trocar as pastilhas…
Muito legal esse flagrante de “doping pneumatico”, como diriam os inimigos de Maranello.
E saudades das velhas sorveteiras da Kibon, que teve o seu logotipo violentado tambem.
Bem, acho que a bridgestone disse, esse ano ou no passado, que poderia fazer pneus de várias cores caso os times quisessem.
Os tais compostos macios com fita vermelha, poderiam ser todos vermelhos.
O detalhe é que os pnues já estão montados na roda. Parece que ele colocou uma tampa de panela pra ficar certo.
Meus amigos, não sei se vocês sabem mas a côr dos pneus é branca, eles ficam pretos pela tinta que é acrescentada no processo de fabricação, e é preta por ser a cor que melhor “esconde” as inevitáveis manchas do uso proposto pelo produto.
Quando os “tunistas” varzeanos descobrirem isso, imaginem o carnaval horrendo que será.
O desfile de carroças alegóricas será o ano todo e não mais só em Fevereiro.
Uma bomba de hidrogênio, onde encontro uma para comprar e usar…
Na certa o líquido deve ser derivado do Danoninho, Chambinho, etc.
Estão aplicando um ‘liquido estranho’ nos compostos!!
eheheh
Estão aplicando um
Se fosse hoje, ia aparecer a concorrente falando que a tinta tem um composto hiper especial que faz o carro pregar no chão… éeeee… sinais dos tempos!
Ola. Meu nome é Carolina de Souza Oliveira sou aluna de jornalismo na Universidade Católica de Santos. Estamos fazendo uma reportagem sobre blogs jornalísticos e gostaria de saber se é possível você me responder algumas questões.
1- Como surgiu a idéia de você fazer um blog jornalístico?
2- Você acredita que no blog você possa tem a oportunidade de expor sua opinião, já que em muitos veículos isso não é possível?
3- Qual matéria que você colocou no ar que mais fez sucesso?
4- Sobre o que você mais gosta de escrever para o blog?
5- Quanto tempo tem seu blog?
6- Pra você, qual a importância dos blogs jornalísticos?
Se você tiver mais alguma coisa a acrescentar fique a vontade
Ficaria grata pela entrevista
Obrigada
Carolina de Souza Oliveira
Meu Deus! Que decepção!
Jurava que os pneus eram feitos de compostos coloridos!
E não pintados de forma tosca com latinhas spray…
Pois é… as vezes acreditamos demais na tecnologia e nos iludimos.
Até mais.
…
é, àquela ÉPOCA não
havia MEGA SPECIAL,
trufado…
[rs]
…e eu com apenas 3anos!
Abrass,