Gomes no Salão (13)

SÃO PAULO (mas a Besta ainda ganha) – Sempre me liguei nos nomes dos carros. A VW, por exemplo, gostava de batizá-los com nomes de ventos, como Passat e Scirocco. Teve até um Vento propriamente dito. Lá por 1995, no Estoril, o amigo Sérgio Louzão descolou um Vento, que estava para ser lançado, com a VW. Me emprestou a bagaça durante o fim de semana do GP de Portugal.

No domingo, quando voltava para o hotel, um argentino furou um sinal vermelho com um Peugeot velho e enchi a lateral dele. Paciência, acidentes acontecem. Arrebentei o Vento.

O Louzão estava com outro modelo emprestado, e no dia seguinte liguei para seu quarto dele para avisar que tinha detonado o Vento. Como eu tinha um vôo cedo, ele ia ter de devolver o carro todo esbagaçado. Quando chegou à VW, avisou a mocinha. Olha, batemos o carro. E ela, desesperada: não me diga que foi o Vento!

Tinha sido o Vento.

Tudo isso, essa história de nomes, para confessar que não entendo certos nomes. Esse da KIA chama Bongo.

Bongo?

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O que aconteceu? Devolveu batido, eles ficaram desesperados e você deu meia volta?
Que raio de história é essa??

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

tem cara de louva deus !

Edmilson
Edmilson
17 anos atrás

Bongo. É como chamam todas as perus (kia besta), aqui no Japão, álias, Bongo mesmo, é o nome da perua da Mazda, mas aconteceu o efeito bom-bril, todas viraram bongo.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Vi só Decão 96 ? o FG tem pedigree. Ele não economiza pra dar porrada !

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

os japoneses são especialistas em colocar nomes exdrúxulos, pelo menos aos nossos ouvidos, no carros e pelo jeito os outros asiáticos herdaram esse costume.

Lá tem o Sílvia e o Gloria da Nissan, o Carol da Mazda, o Alcyone (aquele esportivo envidraçado) da Subaru, Karina da Toyota, fora os Sambar(clone da Towner) da Subaru, Mazda Família, Suzuki Alto,Toyota Altezza, etc
Devem achar a sonoridade desse s nomes lindos.

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
17 anos atrás

Sobre nomes… curioso é um amigo argentino comentando sobre o pré-lançamento do Mitsubishi Pajero (que, na argentina, significa “onanista”… não em termos tão científicos, claro!)… Depois mudaram onome da bagaça e lá ele chama “Montero” por causa disso, mas que pré-lançaram como “Mistsubishi Punheteiro”, isso foi…

Calango
Calango
17 anos atrás

Bongo é nome de cachorro… ou seria de comida de cachorro?

Ah não! É Bonzo…

Percy
Percy
17 anos atrás

Quanto a BESTA…
O carro levava o nome de ‘Best A’,
daí juntaram tudo por aqui…

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

No Japão, um dos modelos mais populares dessas vans, lá chamados de “wagonsha”, que é o conhecido nome dado às peruas adicionados do sufixo de “sha” que significa algo como veículo( Bicicleta é jidensha, veículo automotor é jidonsha, riquixá é rikinsha, trem é densha e por aí vai.), é um modelo da Mazda, e curiosamente, também se chama “Bongo”.
O modelo era tão popular que os brasileiros e estrangeiros em geral chamavam todo tipo de van, seja ela da Toyota, Nissan, Ford, Mitsubishi de “Bongo”.
Agora cabe aí descobrir porque a Mazda deu esse nome desgraçado na sua van e porque ele pegou dessa forma….

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Interessante é o encontro do Kia Picanto com a Chana…

Renato
Renato
17 anos atrás

Achou esquisito o “Bongo”? Isso pq vc nem viu a “CHANA”: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item15109.shl

Doug
Doug
17 anos atrás

Boa Thiago. E o fim da história?

Massa, de Toyohashi-
Massa, de Toyohashi-
17 anos atrás

Ola Gomes tudo bem?
Aqui no Japão é muito comum chamar as peruas de Wagon(pronuncia-se vagon) ou Bongo(bongo mesmo) por elas terem sido muito populares aqui, assim como nossa “Kombi” ai no Brasil.
Um abraço

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Mas e aí, cadê o final da história?