Asas loucas
SÃO PAULO (pelo jeito, não funcionaram) – Dois momentos aerodinâmicos, por assim dizer, enviados pelo blogueiro André Sgobbi. Ambos os carros são Arrows, o primeiro recente, com Verstappen, e o outro não sei quem está dirigindo, nem o ano.
Doideiras meio esquisitas, que nunca foram adotadas seriamente. Mas o que vale é a tentativa…
Em relação ao Bernoldi e Massa, o que aconteceu foi que o Massa encheu a traseira do Bernoldi depois de ter sido ultrapassado por este, dando a desculpa de ter ficado sem freio. Bernoldi fez uma bela ultrapassagem e o Massa uma grande sacanagem.
Prezado amigo, o piloto é o suíço Marc Surer.
Um abraço
com tanta asa, pergunto : tem transponder ?
O piloto é Marc Surer,o ano é 81 ou 82….
esse Arrows A5 foi testado pelo Marc Surer no final de 82 creio que em novembro ou dezembro.
Esse “acessório” nunca foi utilizado
em corridas creio que por motivos óbvios hehehe
Marc Surer, grande piloto Suíço. Andava muito bem na chuva.
Não é o Sigfried Sthor ???
André,
O Arrow A5 só fez as ultimas 3 provas de 82 e não tinha mais o Patrocínio da RAGNO. O A5 foi um carro intermadiário para testar os componentes finais do A6. O carro da foto já é o A6 em testes, pois oa asa em cima era para tentar substituir de alguma maneira o efeito solo proibido a partir de 83.
O modelo da Arrows é mesmo o A5..
O modelo da Arrows eu não sei, mas é linda.
O piloto é com certeza o Marc Surer.
errei feio ,me desculpem….
este se não me engano é o derek warwick, acho que é assim que escreve.
Então é isso Caíque, provavelmente esse carro é da pré-temporada de 1983 antes da mudança do regulamento que implementou o fundo plano, se este é realmente o modelo A6. Mas olha, não sei não, acho que o A5 correu em 1982 e ele não usava spoiler dianteiro como esse carro que tá aí na foto. E mais: em 83 a Arrows não tinha mais nem o apoio da Nordica. Vieram ao Brasil com os carros pintados de branco e quem correu no #30 foi o Chico Serra. Lembro disto muito bem porque ele brigou 22 voltas pra passar o René Arnoux (de Ferrari)… e conseguiu!
Meus sais, onde estão meus sais…?
Justiça seja feita ao Bernoldi.Ele defendia sua posição,com um carrro muito inferior,de maneira correta,limpa.O Coulthard não teve a devida competencia para ultrapassá-lo.
Ragno, Caíque. Ceramica Ragno, cujo logo era uma aranha.
Caros amigos. Falando em trapizongas,alguém se lembra da Brabham com um tremendo de um ventilador na traseira? Se não me falha a memória pilotado peloLauda.
Engraçado… os dois carros da foto são dois Arrows. O primeiro é de 2001 (ou 2002, não me lembro), e o outro deve ser durante os testes de Inverno, em 81/82, com o Marc Surer ao volante. Que raio… onde é que tinham a cabeça para colocar essas trapizongas nos carros?
Essas maluquices não são assim tão novas. Lá por 68, inicio dessas experimentações aerodinãmicas, mas sem o conhecimento adequado, a Brabham usava dois aerofólios, um menor na dianteira e outro bem alto e maior na traseira. A mesma configuração usou a Lotus 49 de Grahan Hill em algumas corridas. Não me recordo se naquele acidente de Watkins Glen o G. Hill usava esta disposição de aerofólios.
E aquela história de que a Asiatech iria deixar de fornecer motores pra F1 para entrar como fabricante? Alguém ai sabe de detalhes porque não vingou?
PQP, coisa feia hein… Mas como tudo é válido, digamos que a tentativa foi um pouco esquisita demais. Vai ver foi a partir dai que resolveram tentar colocar aquelas asas laterais a algum tempo atrás, mas que deixa o carro feio isso deixa.
Achei o link da miniatura:
http://www.alpimodel.com/minichamps/400010115.html
Realmente é dos treinos livres de Monaco em 2001.
E podem falar o que quiserem, mas este carro da Arrows (sem essa marmota na frente) era bonito emais!
Que eu lembre, o problema que o Bernoldi enfrentou em Monaco foi o Massa que bateu nele ao fazer uma ultrapassagem. O Massa saiu da Sauber aos berros, como se fosse dono da pista.
Isso foi no 1o ano do Massa e no último da Arrows, em 2002, se nao me falha a memória.
Lembro que na temporada anterior (que acredito ser a da trapizonga) o Bernoldi reclamava que até metade da temporada o seu carro não tinha sequer direção hidráulica e mesmo assim ele ainda dava couro no seu colega de equipe.
É bom lembrar de uma coisa… Este carro de 2002 da Arrows foi o mesmo que a SuperAguri usou nas primeiras corridas deste ano.
A Arrows foi inovadora com o estilo retrô que correu em Mônaco.
Pra que eles resolveram arriscar novamente numa idéia bizonha?
Rodrigo,
Embora o carro esteja pintado com as cores do A4 (em algumas publicações o A5 não existiu em corridas – No FORIX e no F1 Legend.com, é assim), creio que isso já deveria ser um teste de Inverno, pois o Carro é um A6 e a pintura já não mostra o Patrocinador que anunciou em todas as provas na lateral dos radiadores (carenagem, acho que BAGNO ou coisa parecida). Digo que é um A6 pelo Aerofólio Traseiero e pelo desenho do Cockpit na parte da frente.
Abraços,
Caíque.
Isso sim é uma verdadeira trapizonga.
embarreirou é boa hein…isso aconteceu em cima do Coulthard, não?! Acho que foi a melhor coisa que o Bernoldi fez na F1…igual quando o Pedro Paulo Diniz deu um X no Shummy…acho que no Brasil…
O carro 29 é o Arrows A5 de 1982, conduzido pelo bom piloto suíço Marc Surer, que tem como grande façanha a volta mais rápida no GP do Brasil de 81 com o Ensign Cosworth, corrida em que chegou em quarto dando um show. E tem filho de locutor aí que não acreditou que o cara foi capaz dessa façanha e sifu na frente de muita gente… hahahahahahahahaahahahaha
Marc Surer 1982 .
Rafael: Monaco? Naquela corrida que o Bernoldi ficou embarreirando uma ultrapassagem?
O outro Arrows é o modelo A6, pilotado por M. Surer. Este carro foi pilotado em 83 pelo Chico Serra em 3 ou 4 provas e seu melhor resultado foi um 7º lugar.
Taí o início do “penduricalhos” aerodinâmicos, tão frequentes hoje….
Não adianta, quando o carro é mal “parido” normalmente “a emenda fica pior que o soneto”…..
Abs e boa tarde a todos.
Marcelo Foresti
PS: Já estou “no ar” novamente, pena não ter ido no farnel, pelo que lí foi animado como sempre….
A doidice atual aconteceu em 2001 (ou 2002), se nao me engano.
Ela só foi posta em prática nos treinos livres do GP de Monaco e a FIA proibiu logo em seguida, alegando que interferia no campo de visão dos pilotos.
Um dia desses eu vi uma miniatura deste modelo para vender em um site belga. Era do Bernoldi e eu fiquei só na vontade…
O ano eu não sei, parece meados da década de 80. Talvez 85 ou 86.
Mas o piloto é Marc Surer. Uma espécie de Maurício Gugelmin suíço. Um forte patrocinador, pilotava direitinho, feijão com arroz, mas sem brilho e sem sorte.