Pobres e oprimidos

SÃO PAULO (só se lembram das grandes) – Semana de GP do Brasil, o Wellerson Washington, blogueiro antigo destas glebas, fez questão de lembrar da pobrecita da Forti Corse. Mandou este painel de fotos. Foi a primeira equipe de Pedro Paulo Diniz, que teve Roberto Moreno como companheiro em 1995.

Antes que comecem a malhar a coitada da equipe, que era mesmo ruim de dar dó, lembro que na estréia PP chegou em décimo e foi o melhor brasileiro em Interlagos.

Um sétimo lugar em Adelaide, 1995, foi o melhor resultado da equipe. Com Pedro Paulo, de novo. Hoje, marcaria pontos. O que seria uma enorme façanha.

Tenho um pin da Forti Corse. Esse não dou, não vendo e não empresto.

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Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Valeu Joaquim!

Este assunto realmente merece momento e espaço mais oportuno devido extenção do conteudo.Aguardamos ansiosos. Amo aeronaves e seus derivados.
O Sertão tá lindo, verdinho verdinho.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Salve, Carlos Alckmin,
Obrigado pela menção, mas logo que houver espaço na Retrovisor a gente retorna. A última viagem foi agora em setembro, do Maranhão à Barreiras (Ba), um võo cross-country de KitFox, um ultraleve avançado (ma non troppo), por cima do Jalapão e adjacências. Mas o assunto não cabe aqui, é aeronáutico. Saudações.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

TOHMÉ

Essa noticia do livro é boa, encomendarei o meu quando estiver pronto. Passa o Site ou contato qualquer do brother ai, beleza! Valeu.

JOAQUIM

E então, no final todo mundo ficou bem arranjadinho né! Faltou falar do Ricardo Divilla, que esta arrebentando no Japão com a Nissan. Aquele velho ditado: “O Rio corre sempre pro mar”
Obs. Não sei se todos chegam até lá.
Joaquim, estou com saudades dos “causos” de sua andanças pelo Sertão das Gerais,falai ai irmão.
Abração.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
17 anos atrás

O carro podia andar mais devagar que caminhão de lixo, mas bem que hoje em dia anda faltando um carro amarelo no grid desde a saída da Jordan. Vale lembrar também a Lotus/Camel do Senna de 1987 que também era bem legal. Essa cor cai bem num F1. Bem que a McLaren poderia retornar as suas origens…

Roberto Bascchera
Roberto Bascchera
17 anos atrás

Tenho chaveiro da Forti Corse. Também não vendo e não dou. E dois pins do capacete do senna, presenteados pelo próprio, no fim de 1993. Esses, então …

abraço, Flávio

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Até que a tartaruga amarela era, convenhamos, simpática.

E se meu pai fosse milionário, bilionário, etc, eu queria ser piloto de F-1 também!

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

Credencial? Tô dentro !!!!!

jairo
jairo
17 anos atrás

off topic
obrigado gomes pela credencial de domingo, valeu!!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Destino de alguns participantes desta aventura: Carlo Gancia hoje é banqueiro em Mônaco; Roberto Moreno mora na Flórida e é o responsável pelo desenvolvimento do futuro chassi Panoz de Champ Car nos EUA; PPD promove a Fórmula Renault, Copa Clio e Super Clio no Brasil.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Pois é, e tem gente quem finge que se espanta quando dizem que isso acontece na Stock Car (retardatarios querendo aparecer na Tv) na F1 é igualzinho

Bahiano
Bahiano
17 anos atrás

Falando em Copersucar, a equipe disputou boas corridas, e chegou em vários campeonatos à frente de equipes grandes e tradicionais, nada a ver com esse lixo das fotos.
Os mesmos que detonam o Barrica hoje é que ridicularizavam e desmoralizavam a saga dos irmãos Fittipaldi: essa imprensa cretina e imbecil do Brasil. Gentalha.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

É isso aí Alkimin, agora só nos resta o livro que está para sair com as copersucar, que me parece está sendo concluído pelo Ricardo da Auto Técnica.

Pedro
Pedro
17 anos atrás

O pior de tudo é que eu estou jogando um jogo estilo manager (GP2 Manager) de 96 e eu fui campeao de piloto e construtores de 97 dirigindo a Forti. O pior de tudo foi o piloto campeao: Rubens Barrichello. Só no mundo dos games mesmo.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
17 anos atrás

Alguem sabe do paradeiro dos carros?

Ainnem
Ainnem
17 anos atrás

Ei, Victor Lince, não maldiga a F-Zero! Jogue a versão GX!

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Eu me lembro bem, o alemão com Benetton enfiou uma volta no PP na 4ª volta em Interlagos, ou na 5ª. Como disseram abaixo, era um F3000 na categoria errada. E Guido Forti e Carlo Gancia arriscando na época errada. Tudo errado, inclusive os pilotos (não me venham com o papo que Moreno e PP eram bons, ou médios, longe disso).

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Forti, Andrea, Santana Clube, Pedro Paulo Diniz… isso aqui tá cheio de lixo hoje!

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

Acho q jah rolou esse link por aki, mas vai de qq forma:

http://www.f1rejects.com/teams/index.html

Bem interessante, fala entre outras da forti e da andrea moda, duas equipes comentadas.

Victor Lince
Victor Lince
17 anos atrás

Lembro-me de ver ambos os Forti a terminarem uma corrida onde não ficaram classificados, uma vez que foram tão lentos que nem sequer cumpriram o mínimo de voltas estabelecido pelo regulamento.

Tenho pena que um piloto talentoso como o Roberto MOreno se tenha “afundado” numa aventura destas, mas ele parece que era especialista em emprestar algum talento a equipas de Fórmula 0. Ainda assim, esta Forti era bem mais credivel do que a Andrea Moda…

(Gomes, relembra aí a malta dos tempos da Andrea Moda)

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

A Forti tava mais pra F3000 do que pra F1.
Acho até que virava no mesmo tempo dos líderes da F3000 à época.
Mas mesmo assim valeu pelo espírito aventureiro.

Wellerson Santana
Wellerson Santana
17 anos atrás

Graaaaaaaaannnnndeeeee Gomes, você foi rápido, te mandei na segunda…

Valeu por postar a foto, é sempre bom lembrar das antigas equipes, mesmo que sejam pequenas e pouco competitivas, mas existiram e merecem ser lembradas.

Um abraço e até o GP.

Jonatas Brito
Jonatas Brito
17 anos atrás

Ih caraca, hoje não tô bem não, misturei tudo. Gomes pode apagar meus 2 comentários abaixo.

Jonatas Brito
Jonatas Brito
17 anos atrás

Esquece, na pressa nem vi o post abaixo.
sorry

Jonatas Brito
Jonatas Brito
17 anos atrás

Off Topic.
Flavio, vc recebeu o e-mail que te mandei hoje cedo com o telefone daquele taxista de Niterói q anda com um zé do caixão?

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

TOHMÉ

Sim é verdade, concordo. Apenas disse “nossa” simbolizando que a cada kilo, grama, litros, o que for, de produto comprado por nos e produzido pela Copersucar, tava lá nossa contribuição na forma de imposto, IPI, lembra-se. Aquele ditado, no fundo quem paga é o povo, de certa forma indireta né , faz sentido não?.Abraços.

walter
walter
17 anos atrás

Teve muito filho-de-papai que correu na F1.
Peter Revson era dos bons e morreu antes de ser campeão.
Mas teve muitos outros, até engraçados, como o Andrea de Cesaris.
O problema do Diniz é que ele jamais venceu nada. Só esteve lá pela força do dinheiro e sem nenhuma competitividade. De tão ruim, ninguém fala dele aqui no Blig.
A equipe dele não foi diferente: um fiasco sem graça.
Houve outras equipes que surgiram da compra de equipes ruins, mas que ‘sob nova direção’ viraram coisa boa. Não a do Diniz.

Felipe Cavalcante Bi
Felipe Cavalcante Bi
17 anos atrás

Flávio, bom dia!

Acabei de ver o álbum de fotos enviado pelo Edirley Machado sobre o encontro de DKWs na Europa e não resisti, resolvi lhe enviar algumas fotos do encontro do Santana Zentrum Braunschweig (é o primo alemão do Santana Clube do Brasil), realizado na fábrica da VW em Emden, Alemanha:

http://www.santanaclube.com/forum/viewtopic.php?t=1271
(é preciso fazer o cadastro no forum para ver as imagens).

Aquele seu comentário sobre o Santana Clube do Brasil feito em abril foi devidamente registrado por nós em nosso website. Por favor, dê uma olhada:

http://www.santanaclube.com/namidia/index.htm

Forte abraço

Felipe Cavalcante Bitu
Santana Clube do Brasil

P.S. Por pouco eu deixo de fazer o vídeo do Carcará II… A bateria da minha câmera estava “no osso”, o filme foi feito por milagre. Infelizmente não deu pra filmar a segunda tomada de tempo.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Alkimin, apenas uma correção. A equipe não era nossa, uma vez que não tinha dinnheiro do governo lá. Apenas com uma pequena participação da Embraer, no uso de túnel de vento e estudo de materiais.
A Copersucar era e ainda é uma cooperativa privada dos produtores de açúcar. Mas que a imprensa e o povo é que a afundaram, isso é verdade.
Valeu.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

A
COPERSUCAR FITTIPADI
era a “nossa” equipe, tinha piloto, mecanico e patrocinios nacionais, no fundo todo brasileiro tava botando grana lá por causa dos impostos que pagavamos . E grande parte da massa popular e Imprensa matou, ou no minino acabou de empurar o doente pro abismo abaixo, aniquilinado o sonho brasileiro na F1. A verdade é mais profunda, mas no fundo todos tem um pouco de culpa.

Pedro Pessoa
Pedro Pessoa
17 anos atrás

Olha, essa nem mesmo eu lembrava…… Tirou do baú!

Mauro
Mauro
17 anos atrás

concordo com o Hélder, bonito pacas… mas andar que é bom…

LULA
LULA
17 anos atrás

Prometo no meu governo criar uma equipe de F1

Askjao
Askjao
17 anos atrás

A equipe realmente era fraca, mas pior que ele era o PPD… aquilo é uma zebra pilotando… Na boa, gastou a grana do pai fazendo um papelão na F1… Mas com grana é fácil chegar lá.!!!

Douglas
Douglas
17 anos atrás

SEPARADOS AO NASCIMENTO:

Luciano Burti e Frank Montagny

Jose Ayres
Jose Ayres
17 anos atrás

Concordo com o Alkimin. Quem não tem grana não deve se meter em automobilismo ( ou qualquer esporte que tenha motor, gasolina, etc ), quem tem, e muito, que vá até a F1.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

No início parecia um bom projeto, porém aos poucos foi se transformando em mais uma daquelas aventuras.
Quanto ao dinheiro do papai, não vejo problema nenhum. Sempre, todo dinheiro de patrocínio, deve ter alguma paternidade. E mesmo assim, o PPD pilotou para a Prost e se não fez bonito, também não fez feio.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Qual o problema em ser rico e “Papai” ajudar nas despesas pra entrar no circo? O combustivel principal pra ser piloto é justamente este: Grana, money, bufufa, muito dinheiro. Sorte a dele que tem, agora talento pra ser campeão do mundo de F1 são outros fatores. Não tenho nada contra os que se aventuram na F1, eles tem dolares de sobra, gostam de correr e bancam, se o regulamento permite, que que podemos fazer. Desligar a TV e ir ler a Biblia, ou morrer de inveja e ódio. Não me incomodo, álias gostava muito das cores da Forti.

Raphinha Silva
Raphinha Silva
17 anos atrás

FG o que seria um “PIN”??? rsrsrs

Vlw!

Helder
Helder
17 anos atrás

Carrinho bonitinho, mas ordinário…rsrs
Mais uma carroça que Roberto Moreno pilotou.

Carlos Manuel
Carlos Manuel
17 anos atrás

Quanto custou esse carro a PPD?
Parabéns a Flávio Gomes por ter explicado aos Brasileiros que a unidade de volume dos motores não é CILINDRADAS, mas sim CENTÍMETROS CÚBICOS.
Muito obrigado, Flávio.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Vejo os patrocinadores e penso em prateleira de supermercado… Parmalat, Arisco, Kaiser… Papai deu mesmo uma forcinha para o Pedro Paulo, hein?

Emerson
Emerson
17 anos atrás

pqpq propaganda da Hudson!
foi legal a tentativa… meio bizarra mas legal!

3=6
3=6
17 anos atrás

grata lembrança.
gosto das equipes ¨pequenas ¨ tambem .

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Foi uma cara aventura do Gancia que tinha tudo para dar certo no tempo certo mas, tem sempre o mas, se cercou de pessoas erradas que naufragaram o projeto.
Foi meio parecido com a Copersucar, guardadas as devidas proporções, porém com o mesmo destino.
Só sobreviveu menos tempo.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Acho que tinha um lance do Piero Gancia ser sócio da Forti Corse, não tinha?

Pedro Pereira
Pedro Pereira
17 anos atrás

A única coisa que me lembro da Forti Corse é que sempre quando a corrida terminava eles estavam junto ao vencedor para seus patrocinadores aparecerem. Pobre equipe! Abs.