Fechando as portas de Interlagos

SÃO PAULO (that’s all, folks) – Bem, macacada, é isso. Foi o primeiro GP do Brasil que cobri para o Grande Prêmio, jornais e tudo mais, usando o blog como ferramenta acessória.

Sei lá qual foi o resultado. No Grande Prêmio, um sucesso. Victor, Thiago, Marcelo e Rafael arrebentaram a boca do balão, apesar das dificuldades. Cobertura brilhante, abordagem correta de tudo, belas fotos, serenidade no oba-oba. E ainda estreamos nossa versão impressa, na qual tive participação mínima, cujos méritos são todos do Victor, do Luiz Vicente, do Tiago Mendonça e do Rodrigo França.

Foi uma cobertura diferente, para mim, especialmente porque não trabalhei para rádio alguma. Tive mais tempo para ver, observar, conversar e, principalmente, lançar um outro olhar sobre uma corrida de F-1, seu palco, suas gentes, suas manias, seus desvarios, suas frescuras, seus erros e acertos.

Um observador no escritório, como dizia Drummond. Meu escritório foi meu autódromo, aonde voltarei esta semana para treinar, e na outra para correr.

Observei muito, escrevi bastante. Lembrarei com carinho da coletiva da tartaruga, do churrasco com os italianos, dos papos com meu amigo sueco Fred nas idas e vindas, do reencontro com muita gente que não via fazia muito tempo, da camaradagem da turma das “Folhas”, os novos e os velhos.

E da corrida, claro, que foi inesquecível.

O blog? Como disse, não sei. Não coloquei nenhuma foto, por exemplo. É meio ridículo, deveria ter fotografado coisas. Mas esqueci a câmera todos os dias em casa. Paciência. Está anotado na agenda: ano que vem, nas corridas que eu resolver ir, levar a máquina.

Segunda-feira, já. Fecham-se as cortinas. Espero que tenham gostado. Eu, como sempre, gostei. Gosto de tudo.

E estou muito orgulhoso da minha equipe. Aliás, eles devem estar orgulhosos, também. Dá para notar, pela foto. Tirada ontem no Estoril, Portugal. O piloto é Luiz Razia, que ganhou três provas na F-3000.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro FG,
O Rafael não poderia começar em mehlor lugar. lembro-me dele, trocamos emails combinando uma carona pra Interlagos mas, por motivos de horário, a tal carona acabou não acontecendo. Já depois da corrida, em pleno 1o. farnel, todo mundo a mil, sou procurado por um rapaz simpático, educado e atencioso que veio agradecer a não-cumprida carona. Simpático, o Rafael. Desejo todo o sucesso do mundo na nova profissão. Mais uma prova da generosidade do FG. Sds. aos dois.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ele mesmo, Joaquim! Pegou uma pedreira danada e está se saindo muitíssimo bem.

Luiz Franco
Luiz Franco
17 anos atrás

Flávio, foi tudo melhor que o esperado, mas vamos falar sério: O que era aquele monte de papéis e sacos de lixo na pista? Nessa parte hein? Ô povo sem educação, por que isso só acontece no Brasil?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Flávio, só uma pergunta: Rafael Sola não é aquele rapaz que eu quase dei uma carona no primeiro Farnel, que trabalhava com música, estudava arquitetura e depois disto resolveu mudar para o jornalismo?

seu truta
seu truta
17 anos atrás

caraca Luiz Miguel, se não tem o que fazer mesmo hein…

Renato Mesa
Renato Mesa
17 anos atrás

Ae flávio!! corridaça!! problemas de organização pra variar (do lado de fora e de dentro), mas uma corridaça…

segue um poco da festa no setor A

http://www.youtube.com/watch?v=nipEYz7Qzzc

Lucca Furquim
Lucca Furquim
17 anos atrás

Parabéns ao GRANDE PRÊMIO pela cobertura da F1!!!! Que show de realidade!!!!!

Maximo
Maximo
17 anos atrás

concordo com o japoneis e o Vitor, o carro é bonito. a pintura do carro do Razia realmente não colabora, mas o carro é bonito.
quem sabe ano que vem ele arruma um patrocínio que faça o carro perder essa cara de “classificados”.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Depende de quem critica.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Bem, primeiro não era necessário repetir seu douto comentário em todos os posts. A Shell organiza uma coletiva com os pilotos da Ferrari todos os anos no Brasil. A Ferrari escolhe quem vai apresentar. Ter sido escolhido pela Ferrari como o jornalista responsável pela apresentação da última entrevista do melhor piloto de todos os tempos foi, para mim, uma honra. Remunerada, claro. Isso não tem nada a ver com minhas posições políticas. Quanto à isenção no que falo e escrevo, considero desnecessário rebater tamanha bobagem. Você não me conhece. E, além do mais, nunca escrevi sobre gasolina na vida. E costumo abastecer em postos Petrobras porque tenho um cartão que dá para parcelar.

Luiz Miguel
Luiz Miguel
17 anos atrás

Ué, ontem vendo o pânico na TV quem estava lá organizando a entrevista do Schumacher, com camisa de Shell e tudo? O Flávio Gomes. Você é jornalista patrocinado? Eu não sabia. Pra alguém que é socialista e vive brigando aqui no site por isso não pega bem representar multinacionais. Que isenção você teria para criticar a Shell? Voce sabia que a gasolina V-power que ela vende no Brasil não tem nada de power(é a mesma octanagem normal)? Isso nunca foi citado aqui, será que um dia será?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

FG, devers profissionais me mantiveram afastados do blog na semana passada. Mas pude ler tudo hoje e me diliciar com o seus comentários. Parabens pela cobertura ( e pelo fino humor).

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Ouvi dizer que o Schumacher passou horas analisando as ultrapassagens que tomou do Alonso e do Raikkonen em Suzuka/2005 antes do início do GP Brasil. Que aula!

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Ia comentar o mesmo que o “Japoneis”; o carro da F3000 é realmente muito bonito.

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
17 anos atrás

Ae Flavinho, acho que a cobertura foi muito bacana, tanto pelo Grande Prêmio quanto pelo Blog, com a vantagem da nossa participação pelo Blog, que torna a coisa toda muito mais interessante, viva e atualizada.
É isso ai meu, a Internet 2.0 botando as caras.
Alías, eu trabalho com propaganda e comunicação e o que a gent emais fala é que a grande diferença é que agora a informação anda em mão dupla, da fonte para o consumidor e vice-versa.

Baita abraço

Edu

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Pessoal nao sei vcs, mas eu achei esse carro da F3000 muito bonito!!!!
Lindo mesmo…
Sem apetrechos e penduricalhos aerodinamicos…

Rogério
Rogério
17 anos atrás

A viuvada é ridícula mesmo, não tem jeito, não entende nada de F1 e vem encher o saco. Olha eu vejo F1 desde de 1981. Não tem outra, o alemão é o melhor que eu vi, empatado com Nelson Piquet. Logo abaixo vem o fantástico Senna (algumas corridas dele foram espetaculares, mas a maioria foi um chatice só, igual ao Alemão, as corridas que o Piquet ganhou, até pelas circunstâncias e maior competitividade, eram mais legais), seguido de perto por Lauda e Prost. E tenho dito. Senna era um dos melhores pilotos, não o melhor, foi superado e superou todos estes que eu citei (exceção de Lauda). Sorte Nossa que três do maiores de todos os tempos são brasileiros. Azar nosso de ter gente tão chata adorando o Senna como se ele fosse um Deus. O Flávio só está noticiando os fatos e contra fatos não há argumentos. Vão dormir viúvada.

MARCELO BATISTA FRUT
MARCELO BATISTA FRUT
17 anos atrás

Flávio, mas fala a verdade, deu saudades do rádio ? E não sobrou nenhum exemplarzinho do jornal para presentear quem não pôde ir à Interlagos ?

Abraços a você e a equipe, e parabéns por mais essa inovação.

Conde
Conde
17 anos atrás

A cobertura do Grande Prêmio foi ótima , precisa .
Aqui pelo Blog tivemos uma visão mais cotidiana , excelente .
Só faltou umas fotos curiosas mesmo . Mistura tudo é dá nota 10 !
Jornalismo de 1ª . Parabéns ao FG e toda a Equipe . E que p*** carro bonito o #10 !
Boa semana a todos .

Jef
Jef
17 anos atrás

Compre um celular com camera, Zé!!! Que tal?

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Luiz Fernando. afora o fato incontestavel do FG ser um muito bom jornalista, uma virtude que ele demonstra não possuir, é a de aceitar criticas pontuais. Se, o post incomoda, é simplesmente limado. Fazer o que? o Blog é dele porém, quem aceita ser vidraça, deveria possuir a humildade de levar umas pedradas de quando em vez né não? demonstra assim, possuir espirito democratico…Abraço. Fora isso, o que o shummy fez com o fisico, foi SENSACIONAL, que aula…

Fowler T. Braga Filh
Fowler T. Braga Filh
17 anos atrás

FG

Acompanho mais à distância agora a F1, principalmente pelas corridas monótonas que tem se apresentado.
Mas a equipe que você colocou no GP, que acompanho desde quando era Warm Up, se apresentou muito bem. Aproveito o momento e faça como seu colega da Globo que passou as matérias para os estagiários. São competentes.

Até 2007

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
17 anos atrás

Flavio e equipe do GP: Parabéns pela maravilhosa cobertura, vcs se superam, assistia na TV, ouvia pela Radio Bandeirantes (que perdeu muita qldd qdo vc saiu, ficou meio ufanista demais pro meu gosto), lia o a transmissão pelo GP (e falaram mal da Kombi!) e aguardava a atualização do blog, no qual vc tem todo o direito de mostrar o teu lado torcedor. Qto a fotos, eu não esquentaria a cabeça não, o melhor registro de uma imagem é a que fica marcada nas nossas lembranças, e não num cartão de memória.
Um grande abraço e sucesso!!!
Rodrigo

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Muito bom…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Voce é jornalista competente, meu caro FLAVIO GOMES, mas aqui neste blog acho que se permite exercitar seu lado mais de torcedor, e as vezes erra feio .. e espero que dentre suas qualidades esteja a de aceitar críticas …

PH de Salvador
PH de Salvador
17 anos atrás

Parabéns pela excelente cobertura.
COMO ACELERA ESSE TAL DE RAZIA, BAIANO RÁPIDO E TALENTOSO, VAMOS FICAR DE OLHO, O CARA ANDAVA DE AUTOCROSS, MANDA MUITO BEM.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

parabéns a vc e a sua equipe, cobertura nota 9… (dou 9 pq se eu der 10, qdo vc parar de encher o saco do rubens, eu não terei nota pra aumentar) abraços…

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Muito bom dia e parabéns Flávio e Equipe, quero cumprimentá-los também. Acompanhar a F1 de casa conectato no blog , ler as materias nos jornais enviada por vocês e ainda poder dar opinião através dos comentários, foi sensacional. Foi como se estivesse pessoalmente no padock (que inveja!). Gostaria de colocar só uma ressalva comentada por GB, a falta de respeito que uns poucos brasileiros tiveram no autódromo, jogando sujeira na pista. Em 74 foi muito lamentável, quando o próprio Emerson ajudou a retirar cacos de vidros da pista e na volta de apresentação Denis Hulme teve um pneu furado, poderia ter sido o do Emerson, e aí? E se aquele saquinho de supermercado entrasse na tomada de ar do carro do Massa, será que ele teria vencido? E a vergonha verde amarela iria ficar a onde, sendo noticia mundial pelo fiasco?
Uma coisa é certa, a lei de Gerson
ainda impera nas terras tupiniquins, o que é uma pena, pois,precisamos rever alguns conceitos sobre educação e respeito ao próximo.
No mais, estamos aguardando agora os farneis na Classic.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Olha, sou ferrarista de carterinha, daqueles que acompanham campeonatos desde os tempos de Villeneuve e Pirroni e digo uma coisa, perdemos dois campeonatos em um só dia mas, sinceramente, um espetáculo como o de ontem deixa em segundo plano qualquer campeonato. Parabéns a nossos grandes pilotos, a promessa do que fica e a saudade do que parte, “alla grande”, diga-se de passagem.

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Ato falho o lance da câmera. Repetir-se-á. Melhor arranjar um celular que tire fotinhas de garantia (vixe, aí esquece também o celular…)

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Value FG!! Voce nos proporcionou um angulo diferente no que acontece durante o final de semana do GP Brasil, gostei bastante. Muito grato pela sua contribuicao, assim como todos no GrandePremio.

neandertal neto
neandertal neto
17 anos atrás

acompanhei a semana em Interlagos pelo site toda semana, mas também fiquei mesmo contente ao ler as boas notícias de luiz razia no estoril, e quero cumprimentar o site pelo apoio dado a esse piloto de muito talento.
se conseguir chegar à F1 e se não houver mais controle de tração à essa época, ele vai dar show, no mínimo.
abs e parabéns
à equipe pelo trabalho realizado, por todo o campeonato.

Pedro
Pedro
17 anos atrás

Um comentário que achei que o FG faria pelo seu perfil de observador crítico: como os trofeis do GP Brasil sao feios, principalmente se compararmos com os de outras corridas como o da Hungria, que parecem quase uma obra de arte. Os trofeis do GP Brasil parece aqueles que se compram em lojas de esportes do centro, que sao usados nos torneios de futsal de bancários. O meu pai, que foi goleiro do Banespa nos anos 70, tem um parecido lá em casa.

Rodrigo Canda
Rodrigo Canda
17 anos atrás

Flavio, parabéns pela cobertura, confesso que tive que ficar trabalhando esse ano no RCD.
A Radio Bandeirantes sem vc é como a Argentina na copa de 1986 sem o Maradona!
Um Abraço e Sucesso!!!
Rodrigo

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

Flávio, com certeza o Grande Prêmio fez uma excelente cobertura, mas vc conseguiu, através do blog “mostrar” muito além do que acontece em um final de semana de GP.

Sempre fico meio revoltado quando não vou assistir a uma corrida ao vivo, mas esse ano o sentimento foi bem diferente, pois passei o ano todo dentro do autódromo e no seu momento mais importante eu não pude entrar.
O sentimento de frustação foi muito maior, pois imagino que diversas pessoas e apaixonados por automobilismo gostariam de ver as fotos da corrida no meu site, mas não teve como.. :(

Tirando esse meu sofrimento, passei quase todo o final de semana grudado no computador de casa, ou no note ou no palm sempre conectado principalmente no blog, que era onde as informações sempre apareciam em primeira mão, e com direito a comentários, coisa que lugar nenhum nos proporcionou.

Ah.. e pra quem não viu, no Pânico na TV passou toda a reportagem da entrevista e entrega do “Rubens” ao Schumi… foi bem engraçado

Mais uma vez parabéns e se no ano que vem vc não quiser correr o risco de esquecer a câmera, pode levar um fotógrafo a tiracolo… oferecido eu, não? heheheh

[]s

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Essa foi uma corrida para não se esuecer jamais.
Inclusive pela cobertura que você Flavio e equipe do GP nos proporcionou.
E mais uma vez brilhou a estrela do modesto bloguinho.
Valeu pessoal!

Fabio Tust
17 anos atrás

Valeu Flavio! Sobre a cobertura dada pelo Grande Premio, como sempre foi muito boa. Mas o blog deu uma visão muito humana de toda a experiencia do GP Brasil. Eu nunca fui, mas essa foi a vez que senti mais próximo do evento, como se eu também estivesse la participando. Acho que outros blogueiros devem compartilhar esse sentimento. Obrigado.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

ótima a cobertura, parabéns, vocês colocaram as palavras do vencedor da corrida na coletiva no site GP, não fizeram como a RG do GB que colocaram comerciais e futebol após uma vitória de um piloto brasileiro no GP do Brasil após 13 de jejum, deve ter sido por que ele é Felipe Massa, e não algum que tomou para si a tarefa de ser o próximo herói nacional e que fala coisas que só agradam o GB e a RGTV.

JR
JR
17 anos atrás

Gostei do campeonato deste ano. Só fico preocupado com uma coisa: com o assédio de outros países em entrar no circo, acho que Interlagos não terá futuro da maneira como as coisas estão indo… asfalto, arrastões, ingressos falsos… ano que vem vou.. pode ser uma das últimas… concorda FG?