Vejam (e ouçam!) isso

SÃO PAULO (dia de desova) – Luiz Fernando Buck foi quem, há meses, encontrou esta verdadeira sinfonia dois tempos. Não, não é DKW. É aquele Saab que usava motores praticamente idênticos.

Na neve, os carrinhos são o bicho!

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Sardi
Carlos Eduardo Sardi
17 anos atrás

Gomes, aqui em Londrna, tem um restaurador amigo meu (Braz) que restaurou e tem um Saab vermelho igualzinho esse do filme, inclusive com os faróis de milha, etc. Vou ver se descolo uma foto dele pro Blig. abraços. Carlos Sardi – Motornews. Londrina

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Pessoal,
Conversando de novo com representantes da velha guarda carioca, foi lembrado o nome de outro que corria com Saab, o Afonso “Cavalo Doido”.

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

O V6 também era Ford: Cortina, Mustang, Marcos e muitos outros

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Bem. Já está. 3 cilindros, 2 tempos, 980 cc. 4 cilindros em V do Ford Taunus 1.5 e 1.7 de 67 à 1980. De 67 à 68, os dois motores. O V6 existiu mas só para rally e era um problema por causa da má distribuição de peso. Agora imaginem aquele pequeno carro com um V6 2:6, e preparado. Ver em http://WWW.VSAAB.COM e depois seguir os links.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
17 anos atrás

além de tudo isso que todos vocês mencionaram, permitam-me dizer que a história da SAAB é maravilhosa, juntamente com a da VOLVO. pena que nem todos conheçam, apenas das marcas mais marqueteiras… ainda bem que temos este espaço .
abraço a todos

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

Nunca tinha visto esse 96 V6. Deem uma olhada no pequeno vídeo. Lindo som. Mas os dois tempos, dá vontade de chorar, como quando ouvi o Carcará II arrancando no aeroporto. Lindo. A última vez que tinha ouvido esse som maravilhoso , foi a milhões de anos. Viva o blogão do Gomes.

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

O motor é 3 cilindros, pois não. O 96 V4 é que usava motor 4 cilindros em V 4 tempos. Sim ou não. E no mesmo bloco de vídeos, tem um 96 V6 acelerando parado. E aí. São 6 cilindros 4 tempos? Sempre tive vontade de saber isto.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Ney,

Concordo com você, o Saab não fez nada. Também o motor era de pequena cilindrada e o preparo de pouca elaboração. Mas os DKW eram eram muitíssimo mais competitivos.

Aqui no Rio quem mandou em DKW :

Norman Casari
Bob Sharp
Araken Gomes
Amaury Mesquita
Newton Alves
Vicente Domingues

Em 1972 eu saía do curso pré-vestibular em Copacabana e ia à oficina do Vicente Domingues, lá na Av.Geremário Dantas, em Jacarepaguá. No caminho, Estrada Velha de Jacarepaguá, eu com um VW 1200, tirava um racha com o Tuneca, entregador da Real Freios, de Botafogo, que usava uma Vemaguet vinho da firma. Vicente tem projeto de refazer a carretera Mickey Mouse que ele construiu no final dos anos 60.

Newton é meu amigo dos tempos de kart, há mais de 20 anos.

Vicente, Newton e Amaury são meus companheiros de Veteran Car Club.

Tutti buona gente

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

esse motor não é V4 ? grita muito !

gosto muito desse saab 96 a minichamps faz uma miniatura escala 1/43 que é espetacular.

Ney
Ney
17 anos atrás

Eu me lembro, Vicente, o Paulo tinha o Saab, que , embora bem mexidinho, não fez grande coisa. Melhor o Amauri Mesquita, o Bob, ou teu xará, Vicente Domingues, nos decas.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

3 ou 4 cilindros??

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Video pitoresco.Surpreende-me ouvir o ronco bastante semelhante ao DKW,que para mim é sua marca registrada.
O cérebro parece demorar para aceitar o que se ouve e o que se vê.
Situação parecida ao que ocorreu na década de 70,com o lançamento do motor Detroit Diesel 2 tempos para o caminhão Chevrolet D-70, que parecia com o ronco do famoso ‘ marítimo ‘ dos GMC dos anos 50 e 60,e pouco tempo depois,a Ford lançava o caminhão F-7000 usando o mesmo motor.Parecia estranho a Ford usando um motor de uma empresa ,na época coligada à GM.But business are business.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Video interessantíssimo.

Vemagueiros de plantão, dois-tempistas inveterados, turma acostumada a uma vela molhada, ausência de freio-motor, etc… ou a quem interessar possa, saibam os senhores que, nos anos 60, aqui na Cidade Maravilhosa, havia um piloto que participou de algumas provas do Campeonato Carioca de estreantes e novatos com um Saab. Chamava-se Paulo Alarcão e morava na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio. Supunha-se que o carro estava fora do regulamento do Grupo 1 mas não havia ninguém que conhecesse Saab para avaliar.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Uaaau!!! Holliday on Ice!
O que o bichinho grudava no chão era brincadeira!
Fora o ronco! Babei!