Meu primeiro sonho

SÃO PAULO (a vida não é só Interlagos) – E vamos dar uma geral neste blog, porque tem muita coisa velha e boa para mostrar, ainda. Começando com o Hofstetter, que foi lembrado pelo Leo Engelmann depois de ver o Lavínia da FEI, lá embaixo.

Foi o primeiro carro com que sonhei na vida, depois de vê-lo no Salão do Automóvel de 1984. Um carro inacreditável para a época, mais ainda por ter sido feito no Brasil.

Foram fabricados 18, ao que parece. No BestCars tem uma breve história do bicho. E no site do MG Club há o relato de um que está no interior de SP.

O último que vi estava numa exposição em Santana do Parnaíba.

É ou não é uma coisa de louco?

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juan Dierckx
Juan Dierckx
4 anos atrás

O Hoffstetter foi declaradamente inspirado no Maserati Boomerang, protótipo de 1971. A semelhança é flagrante.
Tem também um pouco do Alfa Romeo Carabo, de 1968.
[email protected]

Márcio
Márcio
14 anos atrás
Márcio
Márcio
14 anos atrás

Mande fotos do hofstetter no nosso e-mail. Talvez de negócio. Grato!

Hofstetter a venda!!!
Hofstetter a venda!!!
15 anos atrás

Pelo que eu vi, há algumas pessoas aqui interessadas em comprar um Hofstetter, inclusive o Jean ! Você poderia me dar algum contato dele ? Pode ser até mesmo o e-mail! Escreva para mim, por favor: [email protected]

Obrigada

Hofstetter a venda!!!
Hofstetter a venda!!!
15 anos atrás

Olá!

Tenho um Hofstetter 1987 a venda! Ele é lindo, apresenta-se ainda TODO original, inclusive os pneus, com apenas 23.000 km rodados. Ele está impecável, com bancos de couro, praticamente ainda zero!
Vocês conhecem alguém que tenha interesse em comprá-lo? Estou colocando a venda, se souberem de alguém, por favor, comuniquem comigo!
E-mail para contato: [email protected]

Aguardo contato de vocês!

Márcio
Márcio
Reply to  Hofstetter a venda!!!
14 anos atrás

Entre em contato pelo nosso e-mail e mande fotos do hofstetter. Talvez de negócio!
Grato!

jean
jean
15 anos atrás

bom dia tenho interesse em comprar um hofstetter, caso vc. conheça alguem que tenha um me responda o mais breve possivel

Obrigado

jean

Heleno
Heleno
15 anos atrás

Mal Chamar o Flavio de Fabio, erro de digitação.

Heleno
Heleno
15 anos atrás

Adauto,

Se quiser, comprei um em estado de miséria e vc pode tirar alguns moldes dele.

Aliás , quem quiser pode me contactar.

[email protected]

Sou de Santo André no ABC Paulista (Grande São Paulo), o carro está em Ponta Grossa e devo trazê-lo para SP até o final do ano.

Abraço ao Fabio Gomes e Leitores.

Se um dia eu conseguir conversar com o Mário Hofstetter sobre esse carro vou ficar muitíssimo feliz!

ADAUTO
15 anos atrás

cara este carro é demais, estou procurando pelo projeto para fabrica um replica sou apaixonado por este modelo,só conheço por revistas e do auto esporte mais quero um deste att.

mario hofstetter
mario hofstetter
15 anos atrás

Caro Flávio, meu nome é Mario Hofstetter, só hoje vi o seu artigo sobre “meu primeiro sonho”. Na pista andavamos perto,
eu com a Lotus 65 ou Alfa 65 na Classic.
Do Hofs foram feitos exatos 18 e 14 foram comercializados.
Dos comentários, com muitas besteiras e acertos tenho:
Correto o motor Hart no primeiro Hofi (pelo Sr Joaquin),
Errado PC Farias pelo Sr José Carlos, realmente o nome era parecido.
Nunca neguei a inspiração na Alfa Carabo ou Maserati Boomerang, alías Chapman ao ver a Boome encomendou o projeto Spirit a Giugiaro da Italdesign.
Fiquei muito honrado em saber do seu primeiro sonho,
mario hofstetter

Carlos G L
Carlos G L
Reply to  mario hofstetter
7 anos atrás

Caro Hofstetter,

Que tal reactivar a fabrica. porem produzir eletrico?

Cheers,

CL

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

em 1983 morei em sp na rua gomes de carvalho na vila olimpia a uma quadra da fabrica da hoffs,tinha um sonho de um dia quem sabe poder dirigir um bolido deste pois eu era um reles vendedor de molykote que havia sido transferido pra sp;para surpresa a dois anos estava de feria sem natal e vi em uma agencia um hoff branco e azul em uma agencia prox ao estadio do castelao,automaticamente parei e fui butucar a maquina e ja estava praticamente fechado por 12paus,quando pedi os docs da caranga e pude observar que a mesma pertenceu ao pcfarias,automaticamente e nao querendo ter problemas abortei a compra do hoff,cheguei de volta em sete lagoas e meu amigo de petropolis me chamou para comprar a 944 que possuo hoje ,em suma meu 944 foi um hoff
em tempo agradeco a um colega de vitoria que atravez do blog achou um formigao renha em vitoria que e a proxima aquisicao da garage

jose carlos
sete lagoas

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

É uma cópia fiel do Boomerang. Aliás, encontrei o Mário, o idealizador, pois ele tem uma escritório no Conjunto Brascan Cinoplex, no Itaim Bibi. Ele ainda tem uma. Meu amigo Fredi do RJ, grande colecionador de jeeps militares, tem um também, na côr preta. Porém, sem o painel digital.

Michel
Michel
17 anos atrás

Poucas semanas atrás, no último pedágio da Anhangüera antes de chegar a SP vindo do Interior, topei com um Hofstetter prata. Foi incrível como ele chamava a atenção de todos, desde o cara do pedágio até os carros das filas do lado. Não sei qual motor equipa esse carro, apenas sei que o bicho deu uma esticada e tanto, e com um ronco…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Ah, ah, ah, é isso mesmo Joaquim, o Rotterdan e o chefe endoidaram legal.
Um abraço do tamanho de Interlagos para você. (a pista antiga e verdadeira, é claro)

Luiz Franco
Luiz Franco
17 anos atrás

Esse carro é o Hofstetter. Precisa de um revisor?

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Realmente tem um desse em Bauru, interior de SP, vermelho…
Se esta a venda nao sei, so me lembro de te-lo visto varias vezes quando morei la…
Tenho tbm a revista 4 rodas com o teste dele da época, era o carro nacional mais veloz…

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Pelo ângulo da foto, fiz uma associação imediata com o Lotus Esprit. Mas realmente ele também lembra bastante os Countach mais antigos.

martim damy
martim damy
17 anos atrás

tem um em santos de um dentista dele desde 0km parecendo que saiu da fabrica, vi este carro a uns oito meses atras

Cesar Caseiro
Cesar Caseiro
17 anos atrás

No último domingo passei por um desses na Rod Bandeirantes. Estava sobre um reboque, sendo puxado por um caminhão que carregava outro carro antigo (não consegui identificar).

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Meu caro e bom Veloz HP,
As maiores contribuições de Nietzsche para a filosofia compreendem idéias na área da ética, antropologia e filosofia da religião.
Talvez o nosso Blogueiro-Mor esteja mais para Erasmo de Rotterdan, com o seu “Elogio da Loucura”.
Abs fraternos.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Coisa linda, adoros esses post que trazem a tona os Matuzas.
Fiquei imaginado um carro desses em 84 aqui no Brasil.
Realmente era um belo sonho.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Após postar o Hofstetter, várias lembranças trouxeram aos nossos blogueiros outros, pelo menos, com o desenho semelhante.
Os carros citados aqui, estão na Confraria.
Quase todos, claro…

revelador
revelador
17 anos atrás

tem um desses aqui em Santos…. fica no Gonzaga…… branco, inteiro….

Vitor Batista
Vitor Batista
17 anos atrás

Sei que pode parecer estranha a comparação, mas esse não é o carro usado naquela trilogia ” De volta para o futuro” ?
O dr. Emmet Brown mandava o Martin McFly pro futuro ou pro passado usando essa geringonça aí.
Estou errado?
Um abraço!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio, meu amigo kamarada voador, o que aconteceu entre 1984 e 2006 que fez você mudar tanto de sonho e agora só falar de Lada e Trabant ?
Quando você era “duro” sonhava legal, agora que é “marajá” sonha ruim.
Bebeste muita vodka horrivel dos Balcans ?
Leu muito Nitchzk (não sei escrever esse nome) que morreu louco de pedra num hospício ?
Fumaça de 2T faz mal ?
Bem, como não bebo nada alcoolico não corro esse risco.
Não leio esse escritor de nome esquisito e doido terminal, então me livrei dessa também.
Sobrou a fumaça de 2T e aí corro perigo pois tenho alguns motores desses em casa e os uso frequentemente.
Resta uma esperança que é o tipo de óleo usado. O meu é o Motul GP-800 e o seu ?
Flávio, Flávio, a mente mais interesante e divertida por aqui.

Darcio Botelho
Darcio Botelho
17 anos atrás

Que legal saber que as vezes as mesmas experiências são compartilhadas por outras pessoas. Esse também foi o meu 1º sonho de consumo automobilístico, sonhava com aquele painel digital. Abraço.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Realmente é coisa de louco…..um retro?? uma homenagemn ao DeLorean DMC12?? Q raios é isso?? uma espaçonave sobre rodas..e de certo com motor AP.

totiy
totiy
17 anos atrás

me lembro do carro na motor 3 e quando o vi no salão do automovel,de pé num elevador,fiquei imaginando o sofrimento do mecanico se tivesse que tirar o motor ou o cambio com aqueles montes de tubos entrelaçados do chassis
quem se lembra do dardo monteserrat ?outra dessas tentativas de veiculo super esportivo tupiniquim a imprensa especializada ,da epoca chegou a pubicar que o construtor pegou a grana dos caras interessados mas não entregou nenhum carro,alguem sabe da historia ?

Daniel Tomiate
Daniel Tomiate
17 anos atrás

Lembra bastante o Wiegert Vector W8:

http://files.conceptcarz.com/img/vector/vector_w_0_17.jpg

Mas acho que o Vector ainda é projeto mais recente que o Hofstetter.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O Hofstetter tem uma história interessante: Mário Richard Hofstetter, projetista e construtor, baseou o projeto em dois carros conceitos de Giugiaro, o Alfa Romeo Carabo de 68 o Maserati Boomerang de 1971. O primeiro carro ficou pronto em 1980 e o chassis original era de um protótipo de Div-4 e equipado com um motor Ford-Hart de 2 litros de 280 Hp, motor este que havia pertencido ao March F-2 da equipe Frank Williams e que fora pilotado por Josè carlos Pace em 1972. Para produção em série, partiu então para um projeto com um chassi mais convencional tipo tubo central em aço e carroceria de fibra de vidro . O motor era o VW MD270 do Passat 1.6, depois substituido pelo AP-800S do Gol GT, equipado com um turbo de 0,9 bar de pressão, perfazendo cerca de 185 HP. Suspensão dianteira de Chevette e traseira McPherson (dianteira do Passat). Em 1988 passou a utilizar o motor do Santana 2.0 sobrealimentado e com intercooler, chegando aos 275 Hp. Dezenove caros (incluindo o protótipo inicial) foram construidos, sendo comercializadas quinze unidades até 1990.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Um dia esses carros vão valer uma nota pretíssima. Foi assim com o Uirapuru, Malzoni e Puma DKW, Interlagos, etc..

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Alguem já viu o Mercedes C 111.

Wellerson Santana
Wellerson Santana
17 anos atrás

Fala galera, como saiu a comparação com um Diablo, vou um pouco mais a fundo.

Este carro parece um pouco com o Delorian do “De Volta Para o Futuro”.

Naquela época só o carro do Dr. Albert tinha portas e design tão parecidos.

Um abraço.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Eu vi um desse, na cor vinho, em Campinas. Acho que em 1995. Lembro que fiquei olhando para o detalhe das janelas deslizantes.

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

O ultimo que vc viu estava em Santana do Parnaíba? Quer comprar um? Sei onde tem um a venda… pela modesta quantia de R$75.000,00 em Bauru/SP… caro? Pode ser, mas também pode ser barato… Alguém achou caro? Pode procurar um mais barato.. heheheheh FG se quiser ver me contacta que falamos com o dono, tenho o telefone.

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

Que trubufu é esse?! Ow carro feio… mas que tem estilo, ele tem.

Léo Engelmann
17 anos atrás
Gustavo S.
Gustavo S.
17 anos atrás

Me lembro de um desses (branco) numa concessionária VW aqui na minha cidade (São Leopoldo, RS) lá por 86 ou 87.

Do alto dos meus 9-10 anos à época, achei o máximo. Revendo-o agora: que coisa medonha. :D

PV
PV
17 anos atrás

Parece ser uma cópia doméstica do Lamborghini Countach.
É só visitar o link abaixo para conferir.
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/countach-1.htm