Álbum (sobre rodas) de família

SÃO PAULO (e foi comprar um Fusca…) – Continuem mandando suas fotos antigas de carros, fotos de família, aquelas do álbum empoeirado, para [email protected].

A de hoje é do amigo e irmão camarada Luiz Alberto Pandini, casado com a Alessandra Alves, que sonha com uma Rural Willys.

Fala, Flavio. Gostei da tua brincadeira… Segue minha humilde contribuição: uma foto do Opala Especial (a versão mais simples), quatro cilindros, modelo 1974. Meu pai comprou-o zero km e ficou com ele até 1978. Ao volante, brincando de dirigir, encontra-se este que escreve, aos oito anos de idade. A foto foi tirada em outubro de 1976 no sítio de um parente nosso em Tapiraí, no interior de São Paulo.

Esse carro tinha um opcional: bancos dianteiros individuais e câmbio de quatro marchas no assoalho (o “normal” era banco inteiriço e alavanca na coluna de direção). Os “Opalamaníacos” vão reparar que as lanternas dianteiras têm lente laranja, um acessório da época. Meu pai trocou-as porque uma das originais quebrou em uma batidinha em manobra de estacionamento. Outro acessório desse carro, mas que não dá para ver na foto, era a antena. Na época, algumas pessoas trocavam a antena tradicional por uma bem alta, vendida em várias cores, cuja ponta superior ficava presa em um gancho na traseira do automóvel. Com isso, a antena formava um arco colorido na lateral do carro… A do Opala do meu pai era azul, para combinar com o carro.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

FG, vc recebeu a foto do Oldsmobile 1950?

Quanto ao livro de fotos, te prepara que eu estou procurando um belo conjunto de fotos do Rallye da Copa do Mundoi de 1970, fotos tiradas no parque fechado aqui no Rio. Na época tive o cuidado de anotar no verso das fotos as tripulações.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Pandini, bela foto! Quanto à antena, lembro-me de várias dessas. O meu pai no meio dos anos 70 tinha um Fusca 1500 com alargador de bitola na traseira e a antenona “maria mole” (base presa a uma mola, altíssima, prendia-se a ponta em um ganchinho instalado perto da coluna A do Fusca), que saía balançando feito louca na buraqueira de Santo André e Botucatu daquela época.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Meu pai teve um 74 OKM igualzinho!!

A unica diferença é que a cor era um verde chamado Super Verde, igual ao da Kawazaki, chique na época…

Abç.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Opalas….minhas lembranças mais remotas me levam de volta na carona da caravan zerada de 77 – uma azul e a sua sucessora bege – os cheiros, o tato dos plásticos….depois, dormindo no banco de trás de um diplomata 82 (do ano) apenas ouvindo – com gosto – o murmurro das pessas atraídas pelo belo top da chevrolet, depois viriam comodoros cinzas, e a minha iniciação ao volante a bordo de um comodoro bege 1988….pegando escondido o carro quase 0km para passear pelas colônias de estrada de chão. Por ironia, o último opala da família….obrigado opala!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Ééé, o Opalão. Todo mundo tem uma ou várias histórias com eles.
Aliás, Flávio, se quiser usar aquelas fotos do meu Opala El Camino que te mandei a meses atrás, manda vêr.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Grande Romeu, obrigado pelo esclarecimento!

Realmente, eu já vi tanto Opala assim que até pensava mesmo que era de fábrica. Boa época em que os acessórios usados eram de bom gosto e não deixavam o carro com cara de árvore de natal ou nave espacial.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ao Grigo.
As lentes de lanternas dos Opalas 73/74 eram brancas, apenas as lampadas eram âmbar (alaranjadas).
Esse acrilico da foto do Opala do Pandão (ou Panda Pai), eram acessórios de época e foram moda em alguns carros da marca “customizados” por algumas concessionárias.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Belo Opala! Essas lentes laranjas também não saíram de série em algum ano?

Seven
Seven
17 anos atrás

Já tive Opala, e já mandei a foto pro Gomes, mas meu sonho hoje é uma Ford F-75, a picape da Rural.

Luiz Mariano F. Silv
Luiz Mariano F. Silv
17 anos atrás

Finalmente, o FG citou a Rural.

cássio gripp
cássio gripp
17 anos atrás

eu tenho a revista FUSCA E CIA com a materia do PANDA (sobre o fusquinha 1500 standard que ele comprou). o carro dele é um brinco!
aí PANDA, se quiser vender…

jovino
jovino
17 anos atrás

Grande Pandini, do Gptotal. É o cara, que conhece como poucos automobilismo e principalmente Formula 1.
Opala foi o carro que mais tive na vida e comecei com um 4 portas ano 1971, verde metálico, 3800 cc e câmbio na coluna. Rebaixei e joguei escapamento direto saindo pela lateral. Para mim, eram mais econômico do que os de 4 cilindros e andava muito bem.

Jovino

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Como Opalamaíaco, parabenizo o Panda. Vou escanear meu Opalão 80, flagrado na nascente do Rio São Francisco-MG e mandar pro FG.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Não vejo a hora de poder entupir a caixa postal do FG com as fotos dos carros do meu pai… e o melhor é que vai uma do Del Rey que comprei dele…