Interlagos em gotas (56)

SÃO PAULO (danke) – A corrida de Schumacher foi emocionante. Uma aula de pilotagem, dedicação, dignidade, profissionalismo. Nós, que gostamos de automobilismo, devemos agradecer aos deuses das pistas o privilégio de ter acompanhado durante tanto tempo um cara desfilando seu talento das mais diversas formas.

Em Interlagos, Michael fez 13 ultrapassagens sobre nove pilotos diferentes. Não ganhou nenhuma posição nos boxes. Dado interessante, especialmente para contestar a tese furada de que ele não sabe passar ninguém. Mais uma das sandices dos “adoradores da musiquinha que alegrava nossas manhãs de domingo”.

Quem larga muito na frente não precisa passar muita gente. Senna, quando largava na pole, passava quem? Já tinha passado na classificação. Poupava-se o trabalho.

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo
ricardo
17 anos atrás

2T
tá legal , vc é Deus !! o dono da verdade !!só vc que sabe sobre F1 na face da Terra!! tá bom assim prá vc ? vai se catar viúva idiota !! quer vc queira ou não , o alemão prá sempre sera´o maior da história !! dá uma olhada na coluna do reginaldo leme , ou será que ele apesar de 35 anos de F1 , tb não está capacitado a falar sobre F1 !! será que só vc que é expert no assunto ?

2T
2T
17 anos atrás

CARLOS GODOY,
Pode dar a mão pro RICARDO e sair andando porque vcs são realmente muito fraquinhos quando o assunto é FORMULA 1!!!! Por que vcs não vão acompanhar partidas de peteca ou alguma coisa parecida…….quem sabe seus comentários serão menos babacas… rsrsrsrsrsrsrsrsrs

2T
2T
17 anos atrás

RICARDO,
Por algum acaso vc conhece a revista italiana mais famosa e respeitada sobre Formula 1 chamada AUTO SPRINT, se não conhece é porque realmente vc não sabe nada sobre FORMULA 1, pois, foi exatamente nesta respeitada revista que o Sr. Presidente da FERRARI LUCA DI MONTEZEMOLO revelou sobre o Pre Contrato de SENNA com a FERRARI. Agora COVARDE mesmo é o SCHUMACHER e eu vou contar porque: Em 1993 antes de assinar contrato com a WILLIAMS, SENNA foi conversar com FLAVIO BRIATORE na época chefe de equipe da BENETTON onde SCHUMACHER corria. Assim que ficou sabendo da conversa( certamente com medo de ter o Ayrton como companheiro), o Alemão foi correndo falar com Flavio Briatore que não aceitaria dividir a equipe com SENNA.
O AYRTON nunca teve medo de dividir a equipe com nenhum piloto!!! Nunca em nenhum momento da carreira de SENNA, um companheiro de equipe deixou ele passar a poucos metros da linha de chegada dando- lhe de presente uma vitória!!!
Do Schumacher já não se pode falar o mesmo!!! Sempre teve companheiros de equipe que corriam apenas para ajuda-lo
RICARDO, agora o que me impressiona mesmo é que vc não sabe nada de FORMULA 1 e ainda quer ficar debatendo….
Vc ainda tem que aprender muito, porque até agora só escreveu bobagens… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Eu jamais considerei Senna um “santo”, ou coisa parecida. Ele era por demais agressivo (dentro e fora das pitas) para ostentar essa qualidade (que nem sei se cabe em um piloto de F1).

Mas de fato aprecio bastante algumas das características que ele ostentava nas pistas, e dentro dos parâmetros que utilizo para conferir qualidade a um piloto de F1, acho que Senna está em primeiro lugar mesmo.

Não posso dizer o melhor de todos os tempos, pois não vi muita gente boa correndo (lamento não ter tido a oportunidade de acompanhar Jim Clark), mas dentre os que vi foi o melhor mesmo.

Respeito toda e qualquer opinião, mas é o que eu acho.

Carlos Godoy
Carlos Godoy
17 anos atrás

Luiz Fernando

Sua visão sobre Senna é muito romântica.

Toda afirmção sua à respeito de Schumacher tem um “porém”.

Já sobre Senna, vc sempre o coloca como um “um guerreiro contra tudo e contra todos”. Quase um santo.

O 2 T é um fanfarrão, dá pena.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

prá encerrar a discussão , msg do flávio gomes sobre o alemão !!

Gomes

Bem, primeiro não era necessário repetir seu douto comentário em todos os posts. A Shell organiza uma coletiva com os pilotos da Ferrari todos os anos no Brasil. A Ferrari escolhe quem vai apresentar. Ter sido escolhido pela Ferrari como o jornalista responsável pela apresentação da última entrevista do melhor piloto de todos os tempos foi, para mim, uma honra. Remunerada, claro. Isso não tem nada a ver com minhas posições políticas. Quanto à isenção no que falo e escrevo, considero desnecessário rebater tamanha bobagem. Você não me conhece. E, além do mais, nunca escrevi sobre gasolina na vida. E costumo abastecer em postos Petrobras porque tenho um cartão que dá para parcelar.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

2T , aí vc acordou !! qdo foi prá williams já tava em fim de carreira , com a surra que tava tomando do alemão , com ctz já iria se aposentar !! medrou !! nã oteve coragem de ir prá Ferrari ! s´oqueria saber do melhor carro!!

2T
2T
17 anos atrás

RICARDO E GODOY,
Definitivamente vcs não sabem o que escrevem, realmente o comentário de vcs é simplesmente ridiculo.Só para o conhecimento de vcs o SENNA já havia assinado um pré contrato com a FERRARI, ele ficaria 2 anos na WILLIAMS e depois assinaria em definitivo com a FERRARI. E essa declaração foi do próprio presidente da FERRARI, Luca di Montezemolo alguns anos depois do acidente em IMOLA.
Portanto, parem de escrever bobagens!!! E RICARDO, ontem vc não respondeu a pergunta:
Vc tem 12 ou 13 anos?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Eu não estou depreciando ninguém, e não gosto quando começam certas críticas mais virulentas… só estou tentando traçar alguns parâmetros de comparação razoáveis.

Michael Schumacher merece elogios mesmo pelo soerguimento da Ferrari, embora ache (e isso não o deprecia não) que ele deve repartir tais méritos com muitas e muitas outras pessoas.

A comparação entre esses dois excelentes pilotos me permite considerar que Senna era mesmo mais rápido que Schumacher, e que pôde exercitar uma padrão de competitividade dentro das pistas que nunca foi utilizado pelo alemão.

Nunca saberemos se Schumacher conseguiria duelar com sucesso com Prost, Mansell e Piquet no auge das suas formas. Talvez sim. Seria interessante de assistir.

Também nunca saberemos se Senna manteria o ritmo forte para vencer naqueles anos gloriosos da Ferrari. Mas essa tarefa seria muito mais fácil que a que o destino lhe exigiu.

A carreira do alemão foi mais vitoriosa. A do brasileiro me parece mais virtuosa.

Michael Schumacher conseguiu o que todos sempre quiseram (e ainda bem que não conseguiram): pilotar o melhor carro do mundo, com um companheiro bem inferior, durante vários anos.

O que seria da carreira de Prost se Senna não tivesse ido para a McLaren em 1988 ? Fácil de responder: 3 titulos a mais na carreira (ainda que segurar o leão em 1991 tenha sido uma tarefa que não sei se o francês conseguiria), 7 ao todo, igual ao Schumacher, mas acreditem, menos prestígio. Quem disse isso foi o próprio Alan Prost.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

vc tá certo , lembrei !! teve uma do Berger em 94 e o Hockenrein !! desculpa !! tinha esquecido essa !!foram 2 de 91 a 95 ! e as duas o alemão tava liderando e quebrou , na alemanha ele abandonou e no Canadá ela ainda conseguiu pontuar !!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

é isso aí godoy !! vc só errou numa coisa , de 90 a 95 a Ferrari só ganhou 1 corrida , com Jean Alesi no Canadá em 95 , o schumacher tava em 1º e teve problema no volante , não conseguia trocar as marchas , a vitória caiu no colo do Alesi , assim como no Japão esse ano caiu no colo do espanhol . qto ao resto assino embaixo !!schumacher teve coragem e encarou o desafio de reerguer a Ferrari , já senna foi covarde !!

Carlos Godoy
Carlos Godoy
17 anos atrás

Luiz Fernando, temos outras diferenças também entre Schumacher e Senna

Um era peça fundamental no desenvolvimento do carro. O outro reclamava quando nao tinha o melhor carro, falava que correria até de graça na equipe rival.

Um aceitou o desafio de fazer a Ferrari campeã, equipe que entre 1991 e 1995 havia ganhado 2 corridas. Em seu primeiro ano de Ferrari, Michael ganhou 3.
O outro não quis aceitar esse desafio.

Senna foi o piloto mais rápido, mas Schumacher o mais completo.

Leo
Leo
17 anos atrás

Parabéns pela sensatez Luiz, que nem o autor desse blog possui. Mas prepare-se, qualquer elogio a Senna aqui merece xingamentos de viúva para baixo…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Sempre achei que determinados pilotos tiveram a sorte de viverem em épocas nas quais seus estilos de pilotagem se destacaram.

Foi assim com Senna, que viveu uma época de extrema competitividade, com vários outros grandes pilotos, que também conseguiram êxito, com muitas ótimas atuações. Quem há de negar o talento de Prost, Piquet e Mansell ?

Senna se sentiu à vontade nessa situação, quando pôde exercitar sua tenacidade, extrema concentração, defesas duras nas pistas, inacreditável determinação.

Michael Schumacher se destacou em outra época, onde pôde demonstrar suas grandes qualidades: manter bom nível em todos os fundamentos, conseguindo ainda (nisso ele sempre foi excelente) manter um nível altíssimo em muitas voltas seguidas.

O estilo do Ayrton era inegavelmente mais brilhante (o que encontra correspondência até no tipo de fã que angariou), fato que aliado ao seu carisma (até hoje ele tem muitos fãs em diversos lugares do mundo) e sua morte drástica, fez com que ele seja reverenciado até hoje (eclipsando, talvez até injustamente, outros grandes pilotos nacionais, como Piquet e Emerson). Não se arrisquem a fazer pesquisas: mesmo agora, sob o impacto da aposentadoria do grande Maichel Schumacer, acho que Senna vence .. talvez não na Alemanha …

Michael Schumacher foi outro grande piloto que soube aproveitar seu tempo. Conseguiu dois títulos na Benetton (embora um deles bem contestado), com um carro no final das contas equivalente ao do adversário (a Williams se recuperou bem ao longo de 1994), onde mostrou tenacidade e força de vontade, e cinco títulos na Ferrari (ainda que em situação bem confortável), e que forjou o estilo final do alemão: ritmo forte, competência, a melhor equipe trabalhando para o melhor piloto, ….

Ficou faltando o duelo com SENNA (ele se foi cedo) e/ou um belo duelo com ALONSO (ele apareceu tarde …). E não sou eu que falo isso: o próprio Flavio Gomes, que é um grande admirador do alemão, reconhece que o título desse ano seria o mais brilhante de todos … e seria mesmo … mas esqueceram de combinar com o espanhol …

Dois grandes pilotos, com dois tipos de fãs, que brilharam através de estilos diferentes, e que entraram na história bem ao feitio da cultura que representam. Quem há de negar que Schumacher é alemão, e Senna é brasileiro ?

Patrícia
Patrícia
17 anos atrás

acho que na corrida da china , vc devia tar dormindo ou bebado !! coisa de viuva!!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

E Schumacher terminou sua carreira sem ter feito uma única ultrapassagem sobre Alonso… Ao contrário, este conseguiu três belas ultrapassagens sobre o alemão.

De resto, concordo com vc…

Leo
Leo
17 anos atrás
Maurice
Maurice
17 anos atrás

Ô saco!!!!
Chega de comparações.
O Senna, na sua época, foi o melhor.
O Schummy, na sua época, foi o melhor.
Agora, quem sabe, quem será o melhor.

A era Senna foi maravilhosa devido aos pilotos que competiam. Grandes nomes. E Senna foi o melhor.

Na era Shummy, não haviam grandes pilotos para se comparar. Não adianta comparar Senna/Shummy. Outros tempos. Outras maquinas. Outras tecnologias.

Ze Oracio
Ze Oracio
17 anos atrás

O alemão aprendeu mesmo com o seu “ídolo”… o viu jogando o carro em cima do Prost e fez a mesma coisa com o Hill… que coisa… Viu também o Senna jogando o carro em cima do mesmo Prost, que estava em volta rápida para qualificação a quase 300 km/h. e repetiu em Mônaco, não a mesma atitude, mas com o mesmo efeito. Que coisa.. um é Dick , o outro é Gênio… quanta isenção, quanta imparcialidade…Pra um vale, para o outro não. Nelson Piquet colocou um tanque com água no carro para burlar o peso mínimo. Após “homologar” o carro para a corrida, abria o reservatório e despejava a água fora, deixando o carro mais leve. Isso também foi considerado coisa de Gênio aqui no Brasil, agora se fosse outro, era vigarisse. Que coisa, quanta isenção, quanta imparcialidade. Sem patriotada, o Senna foi o maior, mas já foi superado. Hoje em dia o homem a ser batido chama-se Micheal Schumacher. Na visão do tópico do NUVOLARO, é o caso típico em que o “pupilo superou o mestre”.

2 T
2 T
17 anos atrás

RICARDO E ZE ORACIO,
LEIAM O COMENTARIO DO NUVOLARI ABAIXO, ESSE NUVOLARI SABE DAS COISAS…

2 T
2 T
17 anos atrás

RICARDO E ZE ORACIO,
Vou refrescar a memoria de vcs!!!
A Benetton de 94 estava fora do regulamento no inicio da temporada, utilizando controle de tração o que era proibido e também eles haviam retirado o filtro de reabastecimento, e sendo assim conseguiam pit stops mais rapidos.Vcs já se esqueceram que o Schumacher foi punido perdendo vários pontos e dando a possibilidade a Damon Hill de disputar o Titulo até a ultima etapa na Australia. Foi quando o Alemão mostrou realmente quem era(DICK) jogando o pra cima de Hill.
Vejam só o comentário do FORTI, quando os 2 tinham o mesmo motor em 93 o Senna só via o Schumacher de um jeito: pelo retrovisor. E tem mais o Alemão precisou de quase 90 Gps a mais para passar o Senna em somente 3 Poles e ainda tentou esse ano em Monaco jogar Sujo novamente só para vencer e igualar o Senna como Mister Monaco.Realmente não tem jeito o Alemão levou uma Aula do Ayrton.

Morcego
Morcego
17 anos atrás

E outra, o FG deve escrever essas coisas no blog e depois vem rir da cara de voces. Até pq ele ja conseguiu o que queria com esse debate infantil e debiloide: aumentar a audiencia do blog.

Ze Oracio
Ze Oracio
17 anos atrás

Em 1993 Senna afirma :
“Na Renault-Williams eu corro até de graça”.
1994, Senna então vai para a tão sonhada máquina voadora. Primeira corrida – Pole; mas a vitória é de um alemão. Senna erra e roda tentando ir atrás de Michael. Segunda corrida – Pole de Senna. Primeira curva: O alemão passa Senna. Vitória do Alemão, Senna fora. Terceira corrida: houve o acidente fatal, a deixemos fora.
Schumacher 20 pontos.. Senna: 0. Se isso não é tomar pau, fazer o que.

Forti
Forti
17 anos atrás

Também concordo com o 2T, em 93 o Senna deu um Show de pilotagem. Eu me lembro de momentos marcantes em cima do Alemão. Na Africa do Sul o Schumacher foi dividir a freada com o Senna e levou a primeira aula. Em Donington o primeiro a ser ultrapassado foi o Schumacher que tentou espremer o Ayrton para fora da pista, no Canada o Senna também correu muito e antes de ultrapassar o Alesi de forma fantastica lado a lado, passou o Alemão logo no inicio da volta por dentro.Ou seja, o Schumacher teve muita aula com verdadeiro Campeão!

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Luiz ,

Muita gente coloca estas declarações sobre o Senna, que foram dadas pelo Prost, Mansell e Schumacher (podemos colocar outros nesta lista), mas é também de bom senso, termos em mente que o Senna teve um acidente ao vivo e sendo ele um tri-campeãom o impacto foi muito maior que o acidente do Ridnt, que em 70 foi das coisas mais tristes de se ver (não sei se você já viu este acidente, as pernas do cara vem rodando com o carro porque ele está preso e não tem mais frente no Lotus), mas a F1 não passava para o mundo todo e os treinos nem pensar. Imagine se na corrida de Domingo, o Schumacher depois de passar o Fisichella e furar o pneu, dá uma panca na curva do Berger (antigo início do Sol) e vem a falecer na freente das câmeras: O que você acha iriam declarar o Bernie, o Prost, o Mansell, etc? Por isso dispensável estas comparações e/ou declarações, pois existe todo um lado emocional que mesmo que não queiramos altera u o nosso julgamento ou opinião. De qualquer modo, acho que o Ayrton estará sentado no Panteão dos Grandes, junto com um monte de caras que um dia viveram a Fórmula 1.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Já disse que o FLAVIO GOMES,embora bom jornalista, se permite agir mais como torcedor do que como jornalista, aqui neste bom blog. Ele sabe que censurar comentários contrários às suas idéias não é uma caracterísitca, por assim dizer, democrática e virtuosa. Deixa pra lá, aqui é só uma diversão mesmo !
Eu falei no começo (e nem sei se retiraram esse meu post) que esse tópico ia dar uma confusão danada, pois a crítica aos fãs do Senna havia sido gratuita e raivosa. Eu sabia que ia dar problema.
Quanto a eterna disputa entre Senna x Schumacher x Prost x Mansell x …. acho que é interessante verificar que um fato une o alemão, o francês e o inglês: todos esses acham que Senna foi o melhor e mais capacitado adversário que tiveram nas pistas. Interessante dado, não ?

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
17 anos atrás

2T,

Ontem o Flávio retirou mais de 30 posts daqui somente por isso, mas se você der uma olhada nos primeiros, verá que ainda tem bloguistas vindo com Senna, quando o assunto é Schumacher.

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
17 anos atrás

2T,
Por favor, este post é sobre o Schumacher. O Senna não mora mais nesta dimensão, além do mais seu argumento é muito interessante: Em 94 o Senna deu azar, mas quando ossunto é falar bem do Alonso para desmerecer o Schumacher, aí ninguém fala que seu carro ano passado era uma Ferrari Azul como se dizia naEuropa e no início deste ano, somente a Renault estava com um carro bom. Se o Alonso é espetacular por isso, em 94 o Senna , enquanto vivo tava tomando todas para um Garoto, igualzinho vocês gostam de comparar o Alonso atualmente. O Senna foi tri e o Schumacher hepta.

GT 4
GT 4
17 anos atrás

Realmente é verdade 2t, tanto que no final do Ano de 93 em Adelaide no Show da Tina Turner, quando ela cantou SIMPLE THE BEST para o Senna, o Schumacher que também estava lá pediu até bis……….rsrsrs

2 T
2 T
17 anos atrás

ZE ORACIO, sinto dizer mais vc está errado! Primeiro que o Senna não vinha levando pau em 94 como vc comentou! Ele fez 3 poles em um carro que o proprio Patrick Head declarou que a Williams não tinha condições de fazer aquelas 3 poles, mas, o Senna tinha! Na 1 corrida no Brasil ele estava liderando e foi ultrapassado nos boxes pelo Schumacher. Na 2 corrida em Aida, Largando novamente na Pole logo na 1 curva, Mika Hakkinen que estava na Mc Laren o tirou da corrida batendo em sua traseira.E na 3 corrida ele estava liderando a frente de Schumaquer quando aconteceu o acidente. Portanto, em nenhum momento ele tomou tempo do Alemão.
O Ano que realmente é possivel fazer uma comparação foi 93 quando os 2 tinham o mesmo motor Ford, e olha que o Schumaquer ainda tinha uma vantagem, pois, a Ford tinha exclusividade com a Benetton e seu motor tinha uns cavalos a mais.
E o que aconteceu em 93 ZE ORACIO?Não teve nem graça, o Alemão levou um fumo que perdeu até o rumo de casa…

A verdade
A verdade
17 anos atrás

Típico comentário de um fanático pelo Schumacher assim como exite os Sennistas agora vem a geração dos saudosistas Schumistas, Cuidado Flávio para não cair na mesma besteira daqueles que gostam do Senna de ficar justificando aquilo que não precisa justificar. E não tem como comparar uma coisa com a outra. Está na cara que você é fanatico pelo Schumi tão fanático que sempre vi todas as suas colunas e sempre que acontecia algo com o Schumacher no dia seguinte você nos contemplava com uma coluna enorme com mil justificativas, me pergunto se o cara é tão bom ele precisa de defensores?
Acho o alemão o MAIOR de todos os tempos mas seria injusto com muitos bons pilotos se considera-se ele o MELHOR de todos os tempos. Então ficamos assim o Schumacher foi o MAIOR e não o MELHOR. Não há parametros para medir se ele foi o MELHOR ou não. Então vamos respeitar os Senistas e os Schumistas.
Abraços.

Percy
Percy
17 anos atrás

Outra coisa:
Quem é o pior de pódio?
Barrichello com aquela ‘sambadinha’ ridícula
ou o
Massa com aquela ‘caipirisse’ também ridícula?
Sem falar no Galvão Bueno, ano após ano, charópão, falando bobagens pelos cotovelos, ‘Michael’ ou ‘Mihaél’, ‘Kubica’ ou ‘Kubitza’… ‘Galvão’ ou ‘Galvaao’…
Ano que vem é o Massa que vai
carregar o Galvão no macacão…
Abraços gente

Schumacher o melhor
Schumacher o melhor
17 anos atrás

Não dá para comparar um piloto que tem 7 titulos mundiais com outro que tem apenas 3. Não dá. Prost e Fangio estão na frente do Senna. Coloco Senna em quarto na minha lista dos melhores porque ele tem mais vitórias que os demais tricampeões, como Lauda, Brabham, Stewart, Piquet. Fórmula 1 são números. O resto é patriotada.

Ze Oracio
Ze Oracio
17 anos atrás

Carisma ????? Eu gosto é de automobilismo, to me lixando se o cara tem carisma ou não.
Schumacher é o maior de todos os tempos. Beira a irracionalidade querer negar o talento e a competência do alemão. E lembrem-se que em 94 o Senna vinha tomando pau do Michael antes de falecer. E uma lavada enorme. Outra coisa que o alemão derrubou foi essa tese que “brasileiro é sempre melhor que os outros em igualdades de condições”. Ele aposentou o Piquet (de quem sou fã de carteirinha), triturou os recordes do Senna. Quanto ao Massa e o Barrichello nem precisa falar. Hoje em dia já temos o YOUTUBE, quem fala que o Schumacher nunca ultrapassou, que ontem foi exceção, pesquise lá e se informe melhor. Tem ultrapassagem até em cima do Senna-McLaren e o alemão na Benneton. Lembrem-se que Schumacher era bi campeão e aceitou o desafiou de ir correr pela Ferrari, uma equipe que tinha ganhado 2 corridas no últimos três anos (1993 a 1995) e no seu primeiro ano de Ferrari Michael ganhou 3 corridas. Fez a equipe voltar a ser competitiva, fato que pilotos como o professor, Alan Prost, e Nigel Mansell não conseguiram fazer. Em 2000 tirou a equipe de um jejum de 21 anos sem títulos. Dos seus 15 anos de F1, disputou o titulo diretamente em 10. REFLITAM, vocês são inteligentes. Não há como negar Michael Schumacher. Para finalizar, até um critimo ferrenho de Schumacher deu sua mão a palmatória:
“Ele é o melhor. Um heptacampeão mundial, ninguém nunca conseguiu isso. Ele é o melhor, não há nada mais que você possa dizer”, disse o tricampeão Niki Lauda sobre Schumacher.
“Foi perfeito. Eu não teria ultrapassado Raikkonen em minha última corrida do jeito que ele fez. Ele foi simplesmente sensacional, como sempre”, acrescentou o austríaco.

Sergio Luiz Moreira
Sergio Luiz Moreira
17 anos atrás

O Nível da discussão deu uma melhorada considerável…
Essa cisa de Senna x Schumacher já ta passando dos limites, infelizmente havia aquele braço de suspenção entrando onde não devia no acidente de 94, o mundo merecia que o duelo entre os dois durasse ao menos uma temporada inteira. Mesmo se considerarmos que, teoricamente a Williams tinha mais motor e mais dinheiro pra evoluir um chassi razoável e que a Benneton tinha um motorzinho sem vergonha mas um grande chassi e um “traiçoeiro” Briattore no comando (impressionante: agora virou santo!!!! Só era pilantra quando era chefe do Schumacher). A F-1 e os amantes do automobilismo mereciam esta disputa. Ela não ocorreu, então, a resposta correta para a pergunta “Quem era melhor?” é “Aquele que vc acha melhor!” pq qaulquer opinião, em favor de qualquer um dos dois merece e deve ser respeitada.
Só pra mencionar um exemplo, se o Schumacher ganhou inúmeras corridas pela estratégia nos pits, o Senna ganhou várias em que o segundo carro mais rápido da pista estava a 40s, pois a McLaren era infinitamente superior e o Prost já estava fora, nestes casos, nem nos pits ele precisava se dar bem, de tão longe que os outros estavam. Então, não é demérito ganhar usando uma estratégia que é permitida pela regra, nem é demérito ter o carro melhor, muito pelo contrário.
Abraços.
Serginho

Ângelo
Ângelo
17 anos atrás

Esse post reforçou uma ceerteza q eu já tinha. 99% dos torcedores do (en)Senna sofreram lobotomia.
FG, parabéns pela ótima cobertura e pelo excelente blog.

murilo
murilo
17 anos atrás

Sergio, valeu o comentário equilibrado!
Queria acrescentar que o Senna não estava na pista (alias, há um bom tempo) e Rubinho não tinha chances.
Vamos ao que interessa, o Alonso deu o show porque fez o que tinha que ser feito.
O Schumy é brilhante, mas ver um show na corrida dele (de domingo) é um erro – eu acho. Ele é mais genial do que fez nesta corrida. Vale lembrar que o Massa considerou a corrida mais fácil da vida dele, os outros pilotos estavam preocupados com a disputa e abririam caminho para qualquer Ferrari ou Renault. Além disso, o alemão errou na ultrapassagem precipitada sobre o Fisico e no final, não conseguiu passar o (este sim) excelente Button.
E se chegasse no Alonso passaria também (e bem rápido)….
Por isso tudo é um desrespeito falar que esta foi a mais brilhante corrida do grande campeão.
Se foi, ele não é tão campeão assim.
abs.

Luiz Franco
Luiz Franco
17 anos atrás

O Shummi é o máximo, mas cá entr nós, Que motor era aquele? Passava com tudo os outros nas retas, como se estivessem parados!

Alex
Alex
17 anos atrás

Concordo com vc Nuvolari, o Alemão pode ter todos os números a seu favor, mas, ele não tem algo que não se conquista,CARISMA, ou vc tem ou não tem.

Nuvolari
Nuvolari
17 anos atrás

É muito facil solucionar essa questão sobre quem foi o melhor, Senna ou Schumacher?
Se o próprio Schumacher já declarou que seu grande ídolo sempre foi o Senna, se Schumacher chorou copiosamente quando igualou as 41 vitórias de Senna em Monza/2000, demonstrando o quanto Ayrton significava para ele! Como falei, é facil saber quem foi realmente o melhor…
Obrigado Ayrton, Vc sempre será o número 1.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Sei que não é o momento de lembrar disso, mas a corrida do Schumacher em Interlagos foi um resumo do seu campeonato: um carrão na mão, mas errando muito.

Ele é um ótimo piloto, e sempre teve como característica forte andar em ótimo ritmo durante muitas e muitas voltas … mas nesse ano ele errou demais !

Alonso, com seus 25 anos, demonstrou muito, mas muito mais constância mesmo ! Esse garoto está me lembrando o grande Alan Prost, e isso não é pouco não … nem mesmo Schumacher conseguiu regularidade para enfrentar Alonso, que terminou o ano como o melhor piloto do mundo (e já disse que se inspirará em Senna nessa nova jornada na McLaren).

Quanto ao alemão, não há dúvidas que foi um grande piloto, e merece todos os nossos elogios. Em relação as famosas ultrapassagens nos boxes, infelizmente isso é um fato inquestionável. Ele venceu muitas utilizando esse recurso. E somente o utilizou porque era mais cômodo e seguro para ele. Se fosse mais difícil ele não utilizaria !! Isso tornou suas corridas menos valorosa ? Eu, particularmente, acho que sim. Se ele tivesse que disputar muitas corridas no braço como ontem, certamente ele teria menos vitórias, mas talvez muito mais prestígio (mais ainda do que ele tem hoje !) .

É somente minha opinião (espero que respeitem).

Luiz felipe
Luiz felipe
17 anos atrás

Eu ainda ñ assisti a corrida da forma q passou na TV, mas do setor A eu ñ vi o michael passando as Super-aguri e nem o Albers( e acho q esses ele passou nos Boxes…), mas tb fiquei chateado com Doornbos q simplesmente abriu pro michael passar na entrada do laranjinha…………

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

FG, respeito e admiro o tedesco, embora naum seja seu fã. Os números falam por si, mas só uma coisa me intriga: ontem eele tinha o melhor carro, passava na reta como se os outros estivessem parados etc e tal, mas uma coisa me intriga: quando – e isso aconteceu muito pouco – ele sempre agiu como um piloto de bicicleta….por mais que eu tente entender, um grande piloto, com o melhor carro naum seria irresponsável a ponto de, na única ultrapassagem que real mente importava, sobre o Físico, cometer o erro de meter os pés pelas mãos…por mais que tentem me convencer do contrário, acho que ele ontem foi Zidane, ou melhor, “ZIDANOU” SOZINHO…

Sergio Luiz Moreira
Sergio Luiz Moreira
17 anos atrás

Gente,
essa discussão Senna x Schumacher é uma bobagem, se um foi melhor que o outro (e eu tenho a minha opinião), o foi por muito pouco, ou por detalhe, o fato é que todos vcs que estão se esmerando em diminuir um dos dois (os adeptos do brasileiro fazem mais isso, os do alemão preferem enaltecê-lo a dimunuir o Senna) deveriam perceber que os dois foram geniais durante toda a carreira, cometeram erros que certamente foram ofuscados pelos inúmeros acertos e vitórias. Na Verdade, nós, que tivemos a oportunidade de ver correr Lauda, Prost, Piquet, Senna e Schumacher temos é que nos encher de orgulho, um ou outro destes ser “o melhor de todos os tempos” depende do gosto pessoa, da simpatia, da atitude, da nacionalidade (as vezes) e de muitos outros detalhes que jamais irão fazer com que os não escolhidos sejam muito inferiores ou barbeiros perto do que for chamado de melhor. Foram gênios, todos eles, cada um no seu estilo. Técnica, arrojo, concentração, conhecimento do carro, firmeza, frieza, habilidade, inteligência, estratégia, todas estas são características dos grandes pilotos e em proporções diferentes, todos os por mim citados tinham estas qualidades. E, sobretudo, todos eles tinha ATITUDE de campeão, por isso é impossível a comparação com pilotos como o Rubinho. Espero que vcs percebam que para um ser “o melhor”, os outros não precisam se transformar nos piores. Somos privilegiados e estamos brigando por isso ao invés de comemorar e aplaudir mais um gênio que encerra sua carreira. Espero que dos novos (e sempre vão nascer novos gênios pq é assim que funciona a evolução) um, ao menos, seja brasileiro.
Abraço a todos!

..
..
17 anos atrás

Prova linda. A melhor do ano.

emerson
emerson
17 anos atrás

Saudações.
primeiro lugar vamos respeitar os mortos e os aposentados.
na ultrapassagem do alemão sobre o raikonem, o que valeu foi a arte do shumy.
na ultima hora o raikonem abriu na freada supondo que o espaço não daria para ninguém passar. esqueceu que quem vinha atras era o homem.
duas rodas em cima da lavadeira e dá licença que eu tô indo. foi lindo.
esta manobra foi tentada pelo vileneuve em cima do massa.
só que o massa não dá mole e o canadense ficou na tentativa(eu contei mais de dez)
ano que vem sou mais massa que raikonen.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ufa! Uma luz!

Marçal
Marçal
17 anos atrás

A corrida de ontem, além de sensacional, revelou algo muito interessante. O Massa tá à vontade na Ferrari. Diferentemente do Barrichelo quando passou por lá. Essa já é uma vantagem pro Massa em elação ao Raikonen ano que vem. Foi muito legal ve-lo invadindo a cerca e se jogando nos braços do pessoal da Ferrari. Isso é coisa de campeão. O cara se impõe e certamente já ganhou o espeito dos engenheiros. Aliás, alguém comentou isso qui hoje. Quando o Massa teve problema com um engenheiro pediu a cabeça dele…E ganhou. Campeão é isso. Humilde quando tem que ser, mas duro na hora certa. Schumy tinha isso, Senna tinha isso, Piquet, Prost…E agora o Massa.

Como diria um bom baiano: “vai ser massa ver o Massa campeão ano que vem”…

Cristiano
Cristiano
17 anos atrás

Mais uma da NOVA série: As viúvas do Alemão. hahahahahahahah!!!
Senna saiu do 18 lugar em 88 e GANHOU a corrida! Coisa que o queixada não fez ontem.
Schumacher o maior (recordista) da F1. O melhor da história… bem, deixa pra lá, o mundo já sabe!!!
Ou vc acha que o Túlio é melhor que o Maradona porque fez mais gols?!?!?!

Rosangela
Rosangela
17 anos atrás

Querido fg (lembra-se de mim ?)
Só entrei pra dizer que você perdeu uma grande chance de não escrever bobagem…
Seu fanatismo pelo Schumi é de dar dó.
Concordo com você apenas em 01 ponto, ou seja, aquela “musiquinha das manhãs de domingo” pertencia apenas a ELE, e outros que vierem a Globo devia encomendar outra…
Já que você não me mandou a camiseta que prometeu, acho que vou te mandar um monte de lenços de papel para enxugar suas lágrimas.
Gostaria só de saber quem você vai elogiar agora.
Pra terminar: SCHUMI, JÁ VAI TARDE…