Pobres e oprimidos
SÃO PAULO (só se lembram das grandes) – Semana de GP do Brasil, o Wellerson Washington, blogueiro antigo destas glebas, fez questão de lembrar da pobrecita da Forti Corse. Mandou este painel de fotos. Foi a primeira equipe de Pedro Paulo Diniz, que teve Roberto Moreno como companheiro em 1995.
Antes que comecem a malhar a coitada da equipe, que era mesmo ruim de dar dó, lembro que na estréia PP chegou em décimo e foi o melhor brasileiro em Interlagos.
Um sétimo lugar em Adelaide, 1995, foi o melhor resultado da equipe. Com Pedro Paulo, de novo. Hoje, marcaria pontos. O que seria uma enorme façanha.
Tenho um pin da Forti Corse. Esse não dou, não vendo e não empresto.
Valeu Joaquim!
Este assunto realmente merece momento e espaço mais oportuno devido extenção do conteudo.Aguardamos ansiosos. Amo aeronaves e seus derivados.
O Sertão tá lindo, verdinho verdinho.
Salve, Carlos Alckmin,
Obrigado pela menção, mas logo que houver espaço na Retrovisor a gente retorna. A última viagem foi agora em setembro, do Maranhão à Barreiras (Ba), um võo cross-country de KitFox, um ultraleve avançado (ma non troppo), por cima do Jalapão e adjacências. Mas o assunto não cabe aqui, é aeronáutico. Saudações.
TOHMÉ
Essa noticia do livro é boa, encomendarei o meu quando estiver pronto. Passa o Site ou contato qualquer do brother ai, beleza! Valeu.
JOAQUIM
E então, no final todo mundo ficou bem arranjadinho né! Faltou falar do Ricardo Divilla, que esta arrebentando no Japão com a Nissan. Aquele velho ditado: “O Rio corre sempre pro mar”
Obs. Não sei se todos chegam até lá.
Joaquim, estou com saudades dos “causos” de sua andanças pelo Sertão das Gerais,falai ai irmão.
Abração.
O carro podia andar mais devagar que caminhão de lixo, mas bem que hoje em dia anda faltando um carro amarelo no grid desde a saída da Jordan. Vale lembrar também a Lotus/Camel do Senna de 1987 que também era bem legal. Essa cor cai bem num F1. Bem que a McLaren poderia retornar as suas origens…
Tenho chaveiro da Forti Corse. Também não vendo e não dou. E dois pins do capacete do senna, presenteados pelo próprio, no fim de 1993. Esses, então …
abraço, Flávio
Até que a tartaruga amarela era, convenhamos, simpática.
E se meu pai fosse milionário, bilionário, etc, eu queria ser piloto de F-1 também!
Credencial? Tô dentro !!!!!
off topic
obrigado gomes pela credencial de domingo, valeu!!!
Destino de alguns participantes desta aventura: Carlo Gancia hoje é banqueiro em Mônaco; Roberto Moreno mora na Flórida e é o responsável pelo desenvolvimento do futuro chassi Panoz de Champ Car nos EUA; PPD promove a Fórmula Renault, Copa Clio e Super Clio no Brasil.
Pois é, e tem gente quem finge que se espanta quando dizem que isso acontece na Stock Car (retardatarios querendo aparecer na Tv) na F1 é igualzinho
Falando em Copersucar, a equipe disputou boas corridas, e chegou em vários campeonatos à frente de equipes grandes e tradicionais, nada a ver com esse lixo das fotos.
Os mesmos que detonam o Barrica hoje é que ridicularizavam e desmoralizavam a saga dos irmãos Fittipaldi: essa imprensa cretina e imbecil do Brasil. Gentalha.
É isso aí Alkimin, agora só nos resta o livro que está para sair com as copersucar, que me parece está sendo concluído pelo Ricardo da Auto Técnica.
O pior de tudo é que eu estou jogando um jogo estilo manager (GP2 Manager) de 96 e eu fui campeao de piloto e construtores de 97 dirigindo a Forti. O pior de tudo foi o piloto campeao: Rubens Barrichello. Só no mundo dos games mesmo.
Alguem sabe do paradeiro dos carros?
Ei, Victor Lince, não maldiga a F-Zero! Jogue a versão GX!
Eu me lembro bem, o alemão com Benetton enfiou uma volta no PP na 4ª volta em Interlagos, ou na 5ª. Como disseram abaixo, era um F3000 na categoria errada. E Guido Forti e Carlo Gancia arriscando na época errada. Tudo errado, inclusive os pilotos (não me venham com o papo que Moreno e PP eram bons, ou médios, longe disso).
Forti, Andrea, Santana Clube, Pedro Paulo Diniz… isso aqui tá cheio de lixo hoje!
Acho q jah rolou esse link por aki, mas vai de qq forma:
http://www.f1rejects.com/teams/index.html
Bem interessante, fala entre outras da forti e da andrea moda, duas equipes comentadas.
Lembro-me de ver ambos os Forti a terminarem uma corrida onde não ficaram classificados, uma vez que foram tão lentos que nem sequer cumpriram o mínimo de voltas estabelecido pelo regulamento.
Tenho pena que um piloto talentoso como o Roberto MOreno se tenha “afundado” numa aventura destas, mas ele parece que era especialista em emprestar algum talento a equipas de Fórmula 0. Ainda assim, esta Forti era bem mais credivel do que a Andrea Moda…
(Gomes, relembra aí a malta dos tempos da Andrea Moda)
A Forti tava mais pra F3000 do que pra F1.
Acho até que virava no mesmo tempo dos líderes da F3000 à época.
Mas mesmo assim valeu pelo espírito aventureiro.
Graaaaaaaaannnnndeeeee Gomes, você foi rápido, te mandei na segunda…
Valeu por postar a foto, é sempre bom lembrar das antigas equipes, mesmo que sejam pequenas e pouco competitivas, mas existiram e merecem ser lembradas.
Um abraço e até o GP.
Ih caraca, hoje não tô bem não, misturei tudo. Gomes pode apagar meus 2 comentários abaixo.
Esquece, na pressa nem vi o post abaixo.
sorry
Off Topic.
Flavio, vc recebeu o e-mail que te mandei hoje cedo com o telefone daquele taxista de Niterói q anda com um zé do caixão?
TOHMÉ
Sim é verdade, concordo. Apenas disse “nossa” simbolizando que a cada kilo, grama, litros, o que for, de produto comprado por nos e produzido pela Copersucar, tava lá nossa contribuição na forma de imposto, IPI, lembra-se. Aquele ditado, no fundo quem paga é o povo, de certa forma indireta né , faz sentido não?.Abraços.
Teve muito filho-de-papai que correu na F1.
Peter Revson era dos bons e morreu antes de ser campeão.
Mas teve muitos outros, até engraçados, como o Andrea de Cesaris.
O problema do Diniz é que ele jamais venceu nada. Só esteve lá pela força do dinheiro e sem nenhuma competitividade. De tão ruim, ninguém fala dele aqui no Blig.
A equipe dele não foi diferente: um fiasco sem graça.
Houve outras equipes que surgiram da compra de equipes ruins, mas que ‘sob nova direção’ viraram coisa boa. Não a do Diniz.
Flávio, bom dia!
Acabei de ver o álbum de fotos enviado pelo Edirley Machado sobre o encontro de DKWs na Europa e não resisti, resolvi lhe enviar algumas fotos do encontro do Santana Zentrum Braunschweig (é o primo alemão do Santana Clube do Brasil), realizado na fábrica da VW em Emden, Alemanha:
http://www.santanaclube.com/forum/viewtopic.php?t=1271
(é preciso fazer o cadastro no forum para ver as imagens).
Aquele seu comentário sobre o Santana Clube do Brasil feito em abril foi devidamente registrado por nós em nosso website. Por favor, dê uma olhada:
http://www.santanaclube.com/namidia/index.htm
Forte abraço
Felipe Cavalcante Bitu
Santana Clube do Brasil
P.S. Por pouco eu deixo de fazer o vídeo do Carcará II… A bateria da minha câmera estava “no osso”, o filme foi feito por milagre. Infelizmente não deu pra filmar a segunda tomada de tempo.
Alkimin, apenas uma correção. A equipe não era nossa, uma vez que não tinha dinnheiro do governo lá. Apenas com uma pequena participação da Embraer, no uso de túnel de vento e estudo de materiais.
A Copersucar era e ainda é uma cooperativa privada dos produtores de açúcar. Mas que a imprensa e o povo é que a afundaram, isso é verdade.
Valeu.
A
COPERSUCAR FITTIPADI
era a “nossa” equipe, tinha piloto, mecanico e patrocinios nacionais, no fundo todo brasileiro tava botando grana lá por causa dos impostos que pagavamos . E grande parte da massa popular e Imprensa matou, ou no minino acabou de empurar o doente pro abismo abaixo, aniquilinado o sonho brasileiro na F1. A verdade é mais profunda, mas no fundo todos tem um pouco de culpa.
Olha, essa nem mesmo eu lembrava…… Tirou do baú!
concordo com o Hélder, bonito pacas… mas andar que é bom…
Prometo no meu governo criar uma equipe de F1
A equipe realmente era fraca, mas pior que ele era o PPD… aquilo é uma zebra pilotando… Na boa, gastou a grana do pai fazendo um papelão na F1… Mas com grana é fácil chegar lá.!!!
SEPARADOS AO NASCIMENTO:
Luciano Burti e Frank Montagny
Concordo com o Alkimin. Quem não tem grana não deve se meter em automobilismo ( ou qualquer esporte que tenha motor, gasolina, etc ), quem tem, e muito, que vá até a F1.
No início parecia um bom projeto, porém aos poucos foi se transformando em mais uma daquelas aventuras.
Quanto ao dinheiro do papai, não vejo problema nenhum. Sempre, todo dinheiro de patrocínio, deve ter alguma paternidade. E mesmo assim, o PPD pilotou para a Prost e se não fez bonito, também não fez feio.
Qual o problema em ser rico e “Papai” ajudar nas despesas pra entrar no circo? O combustivel principal pra ser piloto é justamente este: Grana, money, bufufa, muito dinheiro. Sorte a dele que tem, agora talento pra ser campeão do mundo de F1 são outros fatores. Não tenho nada contra os que se aventuram na F1, eles tem dolares de sobra, gostam de correr e bancam, se o regulamento permite, que que podemos fazer. Desligar a TV e ir ler a Biblia, ou morrer de inveja e ódio. Não me incomodo, álias gostava muito das cores da Forti.
FG o que seria um “PIN”??? rsrsrs
Vlw!
Carrinho bonitinho, mas ordinário…rsrs
Mais uma carroça que Roberto Moreno pilotou.
Quanto custou esse carro a PPD?
Parabéns a Flávio Gomes por ter explicado aos Brasileiros que a unidade de volume dos motores não é CILINDRADAS, mas sim CENTÍMETROS CÚBICOS.
Muito obrigado, Flávio.
Vejo os patrocinadores e penso em prateleira de supermercado… Parmalat, Arisco, Kaiser… Papai deu mesmo uma forcinha para o Pedro Paulo, hein?
pqpq propaganda da Hudson!
foi legal a tentativa… meio bizarra mas legal!
grata lembrança.
gosto das equipes ¨pequenas ¨ tambem .
Foi uma cara aventura do Gancia que tinha tudo para dar certo no tempo certo mas, tem sempre o mas, se cercou de pessoas erradas que naufragaram o projeto.
Foi meio parecido com a Copersucar, guardadas as devidas proporções, porém com o mesmo destino.
Só sobreviveu menos tempo.
Acho que tinha um lance do Piero Gancia ser sócio da Forti Corse, não tinha?
A única coisa que me lembro da Forti Corse é que sempre quando a corrida terminava eles estavam junto ao vencedor para seus patrocinadores aparecerem. Pobre equipe! Abs.