Dá-lhe, Caipira!

SÃO PAULO (meio gorducho, mas sempre veloz) – Djalma Fogaça é uma das grandes figuras do automobilismo brasileiro. Há boas duas décadas, um pouco mais, o sorocabano desfila seu talento pelo kart, F-Ford, F-Chevrolet, Marcas, Stock, F-Opel e, desde o fim dos anos 90, F-Truck. Os caminhões, aliás, lhe devem muito.

Hoje, Fogaça ganhou a etapa carga-pesada em Tarumã. “Caipira Voador” é como Djalma gosta de ser chamado. Antes dele, o grande “Caipira” brasileiro das pistas foi o Marinho, da Vemag.

Palmas para Djalma, e em homenagem uma sequência de fotos com alguns momentos de sua carreira. Numeradas, para facilitar a vida dos blogueiros, desafiados a identificar cada categoria, o ano, o local, o que der.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
17 anos atrás

O problema na pista da M.C. Rosito (Chuletinha para os íntimos) foi com o Aldo Piedade e não com o Fogaça.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Zé Sérgio,
Rubem Fontes, então um estreante na Equipe Texaco-Petrópolis, segurou Tarso Marques por ordem da equipe. E o garoto o fez brilhantemente, até Tarso-como era natural pois disputava o título- forçou a barra e os dois acabaram batendo. Foi em Brasilia, salvo engano e o resultado garantiu o título ao Fogaça. No ano seguinte, Fontes seria o campeão. Abs.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mestre Romeu,
Com todo o respeito à D. Lula Gancia e Graziela Fernandes, duas mulheres que aceleravam muito mas não disputavam as primeiras colocações com os barbados. Depois delas, veio uma tal Cleide Vieira que, da maneira que veio se foi. La Rosito foi a primeira a liderar e disputar em igualdade de condições e com o mesmo equipamento. Abs.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Beleza Francesco!!
Então deve ser esse mesmo Heve que o Fogaça usou em 89 com o numero 1 todo branco, nas primeiras provas de 89 ,como contei abaixo.
Abraços.

francesco
francesco
17 anos atrás

Aos amigos e em especial ao Jonni e ao Joaquim
O Fogaça, antes de andar de JQ, andava com o chassi HEVE e com o numeral 59 ( 1987). Depois foi andar na equipe de Petropolis (1988), onde passaram muitos pilotos bons, inclusive Hélio Seikel……Na F-Ford tinha: Domenico Paganoni, Jefersom Elias( Campeão 1986), André Rebechi, Fausto Elias, Milton Sperafico, Gencarlo , Augusto Cesário( Formigão), Cristhian Fittipaldi, Gil de Ferran (Campeão 1987), Afonsinho Giafone, Renato Russo
Esqueceram de relatar que ele também andou de F-Fiat e quem preparava seus motores era o Cobrinha da Vila Carrão- SP, que deve ter até hoje guardado os cabeçotes super taxados…………
Abraços

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

A foto 4 é da F-Chevrolet em 92,onde Fogaça foi o Campeão de forma polêmica:o companheiro de equipe dele,o Ruben Fontes, bateu no vice daquele ano na última etapa,que foi Helinho ou o Tarso Marques,deixando o título para o Fogaça…alguém se lembra?

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

A 2 e a 6 são em Guaporé.

Moco
Moco
17 anos atrás

Grande Fogaça,

Figura fácil aqui em Sorocaba, sempre a bordo de um Porsche.
Merecida a vitória. Aliás, ele sempre que vai parar, que só vai ser chefe de equipe, mas acredito que enquanto tiver lenha para queimar, ainda vai dando trabalho para a moçada.
O mais legal foi que nas últimas duas etapas da F-Truck, dois sorocabanos no degrau mais alto do pódio.
Vinicius Ramires e ontem Fogaça!!!

Moco Irmão

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Mestre Joa, você não está esquecendo da Dna Lulla Gancia, que corria antes mesmo da Graziela Fernandes, né?
E não alisava as Alfas, não.
Acelerava e muito…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Grande Tohmé, (e o vôo de ultraleve?),
Parece que o Fogaça não foi o único a atravessar na frente do grid. Lá por 80/81 nosso suadoso Avallone arrumou um quiproquó dos diabos numa prova da então nascente Stock Car, com os dirigentes da prova. Sangue quente, o baixinho atravessou o Opalão na frente do grid, teve empurra-empurra, cabeçadas, pancadaria e a coisa parece que acabou na delegacia.
Abs. aeronáuticos.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mr. Mistério,
Sim, é verdade, Cristina e Fogaça namoraram um tempo na época da F-Ford. Mas, brincadeiras à parte, Cristina Rosito, filha do lendário Rafaele Rosito, foi a primeira (sim, a primeira, Graziela Fernandes andava muito mas não era páreo direto para os concorrentes) mulher a encarar a turma de marmanjos no mesmo nível, seja na F- Ford ou Turismo e mesmo protótipos. Depois dela, vieram a carioca Suzane Carvalho (campeã brasileira e sul-americana de F-3) e agora a Bia Figueiredo. Teve também a campinense (ou campineira) Ana Lúcia Walker, alguém ainda se lembra dela?
Caras, com toda a modéstia, entendo alguma coisa de mulheres…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Que affair com a Rosito o quê….no final do campeonato, a guria podia ser campeã e o capira voador cortou o pneu dela com um encostão proposital, baita sacanagem aquela….o cara mostrou a sua verdadeira face.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Gente finíssima, estava no Porsche Day conversando com todo mundo.
Nessas última tres provas da Formula Truck, foi acompanhado pelo Claudio Roda, bi-campeão brasileiro de Kart RD 135 e filho do Roda, grande preparador de Itu e da equipe do Lucca Furquim na Formula Speed.
A chance do Claudio Roda estrear na equipe do Djalma Fogaça ano que vem é grande, segundo nos disse lá em Interlagos.
Longa vida ao caipira voador e ao Claudio, nova promessa!!!

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Uma vez esse cara fez um papel de BABACA, quando não me lembro porque motivo (acho que foi desclassificado), parou o carro de atravessado na frente do grid e não deixou ninguém largar. Uma putta baixaria. O Jonny (bem vindo novamente) pode ter mais detalhes, pois acompanhou essa época como ninguém.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Gostei.
Jonny’O reaparecendo e contando histórias.
Joaquim mandando ver. No aeroporto vendo Navios.
Eu vou ao Porto, ver aviões…
Duas blogueiras palpitando. Muito bom!
F-Truck, automobilismo!
Então, ta…

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

FG, kd o Edgard de Melo Filho? Ele parece ser VelozHP…ou o VelozHp parece saber das coisas que só o Edgar sabe… Naum dá pra trazer ele de volta pro Grande Premio?

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Tem uma historia boa.
O Fogaça foi campeão de F-Ford com JQ da equipe Texaco Petropolis, era a equipe que dominava na epoca ,foi também ano de estreia de Christian Fittpald .Pois bem, o Fogaça foi campeão, e no ano seguinte iria para F3 Sulamericana ,inclusive teve participação no desenvolvimento do novo chassis de Orestes Berta.
Mas como era um sonho do Fogaça ter uma foto dirigindo um carro com o numero 1 ,o numero dos campeões ,ele decidiu fazer uma unica corrida de F-Ford (já que era o campeão ,tinha direito ao 1) para ter a bendita foto.
Então ele comprou um velho Heve, que já estava um pouco ultrapassado em relação aos JQ.
Resultado ,a primeira corrida de F-Ford do ano foi em circuito de rua e com chuva,foi um Hecatombe danado a prova e o Fogaça venceu com o velho Heve de numero 1, realizado o sonho.
E a foto #2 é neste mesmo ano ,só que o chassis já não é mais o Heve, pois depois de um bom começo ,Fogaça acabou comprando um chassis novo e fez a temporada inteira.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Mayara, por onde anda a Cristina Rosito???? Acho ela uma tremenda piloto, podia muito bem estar numa equipe boa da Stock Car!!!!
Depois que acabou a Brascar, nunca mais ouvi falar dela…E em relação ao Fogaça, é mesmo uma grande figura do nosso esporte, também acho que poderia estar numa categoria melhor que a Truck.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Adorei a homenagem Flavio…ele merece. Djalma manda muito e é muito legal!!!Boa semana pessoal!!!

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Conheço muito bem o Djalma, a C. Rosito ( as irmãs e toda a família, o pai dela foi piloto também) e nada sobre esse resto ai…
Quando o Rubinho ainda corria de Formula ford, o Djalma era campeão e chegou até acertar hotel para ele e o Rubão. Ë muito querido pelas pessoas que o conhecem pessoalmente.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
17 anos atrás

Lembro bem dele no começo da FTruck. Um cara fantástico, sempre educado com todo mundo. Lembro de uma vez em que fui ajudar um amigo a adesivar o caminhão dele, sempre brincalhão e de bem com a vida! Parabéns a ele pela vitória!

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Prezado Joaquim.

A única coisa que sei é que a Cristina Rosito ficou P da vida com uma fechada do Djalma, se não me engano em SP. Esse lance de affair, sinceramente desconheço. Boa semana.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Foto 2:
Se foi lá por 86, a concorrência era brabésima: D. Fogaça, José Eduardo David, Renato Russo (não é o cantor), Jefferson Elias, Osvaldo Negri e Gil de Ferran. Chassis acho que eram os JQ-Reynard, Minelli e o que mais?

vinicius
vinicius
17 anos atrás

a foto 4 eh de formula chevrolet no autodromo de tarumã!!!… o resto sei soh as categorias… mas jah foram ditas!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mr. Mistério,
Pelo jeito o senhor é chegado num gossips. Simples, La Rosito e o Caipira tiveram um sério affair quando andavam de F-Ford, acho que lá por 86. Pelo jeito, acho que a gauchita ficou no aeroporto a ver navios… simples assim.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
17 anos atrás

Conheci-o uma vez aqui em Florianópolis, numa etapa da Fórmula Ford, final da década de 80 ou início da década de 90, não me recordo direito mas lembro que ele é uma pessoa muito acessível, muito gente boa :)

prperalta
17 anos atrás

Fórmula Truck é junto com a Stock uma das categorias que mais levam gente aos autodromos sim, mas Fórmula Truck não é automobilismo, pára com isso!!!, deve ser algo como caminhomobilismo!!!!

Leonardo
Leonardo
17 anos atrás

Foto 1: Superturismo sudam, 1996 provavelmente em Curitiba; Foto 2: F-Ford por volta de 1990-91; Foto 3: F-Opel 1993; Foto 4: Formula Chevrolet 1994; Foto 5: Stock car 1995 e Foto 6: Formula Truck 1999

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Quem gosta pacas do Fogaça é a Maria Cristina Rosito. Por qual motivo? Perguntem pra ela no Rio Grande, tchê…

JCVP
JCVP
17 anos atrás

Flávio, o que você acha da F-Truck? Sem dúvida nenhuma é a categoria que mais leva público aos circuitos brasileiros, não acha?