Bus Stop – Santa Rita

SÃO PAULO (ponto inicial) – Atendendo a uma sugestão genial de um blogueiro cujo nome esqueci (revele-se!), meu gosto excêntrico por ônibus ganha uma seção no blog com o nome “Bus Stop”. Semana passada pingou aqui um busão russo, hoje é dia de um GM americano restaurado pela Turismo Santa Rita. Figurinha conhecida de quem frequenta eventos de carros antigos.

Quem mandou foi José Mahar, antigo trocador, como dizem os cariocas, na linha Tijuca-Bangu, no Rio.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MAYK ANDRADE
MAYK ANDRADE
13 anos atrás

Esse Onibus Americano foi adquirido nos EUA e demorou mais de um ano até chegar nas mãos do atual proprietário que desmontou inteiro e restaurou inteiro.
um unico exempla do modelo no brasil, é raridade das raridades

john brans
john brans
13 anos atrás

Quando crianca viajava, de Sao Paulo para o Rio no Morubixaba da Cometa, no final dos anos 50, que onibus maravilhoso. Alguem lembra do ronco do motor.
So posso dizer, saudades.

JOÃO CARLOS
JOÃO CARLOS
14 anos atrás

PARABÉNS PELA FOTO DESTE LINDO ONIBUS

Enrico Hyppolito
Enrico Hyppolito
14 anos atrás

Prezado Sr. Flavio Gomes:

Não é preciso comentar sobre o se bom gosto por mecanicas e construções veiculares clássicas, algumas, verdadeiras obras de arte em se falando de trabalho manual, se assim podemos dizer,
mas, gostaria também de enaltecer a qualidade dos motoristas das antigas empresas de ônibus, por exemplo, os da viação cometa os quais eram muito bem treinados em seus veículos e nos serviços que por sua vez , eram sua responsabilidade também. Parabéns pelas matérias.
Atenciosamente, Enrico Hyppolito – Master Drive

marco antonio de yparraguirre do carmo
marco antonio de yparraguirre do carmo
15 anos atrás

O onibus acima mostrado é um gm coach de 1953 fazia a linha Rio-São Paulo, com ar condicionado e suspensão pneumática.Agora esse tajeto de linha Tijuca_Bangu nunca existiu,e se por acaso era uma giria da época os cariocas nunca disseram isso.Abraço e até a próxima.

Paulo Dias
Paulo Dias

Não amigo, esse ônibus foi importado dos Estados Unidos e totalmente restaurado aqui pela Turismo Santa Rita….

Edison Carvalho
Edison Carvalho
15 anos atrás

Prezado Cláudio Orestes,

Talvez você esteja se referindo aos famoso “Bull Americanos”, também operados, até princípios da década de 60, pelo Expresso Brasileiro!!

Edison Carvalho
Edison Carvalho
15 anos atrás

Prezado Cláudio Orestes,

O caso do modelo da Única a que você se refere, deve ser os famosos “Bulls Americanos” que na época, por volta ainda de 1959 e 60, o Expresso Brasileiro também operava na linha Rio – São Paulo.

Luiz Francisco Pontin
Luiz Francisco Pontin
15 anos atrás

Caro Flávio é fantástica a sua idéia do site. Sou apaixonado por ônbus desde criança pois meus pai e avô tinham empresa de ônibus aqui em Santo André,mas não tiveram a sensibilidade de registrar nada em foto.Fiquei interessadíssimo no ônbus russo que você citou acima,poderia por gentilesa mandar uma foto?
Obrigado.

Vicente M.
Vicente M.
17 anos atrás

Caro VELOZ-HP,

Meu conterrâneo Realengo Rider me falou que você andava numa Suzie cinquentinha … Caramba, esse passado negro deve ser escondido. Falava comigo que eu lhe arrumaria uma AJS-7R (quadro igual à do Edwin Florence) para você acelerar na 23 de Maio aos Sábados para chegar a tempo dos encontros na Esquina do Veneno, ali na lojinha das encrencas, e convencer Seu EdegaRRRR a vender baratinho uns platinados de magneto Lucas.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Jesus amado, quando vejo um desse até me arrepio.
Eles foram o meu recurso de vácuo para levar uma Suzuki 50cc preparada a dar mais de 100 km/h de final sem precisar alongar demais a relação coroa/pinhão.
Todos os dias pela Dutra no trecho Marginal Tietê até Cumbica, ida e volta.
Já contei essa loucura aqui, mas ainda me causa arrepios lembrá-la.
Como diz o cara do Pânico :
Meu Deus, meu Deus.

Cabral
Cabral
17 anos atrás

O motor é diesel 2 tempos.

E acredite se quiser, tem 3 cilindros e 6 pistões..

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Bota gosto excêntrico nisso…admirar ônibus, eu hein!

Reaengo Rider
Reaengo Rider
17 anos atrás

…. o espírito de Antenor Nascentes me ameaçou com uma penitência de ter que decorar os 5 volumes do Dicionário Caldas Aulete se eu não corrigisse .

…. …tio do escriba doistempista que nos cede espaço para FALAR besteira.

PS: a Fundação presidida pelo Tio Mahar está com inscrições abertas para aulas de canto, principalmente para quem quer se especializar em vocalizes iguais aos de Angela Maria, a Sapoti, entoando Babalu.

Realengo Rider
Realengo Rider
17 anos atrás

Tio Mahar,

Gentinha de Realengo… Ah tia invejosa… Esqueceu do seu passado negro, comendo angu do Gomes na Praça Mauá e saboreando maçã-do-amor no Parque Shangai, na Penha….

Nota: atenção paulistas, Angu do Gomes nada tem a ver com o escriba, apenas é uma rede de distribuição de angu (polenta mole) em lugares populares no Rio. Dizem que o Gomes do angu é tio do escriba doistempista que nos cede espaço para falarmos besteira.

Continuando, com todo respeito que devemos à essa veneranda figura, sabemos da inegável habilidade de passar marcha no tempo, habilidade essa conseguida após deixar banguela uma meia dúzia de caixas de Chevrolet Brasil em inúmeros percurosos Flamengo-Caju-Raiz da Serra-Caju-Flamengo para levar componentes de Kombi destinados à montagem e fine tuning de uma carretera Chevrolet Fleetline 1951.

Falando sério, trabalhei muito tempo na Ciferal, lá nos tempos de Jesus menino, e lembro bem de um Morubixaba que a Cometa cedeu poara que a estrutura fosse copiada para os Dinossauro. Com a falência da Ciferal os desenhos foram parar na Cometa, mas isso é outro papo que não pode nem deve ser levado aqui.

Cláudio Orestes do N
Cláudio Orestes do N
17 anos atrás

Tio Mahar,
Aqueles ônibus da UNICA, com aquela tomada de ar no centro da traseira bem no final da capota, que ninguem conseguia acompanhar na Rio – Petropolis eram Coach tambem?

mahar
mahar
17 anos atrás

Essa gentinha de Realengo não sabe que fui na verdade caminhoneiro nos anos 80, e sou dos poucos que passa marcha no tempo. aliás esse onibus, que é uma versão Greyhound 56, tem ré com comando eletrico, resolvendo um problema que os 54 da Cometa sempre tiveram. Os cometa foram escrapeasoa!
Quem Viu os GM Coach que faziam a linha para Montevideo, durante muito tempo a fonte de peças para os Morubixaba?

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Gosto de ônibus tb…

Quando pequeno, residia no interior do Paraná, sempre ia pra cpaital nos ônibus da Lapeana, recentemente comprada pela Expresso Maringá, que por sua vez, é dos mesmos donos da GOL ( esses caras são fortes )…

Enfim, era um Scania motorizão 113, cara, era muito macilzão, adorava mesmo ir sentado nas poltronas da frente, pra ver o motorista dirigindo… rsrsrsrs

Outro ônibus que eu me amarro são os COMETAS antigos, sei onde fica a garagem deles aqui em Curitiba.

E por fim, os ônibus que eu realmente gosto, são os americanos, aqueles mesmo, que aparecem em váriosssssssssss filmes, trucados, ÓBVIO…

Filme inesquecível, FUGA A MEIA NOITE, Robert De Niro, das antigas, ele novão ainda, era um caçador de recompensas, muito massa o filme, RECOMENDO…

Poooo olha só, comecei com ônibus e terminei recomendando filme…

EI FLÁVIO GOMES ZÉ ROELA, assista esse filme, VALE A PENA, mesmo sendo americano… VAI POR MIM…

Não tem nada de cenas PATRIÓTICAS ou de carros saltando de um prédio para o outro…

[ ]´s a todos…

sergio
sergio
17 anos atrás

Flavio, quando eu era moleque eu cansei de viajar nesses onibus.
Ia de S.Paulo ao Rio e vice versa.
Eu morava no Rio , mas o restante da familia, – tios, avós, primos – ficava em S.Paulo;
A grande sacada é que a saida do ar condicionado ficava junto do apoio de braço proximo à janela. Era uma para cada fileira de poltrona- e como gelava aquilo!!!!!!.Sem duvida, essa foto me fez viajar no tempo…..
Obrigado pelas lembranças.

Saulo
Saulo
17 anos atrás

Este ônibus é um GM PD-4104 igual aos que foram importados pela Cometa na década de 50 que ela batizou de Morubixada e faziam a linha Rio-Sâo Paulo. Tinha motor 6 cilindros de 2 tempos com um barulho sensacional (parecido com aquele dos carros de bombeiro), ar-condicionado e suspensão a ar.
Foi nesta época que a Cometa consolidou sua posição de melhor empresa. Infelizmente, foi vendida a ao grupo dono da viação 1001 que descaracterizou completamente a empresa. Sim, na minha opinião a Cometa antiga tinha personalidade própria e um grande carisma. Tudo foi jogado pelo ralo em nome da modernidade. Infelizmente.

ANDRE Escada MaJIRUS
ANDRE Escada MaJIRUS
17 anos atrás

Parabéns pela idéia da seção Bus Stop !
Sou fanatico por ônibus !
Vlw FG

reinaldo oliveira
reinaldo oliveira
17 anos atrás

FG achei o link do comercial onde o ônibus aparece, é esse http://www.youtube.com/watch?v=W_wWgLSks4M, alias a idéia da agência é muito boa
Abraços – Reinaldo

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Flavio,

o Bumba é maravilhoso, como maravilhosa é toda a frota da SR de onibus antigos e novos.

Não entendo como as revistas mais cotadas de veículos antigos, como a QR Clássicos, etc ainda não fez uma matéria com o pessoal da Santa Rita.

Uma edição destas apareceu uma Pick-up Marta Rocha deles, mas os ônibus que é bom nada.

Já que você andou escrevendo para a QR Clássicos, você podia sugerir esta matéria para eles, não podia !?

Aliás de fotos, da para encher a sua sessão Bus Stop por algum tempo.

E o acervo da Cometa, tem cada máquina !

Alias sexta-feira passada peguei um dos últimos legítimos da Cometa ( pintura original, bancos de couro vermelhos, chassi Scania, carroceria CMA e um motorista que sabia onde ficava o acelerador ) para Sorocaba e me lembrei de uma matéria ou post que você escreveu outro dia.

A Mercedes Benz do Brasil também tem bastante material.

jovino
jovino
17 anos atrás

Adoro ônibus antigos e tenho um monte de fotos deles arquivados. Vou te mandar alguns.

Jovino

reinaldo oliveira
reinaldo oliveira
17 anos atrás

Boa tarde Flavio, meu nome é Reinaldo Oliveira e foi eu quem mandou a sugestão do nome para a nova coluna, a proposito esse ônibus se não me engano é o de uma progapaganda que tinha uma passarinho viajando nele e o tema musical era uma musica da blitz e também já foi matéria do auto esporte.

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Que ônibus maravilhoso!!!

Realengo Rider
Realengo Rider
17 anos atrás

Reminiscências do passado ….
Tio Mahar pegava muito esse busão naquele tempo em que morava lá perto do Alemão de Realengo, à Rua do Escorrega-Lá-Vai-Um Beco 5 Barraco 14. Pegava a “condução” das 6 da matina para não perder o posto de gandula recuado nas peladas no Aterro do Flamengo. E polia a carroceria para poder viajar de graça.

Wellerson Santana
Wellerson Santana
17 anos atrás

Tá parecendo o busão do Velocidade Máxima.

Deve valer uma nota.