Bus Stop

SÃO PAULO (eu teria um) – Sempre fui doido por esse ônibus. Esse modelo aí, exatamente esse, da Mercedes. Modelo O-362? Seria isso?

Bem, na minha cabeça, era o ônibus-caixa-de-uísque. Quando morava no Rio, não eram só os Cometas que me encantavam na Dutra. A Pássaro Marrom e a Expresso Brasileiro, se meus neurônios não me traem, faziam a rota com esse carro (adoro chamar ônibus de “carro”; elevadores também, aqui no prédio, antes da reforma, o elevador tinha um aviso para a ascensorista que dizia “tome outro carro”, algo assim).

Meu pai tinha umas garrafas de uísque para os amigos e eu pegava as caixas para fazer ônibus. A proporção é a mesma. Cobria a caixa com papel branco, colado com Tenaz, e com minhas canetinhas Sylvapen (isso existiu ou é fruto da minha imaginação?) desenhava janelas, passageiros, pneus, pára-brisa, motorista, letreiro, o emblema da Mercedes, faróis e placa. E escrevia Pássaro Marrom, ou Expresso Brasileiro nas laterais.

Brinquei muito de ônibus-de-uísque.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Gilberto Duarte
José Gilberto Duarte
11 anos atrás

Também tenho muitas saudades desse modelo da Mercedes viajava muito com meus pais, principalmente no amarelinhos da Viação Bonavita S/A que cobria a região de Campínas…
Mas lembro também que eram pouco ventilados, e passava muito mau de criança com o tal
“enjoo do movimento” além do cigarro que era liberado para os passageiros e um cheiro muito forte de querosene que usavam para limpeza do assoalho, mesmo assim tenho muitas saudades desse tempo que não volta mais….

waldir
waldir
14 anos atrás

Esses onibus me dao muita saudade, meu pai trabalhou num desses na decada de 70, que saudade.Ele trabalhou na empresa ”mogi” em mogi das cruzes.

marcelo campos dos santos
marcelo campos dos santos
15 anos atrás

quando vejo um onibus 362 fico muito emocionado porque ja trabalhei num deste e uma maq1uina quando deus mider condições vou comprar um destes que deus abesçõe todos que ler esta mençagem

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
17 anos atrás

Concluindo o Sérgio SJC, a Pássaro Marrom tem ou tinha um (ou mais???) dos Carros Novos todo Adesivado (tipo que as CIAs Aéreas usam em seus ônibus) com as cores antigas e o formato do O-362 em comemoração ao seu aniversário…
E antigamente os rodoviários a porta era mesmo manual com uso de uma alavanca que o próprio motorista fechava…

coelho
coelho
17 anos atrás

Brincadeira!! Que saudade!! Tirei minha carteira D num bicho desses. O cambio parece de corcel antigo ( o instrutor ‘humilhou todos alunos na primeira aula. Fez as marchas pra cima e pra baixo no pau e no tempo! )as rodas são atras do motorista, a frente chegava a levantar quando se acelerava forte, fora tudo o que andei na adolescencia nesses ‘carros’, indo pro colegio! Belo carro!!!

Rogerio
Rogerio
17 anos atrás

Até dois anos atrás eu andava todos os dias num modelo um pouco mais novo q esse.. acho q era O-364… até hoje ele ainda faz a linha dos funcionários da embrapa de Pelotas… tem um desse modelo também q faz outra linha

Esses onibus sao lindos de mais… pena q a Mercedes parou de fabricar onibus… todos eram muito lindos

Abraço a todos

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
17 anos atrás

Putz… antes do O362 veio o O360 (se não me engano), que tinha a porta dianteira ligeiramente mais arredondada na frente – é o de trás nessa foto, onde dá pra perceber a diferença: http://www.railbuss.com/fotos/albums/userpics/10001/urb_o362_realao_01.jpg

Quanto às cores… tinha o azul-escuro e bege da CMTC, mas depois, na gestão Covas (+/- 1982) veio uma pintura bem mais leve, que combinava azul claro e branco… e os ônibus tinham rádio! Claro que aí veio o Jânio e suas manias londrinas, mas isso é outra história…

Saudades dos meus 701U Jaçanâ-Butantâ/USP, 702U Concórdia-Butantâ/USP e 177H Horto-Cidade Universitária…

José A. Matelli
José A. Matelli
17 anos atrás

Carro… Os motoristas da Cometa se referem assim aos ônibus. “O carro das 17:01 já saiu”. Sério, entre Itapetininga, minha cidade natal, e SP, os Cometas saem de hora em hora. Nada de hora inteira. Atenção à pontualidade… A linguagem gestual que os motoristas desses carros usam entre si nas estradas é igualmente fascinante. Há sinais para tudo: chuva forte, chuva fraca, trânsito pesado na Marginal, acidente no trevo, fila no pedágio… Tinha também um código exclusivo deles, um cumprimento entre os privilegiados motoristas dos carros com nomes de bichos pré-históricos seriados, a elite do transporte coletivo interurbano do país… Se bem me lembro era um piscada de luz alta seguida de setas alternadas para a direita e para a esquerda, seguido de um efusivo e extravagante aceno facilmente visível pelos enormes vidros e possível pela amplidão da cabine. Putz! Preciso trabalhar. Obrigado pelas reminiscências, Gomes. Abraços!

francis
francis
17 anos atrás

É isso aí. Sylvapen era A canetinha da época, também usei. E era na mesma época que comecei a ir para a escola (1974) no Colégio John Kennedy, em Pirassununga – SP. No primeiro ano ia de Regente. No segundo ia de O362 da Danúbio Azul. Ficava com meus irmãos, esperando no ponto ao lado da concessionária VW de Porto Ferreira que era onde morávamos. Cidade à 20 km de Pirassununga. Adorava fazer essa viagem, mesmo que fosse às 6:00h da madruga, com um frio do cão.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

E ainda ia para Ubatuba!
O beleza!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Esse modelo é clássico!

Já fiz muita excursão nele.

Jef
Jef
17 anos atrás

1°. bebia depois brincava ou 1º brincava depois bebia?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Pois é, as canetinhas Sylvapen também fizeram parte de minha infância, com certeza foi um de meus melhores “brinquedos”, depois vieram as Bic Ponta Porosa e etc., etc., etc.
Além dos ônibus, uma coisa que eu estava relembrando com meus filhos nesse final de semana, e que eu adorava ouvir quando criança, é o chiado provocado pelos pneus de caminhões quando passam em asfalto bem liso. Outro dia, dexei de ultrapassar um caminhão na estrada só para ficar ouvindo…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

As Sylvapen vinham naquela caixinha de plástico branca com tampa transparente, tamanho de um maço de cigarro..

leohora
leohora
17 anos atrás

Estes mercedes marcaram minha infancia, idas e vindas do interior da bahia para a capital nestes carros, andava muito em coletivos em Salvador tb. O335, O362, O365, O364, O371 era tanto O que nem lembro mais direito.
Aquele cinzeiro redondo e prateado era muito louco mesmo, tinha um que o assoalho do corredor ficava abaixo do assoalho das poltronas.

Airton
Airton
17 anos atrás

Durante uns 30 anos a MB fabricou, além dos chassis, carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários. É essa tal linha O três-meia-alguma coisa. O desenho mudou ao longo dos anos, mas sempre foram ônibus muito bonitos. Tinha um modelo nos anos 70 cuja porta não era hidráulica, abria com uma alavanca manejada pelo motorista. Eram todos de motor traseiro.
Abraços

Marcos Rocha
Marcos Rocha
17 anos atrás

sylvapen existiu sim flávio !!!

acho que hoje ainda rola no mercado uma versão atualizada dela !!
eh meio veio o tempo passa !! rsrs

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Boa lembrança.
Cresci passeando num desses pelo Colégio Santa Marcelina, viação Santa Rita.
Era um azul bonito.
E a porta, manual!

Lembro da CMTC em São Paulo também, mas eram azuis.
Antes do Jânio pintar tudo de vermelho, comprar um dois andares e fazer uma gaiola pra turma não descer por trás!

Jason
Jason
17 anos atrás

Ô Fred!!! Na linha Caeté/BHZ também só se utilizava esse ônibus! No início (que eu comecei a utilizá-los com mais frequência, pq saía de Caeté – 55km – pra estudar em beagá) era os 355 que não me deixavam dormir durante a viagem. O motor trazeiro, que em época de calor cozinhava a todos, fazia tanto barulho que era impossível tirar um cochilo (eu pegava o que saía de Caeté às 05:20hs…). Foram dois anos da minha vida convivendo diariamente com este “carro”. E, quando a empresa que operava os aposentou, eu passava na garagem da mesma só pra dar uma espiadinha nos velhos “355”. Que saudade!

marcelo ferreira
marcelo ferreira
17 anos atrás

Oi Gomes, tudo bem??Espero que sim, bom, ja algum tempo venho acessando seu blig, e parabens pelas materias e reportagens…tem tudo a ver comigo e minha epoca, ate a inspiracao do onibus como brinquedo foi a mesma na minha infancia, dentre outros, varios carros de formula 1 da epoca de 70 e 80 foram feitas, o chassis, a partir de uma caixa de pasta de dente…beldade como a Mclaren do Emerson, a belissima tyrrel de 6 rodas, e a mais linda replica que ja fiz, perfeita mesmo, a Brabham branca do Pace….tenho muitas coisas dessa epoca pra te contar…coisas de quando e como vi pela primeira vez ao vivo a figura do Emerson em Goiania, minha terra natal, dentro de um que me parecia formula ford (nao me lembro bem), testando nosso autodromo local, porem eu o vi chegando pela avenida Independencia, ao volante da formula, possivelmente tivesse chegando do autodromo….e entrando na oficina de meu idolo regional da epoca, um bom piloto chamado Remulo Consorti (?), cujo qual pra teu gorverno, competia com um DKV amarelinho de teto azul marinho, lindo….sua famila construia prototipos ao lado de outra oficina de um tal professor Marcos ou Paulo, eu tinha uns nove ou dez anos, cresci vendo aquilo, todo aquele mundo da competicao, carros, formulas, prototipos, nunca me esqueci da cena do Emerson…ja fazem muitas decadas, e a tenho gravada perfeitamente em minha memoria….toda vez que sinto o cheiro de fibra de vidro, minha mente volta aquela epoca, magica…onde penso que foi desta mesma epoca em que sairam os magos de nossa historia de competicao automotiva…tenho muito pra falar…aos poucos irei relatando coisas….se for de seu intersse tambem, e claro….byby

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
17 anos atrás

Teve uma época que todos os ônibus da falecida CMTC eram deste modelo, a empresa Gato Preto também tinha este modelo de ônibus.
Aqui perto de casa teve uma linha da Brasil Luxo que tinha esse modelo de ônibus a 971-M Metrô Santana – Penteado, essa passa na rua Voluntários da Patria, na frente do Hospital do Mandaqui. Tinha também outra linha a 971-P Metrô Santana- Penteado só que essa ia pela Avenida Imirim.
Quando eu estava no colegial eu rezava para esse ônibus passar por que ele era mais vazio, se não tivesse lugar ele esvaziava no Hospital, como eu pegava ele três pontos antes era um bom negocio, eu ia sentado até o Metrô.

Esse ônibus é o mais confortavel que eu andei na vida, meu pai dizia que ele é feito com chassis de ônibus, e os outros eram de chassis de caminhão. Este tinha motor traseiro e era bem mais silencioso e não dava trancos como os ônibus dão até hoje.
Outra curiosidade, quando o ônibus lotava sempre tinha um gaiato que sentava sobre compartimento do motor.

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Não é helicoidal. Espiral. Sei lá. Era muito macio na frente. Mas não eram do meu tempo de infância. É que gosto de tudo, a qualquer época

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

Este modelo é da 2ª geração. Havia a 1ª.´, que era tão feio, tão feio que era. . . lindo. Pelo menos pra mim. Eu adorei os dois. O primeiro era menor, mais baixo, mais estreito, mais apertado. No RGS. região de Porto Alegre, faziam mais as rotas urbanas. Sim, eram urbanos, mas as vezes erradamente usados em rotas interurbanas. Aí eu não gostava, pois eram apertados e desconfortáveis. Esse da segunda geração já tolereava mais uma viagem interurbana, mas também era basicamente urbano. A suspenção dianteira acho que era mola helicoidal, macia. A primeira geração chegava ser sinistro. Assim o vejo, mafioso. Lembrei. Eram chamados monobloco, os dois.

Marcelo Gasparini
Marcelo Gasparini
17 anos atrás

Me esqueci. A minha carteira de motorista, tirei num desses.

Marcelo Gasparini
Marcelo Gasparini
17 anos atrás

Claro que existiram as Sylvapen. Se bobear, tenho umas caixa delas até hoje. Tenho que procurar. Mas Gomes, eu gostava mesmo era do Cometão Dinossauro. Aquilo era lindo. Não com essa pintura estranha de hoje.

Link da Sylvapen: http://www.spiner.com.br/areas/figuras/diversao/nostalgia/outros/sylvapen.jpg

Abraços…

velotrol
velotrol
17 anos atrás

Sylvapen, é claro. E tinha uma propaganda, acho que em gibis, que um moleque segurava uma caixa com se fosse um maço de cigarros.

Bugrino
Bugrino
17 anos atrás

legal essa foto Flávio, tenho certeza que todos já pegaram um busão assim para ir para o colégio… na minha época de colégio todos os ônibus eram tipo esse da mercedes, então me lembro que a gente dizia de brincadeira que íamos de “mercedes com motorista” para a escola…

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Viajei muito nos Mercedes da Pássaro Marrom.

A frota fazia todas as cidades do Vale do Paraíba, e por muitos anos só com esse modêlo Mercedes.

A Cometa, acho que só fazia ligação direta Rio – São Paulo nesta região.

Tempo bão!

Fred (Manolos Funk)
Fred (Manolos Funk)
17 anos atrás

Esse modelo da Mercedes fez parte da minha infância … Ele era o unico modelo disponível na linha Vespasiano / BHZ e até hoje me lembro da porta manual, que o “motô” acionava através de uma alvanca e dos cinzeiros redondos e prateados colocados atrás das poltronas. Com o passar dos anos, eesse modelo foi substituído pelo Viaggio da Marcopolo, e a linha perdeu o seu charme.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Ô Tio Gomes! Esqueceu dos ônibus da Unica. Primeiro uns GMC, que faziam a linha Rio-Petrópolis e depois uns Ciferal modernosos na Rio -S.Paulo

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Pô Gomes, eu também fazia isso, utlizava caixas de sapato e ainda utilizava as rodinhas de outros carrinhos….

Meu filho está indo pelo mesmo caminho, criando seus próprios brinquedos. Sábado passado ele fez uma guitarra com uma caixa de cereais, uma vassoura pequena e cordas de lã.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não seria difícil adquirir um. Complicado é arranjar motivo pra ter, e principalmente garagem.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Sim FG, as canetinhas Sylvapen existiram. O ronco da turbina do “Dinossauro” da Cometa ainda não vi em nenhum outro “carro”, era demais. Me lembro bem de uma viagem que fiz na primeira poltrona do lado esquerdo, de onde se podia ver o reflexo do painel pela janela. E não é que o bicho na Dutra batia 140 km/h mesmo ?
[ ]´s