Velório da democracia

SÃO PAULO (cadê todo mundo?) – Adoro eleição. Lembro da primeira de 1982, minha pose de cidadão ao depositar minha cédula soberana, Rogê Ferreira na cabeça. Que, claro, não ganhou. Mas eu tinha 18 anos e era dono do meu nariz.

Lembro de 1986, trabalho na apuração, as juntas nos ginásios de esportes, as estruturas de madeira e as lâmpadas nuas penduradas, os fiscais dos partidos.

A maior de todas, 1989, meu carro um palanque ambulante, estacionava de propósito na frente do jornal, até o dia em que fui chamado à direção, levei uma dura, quase fui mandado embora. Mas no dia seguinte estacionei o carro no mesmo lugar.

E boca-de-urna, e o orgulho do voto no peito, e a chegada das urnas eletrônicas, e as bandeiras, santinhos, a festa na rua.

TVs e rádios direto, olho grudado na tela, ouvido no alto-falante, queria saber tudo.

São quase duas da tarde, o país está elegendo um monte de gente e decidindo seu destino. Não há clima de festa nas ruas. Na TV: SBT passa “O Vidente”. Globo passa “A.I. – Inteligência Artificial”. Record passa “Chuva de Milhões” (o que é isso?). Rede TV! passa “Conexão Gospel”. Na Gazeta, estão vendendo sandálias numa tal de Rede Galinha Morta. Na Band, VT de Milan x Siena, que foi 0 a 0. Na Globo News, o historiador Tony Judt dá uma entrevista no programa “Milênio”.

Ninguém quer saber de nada, eu quero saber de tudo.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Realmente, cada vez a maturidade é maior. Foram muitos anos de ditadura, demora até que todos nós aprendamos a votar, cobrar, essas coisas.
Pela primeira vez, tive um vereador “de casa”. Votei, participei da vitória, e agora todo dia cobro do sujeito o que ele faz.
Minha primeira participação direta na política.
E vejam só! Ele era do PPS, depois descobriu que o Rubens Bueno estava de conchavo com o Requião, uma pouca vergonha de trocas de cargos (e salários sem trabalhar), justo o cara do “voto limpo” e da profissionalização da coisa pública.
Saiu, ficou um tempo sem partido e foi achar espaço no… PSDB.
Putz, agora que me chamam de tucano mesmo.
Mas ele ainda não gosta do Álvaro Dias.

O Brasil se atropelou para sua primeira eleição para presidente: Caiu no papinho do Collor.
Depois, numa explosão que estava engatada faz tempo, tirou esse presidente por escândalos meio bobos, numa certa manipulação da imprensa.
Depois, reelegeu o FHC por ter medo de crise. Descobriram que as pessoas preferiam enfrentar crise com um nome conhecido. Teve a crise, FHC segurou as pontas, e depois teve 3 anos no governo sem grandes propostas, e muita loucura institucionalizada.
O Brasil, mostrando ter evoluído, deu o troco nas urnas, e trouxe o Lula.

Infelizmente a imprensa brasileira ainda não acompanhou a maturidade dos eleitores. Continua naqueles golpes publicitários de “maior corrupção de todos os tempos”, que um partido dá no outro de vez em quando. Fica bipolarizando de maneira simplista.
Já não dá a mesma audiência, as mesmas reações que dava nos tempos de “Collor” e “fora Collor”.
O povo está mais matreiro, tivemos uma evolução grande nisso.
Quando a imprensa parar de tentar produzir maravilhosos escândalos para audiência, e tentar conquistá-la com seriedade, imparcialidade e mais informação, daremos mais um dos grandes passos para sermos alguma coisa.
Paciência, paciência.

Amaral jr
Amaral jr
17 anos atrás

Com tanta roubalheira, não há motivo para festa, não. O povo votou com sobriedade e levou a eleição para o segundo turno. Isso é maturidade.

..
..
17 anos atrás

devemos observar as apurações por região, no nordeste e no norte o lula continua dando banho,; sul, sudeste e centro-oeste ganha o Geraldo.

Thiagao
Thiagao
17 anos atrás

valeu, Flavio, valeu mesmo… a aposentadoria dele vai acabar com meus domingos com meu pai vendo esse genio correr…

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Oba, parece que teremos segundo turno!

walter
walter
17 anos atrás

Democracia é mesmo sensacional: foi bom Flavio, que você lembrasse disso.
Dia de eleição é uma festa bonita e séria: apesar de toda a emoção das discussões, o voto é sério e organizado.
Tem seus defeitos a Democracia: se a vida real fosse como nos filmes, dava para ter um herói resolvedor. Na vida real, o herói é o Bush. Ou o Lula….
Por isso, como a vida não é filme, tem que dar o melhor voto possível.
Bem lembrado, Flavio.

errata..
errata..
17 anos atrás

segundo boca de urna, Eliseu resende entra pig cardoso sai .
a pergunta ainda vale. è mole?

rdoso ca, é mole?
rdoso ca, é mole?
17 anos atrás

…. x2

ca
ca
17 anos atrás

…..

lula la aecio e pig
lula la aecio e pig
17 anos atrás

odeio eleição. Lembro da primeira de 1989, eu com minha adorável madrinha víamos velozes e furiosos ( so por isso reciclo e faço uso deste “DEMOcratico” ESPACO SIDERAL” PSEUDO COMUNISTA ( Como eu) ( no sentido literal) (confuso, não? ) (sono “levemente ubriacato”) (Lei Seca?? ( é probido) (*(( santinhos tambem?)())(pensamento “(( para que servem as Faculdades de jornalismo” ai capito camarada gomes? )))))). )minha pose de cidadão ao depositar minha figurada cédula soberana, mário covas na cabeça. Que, claro, não ganhou. Mas eu tinha 09 anos e não era dono do meu nariz.

não lembro de 1986,mas lembro de 2004 ciro gomes na cabeça, ( os insultos são benvindos) nao deu. Segundo turno babaquice repetida, lula ???? serra? – lula….. arrependimento, presidente do banco central, bolsssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaa escola fome 0000000 .

segunda parte em um próximo capitulo se o pseudo camarada e o pseudo porre permitir.

Heloisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sa sa sa sa s a a a a aa a . ( acabou-se o ar e a esperança…………………………..)
Ninguém quer saber de nada, eu tambem.

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Flávio, só me diz uma coisa… vc ainda acha que a correção da injustiça, que citou na última eleição para presidente, foi corrigida??
ou seja, vale a pena esses 4 anos de Lula?? e pergunto pra vc sem provocação, queria mesmo saber sua opinão
abraços

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Enrico.
Vc e sua teoria da conspiração são lamentáveis!
Para quem quiser acompanhar a apuração,
eleicoes.uol.com.br/
2006/
aovivo/
index.jhtm

Ou acha que meio milhão de pessoas estão associadas numa conspiração que não vaza, os botecos já estão ‘funcionando’.
Vão se divertir!

Enrico Siqueira
Enrico Siqueira
17 anos atrás

Eleição é coisa de trouxa.
Isso é tudo fraudado, ja trabalhei 10 anos como mesário.
Deixem de ser otários.
Essa conversa fiada de “festa da democracia”, “exercer a cidadania” é coisa de imbecil.
Seu voto não vale nada frente a uma urna com 600 votos fraudada.
Quero saber se alguém que trabalha na iniciativa privada já teve alguma ajuda de político, ou se só pagou imposto até hoje pra essa corja.
ACORDA, BRASIL !!!

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Na verdadeira democracia o voto NÃO é OBRIGATÓRIO!!!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Plantão da Lei Seca.
Eleitor morre em frente à urna no Paraná.
Foi muita emoção ou viu que não tem jeito mesmo?!?

www1.folha.uol.com.br/
folha/
brasil/
ult96u84267.shtml

cardeal
cardeal
17 anos atrás

E pesquisas de boca-de-urna: tornaram-se mais obsoletas que falar das elites…

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Cousas… Não há lei-seca no Rio há vários anos, e nunca há problema — e mesmo que houvesse, lei-seca é jequice de quem gosta de cercear a liberdade alheia e acha que sabe o que é bom para mim (tá). Aliás, minto: a Benedita bem tentou reimplantar a lei-seca há duas ou três eleições, foi só num turno: ninguém levou a sério.

.
.
17 anos atrás

concordo com voce André Buriti, as coisas estão melhores sim, principalmente para quem é assalariado e sofria com os aumentos constantes de tarifas, combustiveis e bens de consumo, como eram no tempo dos tucanos

basta a gente lembrar que naquela época, em 8 anos, a inflação foi de 75 porcento (ao final dos 8 anos) mas tarifas de telefone e energia aumentaram de 150 a 210 porcento no mesmo periodo, a gasolina e o gás tambem, aumentaram a uma média de 20 a 25 porcento ao ano

e por aí vai

mas, infelizmente muitos gostam de votar mal, vide que aqui em SP ao que parece (pesquisa do datafolha) o serra vai ser eleito, maluf vai ser eleito, e clodovil tambem, pode isso ?

e respondendo a citação da elite, não é antigo não, visto que meia duzia de familias controlam a imprensa, isso é ou não é uma elite ? esse é o problema de muitos da classe média, são classe média, muitos até assalariados, e gostam de pensar que são elite, e consideram antigo quem faz essa citação, piada né, querendo ou não, essa nação ainda tem uma elite, que manipula e influi tradicionalmente, desde o inicio da era republicana

.
.
17 anos atrás

concordo com voce Abdré Buriti, as coisas estão melhores sim, principalmente para quem é assalariado e sofria com os aumentos constantes de tarifas, combustiveis e bens de consumo, como eram no tempo dos tucanos

basta a gente lembrar que naquela época, em 8 anos, a inflação foi de 75 porcento (ao final dos 8 anos) mas tarifas de telefone e energia aumentaram de 150 a 210 porcento no mesmo periodo, a gasolina e o gás tambem, aumentarama uma média de 20 a 25 porcento ao ano

e por aí vai

mas, infelizmente muitos gostam de votar mal, vide que aqui em SP ao que parece (pesquisa do datafolha) o serra vai ser eleito, maluf vai ser eleito, e clodovil tambem, pode isso ?

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Flavião!!!

Discordo de você a respeito de várias coisas, e ao mesmo tempo, concordo com várias também e brinco com você a respeito dos malditos LADAS.

Até a última eleição, que foi em 2002, sempre estava por dentro de tudo, assistindo a debates, devorava jornais, enfim, montava um mapa na minha cabeça para descobrir em quem votar.

Hoje o dia está feio em Curitiba, chuvoso, chato e frio ( to fugindo do assunto ). Saí ontem a noite. Eu e meus amigos mandamos a lei seca as favas e tomamos todas, acabou que, as cinco da manhã, fomos tomar a “saidera” na casa de meu amigo. Resultado: Cheguei em casa as 6:30 da manhã de domingo.

Fui “votar” sim, com cara de sono depois de um almoço espetacular aqui em casa, regado a um bom vinho e depois, CERVEJA DE VOLTA ( e fugindo do assunto de novo ).

Mas voltando ao assunto “VOTAR” no qual estou FUGINDO, enfim, votei tudo NULO. Mas poxa vida, você Joaquim, anular seu voto????

Nem eu entendi o porque disso, só sei de uma coisa, esse porcos malditos podem até ganhar, mas ficarei aliviado em não ter feito parte dessa palhaçada que está o Brasil, e que no futuro, tende a piorar cada vez mais.

O povo brasileiro pra mim é igual mulher de gigolô, sacumé né… SÓ GOZA QUANDO BATE NELA…

Queria sim ter votado, mas de tudo o que eu estou vendo, naaaaaaaaaaa…

To tranquilo…

abrasssssss a todos…

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Um dia de eleição, deve ser como outro qualquer. Festa, sujeira mas ruas, trio eletrico. Isso é coisa de país subdesenvolvido saido das fraldas da democracia.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Folheando a Veja…

E agora, coronel?
Apesar das promessas de uma revolução, Hugo Chávez deu seqüência ao histórico de desperdício da receita petrolífera. O resultado é que agora ele se vê às voltas com um problema recorrente: o preço do barril de petróleo, que chegou a 78 dólares em julho, caiu para 56 dólares na semana passada. Uma queda aproximada de 12 bilhões de dólares numa receita de 40 bilhões.

totiy
totiy
17 anos atrás

exatamente Carlos quando algumas pessoas que conquistaram a fama pelos meios de comunicação enxergam no mandato parlamentar a chance de poderem se aposentar é um sinal claro que o que a nossa vida não é democratica,basta agora a eles 8 anos de mandato e terão uma aposentadoria mai$$ digna do que quem trabalhará até os 60. democracia não é só eleição.

André Buriti
17 anos atrás

Eu tenho uma teoria, meio doida é verdade, mas eu acho que as pessoas não estão em militância nas ruas primeiro por terem sido confundidas pela mídia, apesar de que em seu íntimo saberem em quem votar, e segundo porque não há grandes reinvindicações sociais a fazer. A economia está razoavelmente equilibrada, os preços dos gêneros alimentícios estão em um patamar confortável, basta ir ao supermercado e constatar que os preços não variam muito de mês para mês, e que aos poucos as pessoas recuperam o seu poder de consumo.
Claro que não é nenhuma maravilha, mas se lembrarmos do estado de coisas em 2002 para a situação atual, querendo ou não estamos melhores.
Se o PT roubou ou não, se existe étical ou moral ou não, cabe ao povo julgar, afinal é para ele que o governo trabalha, se o povo acha que está bem, está.
Vamos aguardar a contagem de votos, não há muito o que fazer agora.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Mas pérai aí…
O que será que deveria estar passando?
Em quase todas as TVs estão passando ‘flashs’ do que está acontecendo.
Quantas urnas substituídas,
Quem votou onde,
E por aí vai.
Não tem muito que fazer até as 17 horas, para aí sim voltarmos a beber,
E apurarmos os governadores e demais e 19 horas, o presidentão.
O que será que deveria estar passando que eu não percebi?

Ah, você viram o Senador Eduardo Tartaruga no Poste Suplicy?
Na confraria, tá explicado…

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Ninguem quer saber de nada mesmo. Esse povo que reclama vai eleger Clodovil (pqp!) e o forrozeiro Frank Aguiar (o cãozinho dos teclados) como deputados federais. E ainda reclama de falta de seriedade na política.

totiy
totiy
17 anos atrás

lembra dessa?
a gente nao sabemo toma conta da gente
agente nao sabemo elege presidente
temgringo pensano que a gente é indigente
a gente joga bola e nao consegue ganha!!!
inutiiil a gente somos inutiiiil

Herik
Herik
17 anos atrás

Essas eleições estão sendo as mais deprimentes de todos os tempos no Brasil. Seja pela descrença em QUASE TODOS os políticos, a falta de consciência participativa dos brasileiros e, finalmente, pela falta de graça dessas urnas eletrônicas.
Aliás, essas urnas eletrônicas – que tanto orgulham a maior parte dos brasileiros – são um grande engodo. As pessoas acham que são seguras, mas não são. É muito mais fácil manipular as eleições quando poucos têm acesso aos mecanismos de funcionamento das urnas eletrônicas do que antigamente, quando havia a possibilidade de fiscais de partidos verificarem a contagem de votos de perto.

Paulo cezar
Paulo cezar
17 anos atrás

Dificil acreditar nessas eleições onde o voto é eletronico pois nos outros paises de primeirissimo mundo o voto e no papel, quem fiscaliza esses softwaers, vamos prestar atenção.

Ferrão
Ferrão
17 anos atrás

General Souza Pinto, 101, candidato mais velho do País

O baiano José de Souza Pinto, ou como prefere ser chamado, General Souza Pinto, tem 101 anos e é o mais velho candidato do País nessas eleições. “Velho não, idoso. Muita gente considera os idosos como sucata que não se aproveita mais, como um pote de barro que quebrou. Não é assim, temos muito a oferecer ainda”, disse, interrompendo o interlocutor que o chamou de “candidato mais velho do Brasil”. O general concorre a uma vaga de deputado federal pelo PAN da Bahia.

spy
spy
17 anos atrás

é normal substuirem/trocarem mais de 2000 urnas eletronicas? aproveito para perguntar , quem fiscaliza o software?

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Pois é Flavio, os tempos e as coisas mudam…

E tem gente ainda falando de “Elites”

Raciocínio pobre sô!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Não acredito que você me contou o final do VT.
Puts…

.
.
17 anos atrás

pois é, e tem bandido querendo voltar ao poder, a todo custo, usando se de toda e qualquer artimanha, inclusive com a poio da imprensa

esepermos que o povo não tenha sua vontade manipulada ou tolhida pela gana e interesse de alguns poucos, descendetes de familias tradicionais da elite

Paulo cezar
Paulo cezar
17 anos atrás

Eu tambem aqui estou a procura de informação mas não há novidades,so nos resta esperar e torcer pelo segundo turno e por algum sinal de vida no lamentavel acidente da gol.

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
17 anos atrás

É meu caro…o Brasil está com a barbas de molho…depois do final da ditadura a gente foi aprendendo que os mocinhos e os bandidos trocam de papel às vezes.