Assim era…

SÃO PAULO (sim, o mundo era colorido!) – Raríssima imagem colorida de uma autorizada Vemag em agosto de 1967. É sempre legal ver carros de época em fotos de época nas cores da época. A oficina ficava em Santa Maria (RS).

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Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeu,

Enviei 6 e-mails com fotos do MGB Roadster 1967.

Quanto ao MP Lafer, repare que o mecânico abaixou TANTO na castanha que os braços ficaram inclinados quase uns 30 graus para cima, o que é um absurdo pois o carro perde geometria, ou seja, em caso de movimento vertical ascendente da roda, a mesma anda alguns centímetros para frente, alterando demasiadamente a geiometria dianteira do eixo Vw que já é ruim.

Qualquer firma norte-americana que tenha peças de VW brabo, tem as tais mangas de eixo com offset na vertical. Se você nunca viu essas mangas, imagine que o eixo (pino horizontal) fica um pouco para cima, ou sejam relativamente o caro abaixa sem se sacrificar a geometria.

Acesse os sites de empresas como CIP1, CB Performance, Scat´s, etc…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Esse MP da Superclassic ainda não se acertou.
Na outra corrida que ele participou, teve problemas, e conversando com o Zé Maria, ele me disse que ainda tinha que fazer alguns acertos de suspensão.
Alem do acerto na dianteira ainda existe o eterno problema de falta de peso dos MPs. Na verdade má distribuiçao de peso.
Deve ter tentado alguma solução mirabolante…
Nesta ultima etapa não chegou a largar, pois teve problemas me parece de embreagem.
Não cheguei a vê-lo na pista.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeu,
Vc reparou como a suspensão dianteira daquele MP Lafer que apareceu no treino da Super Classic estava um absurdo de errada na regulagem? O sujeito baixou tudo que podia na castanha, ao invés de trazer um par de mangas de eixo com offset da CB Performance OU fixar o eixo dianteiro 2 polegadas acima.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeu,
Promessa é dívida. Envio 2 e-mails, um do MGB Roaster 1967, que foi premiado em Águas de Lindóia (2002 e 2006) e, para aproveitar o embalo, outro do Porsche 914-4 2 litros 1974, que obteve BEST of SHOW no XVII Encontro de Automóveis Antigos do Veteran car Club do Brasil – RJ, em Itaipava no feriadão de 7 de Setembro, a menos de uma semana após terminar a restauração de 2 anos e meio.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Vic, os motores 2 T são brinquedinhos interessantes, justamente por terem esse desempenho nervoso, e muito rapido. Em contrapartida pela ausencia de freio motor, provocam fortes emoções. Uma a cada esquina.
Como sou fã dos DKWs, e por um bom tempo andei de RD 350, tenho uma certa simpatia pelos “pipoquentos” motores.
Hoje, mais light, ando de 1.6 a ar, mas como adoro tudo que seja movido a gasolina, aprecio os 6 cil. e claro, o insuperavel V8, que produz a melhor sinfonia do mundo para os ouvidos humanos.
E estamos entendios.
Mas voce contiunua me devendo as fotos do seu MG, que ficou de me enviar e ainda não mandou.
Abraços.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeo,

Você chegou onde eu queria. Os motores 2 tempos são os de maior potência específica ( HP / cilindrada ), em contrapartida seu rendimento térmico é o mais baixo. Veja que até hoje não apareceu nenhum tipo de motor de combustão interna que os supere nas motocicletas de baixa cilindrada. E mesmo nas motos grandes (Suzuki GT750, Suizuki GT500, Kawasaki KH750, kawasaki Mark II 500), sua retirada gradativa do mercado deve-se única e exclusivamente ao consumo e emissão de poluentes. E as da categoria 500 do campeonato mundial idem, substituídas pela Moto GP com motores 1000 cm3 4 tempos, ou seja, com o dobro da cilindrada.

Não pense que eu seja avesso a dois tempos, afinal de contas eu corri de kart no Rio de Janeiro nos anos 70. Apenas não usaria motores dois tempos no dia-a-dia pelas razões que aludi no parágrafo acima, como também pela ausência de freio-motor.

Apesar de gostar de 2 tempos para competição (kart, moto de baixa cilindrada, por exemplo), não teria uma moto 2 tempos veloz, nem mesmo Yamaha RD 350, para uso nas ruas e estradas. Sempre tive motos de alta cilindrada e quatro tempos.

Conversando com o Newton Alves, aqui no Rio, emérito piloto de Dekas e Malzonis nos anos 60, ele, que colocou uma caixa de 5 marchas de Gol 1000 na sua carreterinha Deka, me disse que os Dekas ficariam ótimos, na época, com caixas de até mais de 5 velocidades para deixar os motores berrarem onde eles são imbatíveis, na alta rotação.

Os Dekas não eram porcaria. Nunca disse isso. Se estivéssemos nos anos 60 e eu tivesse idade e grana para correr de Turismo até 1000 cm3, certamente correria de Deka. Na classe até 2000 cm3 de JK, acima de 2000 de Simca. Para uso diário, certamente teria uma Simca ou JK.

Me fiz entender? Acho que chegamos a um consenso.

Romeo
Romeo
17 anos atrás

Ok Vic, técnicamente é isso mesmo que ocorre com os motores 2 T.
Um bom exemplo, eram as famosas Yamaha 350 que andavam mais que as Hondas 750 e outras menos votadas.
Mas não podemos negar o quanto os Dkws, GT Malzones, etc, fizeram pelas pistas desse Brasil, competindo sempre contra carros mais potentes (inclusive Corvettes), produzindo alegria e revelando pilotos.
Marinho, Bird, Casari, Balder, Dal Pont, só para citar alguns.
Alem do que, no uso diario foi tambem o principal carro de praça, principalmente em Sampa, onde substituiu os indestrutiveis Chevrolets 1948 e outros americanos da época.
Os Dekas não eram pouca porcaria, não.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Romeu,
O grau de refinamento ou qualidade de um automóvel não se mede somente pela sua performance em pistas de competição.
Quando se tem um motor 2 tempos, as explosões ocorerm a cada volta de virabrequim, enquanto no 4 tempos, a cada 2 voltas. daí porque em motores de baixa cilindrada os 2 tempos atingirem potências muito altas. Daí não ser de se estranhar um carro 1000 cm3 (2 tempos) como o DKW andar junto e até na frente de um JK 2000 cm3 (4 tempos).

Renan Nery
Renan Nery
17 anos atrás

Rapaz eu nasci na época errada, eu precisava ter 44 anos na década de 60 , não conheço carro mais interessante que os decas, só que o meu deste 19/10, “meu aniversário” , que não pega , não anda, e não tenho uma concessionária desta pra levar..
Renan

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Vic Miranda, mas temos que admitir que justamente por causa dessa “modernidade” toda dos carros citados por voce, era muito engraçado ver os Dequinhas com motor de dentista “empurrando” e as vezes dando pau naquelas maquinas…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Vamos com calma pessoal!
Isso aqui está virando uma bajulação danada com o escriba doistempista. Tudo bem que DKW seja engraçadinho mas se olharmos para os JKs e para os Simca Emi-Sul, aquilo sim era carro naqueles tempos. Tudo bem que DKW tivesse resultados significativos nas pistas mas JK já tinha duplo comando no cabeçote, o dequinha tinha aquele motorzinho de dentista (alta rotação e sem torque), Simca tinha suspensão McPherson na dianteira, enquanto o dequinha tinha aquela dianteira …. cala-te boca.
Que as Dekas sejam românticas, tudo bem, mas não dá para comparar com os AUTOMÓVEIS que citei acima.

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

FG, pra vc, esta deve ser uma foto de um cantinho do paraíso…rs

Wagner
Wagner
17 anos atrás

Aqui tem mais um de Santa Maria, Leandro.

vitão
vitão
17 anos atrás

Acho que arrumação e limpeza eram padrões das revendas Vemag. Lembro-me de ir ao Pieski em São Bernardo e era um brinco.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Flávio,

É incrível como certas imagens ficam intensamente gravadas na mente. Esse foto me fez lembrar, com exatidão, quando fui com o meu pai a uma autorizada Vemag em Sorocaba, muito parecida com essa da foto. Ele foi levar um amigo dele para buscar a Belcar vermelha, ano 67, que estava na revisão. Era igual àquela que está no elevador na foto. Eu tinha apenas 4 anos, mas me lembro com perfeição daquele dia, exatamente porque eu sempre desejei que meu pai comprasse uma DKW (eu adorava o ronco), mas ele nunca o fez.
Apesar de meu pai não ter uma DKW, esse carro é parte de minha infância, pois andei em muitas, de pais de amigos. Creio que é o carro que mais se identifica com a década de 60.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Mas que satisfação encontrar uma foto da minha cidade aqui no teu Blig, Gomes…além da foto ser linda!!!!
Alguém daqui te mandou essa foto? Eu pensava que aqui em Santa Maria, só eu frequentava teu Blig, hehehe…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Adorei a foto, mesmo estando com a vacina anti-DKW em dia.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Linda foto, meu pai trabalhava numa da volkswagen nesta época…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Lindo o azul!

Jader Goergen
Jader Goergen
17 anos atrás

Olha só, nenhuma sujeira no chão. Parece até box de F-1 hehehhe