Álbum (sobre rodas) de família

SÃO PAULO (dos grandes carros que a VW fez) – Depois da década de 20, a “Pecadora” de ontem, viajamos 60 anos para registrar a foto enviada pelo Lucas Uchoa, que conta tudo abaixo.

Grande Passat!

“Essa é de 1982. A cidade, Gramado (RS). Meus pais moravam lá. Nasci nesse ano também, no dia 24 de novembro. Meu pai era gerente do Banrisul, chegou a inaugurar a nova sede na cidade. Então tinha condições de comprar as melhores máquinas da época. E sua escolha não podia ter sido mais feliz. Em 1981 adquiriu esse Passat TS 1.6 de carburador de corpo duplo que simplesmente parava o quarteirão quando passava. Naquela época, quem tinha um TS era respeitado até por donos de Maverick V8 e Opala 6 canecos. O carrinho da Volks não negava fogo e assustava a concorrência.

Meu pai é quem comprava os carros mas o guardião deles era meu irmão Alexandre, 16 anos mais velho que eu. Era ele quem lavava, polia, cuidava da manuntenção. Também foi ele o responsável por passar para mim o vírus do automobilismo e principalmente do antigomobilismo. Repare no brilho da máquina. Ele achou tão legal que foi correndo tirar uma foto. Ainda dá para sentir a lataria impecável, recém-lavada, e os pneus brilhando, como que pedindo para dar uma volta.

Curiosamente esse carro teve um destino trágico. Meu irmão andava com ele por regiões ‘pouco recomendadas’ quando foi abordado por quatro ladrões. Levaram o carro. Apareceu numa valeta um mês depois. Hoje meu sonho é adquirir um igualzinho. Da mesma cor e de 1982, de preferência, para combinar comigo. Carro e dono com a mesma idade. Seria bonito não?”

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Ô nunguento, você não percebeu que foi sarcasmo ?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Blogueiros intrépidos.
Vai acontecer hoje a seletiva para o primeiro Desafio Lada-Mug de Kart.
Instruções, na Confraria!

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Na primeira olhada também pensei ser uma CB 400.

Numguento+anúncio da
Numguento+anúncio da
17 anos atrás

Como pode um sábio como o RÁPIDO-CV, digo, VELOZ-HP confundir uma CG125 com uma CB400?
_Zé Geraldo, não vai sujar o chortinho (Arghhhh)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Também quero um TS 1982, que também é meu ano de nascença.
Putz, perdeu a graça!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

CB-400??? Era uma Turuna! Mas valeu por confundi-la com uma mais potente, rs!

Sobre os TS antigos, também são lindos mas por razões óbvias esse me marcou mais. E esses também tem o console central com relógio, tacômetro e manômetro.

Abraços!

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Tá certo que este Passat era bonitinho, mas nenhum se compara aos primeiros TS com os quatro farois redondos, faixa preta na lateral, console com reloginhos e contagiro. Difícil encontrar um em bom estado. Estes modelos mais novos tiveram remendos como estes 2 farois quadrados e depois com 4 que ficaram mais feios ainda. Só se salva o Pointer chamado carinhosamente de Passat 1 pointer 8 na cor veremlha que era show.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Gostei mais da CB-400 no fundo da garagem.

Wag
Wag
17 anos atrás

Tive dois:
Um 81, marron externo com interrior monocromático marron claro, lindo, lindo. Comprei usado, qdo troquei o oléo começou a fumar que nem loco, deu problema na boia do corpo duplo alemão, tive que vender…
o outro, um sonho..
verde metálico, 82, vidro degradê, interior superconfortável…ficou com meu pai ate´quase desmanchar, em 98…
Isso era carro…

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Coisa linda esse carro!!! Estava mesmo faltando Passat neste álbum de família, hehehe…

Aqui no RJ ainda existe um dessa mesma cor e totalmente original (apenas com um friso na linha da cintura) de único dono e com apenas 7.000km! A única diferença é que é 82.

Passateiros blogueiros, vamos entupir a caixa de e-mail do FG com fotos antigas dos Passat, ok? ;-)

Irapuã
Irapuã
17 anos atrás

Lucas,
Ainda dá tempo de ter um desses!!!Aproveite enquanto existem TS em boas condições para restauração. Tem coisas na vida que não se deve deixar passar, e uma vontade vale mais que $ no bolso. Ainda não começou?

Nick Bichinha
Nick Bichinha
17 anos atrás

Flavitcho, meu pimpolho voador. Que gracinha de carro! Lindinho demais! Já tive alguns Passats que foram meus carros do dia-a-dia. Hoje, por razões óbvias, eu e meu fiel escudeiro Carlos Tanguinha gostamos do Picasso no nosso cotidiano. Um ótimo feriado para os meus amados e muito love no heart. Kisses.

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

%!$&#carro. Lindo de morrer, era um show.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Tive um TS dessa cor, que acabei transformando numa pick-up, cabine dupla, com motor diesel. Como a gente faz besteira na vida, né?

jovino
jovino
17 anos atrás

Lucas,

Bela história. Também sou fã dos Passats e já tive alguns no passado e o que eu mais gostei foi o TS bege 76 com 4 farois. Para mim é o mais bonito de todos e andava muito bem.

Jovino

Herik
Herik
17 anos atrás

Agora sim! Um Carro com C maiúsculo. Vendo um desses dá uma saudade danada do velho 78 LS, branco e com três portas, que meu pai tinha. Aquele barulho do relógio no painel, então, é inesquecível.
Meu sonho é poder comprar dois. Um para ficar original e outro para deixar no ponto para competir na Classic, deixando certo #96 comendo poeira. Só falta um pequeno detalhe para fazer isso. Falta tempo ($$$$$$$$).

Mateus
Mateus
17 anos atrás

Coincidentemente, eu vi hoje, na frente de uma concessionaria VW um passat TS só que devia ser por volta de 85, inteiraço o carro… muito bonito!