Álbum (sobre rodas) de família
SÃO PAULO (tá chegando cada uma…) – Vamos seguir na série “Álbum (sobre rodas) de família”, inaugurada ontem com o Dodginho de Campinas. O Jovino Coelho, de Brasília, mandou duas fotos. Os textinhos explicativos são do próprio.
Pequenas histórias, grandes momentos…
Já que você pediu, seguem duas fotos: a primeira de um Simca Tufão 65 que tive durante sete anos e vendi mais ou menos em 84. Tinha a mecânica original e pertenceu ao ex-presidente João Goulart. Como, na época, não consegui peças para arrumar o motor, instalei um 250S do Opala, com diferencial do Dodge. Pintei de preto com faixa dourada (acho que influência da Lotus do Emerson).
A outra foto é bem mais antiga e retrata a Vemaguet do meu pai, uma Pracinha, acho que 1965, carro que eu e meus irmãos pegávamos emprestado para ir aos bailes aqui em Brasília. Por ordem, eu, as minhas irmãs Graça e Márcia, o Márcio, que você conheceu aí em uma prova da Superclassic e que mora em São Paulo, e o Luiz, baterista de uma banda de blues. Aliás, começou a batucar em pára-lamas das Vemags que, segundo ele, têm uma acústica muito boa.
Quando vejo uma Sinca ou mesmo um Aero Willys, fico babando, quero ter como meta 2007, conquistar um destes belo exemplar.
Agora minha dúvida, qual destes seria a melhor compra?, baseando-se no mesmo estado.
Engraçado que nessa época, pouco tempo atrás, todos usavam carros legais (esse Simca é super cool!) sem problema. Hoje todos querem ar, direção, disqueteira, rodas aro 18…
Pra quê?
Veloz:
Se voce fizer um branco de número 44, vou te admirar ainda mais pelo resto de meus dias.
Tem todo o meu apoio, e do meu amigo Luis da Koni, com a mais absoluta certeza.
Adoreiii esta foto de baixo!!! Muito boa esta idéia do album!!!
Grande Veloz HP,
Foi muito difícil para mim, na época, um purista em termos de carros antigos, instalar motor do opala no Simca. Mas, como não conseguia arrumar o V8 original e um amigo havia instalado um de 4 cilindros em um outro Simca, achamos um desafio para nos instalarmos o 6 cilindros, com todas as adaptações que fizemos e funcionou muito bem. Só tive um problema no cabo de embreagem, que instalamos o do corcel e a embreagem ficava enforcada e deslizava muito e durava pouco tempo. Depois, de muito tempo, de ficar analisando feito um doido o porque da embreagem ficar enforcada, eu mesmo descobri o problema que estava no curso do cabo e tive que diminuir aquela capa de aço que envolve o cabo de aço do cabo da embreagem, pois ninguém conseguia descobrir o defeito. O resto, foi só maravilha.
Jovino
Notaram o Maverick ao fundo?!
Marcelo,
A segunda foto da Pracinha é em uma das quadras mais antigas da asa norte, a 312, pois quando chegamos em 1966 (o meu pai chegou em 59) só existiam a 306 norte (quadra de militares) e a 312. O resto era mato, terra e muitos barracos de madeiras que seguiam pela W3 norte adentro.
Jovino
Gostei muito desta idéia e é uma forma da gente que já participa desde o início do blog, de se conhecer um pouquinho.
Celentano, como este Simca veio parar no Brasil ou não eu não sei lhe dizer, só sei que ele estava a muito tempo parado na Vila Planalto, que é um bairro aqui em Brasília que foi tombado e onde ficavam os pioneiros na construção de Brasília. Este Simca foi comprado por amigo meu que o adquiriu de um senhor desta vila e nele constava no certificado de registro o nome do ex-presidente João Goulart como antigo dono. Até pouco tempo tinha uma cópia deste certificado, mas nas minhas mudanças, não o achei mais.
Joli Le Chat, este Simca, depois de vendê-lo, foi pintado de vermelho e passou por muita gente aqui em Brasília. A uns dois anos atrás, o descobri, já todo desfigurado, sem os frisos, sem os bancos Procar, o volante de madeira e o cara o vendeu para alguém do Pará.
O Simcão, aprontei muito com ele aqui, durante os 7 anos., foram 5 motores, inclusive testei um turbo na época, mas não deu certo. Andava muito e apesar de ter duplo burrinho de freio por roda e freiar bem, ficava a desejar quando tinha que usar com velocidades mais altas. Cheguei a comprar um alfa num ferro velho para botar disco nas 4 rodas, mas acabei desistindo e o vendendo.
A Pracinha, era o carro que a gente saía para ir as festas e clubes no início da década de 70, pois a vida social aqui naquela época, rolava muito em clubes. Mas aprendi a dirigir em uma outra mais antiga, uma 63 com portas suicidas, vermelho e branco.
Jovino
Que beleza de Tufão heim Jovino.
Apesar da eresia de instalar um motor de Opala nele, ficou muito bonito.
Eu instalaria o motor do Maverick V8 nele, pois tem mais a vêr com a origem Ford do motor Avillon original do Sinca.
Esse é um antigo projeto meu que estou com ganas de iniciar.
Motor Ford V8 302, câmbio e diferencial Dodge, trambulador Hurst, suspenção dianteira Opala, molas Heilback, barras estabilizadoras, freios à disco nas 4 rodas, amortecedores Koni…. e por aí vai.
E pintarei o carro de branco, igual ao do Ciro Cayres.
Será que o Comendatore vai gostar ou vai odiar ?
E os carros atrás do Simca? Que beleza!
E a segunda foto é no parque da cidade?
A foto da Pracinha é %!@$&@#
Taí uma boa utilidade para Vemaguete: Batucada! Até curto DKW, mas a Pracinha era um acinte estético!
Jovino : Se essa Vemaguet e o Simcão falassem …
Caro Jovino, sem querer duvidar de vc., explique melhor o fato da Simca ter pertencido ao ex-presidente, pois em 1965 o mesmo estava exilado, o carro por acaso veio do Uruguai?
O sinca tinha muita classe . Mesmo hj, seu visual não agride. Muito hãnm elegante, pra dizer o minimo, já um certo modelo 2006 cor de café com leite ali pra baixo, nhaca…horroroso. A vemaguet é outra coisa…o que esse bando devia aprontar nela, com ela, deve dar muitas histórias.
O Simca Tufão 65 estaria na 109 sul?
Verdade… É que a foto do Dodginho me foi enviada ontem… Mas tudo bem, dois no dia da estréia e vambora!
Inaugurada ontem com o Dodginho? Hoje, né? Hehehe…
Fantástico Simca! Onde foram parar todos eles? E eu queria saber o que o FG faria se sentassem nos DKW dele do jeito que fizeram na outra foto… ;-)
Esta idéia de álbum de família foi genial.