No comments


Saiu hoje no Monkey News, do José Simão.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karsokas
Karsokas
17 anos atrás

Bom, depois que o Massa aprender a andar na chuva e não dar desculpas ridículas…..eu vou admitir que ele é o vencedor e o Barrichello, o The Rotado…(Detestei o rótulo, mas soa legal)

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

El Defensor,

Estava me perguntando por onde vc andava…

Prematuro comparar um ao outro? Como assim? Então teremos que esperar o quê? O Barrichello se ambientar na equipe em alguns anos para então performar? No começo eram os botões, agora é com a equipe que precisa sincronizar, precisa de tempo para se adaptar, cativar… Sei, sei. Só que meu caro, o relógio não pára. Tick, tick, tick..

Aliás, se o Button tem não sei quanto tempo de Honda(quer dizer de Honda ele só tem esse ano já que antes era BAR), quantos anos de F1 tem o Barrichello? Isso no mínimo deveria ajudá-lo em algo. Dar uma certa vantagem… Aliás, se não me engano experiência foi uma das supostas vantagens que creditaram ao próprio Barrichello para arrebentar na Honda. Além é claro da superioridade de pilotagem que sumiu este ano diante de um piloto considerado até então meia-boca como o Button. Ela foi parar aonde? No ralo japa? Foi perdida como? Por falta de familiarização com a equipe? Com o carro? Mesmo aos trancos e barrancos ela deveria ter aparecido em algum momento. Na chuva talvez? Se apareceu, eu confesso que não vi.

Acho que não sou eu que ando precisando de bom senso nas minhas afirmações, né? Além do que, eu avisei que talvez vc devesse guardar um pouco de munição pra gastar contra o novo companheiro do Barrichello na Honda, lembra? Viu, foi gastar todas com o alemão…, ficou só nessa pra justificar. Too bad!

Liberatori
Liberatori
17 anos atrás

Simplesmente a melhor e mais perfeita charge de toda a história da F1!!!

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Topo fazer o curso de português, mas teríamos que ir juntos, Flavio Gomes, lembro – me do subir em cima entre outras.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Desculpem pela falha…tedesco é o Schummy.

Outra coisa:

ABCDFABI:

Não acha que é prematuro comparara Rubens x Jeson?
O brasileiro pilotou durante 6 anos uma Ferrari e esse é só o primeiro ano dele na Honda. Aliás, um momento de transição, diga-se.
Button está lá há quanto tempo?

Um pouco de bom senso ajuda a discussão.

Quanto ao Simão, minha opinião é a mesma em relação à Turma do Pânico.
O cara vive de esculhambar os outros, fazer o que? Aliás, ele esculhamba até ele mesmo.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Um cursinho de português, que tal?

Genison Kobe
Genison Kobe
17 anos atrás

Pô!!! Os caras chuparam o desenho do jornal daqui de Vitória/ES, que por sinal é assinado pelo Amarildo (o mesmo das vinhtas da Globo).
Mas…que ficou engraçado ficou…

Galvão
Galvão
17 anos atrás

As pessoas que falam do Rubens juntas não tem o $$$$$ ganho em 1 corrida mediocre dele. The rotados é quase todos vcs, frequentadores do setor G. Credo!! O dia que pelo menos vcs sentarem em uma Ferrari pode falar alguma coisa.

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Que The-Boche – o pobre do Rubin ta levando mais malha que ambulante no inverno paulista…

Mas tambem ele nao tem do que reclamar nao: quem manda ficar dando entrevista e falando besteira atras de besteira, tentando justificar seus fracassos ao denegrir o sucesso dos outros. Primeiro foi a estoria de que o Button eh favorecido na Honda, e agora foi dizer que o Massa so ganha quando o Schumacher quebra… assim eh demais! Se for pra falar essas mer-cadorias so vai perder o respeito das pessoas mesmo. O meu ele ja perdeu… ta com atitude de The Rotado mesmo. E de mal perdedor, o que eh pior.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não, não é proibido falar mal de ninguém. É proibido xingar, ofender, ser mal-educado. Eu, por exemplo, acho um monte de coisa de você. Poderia escrever todas elas aqui. Mas aí teria de apagar.

Como tenho feito com vários outros blogueiros, estendo a você o convite permanente para que caia fora.

1GT
1GT
17 anos atrás

Os miolos do Barrica nunca mais foram os mesmos depois de San Marino em 94…
Já está mais que na hora da aposentadoria…isso vale pra escocês matusa que vive a base de energético…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Também acho que o Rubinho está longe de ser um top-driver (nem sei se o Massa é …), mas comparar os períodos do Rubinho e do Massa na Ferrari é um absurdo !

Massa chegou quandoo alemão já estava parando, e desistindo de competir (o texto do meu xará no GP Total está ótimo). Assim só lhe resta puxar o saco do alemão, pra conseguir o seu apoio para permanecer na escuderia. Fáilc, não ? Se o Massa estivesse na Ferrari em 2001, o que ele faria ? Se contentaria em ser o 2º piloto bonzinho e prestativo, que está correndo com o ídolo de infância ? É claro que não !

O que faltou para o Rubinho foi chutar o balde ! Não deixar o almeão passar mesmo não ! Ele ficaria só 1 ano na Ferrari,e agora deveria estar … …. …. numa Honda !!

Punk Rock
Punk Rock
17 anos atrás

CENSURA NO BLOG:
PROIBIDO FALAR MAL DO SIMÃO
O idiota é teu amigo, FG?
PRONTO, DELETE JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jcesar
jcesar
17 anos atrás

e depois ainda querem teimar como Piqeut… o cara é lento e pronto. Algumas coisas que observei nesta temporada: na largada sempre perdia posições, o button foi melhor que ele durante a temporada, sempre tem uma desculpa (freios, volantes dos botões, etc.). Exemplo é que o Massa, no primeiro ano de equipe, mesmo como schumacher disputando o título, foi muito melhor que o Rubens.

e quem falou que estamos cuspindo no prato? Nunca comemos nada! O Rubinho ganho uma duzia de corridas em “10 anos” de F-1, nada mais….

Renato Motta
Renato Motta
17 anos atrás

Pelo amor de Deus gente,ninguem tira sarro do rb por causa de seus resultados e sim por sua boca .
Ele disse uma vez que não era inferior ao Schumacher e é provavel que se considere do mesmo nivel de outros grandes pilotos.
É como se um jogador de futebol apenas bom como o ingles Lampard se considerasse igual ao Pelé.Seria avacalhado la e aqui.

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Abfabi,

Disse tudo. Se o Rubin ficasse quietim num tinha problemim.

O negócio é descer a “linguatória” nele.

Para quem não sabe, linguatória é o equivalente da palmatória pra quem tem lingua grande…

Rogerio Bernardez
Rogerio Bernardez
17 anos atrás

O Rubinho foi o segundo melhor piloto de f1(vice campeão).
Tem algum jornalista brasileiro que foi o segundo melhor do mundo?
Mais respeito.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
17 anos atrás

Na minha opinião THE ROTADO é a maioria do povo brasileiro , que trabalha duro e no fim do mês o dinheiro mal dá para pagar as contas , juros e os impostos devidos a nossa incorruptivel máquina estatal.
Rubens Barrichello deve receber quase um milhão de dolares por mês , para fazer o que : Dirigir um carro de Formula 1 , morar em Monaco , participar de jantares e demais eventos promocionais ao redor do mundo…Isto para mim não é vida de um THE ROTADO.

1driver
1driver
17 anos atrás

Como o próprio Rubinho disse:”humor no Brasil é muito infantil”

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Discordo desses que estão defendendo o Barrichelo como esse ele fosse um pobre coitado.

Pra começar se ele fosse bom, tivesse sido campeão então o estaríamos ovacionando ao extremo. Na mesma proporção, ou talvez em proporção maior, ao que estamos tripudiando. Outra: ele é um cara de projeção mundial. Deveria saber disso quando escolheu ser piloto de F1. Sendo assim tem mais é que aguentar as consequências da sua profissão. Se colocarmos na balança, o Barrichelo tem mais é que estar sorrindo. Essas brincadeiras das quais ele é vítima são o lado ruim da profissão dele. Mas ele goza de um dos lados bons (talvez o melhor). Ganha muita grana com a F1. Então não pode reclamar.

A minha profissão não me dá a grana do Barrichelo tampouco me traz o risco de ser achincalhado como ele. Mas, nas devidas proporções, sei que tenho que me cuidar pois posso pagar pelos meus deslizes. Isso está inerente a toda profissão.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Vcs são muito engraçados. Vcs falam nas tantas vezes que o Barrichello “deixou” o Schumacher vencer… Que eu me lembre só foi uma, na Austria em 2002. E nem me venham dizer que isso rolou antes porque pela reação do Barrichello na tal prova, deu pra ver que foi a prima. E depois, os tais jogos de equipe foram proibidos, se bem que ainda continuam em voga mas de uma forma disfarçada e diga-se de passagem praticado por todas elas vide 2005 Monty e Kimi e este ano Fisi e Alonso. Talvez tenha rolado uma ou outra tiração de pé pra evitar um incidente a la Dani Pedrosa, já que o Schumacher estava sempre disputando o título e sempre na frente do brasileiro… mas cá pra nós, quantas vezes o Barrichello andou numa corrida perto o bastante pra ameaçar o Schumacher? Duas? Três? Tá bom, quatro, vai.

Agora, as vezes que o Schumacher deixou o Barrichello ganhar pra ajudá-lo a levar o vice, vcs convenientemente esqueceram, não? Ora, num tete a tete com o alemão o Barrichello nem 9 vitórias teria tido na carreira e como deu pra ver este ano, passar o Barrichello na pista é tarefa das mais fáceis, já o Button… e por falar no inglês, até o Button passou várias vezes pelo Barrichello este ano, com o mesmo equipamento, então, meus caros,… em tempo, uma perguntinha: essas ultrapassagens do JB sobre o RB foram por algum acaso alguma ordem de equipe?… Aliás, por que vcs e o Barrichello voltam sempre aos tempos dele na Ferrari? Pra abafar o ano vergonhoso que ele teve apanhando de chicote do Button? Por que não aproveitam e dão uma olhada ajuizada e crítica nas performances do brasileiro e vejam as áreas em que ele precisa trabalhar pra melhorar. Por que não sei se vcs notaram, mas tanto nos tempos de Ferrari como nos tempos de Honda, as mesmas coisas, o mesmo cenário vive se repetindo. Coincidência? Azar? Algum fator predominante nas duas? Enfim, ao invés de ficar culpando Deus e o diabo pela falta de resultados dele, que tal começar a ver a responsabilidade nua e crua do próprio nessa história toda? Quem sabe assim, ano que vem ele levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, e melhor dando uma bela resposta a todos os críticos e piadistas de plantão(e me incluo nesse meio) da única maneira que se deve dar: na pista, com performances de tirar o chapéu. Como aliás, fez o companheiro dele de equipe nesta temporada, que também é alvo de críticas e sarros mil na terra da Rainha. Ou vcs acham que Jenny Buttocks é um apelido carinhoso? Enfim, é assim que a gente responde, críticas e piadas.

E por falar nas piadas… ele virou alvo delas pelas suas atitudes e comentários muito mais do que pelo seu “pilotar”, que também contribuiu um pouquinho, vai. E é aquela história, se quer ter o respeito dos outros, ele que se dê ao respeito primeiro que aí com certeza, terá. E que pare de dar as suas desculpinhas mequetrefes pois ninguém mais aguenta o terço que esse daí reza. Ou alguém aguenta?

Mayara
Mayara
17 anos atrás

A Ferrari não ganhou o título de construtores pq o alemão nào ficou na frente do Alonso. O Massa fez a parte dele, terminou na frente do Fisico.

Andrey
Andrey
17 anos atrás

Alô “defensores do Rubin” o termo “tedesco” distingue indivíduos de origem alemã, não confunda, o Fernando Alonso é Espanhol das Astúrias.

Adriano
Adriano
17 anos atrás

Flávio, acho que sua má vontade e grosseria com o Rubens Barrichello estão passando do limite, fácil bater em quem está de baixo, mas acaba sendo também um ato de covardia, o cara não tem como se defender. Você já não é tão jovem que não entenda que todo excesso é prejudicial, humilhar e tripudiar é muito.

walter
walter
17 anos atrás

Não tem nada de Geni: ninguém tira sarro nem faz piada com o Boesel ou PPDiniz (dentre tantos).
O Rubinho pede para ser satirizado, com suas declarações infelizes e seu desempenho insuficiente.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

A sensacional Vitória do FELIPE MASSA em Interlagos, e esta charge de matar dinossauro rex, enterra de vez o nome Rubens barrichello como o Piloto do Brasil na F1.Rubens, agradecemos pelos seus serviços mas agora creio que poderemos olhar de cabeça erguida, Graças a Deus, antes tarde que nunca

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Uma música que é a cara da relação do público e a mídia brasileira com Rubens Barrichello é essa, aí vai um trecho dela…

…”Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir”…

…um dia o Rubens serviu a todos nós, era nossa “esperança de vitórias”…noutro, ele é bom de “bater e cuspir”…
Também acho que estão faltando com o respeito a ele, e é inegável que o Gomes, mesmo que conteste o que vou escrever, aplaude e incentiva essas manifestações de desrespeito ao Rubens (intencionalmente ou não), pois não se exime em divulgar essas manifestações de desrespeito e humilhação ao Barrichello, que nada tem a ver com jornalismo esportivo. Vi sites sobre automobilismo se manifestarem contra essas ações dos últimos dias, e outros nem reportar a história da “tartaruga do Pânico”…conversando com um pessoal que não é fã do piloto brasileiro a caminho do autódromo, todos se manifestaram contrariados com o episódio da semana passada…a minha impressão é que as pessoas que não estão mal intencionadas não concordam com esse linchamento ao Barrichello…

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Nao sei se ja falaram, mas para tapar o buraco deixado pelo Schumacher, Massa….

Horrivel ne ?

Mauro
Mauro
17 anos atrás

mais uma vez, falta de respeito… palhaço é assim mesmo, vive de palhaçada…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
17 anos atrás

Concordo com o Armando e o Eduardo. Tudo bem que o Barrichelo sempre teve um péssimo timing para suas declarações (ou sempre foi muito mal acessorado – aquele negócio de tirar do aras páginas do orkut foi o fim da picada), mas o brasileiro tem o péssimo hábito de malhar qualquer um que não seja o vencedor. Pro brasileiro comum, segundo lugar e nada é a mesma coisa. O cara que não vence é um pária, é só o primeiro dos perdedores. O Piquet mesmo já disse isso.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

O que eu acho interessante, é que se esquecem que o Rubens comeu o pão que o diabo amassou com os pés na Ferrari. Engliu sapos, cobras e lagartos, teve que tirar o pé, ceder o carro, ficou sem gasolina, a equipe só errava no pit stop dele… mas quando a Ferrari precisou, ele foi lá e deu seu recado. Coincidência ou não, a Ferrari passou a ganhar tudo no período que ele estava lá. Depois que ele saiu, só ferro.

Outra coincidência, no ano passo e no início desse ano, a Honda era uma canoa furada que só afundava. Tá lá o Rubens ajeitando as coisas no carro, até andar bem melhor, e ele sempre indicando onde estavam os problemas no carro. Ou vocês acreditam realmente que o Button sabe alguma coisa em desenvolvimento do carro?

Respeito é sempre bom, em qualquer lugar. Esse tal de José Simão já acelerou algum carro na vida, a não ser o de supermercado? fala para ele ir lá andar com o Rubens.

Agora o bola a vez é o Massa. Falam que ele conseguiu no primeiro ano o que o Rubens não conseguiu em 5. MAs se esquecem que as situações eram totalmente outras, eu queria ver o Massa no lugar do Rubens no mesmo período. E não se iludam, ganhou por cincustâncias favoráveis, na Turquia o alemão não conseguiu passar o Alonso, e no Brasil ele ficou para trás. Senão, ia ter que tirar o pé mesmo, e deixar passar caladinho!

Vasmo ver no ano que vem o que acontece com essa nova “estrela”.

Andre
Andre
17 anos atrás

dar

Andre
Andre
17 anos atrás

Vamos da o The best para o button, que sem precisar de pedir para o companheiro de equipe maneirar, trocar de posicao, imporia 61 a 30 pontos, se nao fosse aquela ordem de equipe para parar na linha de chegada.

A verdade doi.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Coitado do Barrica, sei lá, acho que pessoal está passando um pouco dos limites com o cara, como o Flavio disse ontem, tem que brincar mesmo, mas tudo tem um limite saudavel. Abraço

Carequinha.
Carequinha.
17 anos atrás

Juncker,

Imagina então o Simão chamando o Rubinho para escrever uma matéria.

Ednei
Ednei
17 anos atrás

PERFEITA

Juncker
Juncker
17 anos atrás

Walter, daqui 30 anos vamos falar do rubinho como falamos do Boesel, Chico Serra Gabriele Tarquini.

Pelos que eles fizeram em outras categorias nao pela F1……
ahahahah

walter
walter
17 anos atrás

Eu me pergunto se, daqui 30 anos, falarão do Rubinho, mundo afora, como falam, digamos, do Icks, do Regazzoni ou do Amon.
Me pergunto se , daqui 20 anos, falarão do Rubinho, como falam do Reutemann, do Villeneuve ou do Peterson.

Edgard
Edgard
17 anos atrás

Charge perfeita…diz mais que qualquer discurso!!!!

Juncker
Juncker
17 anos atrás

Muito boa charge…
Agora so quero ver o Ze Simao chamando o Barrica para andar de Kart.. para o Barrica mostrar quem é o The rotado.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
17 anos atrás

Alguém leu que o Fernando Alonso colocou Rubens Barrichello como um dos seus adversários na briga pelo título da temporada 2007?
O que será que o tedesco viu, que nós, brasileiros de alma pequena, reféns de uma imprensa direcionada e vendida, não vimos?
Porque Barrichello figura entre os favoritos para disputar o título em 2007, para Fernando Alonso?
Vale lembrar que Alonso é um dos poucos, junto com Hill, Villeneuve e Hakkinen a derrotar Schumacher desde 1994, quando o alemão se tornou imbatível.
Os outros que figuram na lista de Alonso são Button, Massa e Raikkonen.
Tudo bem! Palpite é palpite. Mas palpite de campeão vale peso 2.
O engraçado é que ninguém deu muita importância a isso. De certo porque o Mundia 2007 está longe de começar. Mas o que me pergunto é: Porque Barrichello estaria nesta lista?
Num passado recente, Ayrton Senna, numa entrevista despretenciosa a Flávio Gomes revelou ter um sonho, muito distante na época, mas mesmo assim, um sonho.
Depois veio se saber que esse sonho era correr pela Ferrari.
Alonso agora dá um declaração, dependendo do ponto de vista, relevante. O cara está lá dentro, é bi-campeão consecutivo e sabe o que fala. Jogar Barrichello, o mais improvável da lista, como pretendente a campeão representa o que?

Abraços

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Queria aproveitar pra mandar a homenagem que meu filho mais novo, torcedor do Schumacher fez no domingo ainda de pijamas as 8 da manha – http://www.youtube.com/watch?v=R6Grw1-Dzd4http://www.youtube.com/watch?v=04wjPewcqhg

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Eduardo Cruz,
apetrar o pedal direito não seira suficiente. O cara já confessou que tem mania de esquecer o pé apoiado no pedal do freio. Repito: ele é reu confesso. Ele admitiu isso.

Tenho pra mim que o Barricha é o cara errado no lugar certo. Na segunda-feira, no “Bem, amigos”, o Massa, respondendo a um pergunta do Falcão, disse que já viu bons pilotos que ficaram pelo caminho. O Barrichelo é exatamente o contrário. É um piloto mediano que chegou ao topo.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
17 anos atrás

Gosto do Rubens. Mas acho que ele faria melhor a si próprio se apertasse mais o pedal da direita e fechasse a boca de vez em quando. Sempre tem alguma sacanagem com ele. Em grande parte das vezes, é ele mesmo quem se coloca nas situações que permite que quem quiser zoá-lo, pode.

Tem uma história que ouvi do Piquet, numa entrevista, que parece mostrar bem o que aconteceu com o Rubens. FG, dá licença pelo espaço, mas acho que essa vale contar.

Segundo Piquet, quando ele chegou à F1, após aquelas corridas iniciais com um carro alugado, apareceram algumas propostas. Uma delas era do Bernie Ecclestone, na época dono da Brabham, uma das melhores equipes. Conversa vai, conversa vem, o Bernie coloca na mesa um contrato e pede pro Nelson assinar, se quiser chegar a ser campeão mundial. O Nelson pega o contrato e já vai mandando a assinatura, sem ler (é o que ele contou).
O Bernie, assustado com a atitude, o interrompe, e pergunta:
– “Mas, vc não quer saber as condições do contrato, não vai ler, não quer saber quanto eu vou te pagar pra correr pra mim?”
Respondeu Piquet:
– “Assinando esse contrato, eu vou poder lutar pra ser campeão mundial?”
Bernie:
– “Sim”
Piquet pegou o contrato e assinou.
Disse ele na entrevista, que o primeiro contrato que ele assinou, garantiram o salário de US$ 50.000 anuais. Uma mixaria mesmo pra um piloto estreante, mas em quem se depositavam muitas esperanças.
O resultado todo mundo conhece: em 1981 Piquet ganhou o seu primeiro título. E depois cobrou muito caro pra renovar. E acabou ficando rico com o que ganhou.
Segundo ele, porque, entre ganhar dinheiro e ganhar corridas, ele optou por ganhar corridas e ser campeão. O dinheiro viria como conseqüência.
Ainda Piquet falando: Pro Rubens, ele se viu diante de uma situação parecida. E, até por ser mal acessorado à época, inexperiente também, optou por ganhar dinheiro.
E o resultado todo mundo vê até hoje. Ganhou dinheiro, mas nunca foi campeão. E o respeito…

Helder
Helder
17 anos atrás

Gostei da charge. rsrs Ilustra bem oq foi a corrida. E achei uma homenagem justa a Rubens, pois uma coisa é perder para Schumacher, que foi um dos melhores pilotos q a F-1 já teve. Outra é ser humilhado por Jenson Button!!! É uma tartaruga mesmo.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

O cara só pensa em dinheiro dá nisso mesmo!
Realmente ele não deve nem ligar de ser uma piada nacional, me parece que para Rubens a única coisa que importa são seus milhões por ano.

Romulo Sonic
Romulo Sonic
17 anos atrás

Não achei legal.
Deveriam ter mais respeito com o Rubens. O cara agüentou muita pressão desde 94… Não se enganem! Se o Schummy estivesse à 100% como estava entre 00 e 04 o Felipe não estaria fazendo nada!

Bob
Bob
17 anos atrás

O Barrica saiu na hora errada da Ferrari…
Pra ser campeao tem que estar no lugar certo na hora certa…
No inicio da carreira eu botava muita fe nele… mas parece que depois que o Senna morreu aos poucos ele virou um burocrata…

Jorge Pezzolo
Jorge Pezzolo
17 anos atrás

bem de mal gosto!

Eduardo Nunes
Eduardo Nunes
17 anos atrás

Quanto ao asterisco, realmente é apenas um chamado para a legenda onde se encontra a tradução. As viúvas já se eriçaram achando que era mais uma difamação à carreira do maior de todos. Aliás, quanto às viúvas, elas já têm seu patrono: Lito “bolha” Cavalcanti. Ouvi, Quinta-Feira no SporTV, suas frustradas tentativas de difamar o alemão. Deu pena. Sei que a morte do Ayrton foi bastante traumática para muitos, mas não sabia que havia causado cegueira e retardo mental em muitas pessoas.