Acabou

SÃO PAULO (motorzinho, hein?) – Alonso acabou com a brincadeira em Suzuka. Apenas um milagre dá o título a Schumacher em Interlagos: uma vitória, e zero ponto para Fernandinho.

A corrida japonesa estava nas mãos do alemão quando seu motor quebrou, a 16 voltas do final. E a vitória caiu no colo de Alonso. Um oitavo lugar no Brasil basta ao espanhol, mesmo se Michael vencer.

Será merecido o bi? Sem dúvida. Como merecido seria o octocampeonato de Schumacher. Suzuka acabou deixando no ar uma sensação de anticlímax. Porque esvaziou a decisão de Interlagos e enterrou o caráter épico que teria uma última conquista do maior piloto de todos os tempos.

Além do mais, foi um GP chato de doer. Muito diferente da farra do ano passado, quando Schumacher, Alonso e Raikkonen, sem responsabilidade nenhuma, fizeram uma prova divertidíssima.

Pouco a dizer dos brasileiros. Massa teve problema num pneu traseiro no início, antecipou sua parada, voltou atrás de Heidfeld, perdeu a posição para Alonso e não teve mais como lutar. Barrichello precisou trocar o bico na segunda volta e ficou para trás.

Suzuka se despede da F-1 com uma corrida que não fez jus à sua história. Claro que para Alonso isso não tem a menor importância. O asturiano ficou feliz de verdade com o resultado, que tirou de suas costas o peso da perda possível de um título que, no meio do ano, parecia fácil.

Se eu acredito num milagre “schumaco-ferrarista” em Interlagos? Sinceramente, não. Assim, sugiro aos “alonsistas” que comemorem à vontade. Afinal, o espanholzinho pode ser marrento, mas é bom pra cacete.

Uma última palavrinha sobre Schumacher. Ao voltar para os boxes ele cumprimentou mecânico por mecânico. Com a expressão serena e um sorriso tímido. Dizendo a todos que ninguém tinha culpa de nada.

Esse cara é um esportista de primeira.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pro asturia
pro asturia
17 anos atrás

O MAIOR ESPORTISTA ?!!
– Dick vigarista deu uma paradinha básica no GP de Mônaco
– Se juntou ao Nescau para nos bastidores derrubar os amortecedores; legítimos da Renault;
– Vem ganhando as últimas provas com base em calotas ilegais;
– Bancou o “pequeno” como bem frisou Briatori no escândalo de Monza
– Passou na chicane na HUngria e o grande esportista de Flavio Gomes nao voltou a sua posiçao inicial.
Estou achando tudo ótimo !!!
Tudo isto apenas valoriza o espanhol. Este sim será uma lenda na Formula. Começa batendo os esquemas da FIA e deixando o maior canastrao da Formula 1 no seu devido lugar.

revelador
revelador
17 anos atrás

schumacher ele vai perder esse título para descontar o trapaceado de 94….

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Atitude de campeão…

César
César
17 anos atrás

Esse campeonato pode terminar com um dado curioso: Schumacher vence no Brasil e seria vice-campeão com 8 vitórias contra 7 do campeão Alonso…

bola fora
bola fora
17 anos atrás

vc só da bola fora: Vou dar um palpite, pura intuição. Schumacher sai de Suzuka com o oitavo título. Aí, o GP do Brasil vira amistoso.

Cowboy
Cowboy
17 anos atrás

É… ninguém tinha culpa de nada! Nunca tem… pra quê achar culpado, neh? Ele também não foi culpado quando jogou o carro pra cima do Hill, foi?
Esportista de primeira! Humpf!

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

Agora Vai!!!!!

Mais uma vez o mané do GB vem querendo ditar moda: ´´definitivamente vou falar a pronúncia correta: KUBITZA´´

F…..-se!!!!

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pô, sacanation, tiraram meu comentário que fiz ontem… só porque eu disse que tava morrendo de felicidade?! Essa nao entendi.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Convenhamos: claro que o espanhol na ganharia hoje se o alemão não tivesse quebrado, que a corrida em Interlagos estaria com meio caminho andado para o octa…
Mas em automobilismo e em quase tudo na vida, SE não vale. E mesmo na F1 atual, que os carros dificilmente quebrar, as falhas podem o correr… afinal, são máquinas, não?
E o alemão já contou com a mesma sorte outras vezes, a mais notória no GP da Espanha de 2001, se não me engano, quando a poucas voltas do final o motor do Hakkinen foi pro espaço. E aí?

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Complementando, bebeto, o estouro do motor do Alonso em Monza foi por obra única e exclusiva da competência do Schumacher; o estouro do motor do alemão em Suzuka foi uma tragédia que presenteou injustamente o espanhol incompetente, que só ganhou porque tinha um carro MUITO superior e SÓ, e somente SÓ por isso vai ganhar o campeonato e etc…

bebebto
bebebto
17 anos atrás

realmente as sete vitorias e os seis segundo lugares do Alonso deste ano cairem no colo dele. foi tudo muita sorte…

Viuvinhas ferraristas. contenham-se um pouco. O Alemão não é Deus não. Tem um espanhol que está andando mais do que ele e não é de hoje não. Merecidíssima a vitoria

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Ah não, lá vem outro com essa de esportista de primeira…

Po, será que o gesto que Schummy fez hoje apaga o seu passado?

Beleza, foi um grande atitude. Eu sou esportista, jogo basquete, e sei que em todos os jogos devo portar-me com cordialidade, e, acima de tudo, ética para com meus companheiros e adversários.

Agora busquem isso na carreira do alemão.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Muito bonito o gesto do Schumacão quando chegou aos boxes. Ao contrário de um certo espanhol que ganhou a preferência das viúvas e anti-schumaquistas em geral, ele sabe que o resultado que ele obtém na pista não é fruto apenas do esforço dele, mas de dezenas de outras pessoas que dão muito duro trabalhando para que ele possa sentar seu traseiro magro no carro e acelerar tudo. Quanto ao Massa, é impressionante a irregularidade desse rapaz: ele faz uma corrida estupenda, a prova seguinte desaparece, na outra corre de maneira fantástica, na seguinte vai bem no treino mas some na corrida… Creio que a torcida brasileira terá que esperar o Nelsinho ou o Bruno para sonhar em ter outro campeão, pois com essa irregularidade toda (e, principalmente, essa história de desistir da disputa antes do fim da corrida), ele vai ser mais um veloz segundo piloto da longa história da F-1. O que mais me estressou de madrugada foi a falta de combatividade do botocudinho. Fez o primeiro pit-stop, voltou atrás do Heidfeld, e NÃO TENTOU ULTRAPASSAR O ALEMÃO NEM UMA ÚNICA VEZ!!!! Rubinho Barrichello 2, a missão!!!! O Patrese dos anos 2000!!!! Sinceramente, se eu sou da diretoria da Ferrari, tentaria propor um contrato para o Kubica para 2008, pois esse não fugiu da disputa, não desistiu até o final. E tenho dito!

flávia
flávia
17 anos atrás

vendo os coments , realmente a inveja é fogo !! se o espanhol ganhar esse campeonato , vai ganhar 2 titulos no colo !! o do ano passado e o desse ano !! e tem gente que ve méritos numa vitória dessas !! caiu no colo !! tava tomando uma surra na pista , nunca a diferença baixou dos 5 segundos!! e é bom o espanhol aproveitar , pq a partir do ano que vem , na mc laren , vai correr no pelotão intermediário !! qdo ao schumacher , só posso agradecer a ele por ter me propiciado tantos momentos de alegria e nos brindado co mseu talento inigualavel e insuperável !!obrigado alemão !! gomes , vc é um priviligiado por poder ter acompanhado em loco praticamente a carreira toda to cara !! e lembrando prás viuvas , ainda falta uma corrida , quem ri por ultimo , ri melhor !!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O Físico estava abatido no pódio devido à morte de um amigo. Falei besteira lá em baixo. Foi mal.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
17 anos atrás

Não acho que o campeonato tenha acabado. Michael é o favorito para vencer no Brasil e tudo pode acontecer com o Alonso…..

AS
AS
17 anos atrás

Mas só o Galvão é parcial ? O Flavio Gomes só falta vestir o uniforme da Ferrari…

e não coloquem culpa no Massa pelo fracasso do alemão. O massa fez o dele ao ganhar a pole e deixar o idoso alemão ultrapassa-lo.

Acho que Massa andou bem nesta temporada sim. 70 pontos 1 vitoria duas poles. Vários podiuns .
Ele se encontrou do meio da temporada para o final.

agridoce
agridoce
17 anos atrás

se fosse da “Rossa” já estaria negociando com a MF1 para algum deles jogar o carro em cima do espanhol, ou com o proprio Masa mesmo, pra isso tambem

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
17 anos atrás

Não acho que o campeonato acabou. Micael é o favorito para vencer no Brasil e tudo pode acontecer com Alonso….

agridoce
agridoce
17 anos atrás

da “Rossa” mandaria alguma MF1 cair pra cima do espanhol, ou o Masa mesmo

Jorge M. F. L Costa
Jorge M. F. L Costa
17 anos atrás

Nossa!! mtos que exaltam as qualidades do dick vigarista, devem estar a chorar principalmente o galvao bueno, um cara que nunca permitiu um companheiro dividir uma curva com ele, e enaltecido como o melhor do mundo, alias ele ganhou esses titulos todos na ferrari depois que o coitado do rubinho esteve por la, engraçado agora o rubinho esta em outra equipe e o cara ja nao conseguiu ganhar o campeonato, acho bom esse galera que gostava das trapaças dele rever seus conceitos, uma pergunta fica no ar, sera que aquela peça que tiraram do carro do Alonso, se estivesse no carro dele seria tirado???

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Galvão tenta promover o show. O que nem sempre é fácil. Exigir-lhe imparcialidade, análises frias, o fim dos exageros, é a mesma coisa que pedir para um triângulo que tenha quatro lados. Não faz sentido.

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

O sr. GB, pai do KB e PB, poderia ser mais profissional na narração de ontem.

O Button tem quase o dobro da pontuação do Barrica, e o Schumacher tem quase 50 pontos na frente do Massa. Ou seja, os dois brasileiros são tudo farinha do mesmo saco.

Hoje o Brasil é coadjuvante. Daqui a pouco vai virar uma Hungria da vida: só tem a corrida, porque piloto que é bom, tá dificil.

Carlos
Carlos
17 anos atrás

“Vou dar um palpite, pura intuição. Schumacher sai de Suzuka com o oitavo título. Aí, o GP do Brasil vira amistoso. Já pensaram?”
é Sr. Flavio, se fosse vidente morreria de fome hein?
melhor voltar a ser jornalista mesmo,
torci pelo ALonso desde o ano passado e fiquei com dó nenhuma do motor do alemão quebrar, como aconteceu com Alonso em Monza!
concordo com vc, o campeonato pro Schumacher acabou…até ele entregou os pontos, agora será dificil convencer os fãs xiitas dele do contrario, mas fazer o q? Interlagos eles caem na real
Viva Asturia! Viva ALonso…Bi-campeão

Alonso Mania...
Alonso Mania...
17 anos atrás

A parcialidade do Galvão é de matar… Como pode um narrador tomar parte para um lado, para um time???
A Renault sofreu sem os mass dampers, e com os comissários da FIA em Monza, uma vergonha para F1, mas fez-se justiça e o Alonso mostrou porq

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Linda a decisão…
Bonito pro Alonso que ganha um segundo título em cima do alemão e pro Shumi sái por cima onde sempre esteve…

Alonso Mania...
Alonso Mania...
17 anos atrás

Como pode o Galvão torcer para um lado, torcer descaradamente para um time???? Isso é uma vergonha… A Renault sofreu com as atitudes mafiosas da FIA proibindo os amortecedores de massa e com os comissários em Monza, mas hoje fez-se justiça… Ficarão guardadas na memória de cada um o controle de tração utilizado pelo alemão na Benetton de 94, a atitude antidesportiva jogando por duas vezes o carro sobre o adversário em decisão de campeonato e parando o carro em Mônaco para prejudicar o adversário…Nunca jogou limpo, nunca aceitou piloto de ponta em igual condição de competição ao seu lado, sempre correu de uma briga justa… e até na aposentadoria correu de um ano ao lado de um Kimi motivado… Já vai tarde, é o cara dono da bola que quando está perdendo, pega a bola e vai embora, uma vergonha para o esporte motor, que muitos ainda idolatram…

jovino
jovino
17 anos atrás

Podia esperar tudo da Ferrari e do Schumacher, que ele se enroscasse com o Alonso, que houvesse algum acidente de corrida, mas o motor Ferrari quebrar, acho que ninguém imaginava isto. Agora, se vocês pensam que o campeonato está decidido, é só esperar até chegar a Interlagos. A Ferrari vai aprontar alguma e não duvido que eles usem o Massa para provocar um acidente com o Alonso e tirá-lo da prova para dar chance ao Schumacher de ser campeão. Se o Alonso for campeão, irá contra a FIA, que escancaradamente, vem ajudando a Ferrari nesta reta final, quando proibiu os amortecedores de massa e puniu o Alonso injustamente naquela reclamação do Felipe quando disse ter sido prejudicado pelo Espanhol de ter diminuído a velocidade propositadamente. Tudo pode acontece, inclusive, o próprio Fisichella, também, prejudicar o Schumacher em alguma armação semelhante a que a Ferrari possa estar pretendendo com o Massa. Tudo isto é no campo da suposição, pois o que vimos este ano, não duvido de mais nada. De todo o jeito, acho que se está fazendo justiça se o Alonso for campeão, e que o Schumacher tenha uma boa aposentadoria. Agora, é impressionante que, o Schumacher com todos os seus títulos e o grande talento que tem, consegue ter muita gente que não gosta dele. Digo isto porque, de madrugada, quando o seu motor estourou, recebi vários telefones de amigos meu, que não falava a tempo vibrando com a quebra do alemão.

Jovino

eu
eu
17 anos atrás

nao acho q o campeonato acabou… em interlagos sempre acontece alguma surpresa

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
17 anos atrás

Ótimo final de carreira , para o maior piloto e pior exemplo da história da F-1.
Quanto ao Alonso , as derrapagens controladas na comemoração da vitória são impressionantes. A habilidade do asturiano é assustadora

mauro
mauro
17 anos atrás

Ora Peter o tal rubinho sempre foi e sempre será um piloto mediocre e o massa é muito melhor que ele. A Honda deveria mandar ele embora para a fraca stock car do brasil. O Tal Rubinho sempre foi uma decepção.

Max
Max
17 anos atrás

Não se pode chama-lo de esportista de primeira somente por isto!
Ele tem um passado distante e recente, também, de jogo sujo! E completo, ele e a Ferrari!
Portanto foi muito justo!
E a corrida do ano passado foi show sim, mas somente por Kimi, que passou por cima de Shumi e Alonso que não foram nem um pouco combativos! Kimi é show!

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

Pelo menos as chances do Massa vencer em Interlagos serão maiores, já que se o Alonso pontuar , a Ferrari não vai “mandar” o Massa dar passagem pro Alemão.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

É, até que a temporada deste ano teve algumas surpresas, depois de anos de corridas previsíveis. Claro, tivemos umas corridas bem sonolentas também, mas estouros de motor (Alonso em Monza e do alemão agora em Suzuka) mais corridas como da Hungria e China salvaram a temporada das crônicas anunciadas.
Acho que se o Alonso levar mesmo o caneco vai ser um resultado justíssimo. Será a coroação definitiva do melhor piloto da atualidade.
Do outro lado, achei legal sim a atitude do alemão. Não gosto dele, já escrevi isso N vezes, mas dizer que não foi sincero os cumprimentos que ele deu aos membros da equipe não é justo. Uma coisa é questionar a esportividade dele dentro da pista, ou até na política 1º e 2º piloto, mas se tem uma coisa que ele sempre fez foi prestar reverência à equipe que focava única e exclusivamente nele. E ele também sempre teve plena consciência de que não conquistou todos aqueles cinco títulos consecutivos sozinho; nada mais justo do que o reconhecimento do trabalho da equipe.

E quer saber? Vai sair mais bonito com esse papel de bom perdedor do que com o oitavo título, que seria um exagero. Afinal ganhar é fácil, saber perder é outra coisa; o Alonso ainda tem que aprender essa. Seria um retrato perfeito do que chamam da “nova era” que vem por aí: a coroação do representante da nova geração e a despedida do piloto que foi referência nos últimos tempos.

Ah, e que venha 2007 e junto uma nova leva de talentos na F1!

3gpp
3gpp
17 anos atrás

É isso que acontece quando se comemora a vitória antes da bandeirada.
Parabéns Alonso!Merece muito esse título, já que F1 não é concurso de simpatia(vide Alonso)nem de ética(Schummy agradece).

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
17 anos atrás

Primeira quebra de motor do alemão em 6 anos . Uma hora a sorte iria abandoná-lo . Só não contavam que fosse na penúltima corrida da carreira

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Azar nada. O fim dos descartes dá em coisas deste gênero. Não é de hoje que pedimos a volta dos descartes — para o campeonato de pilotos, no de construtores pode até manter. Sem falar da sobrevalorização do segundo lugar… Talvez o melhor fosse o fim do campeonato, que é uma forma de burocracia, e que cada corrida valesse por si só — o que decerto não irá acontecer. (a de ontem/hoje, é claro, não valeria coisa nenhuma)

Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
17 anos atrás

Vixi, gente deixa os caras torcerem pra quem quiserem, Galvão Bueno, Flavio Gomes, Reginaldo Leme, etc, etc…
Só porque os caras são jornalistas não podem ter preferencia por esse ou por aquele???
E outros blogueiros tbm, qdo vem com aquele papo de “viúva” bla bla bla, cada um torce pra quem quiser.
E se esse espaço é aberto pra isso, que coloquem suas opiniões..
O dono do blig tbm, faz e torce pra que quiser…
Abracos a todos.

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Engraçada como é a vida: lendo o post abaixo FG dava seu palpite : Schumacher sai do Japão campeão. O mundo dá voltas ….

roger
roger
17 anos atrás

-Sem palavras….
O cara não tem comparação!
Assisto F1 á 35 anos e nunca vi alguém ter o ‘fairplay’ deste cara!
Não lhe importa o octa e sim correr DE VERDADE!
Afinal pendurar a chuteira aos 38 coberto de tudo que se pode imaginar….e com esta tranquilidade….só esta figura!
PARABÈNS!

Herik
Herik
17 anos atrás

Pena que um final de campeonato que se desenhava como a meis emocionante dos últimos anos tenha ficado tão sem sal.
Agora dois detalhes: Depois que o Galvão Bueno começou a elogiar o Kupizza como um louco, o cara deu uma estagnada. Êta seca-pimenteira!
Além disso, foi só a Ferrari anunciar o Raikkonen como seu piloto que o motor da italiano quebrou. Ô zica!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Bela corrida do Alonso e do Schumacher!!!!

É muito legal ver o Alemão cumprimentando a todos os mecânicos, mas pra ele é mais fácil, já ganhou mlhares de títulos e por isso não deve ter doído muito.

Alonso mais uma vez andou no limite, o cara é muito bom mesmo, vamos ver agora na Mclaren!!!!

Com a sorte que Schumacher tem, o título ainda não está definido, daqui a duas semanas vamos ver.

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Azar nada. Ou não apenas. O regulamento que é tonto mesmo. Cedo ou tarde coisas assim têm de acontecer. Como diriam os cinéfilos, é “a regra do jogo”.

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Disocrdo do FG quanto a achar a corrida chata . Eu gostei . Começou com o Alonso tendo de ir pra cima das Toyotas , depois acmpanhamos a evolução dos desempenhos dos diferentes pneus , a expectativa quanto a diferenç entre Alonso e Schumacher depois da troca , etc .
3 coisas a destacar : A ótima corrida do Button ( que surra o Rubinho está tomando este ano … o dobro dos pontos acho que nem o alemão impos a ele …) , a tôca de não deixarem o Massa sumir no começo ( medo daquea historia do safety car ? ) e a justiça que esta quebra de motor faz . Justiça porque o alemão já ganhou pelo menos 1 título devido à falta de sorte de seus adversários ( no caso hakkinem 2004 ) . Este ano perdeu pelo mesmo motivo . E justiça também porque ele mostoru que é o cara ,mas como castigo pelo que já fez no passado ( a histpria de jogar carro ruim em cima de adversario com carro bom …). Ganhou alguns injustamente , perdeu um da mesma forma ( injustiça perder porque estava dando um show nesta 2ª metade do campeonato ).
Alonso está fazendo o que o Shumy ( infeliamente) não teve tempo de fazer : bater o até então ‘rei’ do pedaço .

Marcos°
Marcos°
17 anos atrás

Trabalho de equipe – Massa dá um chega pra -lá no Alonso e o resto fica por conta do Alemão.

Seria emocionante… rsrsrs

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

que azar, que azar…

Peter
Peter
17 anos atrás

Ouso descordar do Flávio sobre o post anterior “Massa se firmou de forma mais sólida que Barrichello”. No tempo do Rubinho pelo menos o Schumacher tinha um escudeiro decente, que chegava sempre em segundo. Com ele na equipe era só dobradinha, Schumacher não perdia título pro Alonso (fora o de 2005 que a Ferrari estava fora de combate).
Já o Massa, que vergonha… Quando Schumacher abandonou a prova, Massa estava apenas 7s atrás de Alonso. Como todo brasileiro pensei”Agora o Massa passa o espanhol e a decisão fica para Interlagos”. Pura ilusão… Briatore estava certo, Massa é pequeno. Terminou 16s atrás. Levou uma suura do espanhol. Ele deveria se envergonhar do segundo lugar, isso sim. Por que não chegou e passou o espanhol? O máximo que ele consegue é superar o Fisichela, e olhe lá… Mais um pouco e ele tomava bucha do Button também. Desculpem os esperançosos, mas ano que vem o que veremos é o Massinha comer (muita) poeira do Kimi. Rubinho é infinitamente melhor que ele. Esperança mesmo será o filho do Piquet. Abraço a todos, parabéns pelo Blig Flávio. É ótimo.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Só tenho uma palavra a dizer: SABOTAGEM!!!!!!!

Zito
Zito
17 anos atrás

Mistral falou e disse!

Mistral
Mistral
17 anos atrás

O meu maior lamento é que o Mundial de F-1 não seja realmente decidido no Brasil, com dois pilotos extra-classe, o primeiro o veterano maior de todos os tempos, nas estatísticas, e o segundo o seu pupilo mais próximo, candidato principal a desafiar seus escores mirabolantes.

No Japão, creio que uma justiça foi restabelecida. Alonso, além de se quase se dar mal na China (ainda conseguiu um valioso segundo posto), ainda teve o motor quebrado na Itália, corrida onde, aí sim, o desastre o sorriu.

Massa ainda salvou um domingo negro da Scuderia, aquela que rouba mas faz. Aliás, por tudo o que fizeram, de trapaças, tráfico de influência e arbitrariedades internas, Ferrari e Schumy, sob um prisma moral de análise, mereceram o infortúnio nipônico.

E não é a cena de cumprimentar mecânicos, um por um, que fará de alguém magnânimo esportista. Devemos sempre olhar o conjunto da obra. Ademais, não considero, de há muito, a Fórmula 1 como esporte, e sim um balcão de negócios, onde equipes e diretores de equipes terminarm por ser mais importantes do que os pilotos, ou do que a maioria absoluta deles.

Aliás, com declarações tipo “o blog é meu e eu faço o que quiser”, Gomes está mais para Alonso “marrento” ou para Schumacher “esportista de primeira”?

Ninguém é anjo ou demônio, na verdade. Somos seres com qualidades e defeitos que se sucedem, algumas vezes, a cada segundo.

Paz a todos.