Carros que eu gosto: SAAB 96
SÃO PAULO (Eu vou cuidar, eu cuidarei dele/Eu vou cuidar/Do seu jardim/Eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele) – Dia de um pequeno passeio à Escandinávia para mais um carrinho que aprecio deveras. O SAAB 96 (olha o 96 aí de novo, que coisa), fabricado entre 1960 e 1980.
O que mais me encanta nesse carro, além das linhas ímpares, é a motorização em seu início de vida: motor dois tempos, três cilindros. Um DKW, em resumo. Depois, a SAAB descontinuou esse motor e introduziu um V4 feito pela Ford, que acabou estendendo a vida útil do 96 até o início dos anos 80, com algumas modificações na carroceria (faróis, grades, lanternas).
Detalhe não pouco relevante: o SAAB 96 venceu duas vezes o Rali de Monte Carlo. Na geral, não em sua categoria. Vamos ver se a blogaiada sabe me dizer em quais anos e com qual piloto.
Atualizando com o link de um ótimo artigo indicado nos comentários.
Que saudades do Orkut. bem que poderiam levar o Facebook e trazer o Orkut de volta.
Bem que a bíblia diz que não devemos jogar pérolas aos porcos porque eles não sabem fazer a distinção entre um grão de milho e uma pérola, o SAAB pode não ser um carro bonito, mas sem dúvida é uma obra de arte, para ser apeciada e admirada, como um veículo que fez parte da história do automóvel e contribuiu para o desenvolvimento do que temos hoje.
tenho um saab 96 de 1970 de origem todo restaurado vendo barato com pintura por baixo anti ferrugem e com rado de origem
Foi com um carro desses que o espetacular Stig Blomqvist se deu a conhecer ao mundo ralístico.
Foi num SAAB (não esse), dito carro “mais seguro do mundo que Cozy Powell (baterista de milhares de bandas e piloto de corridas) morreu.
Roberto Nasser e Jason,
LEMBREI.
O outro piloto que andava de Saab era um tal de Afonso “Cavalo Doido”.
é bom pra jogar “rally trophy” no PC…mas sai muito de traseira ahahahahahah
Roberto Nasser e Jason,
O cara da Ilha do Governador que corria de Saab era o Paulo Alarcão e morava na Estrada do Galeão. O outro, cujo nome só vou me lembarr quando a memória permitir, não corria regularmente, era mecânico e de vez em quando competia.
Agora, diga-se de passagem, os carros não andavam P _ _ _ _ nenhuma.
Lindo carro, linhas harmoniosas com cor de verdade! Cegos do Castelo tb é legal.
flavio, sobre a configuração do motor, a saab chegou a tentar um seis em linha – duas unidades de três cilindros, e quase colocou em produção. aí, fez uma concorrência e a ford levou com o v4.
curioso é que, na argentina um engenho destes, de desenvolvimento local, quase passou a equipar os aúto union santa fé após o fim da marca.
os protótipos existem. são muito interessantes. mas a idéia acabou não indo à frente.
haviam dois carros que competiam no rio no final da década de ’60, autódromo velho, hoje aterrado. era de uma oficina de portugueses. configuração interessante, motor 900 e três marchas, pretendendo competir.
Cruz credo! Deus me livre e guarde. Nunca vi tanta gente com tamanho mau gosto. Dizer que esse troço aí é automóvel, … eu não entendo mais nada. Então o que são as BMW, Jaguar, Porsche, Corvette, Mercedes Benz, Ferrari, Lamborghini, Mini Cooper, e outros não tão votados ????? Que gente puxa-saco. E puxa-saco a troco de que? ….. É a inversão total. …
Segundo a linha estética do site bonito é DKW, Twingo, Kangoo, Berlingo, Dobló e Saab..
Daqui a pouco a mulher do Mansell vai ser top model e a Gisele Bundchen chamada de baranga…..
Tive um Saab GT 750 em 1962.
Direção de madeira e aço inoxidavel, Speed Pilot Halda estofamento de casemira e nylon com bancos reclinaveis, cinto de segurança dianteiros, pneus cinturato. relação de cambio maravilhosa, suspensão trazeira ultra macia sem que perdesse estabilidade.
À época haviam dois modelos desse tipo no brasil. Um era do Oscar Neimayer e o outro modestamente daquele que vos escreve.
Finalizando diria gosto não se discute porém bom gosto se compara.
Atenciosamnete
Ernani Paulo Fazzio
No Rio de Janeiro, anos 60, tive um Saab 96 que comprei de um militar brasileiro que serviu na embaixada em Stockholm.
Vendi o carrinho e até hoje tenho saudades dele. Você sabe de algum para comprar? Abs.
Marcus
É um DKW melhorado (principalmente aerodinâmicamente) pela magistral engenharia sueca. O mais legal dos SAAB é a chave de partida, que fica entre os bancos – ecos aeronauticos, óbvio. Aquí no BR, serviria de sistema anti-furto, pois até o ladrão se ligar onde fica a chave…
Reparaste que o Saab aí aparece numa cena do vídeo aí em cima (o do rally), lá pelos 2min20s ?
O modelo Monte Carlo Tinha 850 c.c. e 70 CV !!!
O marvado é este aqui:
Redesigned engine for the 1966-67 Monte Carlo 850 and 1966 95 and 96 Special. The 95 and 96 Specials had front disc brakes, four lug wheels, dual-pipe exhaust systems and a Monte Carlo 850 engine and transmission producing 60 horsepower. This engine was also used in the 1966 and 1967 Sonett II’s where slight polishing and triple side draft carbs on a single throttle shaft allowed for 70 horsepower. Engines were painted red/orange.
A única semelhança entre o motor deste carro com o DKW fica nos 3 cilindros e 2 tempos.
No resto, é comparar vinho com água suja…
FG, na minha adolescência, aqui em Brasília, por volta de 1960, 61,62, não me lembro bem, tive a honra de morar na mesma quadra de Oscar Niemeyer, que possuia dois SAABs, que me chamava a atenção também, pelo mesmo pipocar dos DKWs.
Teve um carro desses que correu no Rio, nos anos 60. Era de um cara da Ilha do Governador. Quebrava sempre. Certamente os gatos-mestres que freqüentam este blig dirão o nome do cara, o pedigree do carro e as circunstâncias da importação.
Uns meses atrás vi um escobro de Saab 96 à venda no MercadoLivre. como de costume naquele site, o preço era maior que a realidade.
Eu conheço esse exemplar do Dr. Luiz Cesar, que está no Brasil.
O carro é maravilhoso, com todo o equipamento necessario para rally, e impecavel estado. Tem um ronco infernal. Marcha lenta, nenhuma.
E existe ainda um outro Saab 96, 1963 azul escuro, mas foi recentemente trazido do Uruguai, está a venda mas é “pelado” sem acessórios.
Achei lindo.
FG, manda uma foto da traseira dele.
bem bonitinho.
ninguem vai apresentar skoda ?
austin ?
O twingo é bonito sim, só não dá pra comprar porque é francês. Quebra muito e é muito cara a manutenção.
Epaaaaa ! Doblo não ! é lindinha demais !
Coisinha horrorosa. Mas não nos assustamos mais com seu péssimo gosto. E o Kangoo, já trocou por um Dobló? Show de horror…
O nobre Veloz-HP e Bernard Shaw já disseram tudo.
96 é o número mesmo. Ainda me lembra o vice campeonato de 96.
Desculpe , respondi sem atualizar e não vi que já tinham respondido .
Fui no mesmo link do Askjao .
Tem inclusive o artigo sobre o único exemplar no Brasil ( ? )
Este até que é legalzinho. E simpático!
Mas, ninguém aqui vai te perdoar pelo Twingo, ok?
Pelo que achei de pesquisa :
1962 :
Erik Carlsson e Gunnar Häggbom
Carro Numeral 303
1963 :
Erik Carlsson e Gunnar Palm
Carro Numeral 283
Gostei do “deveras”.
Aquele carrinho branco que tem fã-clube, torcida organizada, comunidade no Orkut, um cara para tirar o pó e uma plataforma exclusiva, esta fazendo o dono dele ver DKW em tudo que é lugar, rs….
Ganhou em 1962e63 com Erik Carlsson.
Este rali dava chance a carros pequenos e leves,curvas apertadas e muita neve, outro pequenino que venceu foi o Mini Cooper em 65 e 67.
Para responder esta pergunta FG, basta olhar o link abaixo devidamente quebrado como gosta o chefe… abraço a todos!
http://www.mgcbr.com.br/artigos
/saab.htm
Olhando essa foto e seu conjunto horrendo de formas, me vem à mente as palavras de George Bernard Shaw :
“Os espelhos são usados para ver o rosto;
a arte para ver a alma.”
Um rico dum sapinho. A cor também está no tom