Jardins, 80%

SÃO PAULO (cada um cuida do seu, pois não?) – Ontem a esta hora eu já não aparentava grande excitamento com o noticiário na TV. Não era como quatro anos atrás, nem como no começo do mês. O resultado havia sido divulgado pouco antes e, desta vez, não peguei meu Karmann-Ghia amarelo para vir até a Paulista.

Pedi uma pizza, demos janta para as crianças, repassei as tarefas da segunda-feira, e eram bastantes, dei banho nos meninos, eles colocaram o pijama, escovei seus dentes, pinguei colírio num, rinosoro no outro, contei duas histórias, o mais novo dormiu antes, como sempre, o mais velho demorou um pouco mais, também como sempre.

Um domingo normal, porque, acho que já disse, embora uma eleição hoje seja algo muito mais civilizado e corriqueiro, sinto falta daquela expectativa de outros domingos, de outras eleições, das bandeiras e santinhos nas ruas, da sensação de que todos estão envolvidos com o destino de todos.

Até nisso me parece, às vezes, que o Brasil é cada vez mais um país de gente individualista, ninguém quer ser perturbado com santinhos, ninguém quer que o outro saiba em quem vai votar, ninguém quer mostrar o que pensa com as ferramentas que tem às mãos: uma camiseta, um botton, uma bandeira, um boné, uma cara-pintada.

Eu gostava mais de fazer X na cédula do que de apertar botões.

Mas isso tudo deve ser um avanço, as urnas eletrônicas são um avanço, lembro de 1989, no jornal, quando acabou o primeiro turno, deixamos para fechar a manchete a segundos do deadline, Lula e Collor se enfrentam no segundo turno, dizia o pasquim, baseado em boca-de-urna do Datafolha, na qual confiávamos, mas sempre podia dar errado, estava muito apertado. Aí vieram os dias tensos da apuração, Lula, Brizola, Lula, Brizola, até o resultado final, e mais dias tensos, e tudo aquilo.

Hoje os jornais amanheceram velhos com o resultado da eleição, já sabido ontem à noite antes do “Fantástico” e das mesas-redondas. E foi uma segunda-feira normal, cada um cuidando do seu.

Os debates políticos na TV não me emocionaram muito, a festa na Paulista foi mais modesta, o presidente agradeceu a seus eleitores, seu adversário fez o mesmo, já pensa em ser prefeito, o dólar não subiu, a bolsa não caiu, talvez tenha acontecido o contrário, o “mercado” não se abalou, vamos em frente.

Cada um cuida do seu. Agora há pouco a TV mostrou que nos Jardins, onde fica a loja dos Lamborghinis e onde fica meu escritório, 80% das pessoas votaram na oposição, e na periferia, onde mora minha empregada com suas filhas, 70% votaram no presidente, e números assim dão pouca margem a discussões.

No meu bairro Lula deve ter perdido feio, também. Quinta-feira, jantando com amigos, um deles lá pelas tantas disse que não conhecia ninguém que ia votar no presidente, o que não me espantou. Pouca coisa me espanta, atualmente. Cobras que engolem bezerros e fotos do telescópio Hubble estão entre elas, o resto é tudo previsível e normal.

Não notei, também, carrancas entre meus vizinhos dos Jardins, algo que seria de se esperar, uma vez que apenas 20% votaram no presidente. Creio que praguejaram algo ontem à noite, ou hoje no café da manhã, entraram em seus Corolla, fecharam os vidros, ligaram o ar-condicionado e foram cuidar de suas vidas.

Eu, por minha vez, montei no meu jipe, arregacei as janelas de lona, deixei o bafo quente entrar na cabine, grudei a camiseta no banco de plástico. Fiz tudo que sempre faço, com a gostosa sensação de pertencer à maioria, a maioria que quer muito que isso aqui tudo dê certo.

E meus filhos ficaram felizes com o resultado, isso é que importa. Disseram “yes”, um, e “beeeem”, o outro, de um jeito meio particular que parece ser uma gíria deles, quando viram o presidente sorrir na TV. Ele é legal, disse um, o outro ficou ainda mais contente porque andou apostando, vejam só, com coleguinhas na escola, e feitas as contas iria faturar 20 mangos dos tucaninhos.

Acho que os tucaninhos nunca vão pagar, nem devem, onde já se viu criança apostar nessa idade?

Vou cobrar dos pais deles.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LAGO
LAGO
17 anos atrás

texto legal, fg! jeep também?????? ô cara eclético….

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

A grande maioria dos eleitores não tem noção do que fizeram.
Bem, de qualquer forma boa sorte ao governo Lula. E principalmente a nós!

Harrier
Harrier
17 anos atrás

Sou classe média alta (não precisava falar isso, mas já que vem ao caso) e tenho repulsa aos meus “colegas” de “classe” e seus comentários ignorantes, boçais e mesquinhos

E só lembrando; quem desviou bilhão não tem moral pra falar de tostão

E vitor, parabens a seus pais então, só acho que voce se atropelou algo atropelou sua mão perdendo seu tempo ao responder aqui, já que voce se julga estar acima de alguns, ou ja que alguns estão diagmos assim, abaixo intelectualmente de voce

Acho que voce é mehlor escrevendo sobre historia de carros, como uma historinha sobre o Ford GT escrita por voce em um topico tempo atras, ta

Harrier
Harrier
17 anos atrás

Sou classe média alta (não precisava falar isso) e tenho ojeriza aos meus “colegas” de classe

E só lembrando; quem desviou bilhão não tem moral pra falar de tsotão

E vitor, parabens a sesu pais então, só acho que voce se atropelou algo atropelou sua mão perdendo seu tempo ao responder aqui, já que voce se julga estar acima de alguns

Sousa
Sousa
17 anos atrás

Vitão
Muito bem dito, este Harrier ataca a classe alta e a classe média como se não fossem eles que dão emprego e um pouco de orgulho a uma boa parte da população, esmola pode fazer as pessoas sobreviverem mais tempo, mas “viver” é muito mais importante.
De certo o Gomes vai apagar este comentário como ele apagou outro meu, vemos o valor da democracia para quem vota no PT, agora o MOlusco está apavorado com terceiro turno pedindo união em torno de seu governo, como se ele não fosse o principal terrorista da esquerda. Em tempo MOrales está achando que o País deve simplesmente ceder as ocupações da Petrobrás, ai ai segundo mandato…

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Harrier, minha sábia mãe, diz que quem dorme com criança acorda mijado. Cansei de ler o seus comentários, parece press-release do PT. Só digo que você não tem capacidade de saber o que eu faço com o meu dinheiro e o meu tempo, quanto eu ajudo e como procuro minimizar as desigualdaes. Aliás, seria muita petulância sua me questionar. Nào ando de carro blindado porque não preciso e acho uma babaquice; se a sociedade está assim é meu dever muda-la. A grande diferença é que procuro valorizar as pessoas e o sua capacidade de obter o que necessitam, ao invés de esperar o favor dos políticos. O PT quer ter é massa de manobra (igualzinho ao PFL, devo dizer; os dois são exatamente iguais). Agora, se sair acusando cite as fontes, porque senào vou te atropelar novamente. De mentiroso basta o lula; ele não precisa de assessores como você.
E para seu desespero, aviso que o escandalo da Alstom vazou; e chega no lulinha. Avise os seus amigos para encherem o bolso de pedras e jogarem na embaixada americana; deve ser tudo culpa deles, né ? (aviso, a Alstom é francesa, cáspite). Daqui a 4 anos a gente conserta o Brasil, sem PT nem PFL.
E não sou filiado ao PSDB, se fosse filiado a algum partido seria ao PPS ou ao PV, com quem tenho mais afinidade. Se estudei é porque meus país ralaram pra me educar e aprovetei as oportunidades, ao invés de ficar carregando bandeira de partido político, na esperança de obter um cargo público depois ( e olha que faço um churrasco muito bom, mas nem por isso sou amigo de plutão ou compro dossiê). E só para te avisar, um grnade investidor da Petrobrás (via ADR, na NYSE) vai processar a emrpesa e o governo pela péssima negociação com o imorales . Lá o respeito ao cidadão e acionista é levado a sério.

Liberatori
Liberatori
17 anos atrás

Só não concordo ser excluído da maioria que deseja um país melhor somente pq votei na oposição. Acho que este é o objetivo único de todos nós (ou pelo menos deveria ser).
Vamos em frente, acreditar nas palavras dos políticos pq ainda não aprendi a ler pensamento!
Por um Brasil-il-il (xi!) melhor!

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

Harrier

Quando ler um comentário aqui no blig procure entender o que foi dito para poder comentar. Eu disse que o Eduardo citava um amigo que tinha 2 Hilux e comprou uma moto de 60 mil, que portanto estava bem financeiramente e mesmo assim não votava no Lula por puro preconceito. Deixe de ser petista por uns instantes e raciocine um pouquinho, o meu argumento é que não é porque o cara esta ficando rico durante o governo Lula é por causa do governo, ele poderia muito bem ter quebrado ou ter ficado milhonário se o presidente fosse outro ou mesmo que fosse o Lula. Se eu inventar um remédio para acabar com a calvice ou um refrigerante que seja melhor que a Coca eu vou ficar bilhonário e não tem nada a ver com o Lula, Serra ou Alckmim. Entendeu agora ? Pronto, já pode voltar a ser petista e achar que só é correto quem é ou fala bem do seu partido. E por favor, ao falar de ética não cite o PT porque os exemplos dados por esta quadrilha, ou melhor partido não tem nada de éticos.

Zeca
Zeca
17 anos atrás

E dá-lhe censura!
Que coisa feia, seu Flávio.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

“Dear God, you made many, many poor people. I realize, of course, that it’s no shame to be poor. But it’s no great honor either!” (trecho da música “If I were a rich man”). Infelizmente no Brasil ser pobre é sim uma grande honra, motivo de orgulho, enquanto ser rico é motivo de vergonha, em função de uma culpa tipicamente terceiro-mundista e católica, geralmente não compartilhada pelos povos das Nações mais avançadas (americanos, ingleses, alemães, japoneses, escandinavos, dentre outros). O Gomes revela, de maneira luzidia, esta culpa. Pintando aqueles que tem menos de maneira romântica, e aqueles que tem mais sempre de maneira negativa. Ter ambição é pecado. Vencer, ganhar mais, alcançar um melhor nível de vida, tudo isso é pecado. E assim o brasileiro não consegue sair do lugar…

Polesitter
Polesitter
17 anos atrás

Caíque:
Concordo em parte com você, porém o que não concordo é com a pecha que os petistas tentam jogar de que só a elite vota no Geraldo.
Eu sou classe média, como muitos outros que votaram no PSDB, e posso te dizer que não me sobra muito no fim do mês!!!
Abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Cwerto, saneamento é obrigação do estado. Então o povo não deve fazer fossas sépticas, deve continuar pisando na própria %!$&# é essa sua opinião sincera? Devem cruzar os braços e esperar que um estado completamente falido a mais de 20 anos plante um pé de dinheiro e lhes de esgoto encanado?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Reparei que sempre que o Vitão mostra as besteiras que o Harrier tenta propagar aqui como “fatos”, o Harrier desconversa na resposta.
Te dou um conselho: Seja digno e cite suas fontes ao citar tais “fatos”.
Deixe que a gente daí julgue a fonte.

Harrier
Harrier
17 anos atrás

Interessante o comentario do le roy

interessante e nem um pouco factivel, porque ao se analisar a toada que vinha no desgoverno fhc, com o serra o cara que tem ‘x’ carros e ‘y’ motos teria menos, com certeza teria, ja que se é como o outro blogueiro disse, o cara é dono de empresa, e as empresas faturaram menos nos 2 desgovernos tucaanos, conseuqentemente ele teria menos

bom, cansei de discutir, a classe alta dessa Nação é uma me.rd.a e mais me.rd.a ainda são os estupidos de classe média que se julgam classe alta, esses são os mais escrotos, como diria um amigo meu “não tem nem moradia propria e temem o mst, que stá no mesmo barco furdao que eles”

enquanto a classe alta e a elite nacional não forem como as de outros paises, menos egoistas, mais atruistas, mais solidarias e menos ignorantes, essa Nação vai continuar assim, rachada e sem ir a lugar algum

e ao pedro
quem tem que cuidar de saneamento são os estados e municipios, minha cidade (estado de SP) teve repasses federais para isso que ninguem sabe onde foram aplicados, o governo reapassou, o deputado da cidade confirmou o recebimento, mas a Sabesp sabe se la onde enfiou a grana

quanto ao fanatismo, de fato as
Pessoas cegas e xiitas são cultivadas em partidos como PSDB, chegando ao deprimente estagio de falar em comunidades tucanas, que “vai cortar o panetone e a sidra de fim de ano do carteiro e do porteiro do predio, quer isso vai pedir bolsa ou auxilio, ja que votou no barbudo”

esse é o exemplo tosco da ignorancia desse povinho, e comentarios asim podiam ser lidos aos montes nessas comunidades tucanas e de apoio ao candidato deles, quando nao coisa pior humilhando e ofendendo os nordestinos tanto os que vivem lá quanto os que migraram

então, acho que a hora é propicia pra voces ficarem reclusos, e tiraraem um tempo pra pensar

Harrier
Harrier
17 anos atrás

vitor
voce então é um teco teco

e apesar de profissionalmente (to julgando pelo que voce comenta aqui) estar bem avaliado e bem postado (e consequentemente empregado) em termos politicos voce é nulo, massa de ignorante é voce e seus parceiros de classe alta, que sabem de tudo que aconteceu com SP, com alckmin e com fhc, e no entanto se julgam os supra sumos e votam nele
eu (como muitos da classe media e alguns da calsse alta) votei no barbudo e não admito se taxado de ignorante nem ser considerado como tal

repito, mais ignorante e estupida é a classe alta, que vota por puro egoismo e ignorancia etica (sim isso mesmo)

quanto a calha e o cdhu, não tem nada de “gillete press” existem fatos, fatos esses julgados pelos tribunais de contas

não tape o sol com a peneira, repito novamente voce deve ser um grande cara em termos profissionais (por isso estou fazendo essa menção, dissociando bem as coisas) mas em termos politicos não queira se passar por senhor da razão e defender o indefensável

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Conheço o PT faz muitos anos, aqui no Paraná ele sempre existiu explorando os pobres.
Infelizmente a política brasileira está toda ficando assim.
Não que fosse tão bom antes. Na verdade era péssimo. Mas o modelo de marketing petista não devia ser exemplo para mudança. Não é por aí que vamos mudar.

Pessoas cegas e xiitas são cultivadas em partidos como o PT. Tudo muito calculado, muito explorado.

É como o exemplo que eu falei meses atrás aqui, sobre eu tentar ensinar algumas pessoas pobres que elas tinham que arregaçar as mangas e cavar fossas para não expor-se ao esgoto.
Chegavam os petistas, na maioria estudantes de universidade pública, porém com família rica, e diziam que eles tinha é que exigir sistema de esgoto encanado, tinham que fazer passeatas, essas coisas.
Me apontavam como agente de direita, falavam mal de mim pacas.
Eu só queria ajudar, e procurava mostrar o quanto era idiota pisar na própria %!$&#ao invés de não fazer um simples buraco no chão.
Fazer por si mesmo é um sentimento que falta aos brasileiros.

Lógico, quem o povo obedecia?
O que mostrava os erros deles, ou os que elogiavam e prometiam mundos e fundos?

Fui execrado. Segundo o raciocínio deles, eu só queria que as pessoas se virassem para desobrigar o estado com seus deveres de saneamento básico.
O povão ficava exaltado “putz, o Lula vai salvar a gente, vai dar comida pra gente, vai melhorar tudo, a gente não vai precisar nem mais trabalhar tanto!”.

Se eu não rezo a cartilha petista, sou tucano, sou de direita, não me preocupo com os demais, sou um FDP de classe média, essas coisas burras que muitos ainda insistem em propagar.

As pessoas da comunidade que eu visitava em apoio até hoje não tem nem esgoto, nem fossas. Pisam na própria %!$&# ao invés de cavar um buraco no chão. Morrem como moscas, esperando ajuda e caridade, e votam no Lula esperando bolsa-família, votam no Requião esperando o leite diário.

Talvez até tenham essas duas coisas, nem duvido. Mas vão continuar doentes por não cavar um buraco no chão.
E os estudantes idiotas e maurícios que lhes convenceram que não deviam fazer nada por si só, apenas para mobilizar pessoas em movimentos de ganho político, agora andam em seus Golfs e Corollas, insufilmado, e sonegam imposto.
E votaram no Lula.

Dot
Dot
17 anos atrás

Já começou o 2º mandato do Lula, deu agora na Tv, a gasolina sobe amanhã (pelo menos aqui em Brasília). Deixa o homem trabalhar …

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

Esuardo S Sp:

Você já citou seu amigo empresário das 2 Hilux que se presenteou com uma moto de 60 mil em duas postagens e afirma que ele não vota no Lula por puro preconceito, já que financeiramente neste governo ele se deu bem, correto ? Pois bem, já passou pela sua cabeça que se não fosse o Lula e sim o Serra e o pais estivesse crescendo mais seu amigo poderia estar com 4 Hilux e comprando motos de 100 mil ? Nem sempre alguém estar bem financeiramente depende do governo, da mesma maneira que nem todo empresário que quebra é culpa do governo também. Não parta de exemplos restritos como este, isto é um sofisma e como tal sua conclusão vai ser falsa. O governo Lula foi ruim para o pais e para a maioria das pessoas, só que a população não sentiu pois só pensa no imediato, que o oleo de soja e o arroz esta mais barato, que esta recebendo um benefício do governo, que o salário mínimo passou os 100 doláres e por ai vai. Não vê que a industria brasileira de calçados quebrou, que a saúde vai mal, que a educação piorou e tantas outras coisas que decairam sem falar nos aumentos que vem por ai, já que a gastança para a reeleição vai gerar inflação a longo prazo. Não sou do PSDB apenas acho que nenhum politico faz nada pela população e sim em beneficio próprio ou dos seus e com Lula ou Geraldo a coisa não iria mudar nada.

vitão
vitão
17 anos atrás

Harrier, você está mais para DC-3 . Vem de novo com a sua gilete-press? No caso específico da calha do Tiete, participei da avaliação do projeto junto com o banco internacional e a Japan Development Council, espécie de agência de fomento (quase de caridade, para me fazer mais claro pra você). O prjeto da calha começou com o Quercia e foi suspenso no Fleury porque as pedras dinamitadas cresciam , veja só (know how petista ) . O projeto só foi retomado no governo do Covas, após uma proposta de REDUÇÃO do investimento, o que causou surpresa no Japão.
Eles nunca viram tamanha prova de honestidade. Em fato inédito, o governo japonês permitiu que o investimento fosse mantido e autorizou a incluisão da construção de 4 pscinões. Que desvio você fala ? Cuidado, como os nazistas diziam, uma mentira dita 1.000 vezes parece verdade (diga que eles fazem o que você faz, etc). A mentira levou uma massa de ignorantes a eleger um corrupto, mas daqui a 4 anos a gente endireita o país. Mesmo que você não queira.

EDU
EDU
17 anos atrás

FG, as vezes, como alías é natural, me decepciono com suas declarações de cunho político. Tudo bem, todos temos nossas convicções e opinioes, porem seu radicalismo e sua impressionante intolerancia, sao coisas de dar pena. Um jornalista com sua “bagagem” cultural, adquirida em inumeras viagens so fizeram vc ficar mais radical e intolerante. Uma pena…

Leo
Leo
17 anos atrás

Será que o Lula sabe que foi reeleito? ele não sabe de nada…

Agora mesmo que o Brasil vai ficar de quatro para os Chavez e Evo Morales da vida.

É, ditado perfeito: Cada povo tem o governante que merece.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

São 16.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

São 16.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Concordo que o Bolsa Família no Nordeste/Norte seja benefício para muito aproveitador e vagabundo.
Mas nordestino é um povo sofrido e o Lula está sabendo explorá-los da maneira mais inteligente que lhe é conveniente.
No entanto, dividir o país em nordestinos e sulistas é um erro grave.
Somos todos vítimas de uma corja de políticos que só pensam em si próprios. O que deveríamos fazer é uma política de observação e cobrança constantes.
Não falaram durante a eleição que o povo era o Patrão e o Presidente e os Deputados e Senadores eram empregados e que nós, Povo, escolheríamos a quem daríamos emprego? Por mais demagogo e hipócrita que essa campanha tenha sido, o que devíamos fazer era sair às ruas e cobrar esclarecimentos, sem partidarismo e sim patriotismo.
Tirar ladrões da máquina pública e dar lugar aqueles que realmente querem fazer algo para o povo.
Esse não é o Lula, nem Alckmin, nem ninguém, somos nós, POVO.
Sou a favor por exemplo da eleição do Clodovil…
Existe cara mais sincero e aparentemente, honesto que tenha sido eleito?
Perguntam para o cara: O que o senhor pretende fazer como deputado federal? E ele responde: Não sei.
Acham isso um absurdo.
O cara disse não sei…ou seja, não vai falar nada que não possa cumprir. Vai entender como é o sistema e depois dizer o que fazer.
Agora, se dissesse…vou criar 10 milhões de emprego, acabar com a Fome, estabilizar a economia e fazer o Brasil crescer 10%, todos acreditariam.
Precisamos de políticos crus, como Clodovil, Frank Aguiar, por exemplo.
Essa é uma saída.
Agora, eleger mensaleiros, Maluf e outras corjas…e depois ficar metendo o pau no FHC, no Serra, no PSDB, no PT e por aí afora, é dizer um não para o próprio futuro.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Perguntar não ofende:

Lula disse no debate do SBT que o Alckmin acredita em tudo que sai no NY Times.
Saiu nesse jornal que os banqueiros de Wall Street ficaram felizes com a vitória do Lula, mas será que o Papai Smurf Lulante acredita?

Outra…

Porque os petistas, ao justificarem suas maracutaias, repetem o discurso que os peessedebistas também foram corruptos.
Será que eles esquecem que um erro não justifica o outro, independente do tamanho do erro?

A última:
Porque político não comete crime, mas sim, comete erro?
O Lula diz que cometeu um erro. O Waldemar Costa Neto diz que cometeu um erro. Ricardo Berzoini, João Paulo Cunha, Vadão Gomes, José Mentor, Delúbio, Duda Mendonça, Churrasqueiro, Okamoto, José Dirceu e tantos outros foram beneficiados com a enchurrada de dinheiro duvidoso que apareceram nos últimos 2 anos e todos dizem que isso foi um erro.
Todos os dias em São Paulo, bandidos são presos após roubarem bancos e todos são presos porque cometeram um crime.
Alguém pode explicar a diferença?

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Faço uma poesia que adormeça as crianças e que acorde os adultos.

(Carlos Drummond de Andrade)

Harrier
Harrier
17 anos atrás

Lamento pela ignorancia ciclotimica de uns tantos que insistem em esquecer o que a corrupção enorme do Psdb tucanalha fez com essa Nação

Pra restringir em poucos numeros o que a corrupção tucana fez

– a divida total do estado de SP em 95 era de 50 bi, a divida nacional era de 150 bi ; em 2002 era de 95 bi no estado, e 900 a nacional, mesmo com todas as estatais vendidas

– o desemprego nacional era de 12,5 porcento em 95 em 2002 já chegava a 16,6 porcento

– na maioria s escandalos tucanos staduais e federais, eram de grande monta, passando em muito das centenas de milhões, chegando em grande parte, aos bilhões, como por exemplo nas ajudas aos bancos privados (Proer) e no caso da CDHU (estimam entre 1,5 e 3 bi) e da calha do Tiete, em SP (estimam entre 0,5 e 1 bi)

– a carga tributaria nacional era de 25 porcento em 12/94, em 12/2002 chegava a 36 porcento, uma aumento de 1,25 ponto percentual ao ano, ou 40 porecnto em numeros absolutos, como comparação o governo atual elevou de 36 para 37 porecnto em 4 anos, ou seja 0,25 ponto percentual, ou 3 porcento em numeros absolutos

– juros, que eram de 18 porcento em 94, e fecharam 2002 a 26 porcento, atualmente são inferiores a 14 porcento ao ano (selic)

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Alguem disse que PSDB é Sao Paulo. É verdade, assim como Serra e Alckmin.
Ponto.

André
André
17 anos atrás

Pior que ter um líder que mente é ter um povo que acredita.
Lamento por vc e por seus filhos.

Fabio Bandini
Fabio Bandini
17 anos atrás

Quanto chororô.
Acho que o Instituto Fernando Henrique Cardoso deve estar com as portas abertas para abrigar tantas viúvas, as videiras da justiça.
Tucanos, não foi só mais uma derrota, foi uma senhora derrota, ou landslide victory como dizem lá fora (e vcs tanto gostam).
O povo deu seu recado as armações da imprensa. O pobre candidato tucano fez a proeza de perder 2,5 mi de votos ! O que aconteceu com essa gente ? Emburreceu ?
Não façam como FHC, percam com elegancia !

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

.Erros de português reprovam 70% dos candidatos a emprego.

. Lula é reeleito com 60,83% dos votos válidos

Flavio
Flavio
17 anos atrás

Num sei qual o problema do ar-condicionado. ou morar no jardins.
Deixando-se de lado as tendÊncias políticas de cada lado esse discurso de ‘elite paulista do jardins que anda de carro com ar-condicionado’ é completamente desnecessário, só incita a descriminação de uma parcela da populção que tem seu direito de expressão nas urnas como os 60% q votaram no Lula. Alías..não querer o Lula, não é, obricatoriamente, ser tucano. Questão de bom senso.

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Que bonito hein Eduardo.. q belo exemplo de democracia esse q vc deu..
Continue assim, champzor!! Vc tá certinho … errado tá Cristo…

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Sou elite, votei no PSDB, mas quero o melhor para toda esses coitados que votaram no Lula.

Eduardo RC Neto
Eduardo RC Neto
17 anos atrás

Um paulista veio falar comigo que São Paulo deu SHOW em votação, elegendo o Serra e uma votação grande no Alckmim. Só que esse mesmo estado, elegeu o MALUF e o CLODOVIL, com as duas maiores votações…. Não se pode esperar nenhuma coiciencia política mesmo…

Eduardo RC Neto
Eduardo RC Neto
17 anos atrás

FG, excelente texto, emocionante mesmo.
Deixe as viuvas do “FHC”, “Serra”, “Xuxu” para lá. Se fossem tão competentes, tinham ganhado a eleição. Mas nem para oposição essa “cambada” serve.
A pena, é que não vai ter a festa na DASLU….. E uma coisa… O PFL SUMIU DO MAPA!!!!!!!!!! SO FALTA AGORA A “TUCANADA” DE M….

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Gostaria de saber a razão da censura a que meu texto foi submetido. Fiz apenas uma indagação. Está aplicando os métodos ensinados pelo PT? Não ofendi ninguém. Chamei-o de Magoo, é verdade, mas é apenas um apelido carinhoso, assim como aqueles atribuídos ao Barrichello (aos quais você dá tanto destaque). Se não aguenta uma coisinha chamada liberdade de expressão, tire seu blog do ar. Ou faça uma ressalva de que os comentários inseridos serão objeto de análise e eventual censura. Pois é… o Blog do Gomes tem a Gestapo do Gomes. Seus olhinhos azuis combinam com essa imagem. A do SS Gomes. Pode apagar este comentário também. Couldn’t care a less.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Hoje eu estou inspirado…mas vamos a mais uma do Lulinha, meu rei.

Ele disse que no seu governo todas as irregularidades são investigadas e que a sujeira não vai para debaixo do tapete.

É…mais ou menos!

Vamos aos casos:

José Dirceu não foi punido pelo PT. Ele pediu afastamento. (Aliás, diga-se de passagem, voluntário. Como se ele realmente fosse aceitar essa derrota)

Palloci: Mandou que quebrassem o sigilo bancário do caseiro Francenildo. Abuso de autoridade. Vale lembrar que o Francenildo queria falar tudo o que sabia, mas foi proibido pela “Justiça” do Supremo Tribunal Federal. Outra lembrança é que, quem indica o presidente do Supremo é o presidente Lula.
O cara queria falar a verdade, mas a justiça o obrigou a ficar em silêncio.
Onde foi parar essa sujeira??? Debaixo do tapete?

Paulo Okamoto: O cara pagou uma conta do sr. Lula…e este nem sabia que devia. Detalhe: Okamoto não tinha condições, pelo menos seu extrato bancário dizia isso, de pagar a conta de quase R$ 25 mil. De onde veio esse dinheiro.
Foi pedido a quebra do sigilo bancário do japonês, mas a Justiça negou. Para onde foi parar essa sujeira? Debaixo do tapete?

CPI do Bingo e dos Correios:
Essas só sairam na justiça. Vale lembrar que os governistas votaram contra a abertura das mesmas. Mas tiveram alguns petistas que votaram a favor. Alguns deles: Heloísa Helena, Cristovam Buarque e Babá.
O que aconteceu com os mesmo???
Expulsos do PT. Porque? Porque queriam apurar a verdade. A mesma verdade que o PT tentou barrar.
Essa sujeira só veio pra cima do tapete porque os fatos eram grandes demais.

E agora o Dossiê fajuto: R$ 1,7 milhões. O Dinheiro surgiu do nada. A Polícia Federal do PT diz que sabe a origem, mas não divulga. Porque?

Quer dizer…muito bom esse LULA.
VIVA O BRASIL…VIVA!!!!

Meu querido Flávio Gomes: Você, como um jornalista bem articulado, me responda: QUANTOS DEDOS TEM AQUI? “V”

Macunaíma
Macunaíma
17 anos atrás

Num país de heróis sem caráter, temos um presidente idem.

Paolo Guerra
Paolo Guerra
17 anos atrás

Leiam o artigo publicado no jornal “Diario de Assis” (www.diariodeassis.com.br) no dia 25/10/06, ele é a síntese do pensamento tucano…

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Mais uma do Lula errante:

Ele disse que espera que o bloco oposicionista faça uma oposição equilibrada e que vote a favor do progresso do Brasil.

Ora, mas o PT sempre fez oposição radical, inclusive com a reforma trabalhista, e tantas outras, que só foram aprovadas agora, porque o PSDB e o PFL viraram oposição.
Pelo amor de Deus, se tem alguém que sempre votou contra qualquer coisa que beneficiasse o governo, esse alguém sempre foi a oposição radical do PT nos longo 20 e pouco anos de democracia.

Como diria o NETO…esse cara tá de brincadeira…é um brincalhão!

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Hoje saiu nos jornais. Seleção e Governo são iguais. Todo mundo gosta de dar palpites, mas lá quem escolhe é o Dunga e aqui, quem escolhe os ministros sou eu.

Que autoridade, né? Ele sabe qual é a melhor hora e quem é mais preparado para ocupar determinada pasta. Ora, mas se tem tanta autoridade assim, porque que nunca sabe o que seus escolhidos fazem?

Será que o Dunga não sabe quem vai dormir tarde ou quem está fora de seus quartos na concentração.

Esse Lula, mais incoerente, impossível!!!!

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Sabe o que eu faço quando discuto com um petista?
Eu faço o “V” de vitória e pergunto: Quantos dedos você vê???
Vocês perceberam que eles não enchergam o óbvio?
FHC disse…”O Lula virou um político comum” ou seja, virou um político como ele.
O Lula ficou todo nervoso. Disse que o FHC se apresenta como se torcesse para que o país desse errado.
Ora, sem querer defender, mas o cara é socialista, professor, cobra R$ 50 mil por uma palestra. Alguém acha mesmo que o cara vai torcer para o país que ele vive…aquele em que ele lutou pelas Diretas, pela Constituinte, pela Moeda Forte, pela Estabilidade Econômica???
Tanto ele, quanto Lula, lutaram juntos.
Mas o Lula, na eleição passada tinha como projeto o “Muda Brasil”. Ou seja, chega de PSDB…agora é LULA.
E o que ele fez???
Fez a mesma coisa que o PSDB sempre fez, como o próprio disse.
Privilegiou os interesses partidários a interesses nacionais.
São tantos ítens que justificam essa informação que é uma decepção, realmente, para aqueles que acreditaram que Lula poderia fazer um governo diferente.
Vou citar alguns:
– Convocação Extraordinária de Parlamentares. (Ele disse que isso não iria acontecer mais. Mas o seu aliado, João Paulo Cunha, fez valer esse direito). Promessa não cumprida.
– O repasse do dinheiro da União. (São Paulo é o Estado que mais arrecada em impostos para o Governo Federal. O Acre recebeu algo em torno de R$ 14, 75 para cada habitante. São Paulo recebeu R$ 2,16. Porque isso? Ah, o governador acreano é petista e o paulista é peesedebista.
Quer dizer…o Lula é mesquinho como todos os que por lá passaram.
Mas ele disse que seria diferente e não foi.
Agora me digam…FHC está errado ao dizer que Lula se transformou num político comum e que deixou sua ideologia de lado?

bebeto
bebeto
17 anos atrás

ah e não esqueçam de comemorar essa também ! petistas

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Enquanto isso o MP pediu a prisão de Palocci e cia por formação de quadrilha, falsificação de documentos e desvio de dinheiro público. se isso é querer o melhor para o Brasil, imagine o pior..

Oscar Pedroso
Oscar Pedroso
17 anos atrás

O texto não tem nada de “anormal” (não receberá nenhum NOBEL de literatura)..é apenas um texto revanchista, dôr de cotovelo, de gente oportunista que tem 10 carros na garagem do prédio onde mora,mas para ficar “bem” com esquerda festiva da midia, votou no LULA. Incentivar o debate sobre diferença entre Corolas e Gol quadrado não leva a nada…deveria incentivar as pessoas a procurarem se orientar mais, por jornais, pela internet ou outras formas. CONTINUO COM MINHA OPINIÃO, NÃO É SUA PRAIA, DEVERIA TER FICADO DE BOCA FECHADA, PARECE TORCEDOR DE FUTEBOL EM DIA DE CLÁSSICO, MOSTRE AOS SEUS FILHOS O QUE ACONTECEU COM JOÃO PAULO CUNHA, MENTOR, GENOINO, DELUBIO E TANTOS OUTROS. SOU A FAVOR DO BRASIL ESPERO QUE ELE FAÇA UM BOM GOVERNO PARA O NOSSO PAÍS.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Realmente voce é bom.
Realmente voce é muito bom mesmo.

PT saudações

Eu e meus filhos comemoramos no domingo igual a um titulo…porque somos assim, somos PETISTAS sim.

Tio Supimpa
Tio Supimpa
17 anos atrás

Texto muito bem escrito, é uma pena que tenha um cunho político e seja extremamente genralista. Você poderia fazer mais crônicas como essa mas falando das corridas ou eventos de automobilismo.

Ah, e acho que sou elite. Afinal, votei no Geraldo no segundo turno porque os bons canditados ficaram no primeiro turno graças à burrice do povo (Heloísa e Cirstóvam) e votar no Lula para mim, significa ignorar a toda essa corrupção PTista e dar sinal verde a todos os políticos para roubarem discaradamente, afinal, o povo não se importa mesmo.
É o Brasil mostrando mais uma vez o quanto a malandragem e o ato individualista de se dar e %!$&#o outor está fortemente enraizado na sua cultura.
Bom, é isso. Desejo boa sorte ao Sr. Lula, desejo que páis cresça mas não creio que ele seja capaz de conseguir tal feito.

Tubomenm
Tubomenm
17 anos atrás

O negócio é o seguinte, Lula governa pros pobres. A maioria dos pobre não tem acesso a Internet ou outros meios de comunicação. Então por isso vemos muitos tucanos despeitados nestes blogs por ai. Pois eles sim, ficam o dia inteiro vagabundando na Internet e metendo o pau no Lula.

Guilherme  Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Não ando de corola, não moro nos jardins, não tenho 358 carros na garagem e, ainda assim, quero o melhor para o meu país, para todo o meu país.
Não me acho um capitalista sem coração e nem uma madame alienada por votar em sujeito honesto. Ou ainda por nunca haver votado em um sujeito de bom coração que nunca se preocupou em terminar os estudos apesar de todas as oportunidades.

Esse tipo de romantismo petista é lindo e com certeza um dia estará nas telas de Hollywood, mas governar um país é algo muito mais mundano e requer, não só boa vontade, mas preparo também.

Que Deus nos ajude nos próximos 4 anos.