Voa, Carcará!
SÃO PAULO (e como foi ontem, Trevisan???) – Já no YouTube matéria sobre o Carcará II que foi ao ar ontem na Globo. Sábado, o carro de Paulo Trevisan iria andar em São José dos Campos, num evento de bacanas que aceleram suas máquinas na pista de um aeroporto. Não sei se chegou a andar, mas assim que tiver informações, coloco aqui.
Por enquanto, fiquem com uma foto do original, em 1966, junto a um Belcar e a um Candango. Coisa mais linda, essa foto.
corrigindo ….
Veja a perfeição que são as réplicas fabricadas pela Proteus (Inglaterra)de Jaguar Tipo C e D de corrida …..
Em primeiro lugar, quero deixar claro que o trabalho de Paulo Trevisan e Toni Bianco merece uma salva de palmas. Não se tira o mérito da réplica por comentar alguns pontos que diferem do original, muito pelo contrário. Já imaginou se conseguíssemos reproduzir o magnífico Fitti-Porsche?
Veja a perfeição que são as réplicas fabricadas pela Proteus (Ingla
etra) de Jaguar Tipo C e D de coprrida, a que o Derek Bell faz de Lola T70 MkIIIB, o Ford GT40 feito pela MDA, o Porsche 904GTS da Martin & Walker Limited. O trabalho desses fabricantes foi infinitamente facilitado por serem disponíveis os modelos originais, sem falar nos desenhos. Eu mesmo vi na Itália uma réplica impecável de Porsche 906, feita a partir de um carro original, para participar de provas históricas.
Suponho que as diferenças entre o Carcará I e o II são devidas ao fato de não terem sido usados os recursos atuais de informática para desenvolver o carro em 3D a partir das fotos existentes.
Pois é galera, com recriações não tem jeito, nunca fica igual ao original.
Principalmente as mais antigas onde se usam nas cópias materiais modernos e técnicas de construção atuais.
Aconteceu a mesma coisa com a Matra 650 que a recriaram. Testaram-na numa pista de aeroporto com o próprio Pescarolo ao volante e ela ficou mais rápida, mais leve e também quebrou coisas que na original não quebrava.
Mesmo assim acho válido e nobre reconstruir essas feras do passado.
Nada como uma caranga real em escala 1:1 onde você pode observá-la de perto, tocá-la e às vezes até entrar nela, mesmo sendo depois severamente repreendido por algum bedel zeloso de museu.
Nunca me esqueço do dia em que visitei o museu do Fângio na sua querida cidade de Balcarce no Sul da Argentina e fomos recebidos por ele em pessoa, que passou horas e horas munido de uma paciência e gentileza raríssimas em pessoas de sua magnitude, que respondeu a todas as minhas perguntas, e foram centenas delas, percorreu comigo todos os inúmeros saguões e me levou até na oficina de restaurações na parte de tráz do prédio, para espanto dos seguranças pois o lugar é proibidíssimo para o público.
Para meu delírio pessoal, o campeão permitiu que eu sentasse em todos os carros que quis, e eu quis todos, até nas Mercedes Grand Prix e Mac Laren do Senna, para espanto dos guardinhas mal encarados do museu.
A maioria dos carros alí expostos eram cópias fieis dos bólitos originais e isso não diminuiu em nada a sua magia.
Também, acompanhado pelo Fângio até um Lada vira um carro.
Para: Jonny . \\’O , Sereno e Sidney Cardoso
Eu fui sutil dizendo que o Carcará II sofreu uma mutação genética. Falando bem no popular, é outro carro. Tem até um depoimento de Toni Bianco dizendo que o centro de gravidade do carro está mais baixo.
Pela foto pode se notar que o Carcará II apenas lembra o verdadeiro Carcará. É uma pena que o fizeram totalmente diferente. Linhas, aerodinâmica, dimensões, peso, etc. É outro carro
Qual é a intenção, afinal? Quando falam em Carcará II estão querendo chegar nos 300 km/h?
E qual seria o recorde atual?
Andou aqui na minha cidade sim e eu só fiquei sabendo à noite através do telejornal local. buá buá.
Sacanagem. A propósito, belíssima informação do jornaleco. Só disse que o Carcará não andou bem. Fantástico.
Flávio,
Acabaram de informar-me que o Carcará andou sim em SJC, mas com um motor fraquinho. Não passou dos 145 km/h.
Abr.
Luiz
Jonny . ‘O,
A entrada de ar do radiador está lá sim, só que meio por baixo do bico da ave de rapina.
Parece-me que o Carcará II sofreu uma evolução genética e a frente está um pouco diferente do original.
Suspensão do DKW é? tem que cuidar pra não perder a roda no S do Senna ne flavio? hehehe.
Para quem quiser ver a exposição Motoring Arts ela fica do 10 a 19/10 na Casa Bola – Rua Amauri, 352 proxima das Avs 9 de Julho e Cidade Jardim.
A réplica do CArcará está exposta no “motoring arts” criado e desenvolvido pelo p´roprio designer do carro, o mestre anízio campos!
Dá impressão que o Carcará da foto não tem entrada de ar do radiador na frente, está mais pontudo?
Linda foto.
FG, favor confirmar, mas parece-me que era 1100 cm3 (pistões forjados, como o Lettry disse) com 1 1/2 Weber 45 DCOE. E os novos motores que estão sendo preparados, sabe maiores detalhes?
Favor confirmar também se o Carcará II virá ao Rio, possivelmente para andar na pista do Campo dos Afonsos., o que foi dito mas nunca confirmado.
Se não conseguir maiores informações, não tem importância. O Lettry deverá vir ao Rio no final de Outubro para um evento antigoimobilista.