Deus dá asas…
SÃO PAULO (anuncie aqui) – Vicente Miranda, blogueiro do Rio, pediu. Joaquim Lopes, blogueiro de SP, atendeu. Parece programa antigo de rádio.
Um Chaparral para a turma lembrar. Este, pilotado por Jim Hall em Laguna Seca, 1967.
SÃO PAULO (anuncie aqui) – Vicente Miranda, blogueiro do Rio, pediu. Joaquim Lopes, blogueiro de SP, atendeu. Parece programa antigo de rádio.
Um Chaparral para a turma lembrar. Este, pilotado por Jim Hall em Laguna Seca, 1967.
O Jim Hall pode bancar todas as suas invenções porque a familia tinha uma petroleira (penzoil depois, o primeiro nome não me lembro). E contava com o apoio “back door”da GM , que seguia a acordo das montadoras americanas de nào se envolverem com corridas, acordo que o Henry Ford the II mandou pra garanhuns e bancou a estrela do GT-40 (aka Lola Mark 6) . Com o vareio a GM decidiu entrar na brinceidera, mas parecia a campanha do psdb (muiito pouco, muito tarde).
Ibsen
Você está certo. Acontece que quando se pensa em Chaparral, pensa-se logo em carros para a Can-Am e protótipos para “endurance”, motores Chevrolet e câmbios automáticos.
Foi um ato falho de minha parte.
Receba aqui um abraço Chaparralmaníaco.
Vamos lá, fale mais sobre Chaparral, vamos… Vamos encher o blog de detalhes sobre esses carros magníficos.
Sir Joaquim,
The business is the following:
Foram escritos detalhes que não estavam corretos. O dever falou mais alto e tive que intervir, para salvar a pele do FG e evitar que o patrão o demitisse e ele perdesse o blog para o GB.
Mas ainda tem tanta coisa sobre Chaparral…. tanta.. mas tanta.
Se eu ficar falando, o FG vai dizer que parece coisa de progranma de rádio. Os carros de Jim Hall têm uma história única, até mesmo o fato de terem comprado um McLaren M12 para correrem a Can-Am em 1969, o que pouca gente se lembra, unicamente porque o 2H não era competitivo e o 2J (sucker car) não estava pronto.
Chaparral,unico que conhecia era um restaurante de beira de estrada na rodovia D. Pedro, sempre parava lá quando estava indo para Ubatuba.
Mestre Vic HRD,
Você quebrou a promessa..hehehe.
deixa a meninada se divertir, rapaz!!
Abs.
O Brabham ventilador , no conceito, foi cópia desse bichão aí. Nada se cria tudo se copia.
Com o Chaparral 2G o Jim Hall sofreu um grande acidente, que encerrou a sua carreira como piloto. O 2J é o último se so se contar os protótipos. O último carro com a marca Chaparral foi o 2k – projetado pelo John Barnard – para correr em Indianápolis.
Fred:
O Bonnier morreu em Le Mans em 1972 pilotando um Lola T280. Nesse distante dia perdemos um outro grande piloto.
Eu tive um Chaparral de autorama, mas não sei o modelo. Só me lembro que ele tinha o farol bem no meio da carroceria. Era um dos meus favoritos junto com o Porsche 908 prata.
Sir Vincent,
você certamente já deve ter, mas aos blogueiros malucos daqui recomendo a compra do livro “Chaparral – Can-Am & Prototype Race Cars” de Dave Friedman que comprei pelo site da Submarino no final do ano passado e creio que ainda deve ter à venda.
Na livraria Cultura do Shoping Villa Lobos, para quem é de São Paulo, também tem. Eu ví um exemplar lá na semana passada. Eles também aceitam encomendas.
A editora é a “Motorbooks International”.
Esse livro tem tudo, absolutamente tudo sobre os maravilhosos Chaparral protótipos.
Fotos e mais fotos de todos os modelos desde o primeiro, além da história, dados técnicos e classificações nas provas.
Tem outro livro só dos Chaparral Fórmula Indy, mas essa é outra maravilhosa história que oportunamente trataremos aqui.
Um abraço Chaparromaníaco a todos.
Jo Bonnier!!! Se não é você, Vicente, eu ia morrer sem ler de novo o nome dele. Falar nisso, ele tá vivo?abs fred.
Nobre Veloz HP,
Inenarrável prazer vê-lo nos comentários.
Em escala 1/24 a Cox tinha o Chaparal 2C e o 2D, ambos com aquele chassis de liga leve e motor 36D sidewinder. O meu era um 2D que eu adorava. Cheguei a ter uma bolha de Chaparral 2D em chassis de Cucaracha (Cox) e motor 26D (barriquinha) inline.
HRD Vincent, eu tive Chaparral de autorama, 6 deles, cada um de uma cor e decoração diferente.
Os escapamentos também eram diferentes entre eles. Eu os fazia com a carga das canetas esferográficas aquecidas de leve numa vela e dobrava e unia os “tubos” com calor e cola simultaneamente.
Tinha as versões 8 em 8, 8 em 2, 8 em 1 e a mais trabalhosa de todas, a 8 em 4 com fluxo cruzado igual aos Honda F1 da época.
Dias e noites de trabalho, caixas e mais caixas de canetas, mas o resultado final era lindo.
Ah, meus dias de Autorama em casa, na Mobral e na Sebring….
Quem aqui teve Chaparral de autorama?
Nos anos 60, eu tive um Chaparral 2D da Cox, escala 1/24, lindo, que minha mãe pintou o boneco com a barba do Jo Bonnier.
ainda estou babando com a foto de targa florio e já tem esta !
CORRIGINDO A SOPA DE LETRAS
O carro que possuía sucção (ventiladores para criar down force) era o Chaparral 2J. Esse carro da foto é o Chaparral 2G, uma evolução do 2E, ambos para a Can-Am.
Vale lembrar que o Chaparral 2D e o 2F eram fechados para correr nas pistas européias em provas de longa duração.
O Chaparal 2E foi o primeiro a usar aerofólio e o 2G (foto) foi uma evolução natural.
Como disse acima, o Chaparral 2F era fechado, e agora complemento dizendo que não era provido de ventilador nenhum para criar down force. O carro para Can-Am que veio depois desse carro da foto (Chaparral 2G), o Chaparral 2H, foi um fiasco. Jim Hall fez um carro muito estreito para tentar ter mais velocidade nas retas, as laterais eram muito altas e havia um visor de plexiglass nas portas.
Depois do fracasso do 2H, Jim Hall criou o Chaparral 2J, o último, provido de ventiladores para criar down force (acionados por um motor auxiliar).
Sim Fred…o jackie Stewart pilotou o Chaparral 2J.
Eu tenho dois chaparral 2D número 66 os dois…um normal e um série espécial com rodas de borracha da Hotwheels…
Jim Hall fez muita coisa…chassi monocoque de material compósito, asas móveis, câmbio automático…
O 2J foi o carro derradeiro dele…o povo ficou bolado com o 2J voando na frente de todo mundo, e alegaram que era inseguro correr atrás dele por o carro lançar pedregulhos em que vinha seguindo….
http://www.gptotal.com.br/pergunteedu/pergunte_1quin_jun04.htm
no fim do link tem mais fotos…
Jogando Gran Turismo 4 com o Chaparral 2J não tem pra ninguém… 6 minutos em nurburgring.. hauhauhaua
Se não me engano, nosso querido Jackie Stewart pilotou o 2J, não foi,
Vicente? Abs, Fred
Caríssimo Vicente, em palavras muito mais pobres, e menos de 10% do brilho, era exatamente o que eu ia escrever. Abs, Fred.
FG,
Não aguento… o dever me chama!
Walter,
Sinto mas tenho que contestá-lo.
O carro que possuía sucção (ventiladores para criar down force) era o Chaparral 2J. Esse carro da foto é o Chaparral 2G, uma evolução do 2E, ambos para a Can-Am.
Vale lembrar que o Chaparral 2D e o 2F eram fechados para correr nas pistas européias em provas de longa duração.
O Chaparal 2E foi o primeiro a usar aerofólio e o 2G (foto) foi uma evolução natural.
Como disse acima, o Chaparral 2F era fechado, e agora complemento dizendo que não era provido de ventilador nenhum para criar down force. O carro para Can-Am que veio depois desse carro da foto (Chaparral 2E), o Chaparral 2G, foi um fiasco. Jim Hall fez um carro muito estreito para tentar ter mais velocidade nas retas, as laterais eram muito altas e havia um visor de plexiglass nas portas.
Depois do fracasso do 2G, Jim Hall criou o Chaparral 2J, o último, provido de ventiladores para criar down force (acionados por um motor auxiliar).
Vixe… e isso ai virava tempo, Joaquim??? Se virava, o que acha de coloca-las no meu kart?!?! Grande Abraço… e lembre-se que vc me deve um chopp aqui no Rio!
A CanAm tinha coisas lindas começar pelo chaparral é um bom começo. O modelo seguinte, com dois ventiladores na traseira, era ainda mais lindo.
Do que me lembro, o carro era mais lindo do que rápido e esse ’66’ frequenta carros de autorama até hoje.
Belo ‘post’.
Idem, idem ….
Atendendo a pedidos, prometo conter minha impulsividade e não monopolizar o post. Vão em frente, rapazes, a bola está com vocês…
Era uma época e tanto. Mas pelos remendos, parece que ele era um tanto desastrado.
bela foto, belo carro
É meu caro Joca. Coisa boa é assim mesmo…
Caramba, mandei há cinco minutos e já está postado? Cruz-credo, vixe-maria…
Essas asas móveis eram show… Ainda mais nesse carro.