Assim, sim

SÃO PAULO (touché) – A turma do “Pânico” levou hoje a já famosa tartaruga para Barrichello autografar. Rubens assinou o brinquedo, que será leiloado e a renda será entregue ao seu instituto beneficente.

Viu como é fácil levar a vida numa boa?

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Minha cara Abfabi , voce certamente está equivocada quando pensa que não valorizo os feitos de Michael Schumacher somente por ele não ser brasileiro. A nacionalidade dele em nada me influencia. Não me sinto obrigado a gostar de determinado piloto por ele ser brasileiro, como também não me sinto pressionado a detestar determinado piloto por ele ser alemão.

Mas é fato é que todos nós temos nossos próprios valores e argumentos quando dizemos que determinado piloto é melhor que outro. Vemos as corridas (aspecto objetivo), admiramos certas atuações (aspecto subjetivo), e formamos nossas convicções.

É assim também comigo. De fato nunca valorizei tanto os 5 títulos do Schumacher nos tempos gloriosos da Ferrari, e repito que ainda que reconhecendo a imensa besteira feita contra o Hill, acho que aquele título de 1994 exigiu MUITO mais do alemão, o mesmo se dando em 1995.

Sei que ele tem seus méritos por ter formado aquela ótima equipe da Ferrari, mas dentre as qualidades que um piloto de F1 deve ostentar, acho que montar uma equipe é menos importante do que ter talento natural, ser rápido e audacioso, saber defender uma posição, saber resistir à pressão, conseguir ultrapassagens importantes, dirigir em situações adversas, etc… essas qualidades constituem os meus elementos norteadores quando analiso um piloto de F1.

E quanto às referências utilizadas por mim, mantenho o que já disse: todas elas ajudam a demonstrar que minhas idéias encontram ressonância em outros argumentos e ponderações. Só isso.

Abraços,

Luiz Fernando

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando lindo,

Na verdade as citações a que vc se refere não me deixam irritadas nem um pouquinho. Juro. Só que sempre que as faz vc esquece que da mesma fonte ou de outras até mais significativas se poderia tirar exemplos que vão exatamente contra a sua teoria. Aí é que mora o problema. Porque parece que vc só usa a parte que lhe convém e esquece do resto. O que por sinal casa muito bem com o meu próximo parágrafo.

O que de fato me irrita é ver que as pessoas tendem a ser totalmente injustas com o Schumacher porque simplesmente não gostam dele por essa ou aquela razão e por isso usam um critério único e provavelmente bolado em Marte pra enquadrá-lo e esquecem que dos mesmos argumentos que se valem para minimizar as suas conquistas, com um pouquinho de bom senso veriam que os mesmos e até outros argumentos se encaixariam como uma luva para detonar qualquer conquista de qualquer campeão de qualquer época. Agora pensa bem: se por algum acaso o Schumacher fosse não alemão e sim brasileiro e digamos que fosse piloto da Macca, que por sinal é a minha equipe favorita, por algum acaso vc se valeria deste critério para medir seus feitos? Aposto(all in, no bluffing) que vc não pensaria da mesma forma. Caso contrário, estaria usando right now o mesmo critério da tal facilidade e outras coisitas mas também com o Emerson, Piquet e o Senna. Porque todos eles tiveram. Só não vê quem não quer ou não pode. Aliás se vc usasse o critério Schumacher para eles também, veria isso.

Isso é o que me irrita. O resto, eu tiro de letra.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Abfabi, nem sei se vou conseguir satisfazer sua curiosidade, já que este é um post velho pra dedéu, mas vou dizer de qualquer maneira: lá nos inícios da internet, ainda na UFRJ, tipo 94 ou 95, a grande febre era o IRC (chat). Eu queria um nick bacana, que chamasse a atençao e como me chamo Fabio Ricardo, mas NINGUÉM me chama assim, quis homenagear o pobre e esquecido Ricardao ;-) O curioso é que significa Ricardo também em russo… quanto à sua mistura de português com inglês, tá perdoada, mas vc podia usar um apelido tipo California Dreamin ;-)

João
João
17 anos atrás

Depois da Austria em 2002, esse Schumacher deveria ter vergonha toda vez que encontrases o Barrichelo …. e depois de tudo isso alguns brasileiros ainda pegam no pé do nosso piloto … e reclamam quando falam que nós somos sub-desenvolvidos !

fabio
fabio
17 anos atrás

Uma demonstração de elegância do nosso piloto Rubens Barrichello. O piloto que mais sofreu gozações injustas podem ter certeza do que estou falando. Quando parar de correr será lembrado com carinho.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

De fato não sabia que voce é uma mulher, mas não creio que isso faça qualquer diferença na nossa conversa.

Ao contrário do que voce supõe, eu sempre considerei Michael Schumahcer um excelente piloto, com muitas e muitas qualidades (sempre admirei a competência dele em realizar muitas e muitas voltas em ritmo forte, sei que ele ostenta qualidades em quase todos os fundamentos que fazem um bom piloto, e acompanhei a óbvia habilidade do alemão em conjugar forças em torno de si).

E nem poderia ser diferente. O fato dele não estar entre meus favoritos não faz com que eu não reconheça seus méritos.

Mas continuo com minha opinião: as circunstâncias que cercaram sua carreira, e que de fato estão muitas das vezes fora do alcance do piloto, se deram em condições mais farováreis que a maioria dos outros Top Drivers. Costumo até dizer que valorizo mais os 2 títulos dele com a Benetton do que os 5 títulos com a Ferrari, pois vislumbrei naqueles mais valor (dentro da minha concepção) do que nesses outros.

É claro que tais facilidades não tornaram seus títulos injustos, mas talvez tenham feito com que muitos aficcionados não valorizem tanto assim suas marcas. Estou entre eles. Acho esse raciocínio bem razoável.

Quanto aos comentários de especialistas e profissionais, que costumo utilizar nas nosss conversas, e que (lamentavelmente) têm te deixado tão aborrecida, é um recurso utilizado para demonstrar que muitas das idéias apresentadas encontram ressonâncias em outras ponderações e argumentações, razão pela qual não vejo motivo para deixar de utilizá-los.

Abraços,

Luiz Fernando

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Retificando… não é daqui há algum tempo e sim daqui a algum tempo.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando meu caro,

Pra início de conversa sou cara, não caro. I am a girl. E eu crente que vc sabia…

Como eu mesmo já lhe mostrei, facilidade existiu e sempre existirá em todos os tempos e se vc fosse realmente justo veria que em muitos casos existiram até mais elementos facilitantes dos que o que o Schumacher dispôs. É só dar uma voltinha com a maior boa vontade pelos lados de Memorylane como aliás já sugeri e verás.

Não pense que eu não notei a sua digamos, ira enrustida pelo Schumacher, pois notei. Aliás vc não acha que é muito melhor sair do armário nestes casos? E notei não somente pelos posts neste tópico mas em outros aqui no blig. Vc não perde uma chance de alfinetá-lo porque as conquistas dele devem de fato incomodar, não descer muito bem. Colocar uma azeitona sempre ajuda, não? Portanto entendo a sua necessidade de fazer pouco caso delas. Como um típico, ainda que enrustido, Schu-hater faria. Talvez de tão enrustida que seja, vc não alcance, não veja o duplo standard que estabeleceu para medir os méritos do Schumacher e o de outros. E isso acaba te impedindo de ver as coisas claramente. Pois se tivesse notado, veria que a metáfora que eu usei em resposta ao seu primeiro post tem muito pouco a ver com as suas argumentações. Tem muito mais a ver com a postura dele em relação a todas as brincadeiras, críticas e pensamentos alheios sobre ele nestes 15 anos e como ele os encara. Mas vc não perderia uma oportunidade de destilar o seu dislike pelo alemão, ou perderia? Aliás, nem isso dá pra reconhecer, ou dá? Pena que nessa vc acabou entregando o seu status de standard duplo pois na sua perguntinha de como acharia interessante ver a reação do alemão demonstrou que adoraria ver a brincadeira sendo feita, mas condenou de bom grado as brincadeiras feitas com o Barrichello(velada na forma de desrespeito do alemão com a nação, mas condenou). Ou seja, pro alemão seria interessante, pro Barrichello é um ultraje ainda mais arrematada pelo alemão. Não acha que usando dois pesos e duas medidas como este os seus pontos de vista ficam no mínimo comprometidos?

Só voltei ao tema porque apesar de todas as minhas tentativas de explicar, com outras metáforas é verdade, vc continuou não entendo. Mas pode deixar já anotei, pro Luiz Fernando nada de metáforas ou analogias…

Again, as tais facilidades que vc cita que o Schumacher teve, vc encontraria exemplos assim ou mesmo outros como já citei e outros até que nem explorei ainda, para no mínimo colocar no mesmo patamar duvidoso qualquer campeão já existente. E não estou usando isso pra desmerecer feito de ninguém, só que eu não uso um standard duplo pra medir um ou outro, eu uso o mesmo. Se vc por exemplo começasse a medir todos os outros pelo standard que o Schumacher estabeleceu, mesmo com todos os desmerecimentos que vc não cansa de mencionar, veria que muitos se não todos comparados com tudo o que o Schumacher conquistou apareceria no mínimo doentinho na foto. Talvez resida aí a sua necessidade de.

E só pra sua informação, torço ou melhor torci pelo Schumacher, como também torci pelo Piquet, Prost, Senna, Emerson e até pelo Monty, Villeneuve e Mika já torci. Hoje inclusive torço também pelo Kimi e o Alonso não me desgrada nem um pouco. Como dá pra notar, eu consigo alcançar a genialidade (ou não) de todos e não preciso usar de desculpas para fazer esta ou aquela vitória ou conquista um feito mais honroso ou mais merecido ou mesmo um feito mais difícil do que o outro. Mesmo porque nem que dois top drivers estejam no mesmo time, com o mesmo carro nas mesmas condições terão o mesmo desempenho. E não será porque o talento de um prevaleceu ao outro necessariamente. Pode colocar nesta panela também outros fatores que sempre vão estar presentes já que num esporte como esse existem tantas variáveis e variantes que com certeza influenciam dessa ou daquela maneira o resultado final. Portanto talento somente não sustentaria tese nenhuma.

Facilidades e dificuladades, como aliás eu mesmo já citei (volto a repetir pois parece que vc ainda não alcançou que de fato elas existiram) todos vão enfrentar. Não tem como fugir delas. No final das contas ganhará, se sagrará campeão quem souber jogar melhor com as cartas que tem, não com as que gostaria de ter. E isso não vale somente pra uma corrida ou um jogo de cartas, vale pro amor, pra vida, pra tudo… Algumas coisas vc pode controlar outras fogem totalmente do seu controle, mas no final do dia ou do campeonato, vencerá quem tiver lidado melhor com todos estes fatores. E cada um escolhe la´a sua forma de lidar com eles, mas todas bem válidas e valiosas .E é por entender isso que eu não preciso desmerecer ou fazer pouco da conquista de nenhum dos campeões. Todas elas, à sua maneira, com pros e cons tiveram o seu valor. Sem tirar nem por nada, nem uma azeitona.

Vc cita o Mr Gomes pra validar o seu ponto de vista dizendo que ele mesmo acha que o título deste ano seria o mais cheio de valor de todos. Mas mesmo sem ele o FG ainda credita ao MS todos os pingos nos is que merece. E nem por um minuto usa os argumentos usados por vc para minimizá-lo. Mesmo porque ele sabe que não é o caso. Ou só por que agora o FG não serve mais como garoto-propaganda das sua idéias deve ser desconsiderado?

Só uma curiosidade: já que vc tanto cita o Prost pra fortalecer os seus pontos de vista, então se por algum acaso do acaso daqui há algum tempo ele venha a declarar que o Schumacher é de fato o melhor de todos os tempos(aliás, eu acho que essa é uma discussão que não leva a nada e apesar de vc achar que é por isso que advogo, não é mesmo, pois pra mim, isso não importa, cada um que fique com o seu, sem problema algum), então estaria provado que o Schumacher é de fato o maior, no matter what, afinal o Prost sabe e viveu a experiência melhor do que ninguém. Certo? Só checando.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Meu caro Abfabi , não há necessidade de destemperança. Eu respeito o seu ponto de vista (jamais voce me verá desrespeitando quem quer que seja por aqui), só não concordo com ele.

Não creio ser difícil conviver com opiniões contrárias. Para mim é extremamente fácil, tanto que fiz desse fator importante base para minha profissão. Sem quaisquer problemas.

Compreendo que voce é fã do Michael Schumacher, mas sinto informar que ainda que sua carreira esteja recheada de marcas de fato impressionantes, existe sim o senso comum de que ele nunca soube resistir à pressões, e que seu tempo na Ferrari foi bastante facilitado pela ausência de um top driver como companheiro, bem como pelas estratégias de Ross Brown que conduziram inclusive às famosas “ultrapassagens” nos boxes (o que não deixa de ser contradição dos seus próprios termos). Não creio ser difícil concordar com isso.

Nunca saberemos se Schumacher conseguiria seus títulos em outras condições. Talvez conseguisse, pois ele tem qualidades. Talvez não.

O que me parece certo é que o êxito em conseguir condições tão favoráveis pode ter sido bom para auferir marcas impressionantes (o que de fato todo piloto almeja), mas talvez tenha deixado suas marcas menos virtuosas.

O próprio Flavio Gomes lamentou a perda do título desse ano, lembrando que talvez fosse o mais valoroso de todos os títulos de Schumacher. Muita gente pensa assim também.

Sei que voce detesta quando cito outras fontes, mas te peço licença para lembrar interessante observação do grande Alan Prost. Ele disse que se Senna não tivesse ido para a McLaren em 1988 ele (Prost) talvez tivesse tido muito mais vitórias, títulos e poles, mas certamente teria menos prestígio do que hoje detém no mundo da F1. Palavra de Alan Prost.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

El Defensor,

Vc por algum acaso ignora o que o próprio Barrichello diz? Porque ele mesmo disse que sempre teve o mesmo equipamento do Schumacher só que a equipe tinha mais olhos pro alemão do que pra ele. Gostava mais do alemão queixudo. Ou vc não acredita no seu protegido? Ou não lê suas declarações? Compreendo, elas são mesmo duras de aturar. Mesmo porque toda hora ele se desdiz. Respeitado? Talvez seja só por vc. Cada vez mais fica mais difícil achar quem o respeite, porque quando o cara não se dá ao respeito…

Querido, o video a que me refiro é de uma só corrida. 10 minutos de ultrapassagens em uma só corrida. E de formas pra lá de variadas. Vc não entende o que lê? Tá parecendo.

E Luiz Fernando,

Todas as justificativas que vc, meu queridíssimo deu para minimizar o Schumacher poderiam ser dadas pra todos os grandes campeões. E se usasse o mesmo critério que usa pra medir o tedesco não sobraria ninguém bom o bastante. Ficar mais à vontade sem a companhia de outro piloto do seu nível? E vc acha que tem algum por aí que não lobeia por isso? Que não sabe disso? Alguns conseguem e outros não, mas sempre buscam a mamata. Ou um jeito de colocar o seu companheiro no devido lugar. E aí, fica igualmente fácil. Pelo menos nas pistas, fica.

Condições mais tranquilas? Num rápido recuerdo de ipacaraí vc vai ver que na gloriosa e disputadíssima época do Fangio, Emerson e até mesmo do Senna, era mais do que comum o quinto colocado chegar uma volta atrás ou até mais do que o vencedor e querido, perigava até do terceiro ser lapeado. Coisa até bem corriqueira naqueles tempos dificílimos. Como vc vê se comparado lá e cá, hoje o patamar das equipes é até bem mais equilibrada. E ultrapassar nessas condições ultrajantes de desnível de equipamentos ou mesmo ver os seus adversários enfrentarem lá os seus problemas de quebra mais frequentemente e ter a corrida facilitada é o quê? O maior dos desafios?

E ultrapassar nos boxes não é necessariamente mais comodo ou a razão pro Schumacher fazê-las. Nos tempos atuais, com o advento da segurança, ultrapassagens na pista se tornaram tarefas mais difícies(valeriam hoje por isso mais do que naqueles tempos???), e como um bom entendedor do tempo em que vive, o MS soube arranjar um jeito de ultrapassar mesmo que não desse pra fazer nas pistas. Tarefa fácil? Por algum acaso é fácil andar no extremo limite do carro sem cometer erros por voltas e voltas a fio antes do pit-stop ou mesmo durante boa parte da corrida na tentativa de tirar a diferença? Pressão, anyone?

Dúvida cruel: vc sempre recorre a um amigo francês, Lauda e Bernie pra consolidar o seu ponto de vista. Não consegue montar um caso tirando as suas próprias conclusões sem back up alheio? Ainda mais com as suas fontes… Por exemplo, o Lauda volta e meia é acusado de ser um espécie de Pelé pelas besteiras que fala vez ou outra. O Bernie, bom, o Bernie adora polemizar, jogar lenha na fogueira, atear fogo no brio dos cabras do grid. Fala qualquer coisa pra virar frontpage. Ou vc acha que falar bem do Schumacher vai dar ibope? É assim que ele vende a F1. E o seu amigo francês… bom eu tenho um monte de amigos de vários países que discordam dele, vale alguma coisa? Ou o seu é mais sábio? Aliás, eu poderia citar um monte de gente qualificada pra validar o meu ponto de vista. Mas prefiro expor a minha visão do tema com as minhas próprias palavras, tirando as minhas próprias conclusões. Assim não corro o risco de ver o mundo pelos olhos limitados de outros, pois o mundo fica ainda menor dessa maneira.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Michael Schumacher foi um excelente piloto de F1. Nunca neguei isso. Quem sou eu para discordar dessa evidência ? Nunca foi um dos meus favoritos, mas negar suas qualidades seria demais.

Mas ele sempre e sempre demonstrou ficar mais à vontade quando não havia pressão de um outro grande piloto na mesma equipe (Kimi Raikonen seria o primeiro) e quando teve a opção de realizar as famosas ultrapassagens nos boxes, bem mais confortáveis do que ter que ralar na pista (a temporada de 2006 mostrou como pode ser arriscado ter que superar os próprios limites).

Não estou dizendo que o alemão não sabe ultrapassar, mas sim que ele formou sua carreira em condições bem mais tranquilas do que qualquer outro top driver na história da F1. Isso é um fato inquestionável.

Se ele conseguiria esses títulos sem essas facilidades nunca saberemos. São mesmo simples conjecturas. Voce, como fã do alemão, deve achar que sim. Muitos acham que não.

Tenho um grande amigo francês, fã incondicional de Alan Prost, que disse que o seu idolo ganharia todos os 5 títulos que o alemão ganhou na Ferrari, mas não sabe dizer se Schumacher ganharia do Senna em 1989. Percebeu o grau de dificuldade que tal indagação encerra ? O alemão teve culpa disso ? É claro que não ! Mas eu também não tive. São as circunstâncias de sua carreira.

Garanto que todos os grandes pilotos gostariam de ter tido essas facilidades, mas (ainda bem) não conseguiram …

Essa imagem do Schumacher ganhando esses 5 títulos por ter tido muita facilidade existe sim, e não há nada que os fãs do heptacampeão possam fazer para mudar isso.

Quanto ao domínio de “artes”, nem vale a pena responder.

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Bom, discordo quando alguem falou ai que Michael em 2000-2005 tinha um piloto incapaz de enfrentá-lo… sob outras circunstâncias, com o carro não sendo uma Minardi vermelha, o apoio da equipe, e a possibilidade de treinar antes do início da temporada, entre outros “benefícios”, talvez pudéssemos chegar a essa conclusão…

Quanto ao desempenho de Barrica neste ano, parece que ele saiu da Ferrari com um comportamento cuidadoso demais, não arrisca nada… inúmeras vezes, perdeu posições na largada e/ou não arriscou ultrapassagens q o dariam muitos pontos a mais… o comportamento de um piloto com um carro muito bom eh bem diferente dos que estão com um carro mais ou menos… haja visto q o proprio Felipe Massa parou de errar (parou de arriscar??) … deixa soh o carro andar por ele…

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

ABfabi, darling!

Barrichello sempre será o cara que andou mais próximo a Schumacher. Sem o mesmo equipamento e lutando contra a ignorância ferrarista.
Isso é fato, nem vou discutir.
Agora…Se Schumacher tem um vídeo de míseros 10 minutos de ultrapassagens, Barrichello talvez tenha material para uns 30 minutos.
É só lembrar de Interlagos 97; Interlagos novamente 2001, 2002, 2003 e 2004. Inglaterra-2003. Alemanha 2000, enfim…uma série de ultrapassagens memoráveis que fizeram dele um nome respeitado entre os pilotos e que lhe valeram contratos. Aliás, Barrichello sempre este fora da Ferrari, desde que entrou. Ficou lá por 6 anos. Coincidência?
Agora, está na Honda. Uma equipe que não entra na F-1 pra perde. Coincidência?
Sem querer comparar Rubens x Michael, afinal, os números…
Mas desmerecer…é demais…!!!
One kiss for you!

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Retificando.. é advogou não advocou.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

El Defensor,

Lá vem vc de novo com as suas migalhas e as sua desculpas pra isentar o Barrichello. Se elas te fazem dormir melhor à noite, be my guest. Be my guest.

Aliás, se não me engano, vc já advocou em pró do Barrichello dizendo que ele foi o cara que mais botou pressão pra cima do Schumacher nos tempos da Ferrari, não foi? Então aqueles argumentos eram o quê? Farofa?

E quanto às ultrapassagens que entraram pra história… bom, eu particularmente não lembro de um piloto que tenha merecido um video em sua homenagem que tenha 10 minutos de momentos memoráveis, leia-se ultrapassagens, em uma só corrida? Pra ver, U Tube it.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

Se o MS foi tão bem sucedido assim na carreira e lidar com a pressão nunca foi o seu forte, pelo contrário o seu fraco, então ele é bem melhor do que eu supunha. O maior dos gênios, não?

E já que vc voltou a citar Monaco 2006… bom o episódio citado por vc aconteceu no qualifying. E mesmo depois de tudo o que aconteceu, foi-se o Michael pra pista e fez uma corridaça. Por algum acaso vc acha que aquela não foi uma das corridas mais sob pressão da vida dele?

Além disto, não sei se vc entendeu a minha resposta ao seu primeiro post, porque a tal pressão ali tem muito mais a ver com os exemplos que eu te dei dos que o que vc tem me dado. Era disso que eu estava falando.

E quanto a brincadeira, se eu sempre deixei bem claro em posts anteriores que o apelido Dick nunca me incomodou, mesmo porque as pessoas que o utilizam não se mancaram ainda da total ironia do nick, por que eu me incomodaria com uma brincadeira dessas? Ainda mais do Pânico? Aliás os caras do Pânico mesmo já sarrearam o alemão outras vezes… E eu continuo gostando deles.

Só uma última observação: para dominar a arte do sarcasmo/ironia, vc tem que sair de cima do muro, escolher um lado, dar no mínimo dois passos à frente e se jogar. E o tom, bom o tom is everything. Got it?

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Bom…deixa que me enfiar na questão…com toda licença…

Schumacher realmente nunca teve que lidar com pressão. Não foi pressionado a vencer na Ferrari, coisa que só o fez após 5 anos de casa.
Um projeto a longo prazo, diga-se. No entanto, quando essa pressão apareceu mostrou-se sem limites. Os casos mais marcantes são contra Hill, Villeneuve e aquela paradinha estratégica, neste ano, no treino de classificação.
Schumacher nunca lidou com pressão, porque nunca soube lidar com ela.
Mas é claro…os números lhe são favoráveis…Mas durante esses 15 anos de F-1 não me lembro de uma única ultrapassagem que ele tenha feito que tenha entrado para história.
Não é uma crítica…é um fato…alguém lembra de uma…???
Não me venham com as que ele fez partindo de trás.
Mas me lembro de duas que ele tomou. Uma foi de Mika Hakkinen, em 99, acho. Não me lembro o circuito. Mas lembro que o Zonta ficou entre os dois e Mika deu um olé no alemão e venceu, espetacularmente.
Outra, foi em 99, também. No GP da França. Alguém lembra do X que o Barrichello, de Stewart, deu no Schumacher, de Ferrari. Foi ali, inclusive, que Rubinho assinou com a scuderia.
Tudo defender o alemão é uma das coisas mais fáceis que tem…afinal, 350 vitórias, 456 poles, 45 títulos…
Mas o cara não é 100% perfeito como você defende ABfabi…não é!

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

É amigo,

Por que em 2007 todos usarão pneus Bridgestone e bem ou mal o Barrichello dentro da equipe atual é o que mais experiência tem com eles??? Agora se em 2007 ele não dar uma virada nesse jogo… aí não vejo razão nenhuma para mantê-lo na equipe. Ainda mais com a nova leva de talentos despontando por aí.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O senso comum dos especialistas e aficcionados por F1 nos mostra que Michael Schumacher, apesar de excelente piloto, nunca soube administrar eficientemente qundo esteve sob grande pressão.

O próprio Niki Lauda, que é um grande fã do alemão, sempre disse que esse era um dos grandes defeitos do alemão, manifestando enorme surpresa com o que aconteceu em Monaco 2006 (mesma opinião do Jackie Stewart).

E quanto a brincadeira com o alemão, repito que a crrítica não foi ao Schumacher, mas ao PANICO: faltou coragem para essa brincadeira, o que é tipico desse grupo de humoristas. Seria interessante ver a cara do alemão sendo presenteado com um bonequinho do personagem infantil Dick Vigarista. Ou voce acha que seria uma brincadeira de mau-gosto ? E por que ?

É amigo......
É amigo......
17 anos atrás

Se o Rubinho é tão lento como dizem os engenheiros de F1 aqui, pq a Honda não fez uma troca para 2007? Qual o motivo de continuar com ele então????????????

walter
walter
17 anos atrás

O Rubinho vai mal em duas searas: nas pistas e na opinião pública.
Nas pistas, anda pouco, é lerdo: segundo lugar é lerdo, vice-campeão é lerdo, numa competição.
Na opinião pública, fala muito, fala besteiras, inventa justificativas absurdas para resultados magros e não é capaz de responder na pista aos seus críticos.
Depois do resultado do GP Brasil na pista (um fiasco amplificado pela corrida do Button), Rubinho se redime perante a opinião pública ao levar na boa a brincadeira.
Pouco importa se a brincadeira foi de mau gosto ou não: no jogo mediático, o personagem público tem que saber ‘encaixar os golpes’ para não ser massacrado. Rubinho não encaixou no dia, mas encaixou agora: ponto para ele.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

realmente presentea-lo com o boneco do Dick Vigarista seria hilário. essa a turma do Pânico deixou passar e agora não terão mais oportunidades para isso.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

E antes que eu seja mal interpretada, a voltinha em Memorylane a que me referi não se limita somente ao histórico do Schumacher não.

E quanto a brincadeira do bonequinho, eu já te respondi, acho que vc não decifrou o subtexto.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

Again, vc mencionou os maus momentos que é impossível não se ter. Acho que até robô os tem. No entanto, apesar de tudo, como vc explica tanto sucesso se a pressão sempre aumenta nunca diminui à medida que vc se torna mais vitorioso, mais bem sucedido? Como vc explica tantas vitórias, recordes, títulos? Se ele quebra sob pressão, não sabe lidar com ela, então meu irmão, como ele conseguiu tanto? Ou vc acha que nesses feitos a pressão não esteve presente? Sempre está e não é pequena ou menor não. Ela é cada vez pior. E como eu já disse, apesar de gente como ele fazer as coisas parecerem fáceis, nunca são. Agora, se vc julga que são, por causa disto ou daquilo aí é uma outra história. Por exemplo em 2006, apesar do tal deslize do Schumacher em Mônaco, ele foi lá e buscou a diferença em cima do Alonso.

E ainda falando do Alonso, tanto no ano passado como este ano não teve essa pressão a que vc se refere. Ano passado ele só administrou e não viu nem por um minuto a sua supremacia ser ameaçada. Este ano, até certo ponto ele também cavou uma diferença que deu muito bem pra ele administrar até quase o fim do campeonato. Ou seja, desfrutou de um bom conforto por um bom tempo. Talvez a maior pressão que o espanhol tenha sofrido foi a de ter a “obrigação” de levar o bi. E apesar de um ou outro tropeço, soube lidar muito bem com ela por sinal. Ou vc acha que por algum acaso essa pressão não rola? Agora imagina ter a tal pressão pela obrigação de levar o tri, o penta, o hepta?

Ora se ele não lida bem com a maldita pressão, como conseguiu ser o maior vencedor da história? Por falta de adversários o pressionando? Uma voltinha em Memorylane seria bem elucidativa nesse quesito.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Não se esqueça que a pressão sofrida por Michael Schumacher nos gloriosos tempos pré-Alonso, quando venceu de 200 a 2005 (e com um segundo piloto incapaz de enfrentá-lo), foi bem pequena, pelo menos se compararmos, por exemplo, aos próprios dois títulos do espanhol.

Ele pode ter sido competente em montar a equipe, bom nos testes no começo do ano, etc … mas forte pressão na temporada foi algo que ele não sofreu. Pelo menos até a chegada do Alonso, quando concidentemente aconteceu o que nós vimos nos treinos de Monaco 2006. Palavra de Bernie Eclestone.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Rikho,

Eu pedante? Imagina. Primeiro eu não sou a única, tá cheio de gente fazendo inclusive o próprio dono do blig faz. Talvez eu faça mais do que os outros porque digamos que eu sou 2/4 brasileira, 1/4 londrina e 1/4 Cali girl. E ainda por cima trabalho num meio que basicamente se utiliza o tempo todo de expressões em inglês, francês e até italiano. Diria que é mais força do hábito do que pedantismo e que nem sempre dá pra esconder.

Matei a sua curiosidade? Agora mate a minha: o seu nick, foi tirado da onde?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Abfabi, o que eu quis dizer é relativamente fácil de entender.

Michael Schumacher, apesar de ter sido um ótimo piloto de automobilismo, nunca soube aguentar pressão de modo satisfatório. E sempre foi assim em toda sua vitoriosíssima carreira. Desde as disputas com Mika Hakinen, antes da F1, passando pela episódio com Hill em 1994, Vileneuve em 1997, até chegar a estranhíssima parada no meio dos treinos em Monaco 2006. E me poupei de lembrar outros deslizes, que fizeram ele ter que arcar com essa fama de Dick Vigarista (sei que é apelido pejorativo, e talvez exagerado, mas bem demonstra o que quis dizer).

E foi o motivo do meu post, que não teve a intenção de desmerecer o Schumahcer, somente de demonstrar que o pessoal do PANICO podia mesmo levar um bonequinho do velho personagem automobilístico, e perguntar para o alemão se ele já tinha combinado com o Mutley o próximo truque. Não seria engraçado ? Ou não ?

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Abfabi, satisfaça minha curiosidade: por que vc gosta tanto de usar expressoes em inglês? Por favor, nao entenda como uma ofensa ou reclamaçao, é que isso sempre me chamou a atençao e, pra ser sincero, acho meio pedante de sua parte. Mas, como vc diz, sem ofensas. ;-)

Espirito do Pace
Espirito do Pace
17 anos atrás

Ano que vem o Rubinho vai fazer o Felipe comer fuMASSA

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

Claro que eu permito. Adoro um debate, desde que não seja político. Só que eu não entendi muito bem o que vc quis dizer. Se vc quis dizer que ele não lida muito bem com a pressão… bom, como foi então que ele ganhou sete títulos e levou 91 trofeus de vencedor e bateu uma penca de recordes? E todas as críticas que foram feitas a ele todos estes 15 anos? Isso por algum acaso não é pressão? Psicológica, mas é. E ter os olhos voltados pra ele em cada fim de semana prontinhos pra captar o menor deslize e bum, detoná-lo, também não é pressão? Eu entendo que caras como ele e o Valentino fazem as coisas parecerem fáceis de lidar e conseguir mas dear, por mais que pareçam fáceis, elas nunca são. E ficar tanto tempo como ele no spotlight e ainda por cima vencer tudo, todos e todas é a mais´pura demonstração de que ele pode até ter lá os seus dias ruins, afinal até o Super-homem teve os seus dias de Smallville, ou Pequenópolis como queiram, mas no fim das contas e com toda pressão, he made it, anyway.

Então, realmente não entendi o seu ponto de vista.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

parabens ao Rubens pela grandeza. Um cara muito perseguido pela nossa imprensa pequenina

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Abfabi, permita-me discordar. Conviver com a pressão foi um dos pouquíssimos defeitos que o alemão demonstrou ter na sua vitoriosa carreira.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

torcedor uma vez, torcedor sempre… nem que seja lá no cantinho escondidinho…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Queriam que o Rubens fizesse o que?
Dissesse “não vou assinar, meu instituto não precisa da grana”?
Sobre levar a vida numa boa, o Rubens é diferente do que se pinta dele por aí. Pessoalmente, acho ele um dos melhores caráters da F1, brinca com os filhos de maneira amorosa na frente de todo mundo, é conhecido no mundo, pela imprensa, como sinônimo de pessoa brincalhona, o que ao meu ver é elogio.
Infelizmente, boas qualidades de caráter não combinam com o espírito competitivo que um esportista têm que ter. Rubens não gosta de perder, longe disso, mas acho que ele não alcança o quanto teria que pisar nos outros para subir mais na F1 como ele espera.
Gomes não gosta do Rubens, prefere o Massa, o Schumacher, questão íntima dele, admira os esportistas, os seres capazes de ganhar que o comportamento desses dois demonstra.
Mas, por consequência, esses dois jamais seriam amigos meus, e duvido que um dia eles conheçam amizade como eu.

Esse ano, deixei de torcer pelo Rubens, desisti. Achei que mesmo fora de possibilidade de vitórias voltaríamos a ver um Rubens batalhador, mas o que vi foi uma série de erros de pensamento estratégico que o Rubens jamais poderia ter cometido.
Mas minhas ressalvas com ele são apenas em relação ao que acontece na pista, nada mais. Não quero aqui, como muitos, bancar o rei da moral e julgador supremo.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Luiz Fernando,

Talvez fosse a mesma que fez quando um repórter perguntou a ele o que ele achava do comentário maldoso de alguém da Renault que pelo rádio falou pro Alonso que o poor old Michael só tinha conseguido um sexto lugar no grid da China no qualifying. A cara e a resposta que deu: I can live with it.

Pensando melhor, talvez a resposta mesmo ele tenha dado na pista, na própria China vencendo a corrida against all odds.

But it is only a guess…

Marcelo Mig
Marcelo Mig
17 anos atrás

Achei legal da parte do Rubens Barrichello. Alô, alô, Veloz HP, a sua carreira no automobilismo foi assim tão melhor que a do Rubens para espinafrá-lo desse modo?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Por que o PANICO não levou um bonequinho do Dick Vigarista para o Schumacher ? Seria interessante ver a cara do alemão !

Grünwald
Grünwald
17 anos atrás

Haja saco…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Que fim de carreira melancólico.
Se sujeitar a dar esse tipo de satisfação pela sacanagem alheia é assinar em baixo tudo o que se diz dele.
Fazer disso politicagem dramalhônica e hipócrita-social é literalmente sentar na bos.ta kaga.da pelos outros.
Jesus amado, e pensar que já dividi mesa na lanchonete Pibu`s com ele, Constantino Jr., Oswaldo Negri, Pedro Diniz, Cristian Fittipaldi, e todos nós achavamos que ele era “o cara”, “o futuro do Brasil campeão”, “o novo futuro tri-campeão”.
Esse é o meu Brasil brasileiro…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Uns aprendem facilmente, outros demoram um pouco mais.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Se o Barrica, já tivesse agido assim antes, seria mais feliz e teria mais respeito do publico.
Grande ideia e parabens ao Barrica.

patense
patense
17 anos atrás

parabéns ao Rubens e ao autor da idéia de doação da renda ao instituto.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Gomes, voce continua sendo muito mau!

Naco acompanho seu trabalho ha muito tempo, mas chego a acreditar que tem um dedo seu, quando nao a mao inteira, em todas as brincadeiras com o Rubens, nos ultimos dez anos.