Mecânicos sabem de tudo

SÃO PAULO (um belo adeus) – Foi o blogueiro Leandro Machado que chamou a atenção. Mais do que linda, a ultrapassagem de Schumacher sobre Kimi em Interlagos foi um presente aos seus mecânicos.

Vejam a vibração nos boxes. E o título já tinha ido para o espaço.

Nunca é demais lembrar quão emblemática é essa ultrapassagem. Foi a última da carreira de Schumacher. Exatamente sobre seu sucessor. Como se dissesse: olha aqui, se eu quisesse, continuava.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Eduardo Salomão
José Eduardo Salomão
15 anos atrás

Bom Dia,
Estou comprando um kart ano 94 com caixa de 5m a alcool,motor
de RD180,gostaria de saber se com marcha é melhor,e se sem tambem é bom.
Qual é a diferença,e o que eu devo fazer.
Atenciosamente
José Eduardo Salomão

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Pra vcs tudo o que o Schumacher faz nunca tem mérito próprio nenhum. É sempre por ajuda dos deuses, dos companheiros de equipe, dos outros pilotos, da sorte, ou então é por causa de um carro de outro mundo, da tal falta de adversários à altura e até por ordem do Papa(afinal o atual é alemão)… Aposto que se tivesse sido um outro no carro vermelho a fazer a tal ultrapassagem vcs rapidinho veriam nela uma sacada de gênio, até um top 10 entre todas as ultrapassagens de todos os tempos rolaria. Agora como foi o alemão… aí não. Não tem a menor chance. Chinfrim, chinfrim, tadinho…

O cara deve ser bom mesmo, pois se até no óbvio tem neguinho que se recusa a ver… É porque a realidade deve ser dura, duríssima de encarar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Foi a melhor manobra da corrida, sem dúvida. A defesa do Kimi foi sensacional (desculpe, mas ele não deixou passar mesmo) e a ultrapassagem melhor ainda.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

ah com certeza o Kimi deixou o velho passar, pra que criar caso com os futuros patrões.. o alemão já estava atrapalhado na corrida sem um podiunzinho sequer,, vamos dar uma ajudinha.. a ordem do dia era ajudar o alemão. e kimi já é empregado da Ferrari

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

foi uma ultrapassagem t %!$&#de quem é bom de braço, aproveitou a oportunidade e mandou bala…mas, para mim, foi a “não” ultrapassagem no fisico…show de engodo, que provocou o erro do menino, nem precisou forçar, que aula!!! tão boa qto todas as outras ultrapassagens emblematicas de A x B; C x D e por ai vai…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Concordo com voce. O resto é somente a valoração que cada um de nós faz das qualidades de cada piloto. Isso forma nossas opinões e preferências.

De qualquer forma aceito seu argumento de que “Schumacher teve inumeros meritos, o maior talvez (nota minha – ele também era muito bom em manter voltas rápidas durante uma corrida) motivar e incentivar uma equipe inteira a trabalhar para ele, e o enorme merito de escolher os melhores e mais competentes profissionais para trabalhar em função dele”.

Não deixa de ser mesmo atributo admirável, mas que sinceramente não me faz colocá-lo tão em alta conta assim … tenho preferência por outras qualidades, quando vou valorar e comparar os pilotos de F1.

Mas é somente minha opinião …

Rodrigo Bezerra
Rodrigo Bezerra
17 anos atrás

Eu fico me perguntando, po esse pessoal fica com odio de quem nao tece comentarios pro-schumacher. Po pessoal,existem opinioes diferentes, se o cara nao curte ao extremo o Schummy, ae vem critica. Senna era igualmente bom, assim como o Clark era bom, assim como o Nuvolari era bom. Não eh pq se eh bom que nao se pode criticar. Schumacher teve inumeros meritos, o maior talvez motivar e incentivar uma equipe inteira a trabalhar para ele, e o enorme merito de escolher os melhores e mais competentes profissionais para trabalhar em fncao dele. Mas ele nao foi perfeito, em momentos de stress ele falhou, seja jogando carro em cima dos outros ou parando no meio de monaco esse ano pois TINHA que pelo menos igualar as 6 vitorias do Senna. Ele eh muito bom, mas eh humano, demonstrou isso e temos o direito, como fas desse esporte maravilhoso, de criticar ele sim. Ele co um carro bom, foi insuperavel e talvez ainda o seja, mas bastaram dois anos com outro cara bom e um carro bom, para os campeonatos endurecerem. E nao venham por favor comparar o Alono com o Kimi, que o Alonso eh bem mais competente.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O Kimi errou ao voltar para a parte externa da pista, mas isto não tira o mérito do alemão, nem nesta ultrapassagem e nem na corrida. É incrível como ele freava dentro das curvas, uma agressividade que olha… Teve uma ultrapassagem em cima do Kubica que ele não parecia ter pegado o vácuo, (então pensei: vai ser aqui na reta oposta), que nada! Olhei no S do Senna e o carrinho vermelho deixou o branco para trás. O pneu dele ter furado foi um presente para quem assistiu a corrida. Eu só tenho a agradecer o alemão, foi uma corrida inesquecível. Pena que o campeonato não estava liquidado. Gostaria de ter visto o Alonso deitando o cabelo também. Também fiquei impressionado com o ponto de freada do espanhol. Mesmo “passeando”, o cara é agressivo, freia depois do Deus me livre. Eles são os caras.
O Rubinho estava com uma tocada agressiva, mas o carro parecia não estar legal.

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

o último parágrafo não precisava…

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

menos Gomes…..

Nick Bichinha
Nick Bichinha
17 anos atrás

corrigindo: Pensa o quê, meninos? I´m sorry.

Nick Bichinha
Nick Bichinha
17 anos atrás

Vendo esse vídeo e considerando a empolgação dos mecas com a ultrapassagem do Schummy, é inevitável não pensar no meu fiel escudeiro Carlos Tanguinha. Ele também fica EU FÓ RI CO com minhas pilotagens no kart indoor. Ele e minha mãe, inclusive, sempre vão às corridas trajando camisetas pink muito semelhantes ao macacão cor de rosa maravilhoso que veste este piloto do kart 24 que vos fala. Meu macacão também tem uns babadinhos dourados e prateados que chamam bastante atenção da tchurma. Além, é claro, de vários apliques da minha *ídala* Penélope Charmosa. Antes que algum homófobo maldoso esperneie preconceitos, quero dizer que, ao abandonar o boxe (pugilismo) para entrar no automobilismo, optei pelo kart indoor para ter uma adaptação mais tranqüila. Nada mais natural, não é mesmo? Quando deixei a minha vida de goleador no futebol para partir para o boxe, também fiz a mesmíssima coisa: comecei com adversários menos gabaritados até enfrentar lutadores mais fortes. Pensa o quê, meninas?! A bichinha é fogo!!! Bitoquinhas.

Irving
Irving
17 anos atrás

Prezado Luiz Fernando,
Entendo os seus argumentos e concordo plenamente com você quando se refere ao fanatismo de alguns fãs do Schumacher. Aliás, aproveito o seu comentário para incluir no mesmo nível das viúvas sennísticas as viúvas tedescas. Mas não estou revoltado, não. Apenas gosto de automobilismo pelo que ele é: Velocidade, ultrapassagens, grandes pegas, superação dos limites, competição pura e simples impulsionadas por essas máquinas que tanto amamos. Pô, é tão legal ver uma corrida empolgante, com um monte de alternativas, ultrapassagens, pilotos disputando posições de maneira primorosa. Por que ficar nessa cantilena interminável de menosprezar um oo o outro? Nós, amantes do automobilismo, temos que agradecer tudo o que o inesquecível Ayrton Senna fez nas pistas. Cara, posso ficar esclerosado, mas acho que uma coisa que jamais vou esquecer na vida são as poles fantásticas do Senna. Ele esperava o último instante do treino pra derrubar um temporal pra cima de todo mundo e fazer a pole. Era coisa de outro mundo. Fantástico! Um gênio! E suas corridas na chuva! O homem era fera! E nós também temos que agradecer tudo de bom que o Schumacher fez nas pistas. Era uma ignorância o que o alemão andava antes de parar nos boxes, sua precisão, sua determinação, concentração. Enfim, dois gênios do automobilismo que merecem homenagens e não chacotas. Penso assim. Abraços.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Meu caro Irving, entendo sua revolta, e bem sei que alguns fãs do grande Ayrton Senna as vezes exageram mesmo.

Mas também sei que muitas vezes esse argumento tem servido de pretexto para críticas também raivosas por parte de muitos aficcionados do Schumacher (ou mesmo do Piquet).

Ninguém está infenso a críticas, e a opinião de que a ultrapassagem do Schumacher sobre o Kimi não foi nada demais não deveria suscitar tanta polêmica assim … caso contrário voce poderá estar incidindo no comportamento que voce tanto critica em alguns fãs do Senna.

Abraços,

Luiz Fernando

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Entendo que a ultrapassagem, tecnicamente analisando, não foi nada assim excepcional (como aquela do Piquet sobre Senna em 1986). A Ferrari era muito superior, e o Kimi não tinhamuito o que fazer, naquela reta de Interlados.

Mas foi mesmo emblemática. A última ultrapassagem do alemão, e justamente em cima daquele que vai sucede-lo na Ferrari. Não deixa de ser interessante mesmo.

ernando Varoni Schne
ernando Varoni Schne
17 anos atrás

Ricardo
Tudo bem, a ultrapassagem pode ter sido razoável, mas o que eu quero dizer é que levantam muito a bola desse Alemão que possuiu um carro de primeira durante quinze anos na categoria. Se pegar os números dele em 1997,98,99,2000 foram infinitamente menores do que o do Senna em 1988,89,1990,1991. No qual ambos tiveram carros para disputar títulos e enfrentaram adversários com carros fortes e bons de braço. (Prost e mansell com o Senna) e (Vileneuve e Hakkinen com Schumacher).
É verdade eu detesto o Alemão, mas é por que a mídia vem levantando a bola dele além do necessário a 12 anos. A grande prova disso é os comentários dos mesmos caras que elogiam ele agora e em 1991,92 e 93 sempre gozavam da cara do Alemão dizendo que ele batia muito e vivia quebrando o motor numa época que isso tinha a ver com o piloto. Eu sinto muito cara, eu não sou invejoso. Eu tenho pena daqueles que se acham grandes entendedores de F1, mas foram enganados esses 12 últimos anos. Se vc tivesse assistido F1 de uma maneira crítica esses anos vc perceberia que o Schumacher quase nunca teve que forçar o carro. Que o carro dele sempre foi super equilibrado e o próprio Hakkinen disse uma vez em 1998, se o carro está fácil de dirigir, vc não está giando rápido (tudo que o carro pode). Além disso o Schumacher jogou sujo quase todos os anos da carreira, chegando a ser mais político do que aquele nojento do Prost, não é a toa o apelido de Dick Vigarista.
Eu acho que você gosta dele, pois bem assista de novo as corridas dele e analise quando ele precisou realmente correr, quando deu sorte e quando roubou ou foi sujo. Depois vc me conta tá, eu já sei a resposta.
Desculpa se te ofendi, espero que entenda que sou mais um grande fã da F1 e não do ego, política e outras desqualidades de um piloto.
Fernando

Irving
Irving
17 anos atrás

Agora, a viuvada do Senna (que eu considero um dos maiores de todos os tempos, mas não vou cair nessa babação cega) está feliz porque considerada estar criada a viuvada do Schumacher (idem o que penso de Senna). Sendo assim, analisando as picuinhas postadas, chega-se a conclusão as viuvinhas do Senna incorporaram o seu segundo luto. Com a aposentadoria do alemão, qual será o esporte favorito dessa turma, que era malhar o Judas Michael. Ficaram duplamente viúvas. Te cuida, Alonso (que também tem tudo para merecer o que disse de Senna e Schumacher anteriormente). A hora que a viuvada se der conta que você está pertinho de igualar o recorde de títulos do santo, vão começar a destilar aquele festival de aporrinhações que era bem peculiar na era Schumacher. Puxa vida, automobilismo é um negócio tão legal, tão contagiante. Por que essa turma insiste em se cegar de paixão e não enxergar qualidade em mais nada que não seja referente ao bom e saudoso Ayrton Senna?

Fernando Varoni Schn
Fernando Varoni Schn
17 anos atrás

Eu não consigo perceber qual grande glória foi essa!!!
O Schumaker estava com um carro cerca de um segundo mais rápido só na reta e quase dois na pista em um circuito em que tem pontos de ultrapassagem.
Para mim seria uma vergonha de tamanho imensurável se ele não passasse. O Schumacher tinha a obrigação de passar e ainda por cima demorou muito para passar.

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Pra mim o Kimi abriu.
Ele podia muito bem ter ficado por dentro e deixado o queixada pra trás.
Tudo bem que se ele faz isso podia ter levado a ultrapassagem na segunda perna do S.
Deve ter sido uma alegria pro alemão fazer sua última ultrapassagem no S do SENNA. Seu ídolo.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Sem menosprezar o Kimi, q é um ótimo piloto (já mostrou isso diversas vezes). Mas o Schummy é o cara!!!

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Sr. Carlos Roberto:
acho melhor vc rever a ultrapassagem do Schummy, pois lhe pergunto: como o Kimi is fazer a tang~encia c o cara do lado dele? jogar o carro por cima p os dois saírem da prova? depois q o concorrente está c meio carro ao lado (e o Schummy estava c todo o carro) a preferência é dele. O Kimi lutou, apertou o Shumacher p ver se o alemão tirava o pé, errava… Mas não teve jeito. Aí o Kimi foi inteligente e abriu pois imaginou q o alemão ia espalhar…mas não espalhou, conseguindo contornar a curva corretamente. Um belo e limpo duelo. Ninguém jogou concorrente p fora e ninguém abriu mão de sua posição. Só q um tinha q passar. Se o Kimi tivesse carro e braço p fazer a curva por fora e buscar na outra perna do S… bom, aí é se…

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

Senhores,

Pelo que eu vi, o Raikkonenn abriu pro alemão passar. Ou vi outra coisa? Nos últimos 150 m, o finlandês abre. Ou vão dizer que aquilo foi tangencia?

bebeto
bebeto
17 anos atrás

essa ultrapassagem está mais pra

‘” deixa o homem me passar porque esse carro é meu mesmo ano que vem e não quero confusão com meus patrões ”

Foi bom pra Alegrar a festa do Alonso.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Ultrapassagem é sempre bonito de se ver!!! Pena q o Schummy não chegou ao pódio p coroar a sua carreira. Mas esta ultima ultrapassagem mostrou q ele ainda tem muito p mostrar nas pistas. Só q já ganhou tudo e tá cheio de grana…então vai dar atenção p mulher filhos e futebol. Certíssimo ele. E a ultrapassagem foi show, o Kimi não deu espaço.

Alonso foi bi
Alonso foi bi
17 anos atrás

o pessoal que chama os criticos do alemão de viuvas são de fato as mais novas viuvas.
Não levaram nada (nos ultimos dois anos) então, considerar a super ultrapassagem (sem esquecer que havia recomendações para não atrapalhar que disputava os titulos) é o melhor que voces podem ter.
Fiquem com a melhor ultrapassagem do ano (viuvas) mas não se esquecem: O Alonso foi bi.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Vai ficar na história, assim como a ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria.

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Olha, tirando a ciumeira das viuvas ai debaixo, foi uma p… ultrapassagem sim. Com carro superior ou não, basta ver q o finlandês não deixou espaço, pois estava protegendo sua posição e o queixada se enfiou no milimetro que sobrava e despejou potência… nem que estivessem os dois um no carro do outro, o Haikkonen não segurava essa. Ultrapassagem digna de despedida, pra sair por cima…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Vitor Pernambucano, claro que o Schummy fez outras ultrapassagens importantes, arrojadas, e tão ou mais espetaculares quanto essa ultima, mas o problema é que quando elas acontecem nunca são por mérito do alemão.
Ou por viuvez inconformada, ou por antipatia gratuita, ou por inveja, as desculpas sempre são as mesmas. Ele tinha carro sobrando, com esses pneus até minha avó, o engenheiro é melhor, o estrategista é que é o bom, a assessora de imprensa é mais gostosa, ou o outro piloto era um b.unda mole.
Caso específico do Fisico, citado por você.

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Como diriam as mocinhas do telemarketing: No caaaaaaso…
Eu acho que foi mais um: ‘Passa aí que vc ainda vai ser meu patrão e eu tô chegando na equipe agora…’

Mas que foi a ultrapassagem mais bonita da corrida, não tem dúvida!!!
O alemão foi genial e o Kimi foi muito leal de ter tirado o carro pra não bater. Os dois são ótimos.

Espero ver o Kimi brigando muito com o Massa e o Alonzo no ano que vem. Acho que vai dar um bom campeonato.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Abfabi;

Olhe, não é por nada não, apesar de não gostar do alemão reconheço o seu talento, não me considerando, portanto, um “Schu-hater”, como você diz. Mas eu tenho que concordar com o pessoal de que a ultrapassagem do Schumacher em cima do Kimi, que foi até bonita, e todas as outras em Interlagos estão sendo superestimadas. Sim, a Ferrari era um carro que estava cerca de 1s mais rápido que os demais, o que facilitou muito.
O alemão já fez ultrapassagens muito mais bonitas do que aquelas. Assim, considerar a corrida de Interlagos como “o mais belo espetáculo do Schumacher” é não fazer jus ao talento do alemão. A ultrapassagem dele em cima do Fisichella na China, por exemplo, foi muito mais bonita e ousada.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

A ultrapassagem é perfeita, nem as rodas na zebra ele colocou.
É brincadeira acharem que era só o carro que estava sobrando.
Se não tiver piloto, não tiver braço, não adianta nada ter mais carro.
Ou voces não acompanham F-1?
Maravilhosa a vibração dos mecanicos e a cara do Tio Dennis.
Ultrapassagem pra ficar na história, mas ainda tenho duvidas se foi a ultima do Schummy.
Acho que ainda vai ter a “saideira”.

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Com aquela Ferrari até o Ide faria uma ultrapassagem no Kimi..
Ultrapassagem mesmo foi aquela do Senna em cima do Hill no miolo de Interlagos em 93. O Hill tinha um carro muito melhor que o Senna e foi em um lugar que ninguém se arrisca em ultrapassar, a não ser que seja um gênio.
(nunca vi o alemão ultrapassar ninguém no miolo, nem tendo uma ferrari).

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Caros Schu-haters,

Não sei se vcs já repararam, mas se vcs usarem os mesmos parâmetros que usam para medir o Schumacher e medissem igualmente os pilotos de agora como os de outrora, estaríamos zerado de talentos na pista, pois nenhum seria considerado good enough. Nem unzinho.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Continuaría, e calaria a boca de um monte de gente por aí!

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Relembrando: Sakon Yamamoto fez a 7º melhor volta da corrida calçado com pneus BRIDGESTONE, num carro que costumava ser 4s mais lento que os ponteiros. Com um pneu desses até eu!

Gabriel "Koyzinho"
Gabriel "Koyzinho"
17 anos atrás

não puxem o saco demais do alemão! O raikonen não é qualquer piloto também. E a diferença de equipamento era muito grande…. Se fosse com equipamentos equilibrados já era pro shumi essa corrida… Não chegaria nem no Barrichelo!!!

DO CONTRA
DO CONTRA
17 anos atrás

PELO AMOR DE DEUS, SE VC ASSISTIR O VIDEO VAI PERCEBER
QUE O DICK TEM CARRO SOBRANDO, A MACLAREN FEZ UM SHIT-CAR ESTE ANO.

Carlos Godoy
Carlos Godoy
17 anos atrás

Tem uma séria de ultrapassagens entre Schumacher e Montoya na F1 no YOUTUBE

Finest battles between Schumacher and Montoya.avi

Muito bom mesmo. Um ultrapassa e o outro devolve.

Ai depois dizem que o Michael nao sabe ultrapassar.

X Racer
X Racer
17 anos atrás

Vale lembra a que ele fez no Barrica tb.
Depois de passar ainda esticou a mão agradecendo.

Rodrigo Bezerra
Rodrigo Bezerra
17 anos atrás

Ah, sempre eh bom lembrar que a unica coisa que o Montoya fez de bom na F1 foi uma ultrapassagem ainda mais bacana no mesmo ponto… e em cima do mesmo Schumacher. :)

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Vai comparar uma Ferrari que estava sobrando, com uma McLaren que tinha problemas de aderencia?Se os carros estivessem invertidos eu concordava.