Enigma do Petrus (1)

SÃO PAULO (onde descola essas coisas?) – De hoje até quarta, três fotos enviadas por Petrus Portiglius, para que a blogaiada descubra quem são os caras. Todas elas, pelo que consta, são de 1967. Gente da F-1. Da F-1 de 40 anos atrás.

Melhor até do que os personagens é o amadorismo das fotos, que flagram figuras importantes em situações inusitadas. Impensáveis nos dias de hoje. Um voyeurismo automobilístico, se vocês me entendem…

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Carlos
Carlos
17 anos atrás

O de bigodinho é Vicente Celestino, o de costas se não me engano Angelo Maximo.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Assistindo pela enésima vez essa semana o Nine days in summer, onde inclusive aparece o ônibus da foto, d´s pra ver que o carro não é nem de 66 nem de 67… Confere?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Miranda, não sei, mas amanhã um posto aqui o e-mail e telefone do cara. Pode procurar.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Vitão,

Por quanto setá sendo vendido o GT40 do Cidão? Por acaso o Lister também está a venda?

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Isso é automobilismo de raiz.

Abraços!

vitão
vitão
17 anos atrás

comprei a classic car com o teste comparativo do GT-40 X Ford GT , e réplicas. Tem um an’nucio de venda do carro do Cidão.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
17 anos atrás

Mais sobre Grand Prix Legends, que simula a temporada de 1967 da Formula 1:
http://en.wikipedia.org/wiki/Grand_Prix_Legends

Esse jogo tem uma grande lista de fãs que criou inclusive melhorias para o jogo original, coim gráficos melhores.
Eu já joguei muito isso, comprei até volante com pedar pro computador. Mas é extremamente difícil de controlar o carro.

jovino benevenuto co
jovino benevenuto co
17 anos atrás

Veloz,

Trabalhei durante 3 anos numa revenda Ford aqui em Brasília lá por volta de 1976 e o ex-senador Luiz Estevão, que já foi piloto também naquela época de ouro do nosso automobilismo, tinha uma Ferrari 312, não sei se exatamente este modelo, só sei que era muito bonita e ele a levava para fazer revisão lá. Fiquei sabendo através de amigos aqui que ele a possui até hoje e a guarda na sala de sua casa. Uma verdadeira obra de arte.

Jovino

Lg
Lg
17 anos atrás

Chapmam esta mortinho a muito tempo. Como o pessoal acredita nestas lendas bobas. Forjar a própria morte funciona apenas em filmes, se ele estivesse vivo com certeza já teriam descoberto a muito tempo.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
17 anos atrás

Sobre o jogo: ele existe, e se chama Grand Prix Legends.

Pall Mall
Pall Mall
17 anos atrás

Bom, acho que todo mundo sabe que na foto está o Graham Hill, o Chapman de costas, e o mecânico, mais o Peter Warr.

Quanto ao carro… é verdade, não tem cara de ser o Lotus 49.

Mas para acresentar algo à matuzada… já repararam que há até um joguinho de PC sobre esta temporada de Formula 1?

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Nem tão matuza assim, mas já vi 9 Days. YouTube rules!
E o Chapman mora em Copacabana, mas abandonou o bigode.

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

a esposa dele odiava vir ao brasil, até a morte dele – o corpo nunca foi visto, e ela após a suposta morte do marido, veio algumas vezes por aqui, via São Paulo.
a história da lotus é muito peculiar, dentro e fora das pistas, com riqueza de fatos que a maioria das equipes que existem ou existiram nem em sonho teriam tanto mistério e interesse.

Engate
Engate
17 anos atrás

Veloz, vc sabe de algum site onde possa comprar essas revistas? Moro perto do Afeganistão e por milagre consegui a última “Classic and Sports Cars”.
Mudando de assunto, essa foto ilustra por quê é ridículo achar que o Schumi foi o MELHOR de todos os tempos.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Sobre o boato do Chapman:
Tenho uma Auto Sprint que fala dessa hipótese. Dizem que a Henzel (mulher do Chapman) nunca suportou o Brasil, mas depois da suposta morte veio aqui umas três vezes. Como o caixão não foi aberto e ele estava enrolado com a histótia do De Lorean (que pegou uma cana por tráfico), seu sócio… As más linguas comentavam que ele trazia a parada nos containers da F1, que entram e saem lacrados dos países.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Vcs falando dessa foto com tanto deleite me faz imaginar que “Nine Days In The Summer” ainda é desconhecido do núcleo matuza…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Pensei em apagar mesmo, para ninguém mais ler e eu não correr o risco de não achar a revista! Mas correrei o risco…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, boa noite.
O Claudio já falou tudo, e muito bem, portanto vou dar minha dica cultural da semana, mesmo sob risco do Chefe deletar tudo.
Passei ontem na livraria para buscar a “pilha” da semana e dentre várias belezas quero destacar as que considero as melhores para nós aqui do Blog.
A primeira dica é a revista inglesa Octane Nº 41 mês de novembro ( sim, não está errado, já lançaram a do mês que vem ) que tráz como destaque um teste comparativo com dois monstros sagrados da melhor década da F1 ou Grand Prix na época, que foi a década de 30.
Simplesmente colocaram lado a lado no antigo traçado da subida da montanha nos Alpes suiços de nome Kausenpass Circuit o magnífico Auto Union C-type de 1936 com 16 cilindros em V, 6005 cc supercharger Roots, 520 bhp a 5000 rpm, câmbio de 5 marchas, 824 Kg e vel. máx. de 340 Km/h. ( repito : isso em 1936) e equipado com as rodas duplas atráz, igual a um caminhão.
Ao lado dessa obra prima, outra, que atende pelo nome de Mercedes W-154 de 1939 com 12 cilindros em V, 4994 cc, supercharger Roots, câmbio de 5 marchas, 900 Kg e vel. máx. de 320 Km/h. (de novo : isso em 1939).
Carros restaurados à perfeição pelas fábricas e pilotados por pilotos idem.
Vai da pág. 96 até a 105, repleta de fotos e texto contando muitos detalhes da época e de hoje.
Absolutamente magnífico e histórico.
Parece até que dá para vêr Nuvolari e Hans Stuck rachando por alí.

Nessa linha de testes comparativos a revista francesa Berlinette, expecializada em Renault, fez um com um Alpine A-310 de 1980 com motor V6 2664 cc, 150 cv, 20,8 mkg de torque, 5 marchas, junto a um Porsche 911 de 1979, motor 6 boxer 2994 cc, 180 cv, 27 mkg de torque 5 marchas.
Apesar de eu discordar desses valores de potência anunciados pois são muito maiores nos livros da Porsche, adivinhem quem ganhou a parada ?
Nem preciso responder.
A dica final é para os apaixonados por protótipos como eu, Caique, Fillipe, Comedatore, Joaquim, Petrus, Vitão, HRD Vincent, Casari, Flávio, Enzo Ferrari, Ferdinand Porsche, Fittipaldi, Hill, Pescarolo, Ickx, Larrousse, etc., etc. que encontrarão na revista inglesa Motor Sport a história completa e ricamente ilustrada da fabulosa Ferrari 312- PB com motor flat de 12 cil., 2991 cc, 480 hp, 5 marchas e velocidade próxima de 390 Km/h em Le Mans.
Vai da pág. 44 até a 50 de múltiplos orgasmos.
Pensam que é só isso ?
Tem também a história de Hans Stuck filho recheada de fotos e “causos” pelas várias categorias em que correu.
São 10 páginas de BMW decolando em Nurburgring, Porches, Brabhans, F2, F1, Audi, o escambau.
Tem muito mais em todas essas revistas, só contei os destaques, portanto corram até a livraria mais próxima e gastem seu dinheiro em coisas de valor agregado e emocional de alto nivel como cultura automobilística.
Não faz mal, não engorda, e despolui a mente do infeliz lixo atual.
Boa leitura e um grande abraço a todos.

neandertal
neandertal
17 anos atrás

o de macacão branco é graham hill,claro, o de camisa branca eu acho q é o colin chapman e o mecânico vou chutar o unico da F1 q sei o nome, bob dance.
mas o charutinho não é um F1, é um F2, motor 4 cilindros, as cornetas inclinadas para um lado, a haste do santantônio para o outro.
paddock na grama acontecia em algumas pistas, tanto na inglaterra quanto nas provas do continente, talvez a F2 ainda fosse à pistas q a F1 não ia mais, nos anos 60.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

sou muito fraco c este tal de computador, então por favor me digam como faço p enviar fotos p o blog. Tenho uma do box da ferrari na bélgica (zolder-81) que é impagável: mecânico todo engraxado, fumando no box!! peças pelo chão e um funil de lata todo amassado. Ah, a Ferrari do Vileneuve estava lá tb…

Pedro Paiva
Pedro Paiva
17 anos atrás

Já que é pra chutar:
Graham Hill (esse é certeza)
Colin Chapman de costas
Peter Warr de verde
Não me surpreenderia se eles estivessem vendo as fotos das mulheres da noitada da noite anterior. Que câmbio o quê!? rsrsrs…

claudio paes leme
claudio paes leme
17 anos atrás

O carro é um lotus 48 de F2, igual àquele com o qual Jim Clark bateu em Hockenheim. O piloto é o Graham Hill, de costas parece ser o Colin Chapman e o mecanico olhando para baixo é o Bob Dance que hoje é meca do Classic Team Lotus. Fotinho porreta essa.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
17 anos atrás

Graham Hill e Colin Chapman, com certeza.
O autódromo, desculpe, mas não consegui reconhecer a cor da grama.
Os mecânicos não deu pra reconhecer porque a foto, obviamente, tem uma qualidade deteriorada pelo tempo… hahaha

Romeu
Romeu
17 anos atrás

O Piloto é Grahan Hill, acompanhado provavelmente por algum tecnico acertando relações de cambio para o Lotus 49.
Em 1967 Hill e Clark corriam pela Lotus.

Irving
Irving
17 anos atrás

Para o pessoal que vive repetindo *ad nauseam* aquela historinha de Dick Vigarista, é só observar bem a foto. O Graham Hill, com essa napa e o bigodinho, tá a cara de quem?

Carlos Tavares - Cam
Carlos Tavares - Cam
17 anos atrás

Grande Flavinho, faz tempo que não falamos.

Essa história do Chapman morar no Brasil, eu ouvi do próprio Emerson Fittipaldi, que um dia encontrou com a senhora Chapman em São Paulo.

trabalho para Indiana Gomes.

Sergio Falque
Sergio Falque
17 anos atrás

Hill e Chapman…e o q o Cleber esta dizendo tb ja ouvi muito…investigue meu caro Gomes !

Cleber
Cleber
17 anos atrás

Graham Hill e Colin Chapman. Dizem as más línguas que Colin vive em Goiás… Gomes, seria legal você falar um pouco disso. Eu sempre achei que fosse lenda, mas comecei a ouvir isso demais do pessoal da velha guarda…
Abraço do Cleber (o cara do jornal)

claudio arantes
claudio arantes
17 anos atrás

Acho que são Hill, com Colin Chapman de costas e um lotus 43 Tasmane

Maurício Morais
17 anos atrás

Vou chutar e espero não errar.
Sentado de macacão de piloto é o Grahan Hill, de costas tenho quase certeza ser o Collin Chapman e a máquina é um Lotus de fórmula 2.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

Já mataram quase tudo…

O piloto com certeza é o Graham Hill.

A pista não dá pra saber, a não ser que Joaquim e Cia se lembrem da cor da grama nos autódromos nos dias de corrida/treino!!!! Mas tendo a afirmar que é na Europa pois dá pra perceber que o onibus atrás é uma oficina (bisavós dos “motor-homes” atuais), e esses ônibus não saiam da Europa.

abs,

Foresti

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Rafael, você parece novo aqui. Comentários que nada têm a ver com o tópico são apagados, ok? No caso do seu, assunto velho, que no dia da declaração do Larri foi colocado aqui. Abraços.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

graham hill, de bunda na grama, observando o trabalho de seus mecanicos.
olha o caminhão da lotus que sensacional.
que época hein ?

3=6
3=6
17 anos atrás

esta è mosca branca .

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Com certeza “o do bigode” é o velho Graham, pai do Damon, e a Lotus ainda não é a 49, porque o motor não é Cosworth. O ano é 1967, mas a corrida pode até ser uma daquelas que eles disputavam na pré-temporada na Austrália.

MjCorso
MjCorso
17 anos atrás

Pelo que me parece é o Graham Hill na Equipe Lotus.
Se estiver muito enganado, o Joaquim pode esclarecer tudo.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

com certeza é uma lotus… mas os pilotos… talvez Jim Clark…

Rogério Andrade
Rogério Andrade
17 anos atrás

Saudações Flávio !
Tomare que esteja certo.. o carro é um Lotus e o piloto de friso azul no macacão é Graham Hill !
Abraços e parabéns pelo trabalho !

Rafael Silva Santos
Rafael Silva Santos
17 anos atrás

Que comparação infeliz né, Flávio?

http://esportes.terra.com.br/tenis/interna/0,,OI1170208-EI2137,00.html

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

A equipe é a Lotus, modelo 49, e o piloto é o Graham Hill, que tá ali sentado vendo os mecânicos mexerem no câmbio. O local fico devendo, mas provavelmente é SPA.