Mais uma bolha

SÃO PAULO (não que mude muita coisa) – Para os registros, ou “for the records”, como dizem: a Peugeot anunciou que ingressa na Stock Car V8 no ano que vem, com a bolha do 307.

Serão quatro, portanto, na multibolha em 2007: GM Astra, Mitsubishi Lancer, VW Bora e Peugeot 307. Por baixo, todos iguais.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Zakspeed,
Vc acha mesmo que a Ford investe no automobilismo argentino só por causa do Oreste Berta?
PS: Luiz Eduardo, que não é o Luiz Eduardo que está logo abaixo .

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Prezado Jornalista Flávio Gomes
Gostaria que voltassem a existir categorias semelhantes antiga Divisão 3, pois seria legal ver os veículos de série atuais com preparação, disputando corridas como acontecia com os fusquinhas 1600, a Brasília do Ingo, o Maverick do Paulão, o Opala do De Lamare e outros veículos daquela época e não esta porcaria do Stock Car, que é coisa de Americano e para Americano ver, até inventaram um play off. Que tristeza que está o automobolismo nacional. Para piorar a Petrobrás patrocina a equipe Willians de F1 e o time do Flamengo, em vez de investir no automobilismo nacional (Kart, Fórmulas do tipo da antiga Ford, ou Chevrolet ou a Renault ou outras categorias de base).
Acho que estou ficando velho e saudosista.
Parabéns pelo seu Blog ou melhor Blig.
Saudações
Luiz

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Pessoal, evento RBR cancelado….

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

É brincadeira Caio!!

É que o FilipeWWW, fez um comentario lá embaixo e agora se perdeu.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Jonny e Filipe.
que que vocês estão se pegando???

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Não acho esse negócio de bolha ruim não.
Estamos falando de todos os carros iguais, só mudando os patrocinadores.
Acho sim, que é a chave do negócio.
É uma monomarca travestida.
Não que eu goste de traveco.
Mas acho a idéia boa.
E ele ficou bonito.
A foto, tá lá na Confraria…

Rafael "ZakSpeed"
Rafael "ZakSpeed"
17 anos atrás

Sabe porque a Ford investe tanto lá?

Orestes Berta, um dos maiores preparadores de motor Ford do planeta. Tanto que ele prepara motores que correm na europa.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Já lí essa estória de argentinos que dizem que a tal lei não existe, mas porque a Ford, por ex., investe tanto lá e nada aqui. Nosso automobilismo não é tão fraco assim, a ponto de justificar investimento zero. Prefiro acreditar na existencia de algum incentivo.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Sei não!
To achando que vc perdeu o rumo da coisa!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

carma Jonny´O hehehe

tenho que achar primeiro o post do cara para não dar uma de GB e sair falando besteira ! hahahaha

assim que achar eu posto aqui !

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Pô FilipeWWW,
Faz horas que estou esperando sua resposta!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Gustavo Lucena:
Não acho que o público se engane. Ele sabe exatamente o que está vendo, sabe das bolhas, do chassi, do motor etc etc etc. Mas ele sabe tb que existem não sei qtos carros no mesmo segundo e que há disputa, batidas, rodadas etc etc etc.
Acho que o que a Stock poderia fazer era uma categoria de monopostos de monomarca, aproveitando a organização existente. Garanto que se existisse uma Fórmula Stock, junto com a Stock Jr, a Stock Light e a Sock Car, ainda sim haveria neguinho reclamando aqui.

ATROZ-HP
ATROZ-HP
17 anos atrás

eu vejo a stock pra torcer pelos pilotos…pelos pegas…as rodadas.
sei exatamente que não há desenvolvimento de carro. e ponto.
desenvolvimento de tecnologia é muito caro…melhor deixar pra F1.
a Nascar, a Indy tb correm com material obsoleto e são sucesso.
alguém falou ai da independencia em relaçao as montadoras…isso realmente é BOM

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
17 anos atrás

sinceramente, fico até confuso em saber quem é o trouxa que está sendo enganado….se o público que acompanha a categoria acreditando que a mesma é TOP de linha, multimarca, em resumo, a versão tupiniquim da FIA GT, DTM, WTCC, o escambau, ou se as montadoras que investem nesse engodo, acreditando que a mesma obterá conquistas tecnológicas que serão aproveitadas nos carros de rua.

Esse negócio de bolha é uma picaretagem total.

Preferia 1000 vezes que ressucitassem o velho Mundial de Marcas, onde nos áureos tempos competiam Escort, PAssat, Voyage, Oggi, Fiat 147, Chevette Hatch, etc.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Como vcs estão ranzinzas, hein! Não gosto muito da Stock, mas não há como negar que a categoria é um sucesso (com ou sem lavagem de grana). Acho que para o que ela se propõe está muito bem administrada. O problema é que como ficou com muita grana, acabou contratando uma série de pseudo-medalhões e o nível dos pilotos não é nenhuma maravilha (nem todos é óbvio!).
Só não concordo com essa história de que a categoria tenha matado as outras, por angariar muitos patrocínio. Acho que o que matou as outras categorias foi a incompetência de organizadores, equipes e pilotos. A Stock percebeu que só teria sucesso se incluísse no pacote a verba de Assessoria de Imprensa (inclusive com pagamento para TV, viagem para jornalistas etc), enquanto as outras ficaram fazendo provas para autódromos vazios e sem nenhuma divulgação (quase um clubinho entre eles).
Me lembro de que várias vezes não sabia que havia corrida aqui no autódromo do Rio, por absoluta falta de divulgação (e olha que leio, no mínimo, dois jornais por dia, ouço rádio e vejo TV).
Qto a Argentina, acho que o que existe lá é um incentivo fiscal para a participação das montadoras. Aqui, se houvesse disposição e visão, acho que o mesmo poderia ser feito através das Leis de incentivo ao esporte. Por exemplo: não seria possível fazer um projeto para incluir a Superclassic na Lei Roanet?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

gente esse negócio da tc2000 que tem lei que obriga o investimento das montadoras acho que isso é lenda, se não estou enganado li no forum autoracing justamente um post que um argentino fala que esse negócio de lei é balela ou pelo menos não é assim como muitos pensam que é, vou ver se acho o post dele e transcrevo aqui.

Rafael "ZakSpeed"
Rafael "ZakSpeed"
17 anos atrás

1º Montadora NENHUMA vai investir em automobilismo. Primeiro porque custa dinheiro, e ninguém quer gastar dinheiro desenvolvendo carro, que pode não vir a ser vencedor. Segundo porque vivemos em um país onde carro com 95CV é considerado potente. Onde um carro como Uno Mille custa 25 mil reais. Além do mais, por exemplo, pra que a Chevrolet desenvolveria um Vectra de Turismo com 350 HP se o cara que paga 60.000 pelo carro de rua está satisfeito com seus 120 CV?

2º Se fala muito em campeonato de marcas, mas sem televisão fica impossível justificar o alto custo no desenvolvimento. A F Truck funcionou porque é “diferente”. Caminhões correndo! Nem a Stock tem todas as corridas na TV Aberta. Sem contar a imprensa escrita em geral que acha que automobilismo é só F1. Cansei de ler jornais, inclusive os ditos ” somente de esportes” no dia seguinte do titulo do Losacco, e vinha só uma notinha no canto da página, sem nenhuma foto. E quando falam é aquele Ctrl+C / Ctrl+V de press releases…Com essa “publicidade” toda alguma marca vai gastar dinheiro?

3º Falaram que os carros da Stock são descaracterizados. Mas ao mesmo tempo colocam a DTM lá no alto. E os carros do DTM não são tão protótipos quanto nossos Stocks?

4º A Stock só virou um “protótipo” por causa da Chevrolet. Quando ela tirou o apoio, a categoria quase acabou. Os pilotos e equipes se juntaram, “compraram” um chassi meia boca, meteram a bolha do Vectra e compraram um motor V8.

Por mais tosco que vocês achem, eles se livraram da dependência das marcas pra fazer um campeonato. Se algum dia todo mundo sair, eles colocam uma bolha genérica, a la “Stock Jr” e vão continuar a correr.

Não to aqui defendendo ninguém, mas criticar, estando do lado de fora, é mole. Quero ver meter a mão na massa pra ajudar.

PS: Quanto a lei que obriga as montadoras a investir em automobilismo na argentina, isso é mentira. (palavras de Argentinos que estão ligados ao automobilismo e que frequentam um forum de automobilismo brasileiro). As marcas apoiam lá porque o automobilismo local sempre foi forte, e como F1, F-Indy e automobilismo internacional não é muito importante por lá, as marcas investem internamente.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Montadora só investe em categoria monomarca porque ai não tem perigo de tomar pau. Vocês acham que VW, GM e Ford investiriam numa categoria para levar volta de Toyotas, Hondas, etc (isto é só um exemplo, poderia ser invertido). Lembro do campeonato brasileiro de rallye por volta de 1984, quando a VW tinha a maior e melhor equipe do Brasil (Paulo Lemos e Toninho da Mata eram alguns dos pilotos) e se retirou no ano seguinte pois tomou um pau do Chevette da Touring (Sady Bordin). Um bom exemplo para uma categoria monomarca é a F Truck que consegue conciliar potências e tamanhos tão díspares de caminhões.

Vander
Vander
17 anos atrás

Olá FG

Acho a Stockcar um sucesso, mas achar que quem assiste a corrida vai ficar motivado a comprar um Astra, Mitsubish ou Bora é brincadeira. Os bolhas são totalmente descaracterizado em relação aos carros de ruas. Por que então não criar um preliminar turismo com os carros próximos aos que são vendidos nas lojas?

Um abraço

Vander

Léo Pereira
Léo Pereira
17 anos atrás

Particularmente, gosto da stock car. No lugar do Carlos Col, eu faria poucas coisas diferentes, como por exemplo, melhorar o calendario e criar algumas provas com mais “charme”.
Também acho, que é muito facil criticar o projeto de “bolhas”. Mas tem gente tentando convencer as montadoras a anos a fazerrem um campeonato multimarcas decente, e ninguem conseguiu.

jovino
jovino
17 anos atrás

Segundo comentário abaixo, A TC 2000, conta com apoio de todas as montadoras porque na Argentina tem lei que as obriga investir em automobilismo.
Porque não há uma união de todos envolvidos com automobilismo no Brasil em torno de se conseguir uma lei que também obrigue as montadoras daqui a fazer o mesmo.
Voltaíamos a ter categorias multimarcas e fariam muito sucesso, como acontecia no antigo campeonato brasileiro de marcas, onde, pelo ao menos, haviam 4 montadoras envolvidas.

Jovino

bebeto
bebeto
17 anos atrás

30 mil ingressos corporativos ?
essa eu não sabia

marcio
marcio
17 anos atrás

Não entendo por que, haja vista que agora há várias montadoras participantes, não se libera a utilização de carros próprios somente com especificações gerais e de potência.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Amigo Bebeto….quanto a autodromos cheios leia-se ingressos corportivos …pq de bilheteria mesmo a pobre categoria rica do país estaria falida.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Não sei por que, ou talvez até saiba, mas quando leio notícias de F1 e Stock Car mono-mecânica Brasil me lembro daquela música do Marcelo Nova do Camisa de Venus, “Dogmas Tecnofacistas” :

Entrou e ficou impressionado
com essa porcaria aí do seu lado,
ela vai fazer a sua vida completa,
o homem de sucesso atinge sua meta.

Tudo tão legal,
de se admirar,
Tudo alto astral,
acho que vou vomitaaaarrrr.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Legal ver a Stock Car com esse sucesso todo como nunca antes.
Autodromos lotados, transmissão pela TV , várias marcas patrocinando. muito bom para o automobilismo nacional

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Quando se fala em multimarcas esquece-se que dificilmente se mantém o equilíbrio por muito tempo. Chega um momento em que uma marca começa a dominar e os investimentos acabam indo para a Lua, quando se tenta acompanhar. Aí os grids começam a minguar, as vitórias ficam restritas a um ou dois pilotos, diferenças enormes de tempo e, finalmente, fim. Não se pode querer um WTCC, campeonato internacional de visibiliade mundial. A TC 2000, que é sensacional, conta com apoio de todas as montadoras porque na Argentina tem lei que as obriga investir em automobilismo.
Não acredito numa multimarcas no Brasil, como já houve na antiga Divisão 1 ou Brasileiro de Marcas. Pode até começar bem, mas não dura muito. Além do mais a Stock, cujo chassis é ruim, segundo comentários do próprio meio, está nos proporcionando um belo espetáculo de ultrapassagens e equilíbrio, que é o que mais interessa ao público.

dcoelho
dcoelho
17 anos atrás

o Pedro aqui embaixo quer transformar a stock em TC2000!
O interessante da stock é o equilíbrio, pois em todos os treinos tem uns 20 carros que viram no mesmo segundo. Para a nossa stock ficar perfeita, sófalta a Pirelli começar a distribuir pneus decentes pras equipes. O que fizer com o Ingo no domingo foi sacanagem!!!!!

Guzz
Guzz
17 anos atrás

e o Civc? qdo vem?

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Acho legal esse negócio de multimarcas. Porém, deveria passar a ser uma categoria realmente multimarcas, com motores e tudo mais desenvolvidos pelas montadoras. Aí ficaria mais interessante. Monopólio não está com nada.
Abs

Aldo Ramos
Aldo Ramos
17 anos atrás

So espero que quando a bolha estoure sobre alguma coisa da categoria.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

tem outro percurso, mas não passa pelo teatro. Sai da Prefeitura, desce a dr. Falcão, vira a direita e pega a alça de retorno sobre os túneis à esquerda e cai direto na 23…vai ter que tomar um cuiddaaaaaado na curva pq o que tem de tampa de bueiro e outros adereços no chão…..Ô FG…seria bom confirmar o itinerário e avisar a moçada né?….

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

E a nova equipe para o ano que vem será a Red Bolha, patrocinado pela empresa de bebidas energéticas…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Sem duvida, os carros são iguais, só a maldita bolha…
Nem a aerodinâmica deixam ficar diferente!
Do jeito que está, deviam usar os chassis originais, com uma gaiola padronizada, ficaria interessante.
Para o motor, algo mais leve que favorecesse o equilíbrio.
Creio que um motor 2 litro, quatro cilindros, com turbo, seria uma boa escolha.

Vinícius Piva
Vinícius Piva
17 anos atrás

Não sei a razão para mais uma bolha. Quem vê de longe não nota diferença algum. Ou eu que sou cego?

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

:(
ora, bolhas…

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Essa coisa de bolha me lembra os carrinhos de controle remoto.

Eles poderiam fazer bolha gigante do Maximus, Colossus, Pegasus, etc.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

estou com o Jonny´O !

Vitào
Vitào
17 anos atrás

Desse jeito a gente vai comprar bolha na casa Aerobrás ou no Lupatelli ( essa é só pra matuza com mais de 40 anos).

.
.
17 anos atrás

Ouvi rumores de que os próximos serão Lada e Tatra.
Talvez um Tucker em 2008.

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Já que é bolha, porque nenhum piloto usa uma bolha transparente ? No mínimo ia chamar atenção, mesmo que andasse lá atrás. Claro, também não haveria espaço para os patrocinadores… Mas que ia ser legal ia.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Olha pessoal, particularmente esta não é a categoria dos meus sonhos,mas dentro do ela mesma se propõe ,está dando certo e as fabricas estão respondendo.
O que tá faltando é talento fora das pistas.
Por que ,hoje temos uma categoria de caminhões e outra de bolhas ,que fazem sucesso?
E olha que a Truck tem uma diversidade mecanica digna de uma força livre.
Acho que qualquer categoria ,mas que tenha verdadeiros profissionais por tras da organização ,fará sucesso.

André Buriti
17 anos atrás

Já que é pra fazer carro- bolha quero uma de Fusca pra correr nessa porcaria, pelo menos o carrinho tem empatia com o público…

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

quando a amostragem é grande , sempre encontraremos um pouco de tudo . acho que é o caso das opiniões sobre a stock . Uns acham que ela monopolizou o esporte a motor no Brasil e é a responsável pelo enfraquecimento das demais categorias , chegando a ser culpada a te mesmo da morte de algumas delas e pelo fato de não termos mais promessas de pilotos de monoposto . Outros , como eu , penso que entre ter um monte que não vale nada ou ter uma com espetáculo e divulgação forte , que consiga carregar o interese nacional e até internacional para o automobilismo brasileiro seja mais adequando ao momento . Até porque piloto que vai chegar na F1 sai do Brasil enquanto está andando de velotrol ( ainda existe? ) , ou no maximo de patinete .. De que adiana ter uma F 3000 com pilotos sem expressão e futuro ? O legal da stock é que ela atrai gente do quilate dos ex-F1 ( podem não ser lá estas cisas como pilotos mais , mas são inegavelmente mais ‘atartivos’ do que os ilustres desconhecidos que correm nas F-qualquer coisa que ainda existe nas bandas de cá . O piloto-grande-romessa já estará na Inglaterra antes do publico sequer aprender a pronunciar o seu nome … Eu acho muito legal termos uma competição que reúne Ingo , Serra , Cacá , Muffato , Maluhi , Valdeno , Losacco , Burti , Boesel , Sperafico e mais um monão de gente conhecida , uns menos outros mais , mas são nomes que atraem o espectador . Acho lógico pensar que se não fosse tão visível e por isto com tantos patrocinadores ( monopolizando os recursos deste esporte ) não teríamos este pessoal nas pistas e teríamos um bom lazer de domingo a menos .

joaquim
joaquim
17 anos atrás

E mais quarenta e poucos bolhas atrás dos volantes…

3=6
3=6
17 anos atrás

não vai mudar nada .

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Eu acho que para melhorar ainda mais o sucesso crescente da categoria, é uma boa notícia. Já sabíamos de boatos de que a Renault(não tenho certeza desta) a Honda e a Toyota também queriam “uma fatia deste bolo”,mas gostei que tenha sido a Peugeot. Vamos aguardar para ver.

Manuel Henrique Pere
Manuel Henrique Pere
17 anos atrás

Também não gostei. Seria muito mais bonito e interessante a Honda ou a Ford.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Dando continuidade aos meus comentários do Final de Samana:

RIDÍCULOOOOOOO>