Álbum (sobre rodas) de família
SÃO PAULO (cheio de pose) – A foto de hoje do nosso gigantesco álbum sobre rodas foi enviada pelo Luiz Dränger, que muitos tiveram o prazer de conhecer no primeiro farnel da Superclassic em Interlagos.
Olha a pose de galã do pai dele!
“Trata-se do meu pai com seu Citroën 1954. O motor teve sua cilindrada aumentada para 1500 cc e ficamos com esse carro de novo até 1961, quando trocamos por um DKW 0 km. Guiei muito esse carro aos 9/10 anos de idade e, como meu pai, eu conseguia enfiar a 1ª em movimento. A alavanca de câmbio era no painel e a 1ª não era sincronizada. Lembro-me que na época poucos conseguiam a proeza.”
Havia um modelo ainda mais bonito. O Citroen 11 Legere “cabriolet”, ou decapotable, ou conversível, como queiram chamá-lo. Foi fabricado até a Segunda Guerra. E havia um à venda na Argentina há uns 2 anos, mais ou menos.
Esses Citroens 11 L (e 15-Six) são encantadores. O parabrisas basculante, a grade, muito parecida com a dos Ford 34, as maçanetas, etc…Outro detalhe, dizem que a Citroen foi a primeira fábrica européia com linha de montagem. Talvez devido à amizade de Andre Citroen com Henry Ford.
É o Franklin Martins?
Sidney,
Acho que é lenda, mas já ouvi isso diversas vezes.
Abr.
Flávio,
Recebeu minhas fotos? Te envie por e-mail, semana passada… Como faço para postar fotos no seu blog?
Iverson
Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Tem alguma telepatia exotérica rolando entre nós por aqui.
Ontem, 09-10-2006, aproximadamente ao meio dia e meia, mandei para o Flávio via correio de papel um monte de fotos antigas da minha família onde aparecem automóveis na imagem e uma das primeiras é justamente uma foto de 1957 onde eu, com 1 ano de idade, estou no colo da minha mãe tendo ao fundo o Citroen 11 L do meu pai, o incapotavel como sempre dizia.
Na foto aparece o primeiro que ele teve na côr preta, depois teve um branco, depois começaram os Aero Willys, Sincas, Opalas, etc., etc.
Abraços.
Luiz,
Tá parecendo o Humphrey Bogart em Casablanca. Só falta o chapeuzinho.
Jovino
O de 6 cilindros era o modelo 15. Em meados dos anos 50, antes de ser lançado o primeiro DS, tinha suspensão traseira independente do tipo hidro-pneumático.
Pois é, meu pai também teve um ano 48 de quatro cilindros (isso em 49) e depois, lá por 1952 teve um seis cilindros, que era um foguete, quanto a lenda da troca para quem capotasse , era lenda mesmo e surgiu por volta de 1951, quando aumentaram as vendas da Citroen cá na terrinha.
Corrigindo …
Meu pai teve um desses nos anos 40. Eu não era nascido. Ele dizia que os “calcanhares de Achiles” desses carros eram:
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Meu pai teve um desses nos anos 40. Eu não era nascido. Ele dizia que o calcanhar de Achiles desses carros eram:
1) O fraco parachoque dianteiro deixava a carcaça da caixa de câmbio muito sujeita a rachaduras em caso de uma batida mais forte. Esses carros têm a caixa de câmbio à frente do motor e praticamente a um palmo da grade.
2) As cruzetas da transmissão.
Hoje já existe uma adaptação para utilizaçao de juntas homocinéticas que, segundo dizem, fica uma maravilha.
Adoro esses carros , são lindos, eternos.
O Citroen 11 Legere teve a fama macabra de ser o carro que foi utilizado pelo Tenente Bandeira (Crime do Sacopã – Rio de Janeiro, RJ).
bela foto, o Traction Avant é meu sonho de consumo…
Meu pai teve um destes, mas eu n era nascido. Antes, ele teve um Nash e depois do Citroen, um Candango…depois, só carros nacionais…mas esse citroen foi o que ele mais curtiu. Sinto uma saudade filhadaputa dele.
O motor do Citroen 11 Legere é apoiado em molas.
Até que enfim um SENHOR automóvel de tração dianteira.
Luiz Dränger
Conheci este carro, claro igual, não esse.
Luiz me tira uma dúvida, por favor, se souber.
Lá por 63, corria notícia que, por este carro ter boa estabilidade, a fábrica fazia propaganda dizendo que daria um novo a quem capotasse com ele em condições normais.
Vc sabe se isto era verdade ou lenda?
Abs.