Vejam (e ouçam!) isso
SÃO PAULO (dia de desova) – Luiz Fernando Buck foi quem, há meses, encontrou esta verdadeira sinfonia dois tempos. Não, não é DKW. É aquele Saab que usava motores praticamente idênticos.
Na neve, os carrinhos são o bicho!
SÃO PAULO (dia de desova) – Luiz Fernando Buck foi quem, há meses, encontrou esta verdadeira sinfonia dois tempos. Não, não é DKW. É aquele Saab que usava motores praticamente idênticos.
Na neve, os carrinhos são o bicho!
Gomes, aqui em Londrna, tem um restaurador amigo meu (Braz) que restaurou e tem um Saab vermelho igualzinho esse do filme, inclusive com os faróis de milha, etc. Vou ver se descolo uma foto dele pro Blig. abraços. Carlos Sardi – Motornews. Londrina
Pessoal,
Conversando de novo com representantes da velha guarda carioca, foi lembrado o nome de outro que corria com Saab, o Afonso “Cavalo Doido”.
O V6 também era Ford: Cortina, Mustang, Marcos e muitos outros
Bem. Já está. 3 cilindros, 2 tempos, 980 cc. 4 cilindros em V do Ford Taunus 1.5 e 1.7 de 67 à 1980. De 67 à 68, os dois motores. O V6 existiu mas só para rally e era um problema por causa da má distribuição de peso. Agora imaginem aquele pequeno carro com um V6 2:6, e preparado. Ver em http://WWW.VSAAB.COM e depois seguir os links.
além de tudo isso que todos vocês mencionaram, permitam-me dizer que a história da SAAB é maravilhosa, juntamente com a da VOLVO. pena que nem todos conheçam, apenas das marcas mais marqueteiras… ainda bem que temos este espaço .
abraço a todos
Nunca tinha visto esse 96 V6. Deem uma olhada no pequeno vídeo. Lindo som. Mas os dois tempos, dá vontade de chorar, como quando ouvi o Carcará II arrancando no aeroporto. Lindo. A última vez que tinha ouvido esse som maravilhoso , foi a milhões de anos. Viva o blogão do Gomes.
O motor é 3 cilindros, pois não. O 96 V4 é que usava motor 4 cilindros em V 4 tempos. Sim ou não. E no mesmo bloco de vídeos, tem um 96 V6 acelerando parado. E aí. São 6 cilindros 4 tempos? Sempre tive vontade de saber isto.
Ney,
Concordo com você, o Saab não fez nada. Também o motor era de pequena cilindrada e o preparo de pouca elaboração. Mas os DKW eram eram muitíssimo mais competitivos.
Aqui no Rio quem mandou em DKW :
Norman Casari
Bob Sharp
Araken Gomes
Amaury Mesquita
Newton Alves
Vicente Domingues
Em 1972 eu saía do curso pré-vestibular em Copacabana e ia à oficina do Vicente Domingues, lá na Av.Geremário Dantas, em Jacarepaguá. No caminho, Estrada Velha de Jacarepaguá, eu com um VW 1200, tirava um racha com o Tuneca, entregador da Real Freios, de Botafogo, que usava uma Vemaguet vinho da firma. Vicente tem projeto de refazer a carretera Mickey Mouse que ele construiu no final dos anos 60.
Newton é meu amigo dos tempos de kart, há mais de 20 anos.
Vicente, Newton e Amaury são meus companheiros de Veteran Car Club.
Tutti buona gente
esse motor não é V4 ? grita muito !
gosto muito desse saab 96 a minichamps faz uma miniatura escala 1/43 que é espetacular.
Eu me lembro, Vicente, o Paulo tinha o Saab, que , embora bem mexidinho, não fez grande coisa. Melhor o Amauri Mesquita, o Bob, ou teu xará, Vicente Domingues, nos decas.
3 ou 4 cilindros??
Video pitoresco.Surpreende-me ouvir o ronco bastante semelhante ao DKW,que para mim é sua marca registrada.
O cérebro parece demorar para aceitar o que se ouve e o que se vê.
Situação parecida ao que ocorreu na década de 70,com o lançamento do motor Detroit Diesel 2 tempos para o caminhão Chevrolet D-70, que parecia com o ronco do famoso ‘ marítimo ‘ dos GMC dos anos 50 e 60,e pouco tempo depois,a Ford lançava o caminhão F-7000 usando o mesmo motor.Parecia estranho a Ford usando um motor de uma empresa ,na época coligada à GM.But business are business.
Video interessantíssimo.
Vemagueiros de plantão, dois-tempistas inveterados, turma acostumada a uma vela molhada, ausência de freio-motor, etc… ou a quem interessar possa, saibam os senhores que, nos anos 60, aqui na Cidade Maravilhosa, havia um piloto que participou de algumas provas do Campeonato Carioca de estreantes e novatos com um Saab. Chamava-se Paulo Alarcão e morava na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio. Supunha-se que o carro estava fora do regulamento do Grupo 1 mas não havia ninguém que conhecesse Saab para avaliar.
Uaaau!!! Holliday on Ice!
O que o bichinho grudava no chão era brincadeira!
Fora o ronco! Babei!